Atualização: 16 de fevereiro de 2015
Olá, amiga(o)!
Apesar do calor, teci um CACHECOL DE LÃ EM CROCHÊ, todo em PONTO MUSGO, para presentear um amigo muito querido que mora em um país onde o inverno é bastante rigoroso...

Esse Ponto Fantasia é composto apenas de PONTOS BAIXOS (pb) intercalados por CORRENTINHAS (corr). Um ponto muito simples, fácil e gostoso de tecer...
Os Fios mesclados são ideais para tecermos peças que levam apenas os Pontos Básicos do Crochê. Assim a beleza do fio fica realçada. Esse ponto que escolhi, apesar de não ser o indicado, não ficou ruim, por ser muito simples. Andei no fio da navalha. Não me cortei, mas cheguei perto... O melhor é não arriscar... Se ao invés dele eu tivesse escolhido um ponto mais elaborado, não seria possível perceber a beleza do fio e nem do ponto.
DICA:
Para tecer Pontos Fantasia, pontos mais elaborados, use fios o mais simples possível e de cor única. Fios que não seja rebuscado, ou seja, que não sejam mesclados e que não tenham nozinhos, fiozinhos etc.
Quanto mais simples for o fio, mais o Ponto Fantasia realçará.
Os Fios mesclados e também os mais elaborados, com suas nuances, nozinhos, fiozinhos etc, por si só já formam desenhos especiais. Por esse motivo são indicados para tecer peças com os Pontos Básicos do Crochê, ou seja, Pontos Baixos, Meios Pontos Altos e Pontos Altos..
Quanto mais simples for o Ponto, mais a beleza e detalhes do seu fio realçará.

PASSO-A-PASSO DO CACHECOL DE CROCHÊ...
MATERIAL NECESSÁRIO:
3 Novelos do fio JACKARD da CISNE 100% Acrílico;
Agulha para Crochê 10 mm;
Agulha de Tapeceiro e tesourinha para o arremate.
20 cm de largura x 2,40 m de comprimento.
PONTO MULTIPLO DE:
1 Ponto Baixo (pb) + 1 Correntinha (corr)= 2 Pontos.
1º PASSO:
BASE:
Para o Fio Base teça 22 Correntinhas (corr) + 1 Correntinha (corr) para iniciar a próxima Carreira (carr).
1ª CARREIRA:
Teça 1 Ponto Baixo (pb) na 3ª Corrente (corr), a contar a partir da agulha;
Em seguida teça 1 Corrente (corr), ao ar;
Pule uma Corrente (corr) do fio Base e teça 1 Ponto Baixo (pb) na próxima corrente... (1 corr + pb + 1 corr ...);
E assim sucessivamente até completar os 2,40 m.
2ª CARREIRA:
Para que a borda do seu trabalho fique reta, teça:
1 Correntinha (corr);
Pule o ultimo Ponto Baixo (pb);
Em seguida teça 1 Ponto Baixo inserindo a agulha na próxima Correntinha da Carreira anterior.
Depois, do cachecol pronto, faça os PINGENTES:
Corte 44 fios de 42 cm cada um deles;
Aplique cada um desses fios nos respectivos 22 pontos de cada uma das pontas do cachecol...
Depois é só acertar as pontinhas com a tesoura... E por falar nisso ainda não aparei os meus 😊
A T E N Ç Ã O!
Varias leitoras amigas já me pediram dicas de COMO TECER PONTOS BAIXOS (pb) de forma que a Borda do Tecido de Crochê ficasse reta. Portanto aqui vai uma sugestão...
Para que as BORDAS DO SEU CACHECOL FIQUEM BEM RETINHA E BONITA teça como desenhei no gráfico:
Inicie as carreiras com apenas uma Correntinha (corr);
Pule o Ponto Baixo da Carreira (carr) anterior. Essa Corrente (corr) vai ficar no mesmo sentido do Ponto Baixo (pb) da Carreira anterior. Ela substitui o que seria o primeiro Ponto Baixo (pb) da carreira que você está iniciando, portanto a teça sem colocar muita tensão. Observe no gráfico que o inicio de cada carreira é apenas com uma Correntinha (corr). Ele não está errado. É assim mesmo que devemos tecer para que a borda fique retinha como ficou a do meu Cachecol.
Portanto, não teça Ponto Baixo (pb) no local que seria o primeiro Ponto. Observe que o Ponto Baixo (pb) é tecido apenas no segundo ponto da carreira anterior... Assim a borda fica retinha.
Gostei muito de tecer com esse fio. Ele é bem macio, uma verdadeira delícia! A rusticidade do Jackard também me agradou bastante. Ele é bem grosso e composto de 2 fios. Aqui vai uma outra DICA: Para arrematar as pontas dos fios eu os separei... Assim ficou mais fácil para esconde-los.

Você poderá ver mais pontos em Cestas confeccionadas pelos Indios Nativos Americanos:
Artist Tohono O'odham - Split Stitch 9 1/2" Round Tray;
Basket Story;
Pima Basket Information;
Quick Basket Story.
Agora mudando um pouco de assunto, quero aproveitar a oportunidade para te mostrar uma AGULHA DE CROCHÊ 19 mm que ganhei da minha filha (foto a seguir). Aqui na minha cidade não é possível encontrar agulhas tão grossas assim. A fotografei com a ponta em cima de uma moeda de R$ 1,00 (um real) para que você possa ter idéias do quanto ela é grossa. Tirei outra foto com uma agulha 10 mm e a moeda ao seu lado para que você também possa ter a real dimensão dela. Ainda não a testei. Farei meus testes e depois te mostro. Acredito que ela seja ideal para tecer os fios peludinhos, como o da peça que está na sua embalagem. Amei o meu presente! - Obrigada filhinha!

E por falar em agulhas grossas, comprei, da nossa amiga Ilda dos Santos do site CROCHETANDO, esse conjunto de 3 Agulhas Clover de Acrílico (veja foto a seguir). Fui atendida com muita presteza, por esse motivo recomendo.