Hoje estou postando um TAPETE DE BARBANTE EM CROCHE - SQUARES EM POSTOS ALTOS SOBREPOSTOS MULTICOLORIDO, que fiz crochetando em público durante estes dias enquanto acompanhava o Roberto. Ele fez o maior sucesso na Clínica CEBROM. Todas queriam ver de perto, saber como se fazia e o que era.
Ele é todo no PONTO REDE COBERTA DE PONTOS ALTOS SOBREPOSTOS. É de fácil execução. Usei o barbante FIAL nº 2 e agulha 1,75 mm.
PASSO-A-PASSO TAPETE DE CROCHE QUADRADOS EM PONTOS ALTOS SOBREPOSTOS
Este tapete é composto de 6 SQUARES DE PONTOS ALTOS SOBREPOSTOS.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Linha FIAL nº 2 ou BARBANTE FIAL nº 2, 100% algodão.
Agulha de crochê 1,75 mm
Tesourinha e
Agulha de tapeceiro para o arremate.
1º PASSO:
Tecer as 6 TELAS QUADRADAS. Veja na figura abaixo o modelo da tela... Essa tela da foto não corresponde ao tamanho que teceremos. Abaixo da foto veja com quantos postos faremos nossas 6 telinhas, nas quais depois de prontas terceiros os Pontos Altos Sobrepostos...
Faça as 6 telas da seguinte forma:
1ª CARREIRA:
58 correntinhas;
Mais 5 correntinhas para subir e virar;
1 ponto alto pegando na 8ª correntinha, contando do final para o inicio;
Mais 2 correntinhas e 1 ponto alto na 3ª correntinha do fio inicial
E assim sucessivamente até completar 19 quadradinhos.
Teça 19 carreiras.
Arremate o fio que sobrar.
Ele não fica totalmente quadradinho, portanto cuidado na hora de emendar, para não emendar o lado mais estreito com o mais largo. Ok?
Faça mais 5 squares iguais a este.
Depois de todas prontas vamos tecer Pontos Altos Sobrepostos (pas) em forma de labirinto nas 6 telas.
Inicie sempre pelo centro da tela, Para se chegar no final sem erros. Para descobrir o centro da tela:
Conte nove quadradinho e no 10º marque com uma linha de outra cor. Portanto se a tela tem 19 quadradinhos e você fez uma marca no 10º, sobraram mais 9 depois deste. Ok? Agora conte mais 9 quadradinhos em direção ao centro da tela. Marque no 10º. Pronto, você já tem o centro da sua tela.
Agora vamos tecer os Pontos Altos Sobrepostos (pas) começando pela lateral de um dos pontos altos deste quadradinho central:
Faça 3 pontos altos em uma das laterais do quadradinho central.Na figura abaixo veja como é feito o centro do quadrado... Siga as setas... A partir da segunda carreira trabalhe em labirintos.
Veja bem o gráfico, que está logo abaixo, e vá acompanhando a seta que te leva a fazer um labirinto.
Entenda bem o desenho antes de começar a executá-lo. Depois faça as carreiras de labirinto seguintes, até o final da tela.
Chegando ao final, esta pronto o seu primeiro square do seu tapete.
Termine os outros 5 squares.
Terminados os 6 squares, é chegada a hora de fazer as emendas.
Você pode usar tanto a agulha de crochê quanto a de tapeceiro ou de costura para fazer a emenda...
Eu emendei com a agulha de tapeceiro e com a linha da mesma cor da tela.
Emendei ponto por ponto pelo avesso para não aparecer do direito. Coloque um quadradinho ao lado do outro ponto a ponto... Assim sua emenda ficará perfeita.
Está pronto o seu tapete.
Depois de pronto achei feio quatro carreiras de labirinto no meio e somente duas nas laterais.
Para embelezá-lo mais fiz mais duas carreiras de ponto tela de pontos altos e apliquei pontos altos sobrepostos em labirinto em toda a volta.Caso você prefira tecer com GRÁFICO clique na foto abaixo para ampliá-la...
Se você quiser aprender a técnica de como fazer o Ponto Tela e o Ponto Alto Sobreposto veja os vídeos abaixo. Os vídeos não são desse tapete mas de um suporte para travessas.
Vídeo do Ponto Tela ou Ponto rede:
Vídeo do Ponto Alto Sobreposto
Vídeo do PONTO PUFF ou PONTO BOLA INDIVIDUAL - PARA SER USADO NA ÁRVORE DE NATAL
Mais uma vez peço desculpas por não estar retribuindo as suas visitas e agradecendo, uma a uma , cada um dos seus recadinhos carinhosos. Agradeço de coração a inclusão dos nossos nomes em suas orações e peço a Deus que a abençoe. Ontem, o Roberto fez as últimas aplicações de radio e quimio. Daqui a quatro ou cinco semanas vamos repetir os exames. Temos Fé em Deus e confiança no tratamento de que ele está curado.
BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho,
Sônia Maria