Pular para o conteúdo principal

COMO EMBAINHAR E CASEAR PANOS DE PRATO E ENXUGA MÃO



Olá, amiga (o)!


Que bom, que você veio!

Hoje , atendendo a pedidos, fiz um passo-a-passo sobre  COMO EMBAINHAR e preparar um tecido para receber um CASEADO DE CROCHE. Se você ainda não a utiliza, recomendo testar. Essa técnica, que a principio parece muito cheia de frescura, propicia um melhor acabamento aos nossos trabalhos. Seus panos de prato, de copa ou de louça, como prefira chamá-los, não serão mais os mesmos a partir de então. Seus caseados vão ficar lindos. Tente e me conte. 
CLIQUE nas fotos para ampliá-las e vê-las melhor.

1ª ETAPA:

COMO EMBAINHAR UM TECIDO? 

1 - Corte o tecido, próprio para panos de prato, que encontramos nos armarinhos, no tamanho 71 cm. O 1 cm é para a dobra da borda do tecido. No final ele ficará com 70 x 48 cm. Depois disso passe-o, para que a sua bainha fique com medidas perfeitas;

2 - Dobre por 2 vezes, a bordas do tecido, na largura de 0,5 cm;



3 - Passe o ferro novamente para marcar. Assim sua costura sairá perfeita;

4 - Antes de passar a costura a máquina veja a foto abaixo. É muito importante embainhar corretamente o tecido para receber o caseado. Isso por dois motivos:

4.1Os pontos da máquina serão  suas diretrizes. Esse procedimento propicia um caseado perfeito. Por esse motivo não os faça tão pequenos.

4.2 - A parte de baixo da dobra do tecido usaremos para fixar o canto do caseado de croché.  Portanto a parte que recebe o barradinho deve sobrepor a outra. Na foto abaixo te mostro qual parte deve ficar por cima da outra.


Veja na foto, abaixo, onde inseri a agulha. Esse é o motivo para que essa parte do tecido fique por cima.  Naquele local fixamos o cantinho do caseado para que ele não fique escorregando. Aprendi isso com a nossa querida e eterna professora de crochê Elaine.  


Depois de devidamente embainhado, vamos ao caseado, 2ª parte do processo.
2ª ETAPA:

COMO CASEAR UM TECIDO PARA RECEBER BARRA DE CROCHÊ?

Veja na foto abaixo... Como os pontos da costura a máquina nos dão a direção correta a seguir para fazer um caseado simétrico e bonito.  Adeus ao uso de fita métrica, para marcar onde deveria ser inserida sua agulha para o caseado. Nossa unidade de medida, para isso, serão os pontos da própria costura. Portanto, procure começá-los a partir de "x" mm e finalizar igualmente com a mesma medida, também. Os assinalei , na foto abaixo, para seu melhor entendimento.

























Faça furos com uma agulha de croché 0,6 ou 0,9 mm, de forma simétrica, para facilitar a introdução da agulha que você for usar para fazer o caseado de crochê. Assim seu trabalho será facilitado e ficará perfeito. Trabalho bem feito, além de ficar lindo é sempre mais valorizado, que os feitos de forma mais displicente. Portanto tenha muito critério, principalmente, se os faz para venda.

















ATENÇÃO!
Tome muito cuidado ao trabalhar com essas agulhas muito fininhas. Dias atrás nossa amiga Isabel, do blog Agulhas Douradas, furou o dedo, quando estava embainhando e foi parar no hospital com agulha e fralda dependurados no dedo. Portanto tenha muita cautela ao furar tecido duros ou dobrados.


Voltemos ao caseado...
























Você viu nesse post as duas primeiras etapas da construção desse PANO DE COPA veja nos links a seguir:


Etapa nº 3

Etapa nº 4

Etapa nº 5

Etapa nº 6

Esse PASSO-A-PASSO COM FOTOS, que publiquei hoje, é para quem nunca embainhou um tecido ou fez um caseado.  Espero que tenha sido útil a você.


BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho,
Sônia Maria
FALANDO DE CROCHET

Comentários

  1. Sônia, querida..
    Muito gentil da sua parte detalhar..
    seus segredinhos..rs
    Trabalhando assim fica perfeito mesmo!
    Beijinhos
    Bom Fim de semana =)

    ResponderExcluir
  2. Olá Sônia.
    Acabei de fazer mais uma visita ao seu blog e obrigada pela excelente aula de como fazer a bainha de um pano, e depois como começar um caseado.
    Fora os outros trabalhos que você já fez. Bordo um pouco, e meu crochê ainda é fraco mas com seu blog, vai melhorar.
    Há pouco abri um blog sobre artesanato para postar as coisas que acho lindas na net, e o seu é um dos meus favoritos. O meu blog, em tempo, é o Craft by Craft: http://craftbycraft.blogspot.com/

    Obrigada por dividir os seus conhecimentos. Ivani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção Sophie...
      Sucesso no seu novo blog, amikga! Vou te fazer uma visita.
      Beijos

      Excluir
  3. Sônia minha querida,
    É incrível como vc desenvolve bem o ministério de ensinar!!!Ficou super claro e fácil de entender, amei!!!
    bjks
    ana

    ResponderExcluir
  4. Eu já fiz muito caseado, mas nunca com uma técnica tão perfeita. Muito obrigada pela disposição de montar um passo-a-passo tão detalhado. bjsss

    ResponderExcluir
  5. Ficou perfeito.
    Obrigada e um excelente final de semana.

    Bjs

    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Muito especial esse PAP, Amiga passei para desejar um feliz final de semana e desejar muito sucesso na sua vida, parabéns pelo seu blog.
    bjinhos de chocolate branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :-) Adorei os beijinhos de chocolate branco, Shirley! Você é muito gentil... Muito Obrigada por isso... Tenha uma semana linda e abençoada, amiga!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá!! Como sempre seu passo a passo é magnífico,assim fica fácil fazer belos trabalhos e fazer uma renda extra no fim do mês.Obrigado por dividir os detalhes caprichosos de seus trabalhos,parabéns por mais uma linda peça.Grande abraço que DEUS te abençôe sempre.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sônia.Ficam mesmo muito bonitas essas bainhas. Minha mãe era muito meticulosa nas costuras dela e nos ensinava a fazer tudo muito diretinho e como minha avó paterna tinha mãos maravilhosa para croche e frivoletê, também aprendi muito. Parabéns por sua disposição em ensinar.Confesso que adoro passear pelo seu blog e já aprendi alguns truquezinhos ótimos.Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Fico admirada com tanto carinho e atenção conosco, o trabalho de tirar, foto por foto e ainda colocar a explicação uma por uma. Maravilhoso seu carinho, muito obrigado mesmo. Que Deus continue te abençoando sempre e sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Maravillosa Explicación, Unas Las tuya Con la verdad tal parece fácil ahora crochet HACER. Una Vez Más felicitarlo. Besos y feliz fin de semana de la aleta.

    ResponderExcluir
  11. http.//belguzaranne.blogspot.comsábado, 17 de abril de 2010 às 08:39:00 BRT

    merhaba çok teşekkür ederım sevgıler

    ResponderExcluir
  12. Oi Sônia, eu quis facilitar e terminei dificultando( é a pressa...) Obrigada, já corrigi o puxão de orelha(rsrsrs). Quanto a sua pergunta: não enche com nada. Ao terminar você pacientemente vai formando os gomos com a mão, e ele permanece como se fosse gomos de laranja.
    Eu até acredito que recheado, você terá um outro trabalho pelo avesso e não ficará um square tão lindo e delicado para um caminho de mesa, por exemplo.
    Não estou distante é que estou correndo contra o tempo para entregar um trabalho até o fim deste mês, e como eu não começo um só por vez, por ser cansativo, fico a mercê da minha vontade, cor, trabalho e tantos afazeres do dia a dia... Deixa isso prá lá... Um abração de saudades e um fim de semana com seus maravilhosos ensinamentos(depois voltarei com mais atenção) Wal

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Sônia Maria,
    Muito legal, mesmo, essa explicação, perfeita, para quem está começando. Parabéns.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou, Elizabeth!
      Muito Obrigada, pela sua atenção!
      Beijos

      Excluir
  14. Lindo e perfeito obrigado por compartilhar, esse tecido é de sacaria ou poderia informar o nome do tecido tambem assim fica fácil para comprar.Beijinhos e otimo fim de semana mail artesdagis@hotmail.com Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, esse tecido não é de sacaria... Os tecidos de sacaria são frágeis e tortos. Compro meus tecidos para pano de copa nos bazares... Não sei o nome dele... Mas em qualquer bazar que você perguntar pelo tecido de metro para pano de copa vão te mostrar... Eles ão ótimos e tem muito mais durabilidade que os de sacaria...
      Beijos

      Excluir
  15. parabéns Sonia, pela dedicação e pelo carinho de postar um passo a passo tão bem feito! obrigado por compartilhar...

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Sônia por essa aula, como todos já disseram o passo a passo está perfeito e as fotos estão lindas. Eu não sabia fazer o caseado assim, agora vou poder treinar fazer do jeito certo.
    Um abraço com carinho e um ótimofim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Juliana Noronha!
      Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  17. ola amiga e professora vc como sempre nos ajudando ,amei esta aula pois meus panos de pratos nao ficam perfeitos e agora sei que ficaram ,apesar que nao faço na maquina pois nao sei costurar ,mais vou seguir certinha para fazer a bainha a mao bjs e que DEUS te abençoe sempre ,e que seu final de semana seja de bençaos .............
    zilda regina mineira de BH
    oliveiraalvespinto53@gmail.com.........

    ResponderExcluir
  18. Sônia

    Você é THE BEST!!!!
    Muito lindo seus PAPs...
    PARABÉNS

    Beijinhos

    Rô Szili

    ResponderExcluir
  19. Oi Sônia
    Eu nunca começei assim e fica bom mesmo, obrigado amiga pelo pap, está ótimo e as fotos maravilha, sem erro, vou fazer assim da próxima vez!!Beijo!!
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Márcia! Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho! Beijos

      Excluir
  20. Muito obrigada Sônia!
    Faz anos que aprendi isso e não lembrava mais!!!
    Obrigada mesmo!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  21. sonia seu blog é tudo! rsrssr
    adoro as cores que vc usa nas peças... me transmitem leveza e paz!!! tenho um blog também, e quero saber se posso copiar alguns de seus posts, com os devidos creditos, claro!!!!
    gosto muito de por paps no meu blog e os seus são muito claros e didáticos!
    mil beijos
    gi
    (giselepbsanches@hotmail.com)
    meu blog: http://fasciniopelocroche.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele, como você pode ver logo no inicio do blog principal digo que autorizo postar apenas a foto do trabalho pronto e não autorizo postar paps ou gráficos... Espero que entenda os meus motivos: Levo dias e às vezes até semanas para criar uma peça, tecer, fazer pap e divulgar... Ganho pelo numero de visitas, pelo conteúdo do blog e pelos clicks em propagandas no meu blog... Se você postar meus PAPs suas leitoras não virão aqui... E assim eu perderei todo o meu trabalho... Portanto poste a foto da peça pronta e teça u m comentário sobre ela fazendo um link para que a sua leitora venha aqui ver o pap ou gráfico, ok amiga? conto com a sua compreensão...
      Beijos

      Excluir
  22. Já visitei vários blogs de todos tipos de artesanato, e nunca fiz comentários, mas não me contive em querer comentar sobre os seus trabalhos e sua gentileza em repassar seus lindos segredos. Parabéns Sônia, que DEUS continue a te abençoar. Estou encantada, visitarei sempre seu blog. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Rosário Azevêdo! Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho! Volte sempre que puder e quiser, amiga! Você será sempre bem-vinda!
      Beijos

      Excluir
  23. está lindo seu blog parabéns,to te seguindo se tive como me seguir tambem obg ,$UCE$$O p/ vc bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá ^_^
    Achei seu blog sem querer, e agradeço MUUUUUITO por esta explicação tão PERFEITA! *-*~~
    Eu tinha me esquecido como deveria começar esse trabalho, e você simplesmente me salvou!!!
    Muito, muitooooo obrigada!º¬º

    Parabéns por todos os seus trabalhos belíssimos, e por todas as "aulinhas" que ajudam tantas que nem eu!

    Beijoooos
    =***

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pela iniciativa de postar esta passo a passo, faço artesanato e agora quero começar a fazer panos de prato, com as tuas dicas vão ficar perfeitos!

    Se quiser, dá uma olhadinha no meu blog, ainda não tem as fotos dos panos de prato, mas logo vou fazer e postar.

    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana querida!
      Tentei visitar seu blog e não consegui. Seu perfil abre mostrando apenas os blogs que você segue... Daí não tive como saber qual é o seu blog. Me mande seu link que te visitarei com todo prazer.
      Bjs

      Excluir
  26. Oi SÔNIA Maria, fiquei contente por você ter me aceitado eu sinto muitas dores e uso o croche como terapia,mas gosto muito dos seus trabalho por isso não desiste quando me perguntarão se eu era un robô, divulgo o seu blog o da elaine fiquei sentida com morte na familía,infelizment fazparte,como a dor a alegria os croche bonitos que preenche nossas vida mas Deus cuida de cadab um com .seu amor infinito ,não coloquei foto minha porque não gosto de tirar foto, so tenho de album de formatura eu sou a fatima de Monte Azul..Bvéisjos Obrigada por proprocionar horas agradaveis no seu blog e ao mesmo tempo ensinando pessoas aterem uma renda amais.DEUS ABENÇOE DE CORAÇÂO>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatima, vou te confessar:
      Eu também sentia muitas dores... Artrite, artrose, etc... Depois que:
      - Comecei a fazer exercícios,
      - Que descobri o óleo de copaíba e o
      - Regime do tipo sanguíneo...
      Tudo melhorou na minha vida...
      Mudei meus hábitos, alimentares e deixei a vida sedentária de lado...
      Tente procurar na net e conheça todos os alimentos que te fazem mal... Eles são venenos pra nós... Provocam dores... Alimente-se de alimentos que são remédios pra você... Retire os venenos da sua alimentação e verá depois de um ou dois meses a diferença na sua vida e na sua saúde... É incrível! Coleque em ação esse regime e depois me fale...
      Muito obrigada por divulgar meu blog!
      Eu também não gosto de tirar fotos minhas... Adoro fotografar, mas no entanto, não gosto de ser fotografada... Sempre acho que poderia ficar melhor... Mas me contento com o que a máquina me apresenta... Não chego ao seu nível... Sempre estou sendo fotografada pelos filhos, genros,noras, familiares e não reclamo, apesar de não gostar... Procure aceitar o que a máquina te apresenta... Isso é apenas uma imagem da sua pessoa... O que você realmente é e o que importa esta dentro de você e isso a máquina nunca revelará, apenas você... Se abra para as fotos, ou seja se abra para novas oportunidades ou vivencias... Por mais que o nosso aspecto não nos agrade, podemos encontrar muitos piores que nós e podemos melhorar nosso interior... A beleza externa com o tempo desaparece, já a beleza da alma, dos atos, do seu interior... Essa fica pra sempre... Ela constrói o que será o seu futuro... Portanto, não ligue pra ela e viva plenamente e sem medos de ser feliz... Acho que exagerei, não é mesmo!
      Uma linda semana pra você!
      Beijos

      Excluir
  27. Respostas
    1. sábado, 26 de maio de 2012 10h27min00s BRT
      Vanda, muito obrigada, pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  28. Oi, amiga. Primeira vez q entro no seu blog e adorei. Ñ faço barrinhae em pano de prato pq ñ sabia. Agora aprendi, graças à vc. Muito obrigada pela aula maravilhosa q vc nos deu. Continue assim a nos ajudar. Deus lhe abençõe. Bjsssssssssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, amiga!
      Estou feliz por saber que meu post foi útil a você... Muito Obrigada, por me dizer!
      Beijos

      Excluir
  29. Oi,Sônia.eu amo navegar no seu blog,aprendo muito com vc. Que DEUS continue abençoando o trabalho da suas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Katia Regina! Estou feliz por saber que você gosta de navegar por aqui.Muito Obrigada pelo seu carinho!
      Beijos

      Excluir
  30. Olá Sônia,meu nome é Carla e achei muito bonito o seu trabalho. Sou iniciante na arte do croche e nunca sei direito o tipo de fio e o número da agulha que irei usar para fazer o caseado no pano de copa, outra coisa é que quando faço os pontos, as correntinhas não ficam bem feitas, ficam de tamanhos desiguais , fios embolados parecendo desfiados, sei lá não fica um trabalho bonito, você poderia me ajudar com algumas dicas para estes dois probleminhas ? Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, o tipo do fio e agulha vai depender do modelo de barra que você vai tecer... Essa que está nesse post é linha Bella. Ela é grossa e só fica bonica em barras mais rusticas. Nas barras mais delicadas devemos usar sempre os fios mais finos. Gosto muito da linha Carla e Clea para barra de pano de copa. Quanto a agulha, use a que o fabricante do fio indicar. No rótulo da linha tem sempre o numero da agulha que eles recomendam. Se o recomendado não ficou bom para o seu tipo de ponto, que pode ser mais apertado ou folgado, use uma de numeração maior ou menor, de acordo com a sua necessidade.
      Quantos as correntinhas ficarem desiguais é por falta de treinamento. Recomendo sempre que minhas leitoras desmanchem um novelo de linha fazendo correntinhas... Assim suas correntinhas ficarão lindas... Vá tecendo até ela ficar uniforme. Quando você chegar a conclusão de que estão perfeitas, treine mais um pouquinho, ok?
      Quanto ao e-mail, não tenho tido tempo de ler e responder a e-mails... Estou priorizando os comentários no blog, ok? Beijos

      Excluir
  31. Oi Sônia, eu sou a Carla que perguntei sobre fios, agulhas e pontos, me desculpe se me apresentei como anônimo, mas é que não sei como fazer para me identificar corretamente, já que não tenho blog então vou te passar meu email carla.landeira@ig.com.br

    ResponderExcluir
  32. Sonia, e eu que achava que sabia fazer um caseado... rsrs...
    Obrigada por compartilhar conosco...tentei e consegui fazer.
    Beijos e Deus te abençoe pela dedicação.
    VERA: artesmira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, estou muito feliz por saber que meu post foi util pra você... Vou passar no seu blog pra ver, amiga! Beijos

      Excluir
  33. Muchas gracias por compartir este tutorial que fue muy útil para mi, pues no sabia como hacer el caseado para mis paños de cocina. Un abrazo!!

    ResponderExcluir
  34. Muchas gracias por compartir este tutorial que fue muy útil para mi, que buena idea la de contar las puntadas de la costura para que queden simetricos y el trabajo se vea más lindo. Un abrazo y que Dios te bendiga!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Damaris a simetria dos pontos é que realmente valoriza esse trabalho... Muito Obrigada pelo carinho! Deus te abençõe, também!
      Beijos

      Excluir
  35. Olá Sônia! Estou neste momento com um lote de panos de prato para embainhar para a minha mãe. Encontrei esse seu post por acaso no Pinterest e era exatamente o que eu precisava!!! Para completar as instruções tão detalhadas percebo que estou usando o mesmo tecido que você. Tudo perfeito, como sempre!!! Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber que você gostou! Obrigada pelo seu carinho e gratidão! Beijos

      Excluir
  36. Te vi por acaso no Pinterest e estou louca pra aprender um crochê assim, caprichoso, delicado, de bom gosto, perfeito. Parabéns, não se vê isso todo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Irene! Estou feliz por saber da sua opiniao. Obrigada e Seja muito Bem Vinda! Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca