Terminei o TAPETE DE CROCHÊ BUQUE DE FLORES, formados com os PONTOS ALTOS SOBREPOSTOS ou PONTO LABIRINTO, como ele é também conhecido, tecidos sobre a tela.
Acabei optando pelos tons róseos. Está um tanto ou quanto alegre demais, você não acha? :) Fui plantando flores e cores em nossas vidas enquanto tecia. Estávamos precisando de muitas flores, cores e alegrias, por aqui.
Acabei optando pelos tons róseos. Está um tanto ou quanto alegre demais, você não acha? :) Fui plantando flores e cores em nossas vidas enquanto tecia. Estávamos precisando de muitas flores, cores e alegrias, por aqui.
As fotos não estão fazendo jus ao tapete. Deixei minha máquina fotográfica cair, depois disso, suas fotos não são mais as mesmas.
MATERIAL UTILIZADO:
MATERIAL UTILIZADO:
- Barbante Fial nº 2
- Agulha para Crochê, recomendada pelo fabricante.
- Primeiramente tecemos um TELA DE CROCHÊ para a base do tapete.
- Depois tecemos, sobre a tela de crochê, os PONTOS SOBREPOSTOS ou LABIRINTO, formando BUQUÊS DE FLORES E FOLHAS.
1ª PARTE
- TELA DE CROCHÊ:
- Inicie tecendo um Fio Base contendo 214 Correntinhas (corr) {Se você quiser pode tecer mais correntinhas. Depois é só desmanchar a ponta e arrematar. Lembre-se que sua tela deverá conter 71 quadradinhos}.
- Teça + 3 Correntinhas (corr) para subir e iniciar o primeiro quadradinho +
- 2 Correntinhas (corr) no ar, para o vão entre pontos.
- Teça 1 Ponto Alto (pa), inserindo a agulha na 9ª Correntinha (corr), contadas a partir da Agulha.
- Está pronto o 1º quadradinho.
- Para tecer o próximo quadradinho da tela e os demais, teça: 2 Correntinhas (corr) no ar, pule 2 Correntinhas (corr) do fio base. Teça 1 Ponto Alto (pa), inserindo a Agulha na 3ª Correntinha (corr) do Fio Base. E assim sucessivamente até o final da carreira.
- Teça 5 Correntinhas (corr) para virar e iniciar a 2ª Carreira, sendo que as 3 primeiras corr equivalem ao 1º pa e as outras 2 corr equivalem as correntes do espaço entre os pontos;
- Teça 1 Ponto Alto sobre o Ponto Alto (pa) da carreira anterior +
- 2 Correntinhas (corr ) no ar.
- E assim sucessivamente até o final da tela que terá 39 carreiras de altura.
2ª PARTE:
Agora tecemos, sobre a tela de crochê, os PONTOS SOBREPOSTOS ou LABIRINTO, em forma de BUQUÊS DE FLORES E FOLHAS.
Observe atentamente o GRÁFICO DO TAPETE, que desenhei. Nele mostro cada detalhe de como tecê-lo. O desenho (design) é de minha autoria... Clique na foto, para ampliá-la e veja como tecer da ponto contornando os quadradinhos da tela de crochê.
Outro PASSO-A-PASSO DE COMO TECER OS PONTOS ALTOS SOBRE A TELA, PONTO SOBREPOSTO OU PONTO LABIRINTO, como ele é também conhecido...
Siga os movimentos das setas...
Veja os Pontos Altos Sobrepostos, tecidos sobre a Tela de Crochê...
Tapete nas cores verde, branco e amarelo...
Se você ainda tiver alguma dificuldade para tecê-lo, veja os vídeos da Elaine ensinando COMO TECER TAPETE DE CROCHE PONTOS ALTOS SOBREPOSTOS. Ela usou barbantes mais grossos... O tecido de crochê não fica tão delicado mas fica mais resistente as várias lavadas que um tapete requer .
Se você gostou desse tapete pode também gostar do suporte de travessas que fiz usando essa mesma técnica... Fiz um vídeo, para te mostrar:
Vídeo do Ponto Tela ou Ponto rede:
Vídeo do Ponto Alto Sobreposto
VÍDEO DO PONTO PUFF ou PONTO BOLA INDIVIDUAL, para serem usadas como bolinhas, na ÁRVORE DE NATAL:
BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho,