11 janeiro 2016

DIFERENÇA ENTRE JOGO AMERICANO E SOUSPLAT



Olá, amiga(o)!

Decidi fazer um post, específico, sobre esse assunto porque tem havido muito questionamento, duvidas e confusões quanto as medidas, diferenciação e nominação entre um Jogo Americano e um Sousplat

Tenho visto muitos Jogos Americanos sendo nominados e também vendidos como se fossem Sousplat, o que é um equívoco. Estão, sem querer é claro, vendendo gato por lebre. 

O Jogo Americano, também conhecido como Lugar Americano ou Individual, forma que também é conhecido,

tem por finalidade, além de decorar, proteger a mesa. Por isso, o ideal é que sua trama seja fechada, para que ele cumpra o seu papel. 
De tamanho maior, que o Sousplat, ao longo dos anos, ele vem substituindo a toalha de mesa, que tem sido reservada para ocasiões mais formais. 
Seu tamanho, acima de 38 cm, comporta todo o serviço da mesa ou seja, sousplat, prato, talheres e copos... 
Um Jogo Americano jamais vai sobre a toalha. Ele é uma toalha individual.

Um Sousplat (pronuncia-se suplá) ou Prato Debaixo (prato que vai debaixo do Prato Raso),

é menor que um Jogo Americano e um pouco maior que um Prato Raso, medindo aproximadamente 33 a 35 cm de diâmetro. 
Sobre ele vai apenas o Prato Raso. 
O Sousplat vai em cima de uma toalha e até mesmo de um Jogo Americano, desde que os seus materiais sejam diferentes.   
Sua forma ideal é que seja a mesma do prato. O que não impede que se use outra forma, desde que o seu tamanho ultrapasse as bordas do prato. 
Para um prato para pizza (triangular), um sousplat também triangular. 
    Para um prato redondo, um sousplat também redondo. 
      Para um prato oval, um sousplat também oval.
        Para um prato quadrado, um sousplat quadrado. 
          Para um prato oitavado, um sousplat oitavado ou redondo. 
            E assim sucessivamente...
            A finalidade de um Sousplat, além de decorar, é proteger o Jogo Americano, a toalha de mesa e a mesa. 
            Há bem pouco tempo os Sousplats (pratos debaixo), eram encontrados apenas de materiais sólidos (Prata, Inox...) e por isso seus preços eram elevados. Eles eram usados apenas em ocasiões formais, com a finalidade estrita de aparar os alimentos, que por ventura caíssem dos pratos ou das travessas dos garçons. 
            Hoje,  com a diversificação de materiais na sua fabricação / confecção (Vidro, Louça, Acetato, Acrílico, Ratã, Madeira, Capim Dourado, Palha, Tecido, Miçangas, Plastico, Crochê, Tricô, etc...), alguns sem o devido vedamento da sua trama, houve uma redução significativa no seu custo, o que implicou na popularização do seu uso, na mudança da sua finalidade, na forma de como usá-lo e até dos hábitos das famílias brasileiras. 

            Os Jogos Americanos e Sousplats deixam as nossas mesas mais charmosas e aconchegantes. Por mais simples e rápida seja uma refeição, vale a pena usá-los no nosso dia-a-dia. Isso indica o carinho, atenção e amor que dedicamos a quem dessa mesa participar. 


            GRÁFICO E PASSO A PASSO DAS PEÇAS DA FOTO:

            1. Sousplat de Croche Barbante 4 verde

            2. Jogo Americano de Croche Barbante 4 verde .

            Bons Crochês!
            Abraços com carinho, 

            Sônia Maria
            Falando de Crochet

            A V I S O



            A T E N Ç Ã O!
            A V I S O:
            Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
            SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
            1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
            2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
            3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
            4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
            5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
            6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
            7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
            8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
            Conto com a sua compreensão...
            Atenciosamente,
            Sônia Maria

            LINK-ME

            TWITTER-TWEET

            DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

            TODOS OS MARCADORES