Publicado: 7 de nov de 2012
Atualizado: 09 de dezembro de 2014
Olá, amiga(o)!
ALTURA DA ARVORE = 25 cm.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Linha Bella da Pingouin, 100º Algodão Mercerizado, Cor 611;
Agulha de Crochê 2,75 mm (USA Crochet Hook = C) (UK Crochet Hook = 11);
Tesourinha e Agulha de tapeceiro para o arremate.
SOBRE O INÍCIO DOS TRABALHOS:
Essa ARVORE DE NATAL EM CROCHÊ é tecida de baixo para cima, ou seja, no sentido da barra ao topo.
SOBRE AS CARREIRAS DESTE PONTO:
O Ponto Crocodilo (CROCODILE CROCHET STITCH) é tecido em Carreiras Duplas, ou seja, em 2 PARTES... Onde cada uma das Carreiras Duplas é composta de 2 Carreiras simples, sendo uma Carreira de IDA e a outra uma Carreira de VOLTA.
1ª PARTE:
CARREIRA DE IDA : Na Carreira de Ida, teceremos a tela, que na próxima carreira vai receber as Pétalas, ou seja, os Pontos Altos Sobrepostos.
2ª PARTE:
CARREIRA DE VOLTA: Na Carreira de Volta, tecermos os Pontos Altos Sobrepostos, sobre os pontos da Carreira anterior, formando assim as Pétalas. A Carreira de volta é tecida sobre a Carreira de Ida, por isso o Ponto Crocodilo é um Ponto Sobreposto.
Para as estrangeiras,
DICIONÁRIO SIMBOLOGIA E TERMOS INGLÊS / PORTUGUÊS
BASE:
Para a Base teça 80 Correntinhas (corr);
Para formar o circulo da Base da Arvore ,teça 1 Ponto Baixíssimo (pbx) na 1ª Correntinha (corr).
1ª CARREIRA:
1ª PARTE DA 1ª CARREIRA (CARREIRA DE IDA):
Para iniciar teça 3 Correntinhas (que consideraremos como o nosso 1º Ponto Alto) +
1 Ponto Alto, na 4ª Correntinha. (Assim ficamos com 2 Pontos Altos ) +
2 Correntinhas no ar;
Pule 2 Correntinhas do fio Base. Na 3ª Correntinha, do fio Base, teça 1 Ponto Alto;
Na 4ª Correntinha, teça 1 Ponto Alto +
2 Correntinhas no ar;
Continue tecendo, 2 Pontos Altos + 2 Correntinhas no ar até o final do Fio Base de Correntinhas.
A seguir veja no gráfico da Base e da 1ª Carreira.
2ª PARTE DA DA 1ª CARREIRA (CARREIRA DE VOLTA):
Nessa 2ª PARTE da Carreira iniciaremos as PÉTALAS. Essa Parte da Carreira é composta de 10 Pétalas...
Observe, na foto a seguir, como tecer as PÉTALAS, não se esquecendo que o início da 1ª PÉTALA é diferente do início da 2ª PÉTALA.

Para começar a tecer a 1ª PÉTALA, gire o trabalho para direita, na posição para tecer a meia Pétala sobre o Ponto Alto da esquerda, que foi tecido no início da Carreira do Círculo...
Teça, ao invés das 3 tradicionais Correntinhas, 1 Ponto Baixo + 2 Correntinhas, sobre o Ponto Alto da esquerda. (Consideraremos esses 3 Pontos como o 1º Ponto Alto, dos 7 Pontos Altos que temos que tecer para compor uma meia Pétala;
Teça 6 Pontos Altos, também sobre o Ponto Alto da esquerda;
Em seguida teça 1 Correntinha solta (no ar);
Gire o trabalho mais uma vez e inicie a outra metade da pétala, tecendo 7 Pontos Altos, também sobre o Ponto Alto da direita .
Está pronta a 1ª Pétala.
ATENÇÃO! Não prenda a ponta da Pétala, na carreira de base. Ela será presa quando você estiver tecendo a 1ª parte da próxima carreira. Não estranhe, ela ficar com as pontas soltas nessa etapa.
2ª PÉTALA E DEMAIS:
Gire o trabalho novamente, pule 2 Correntinhas, pule 2 Pontos Altos, pule outras 2 Correntinhas e nos próximos 2 Pontos Altos, teça:
7 Pontos Altos +
1 Correntinha ao ar +
7 Pontos Altos .
Para tecer as demais pétalas, dessa Carreira, repita os procedimentos anteriores até o final da carreira.
Feche a carreira unindo a ultima Pétala com 1ª Pétala, com 1 Ponto Baixíssimo.
Observe no GRÁFICO a seguir que o Ponto Baixíssimo ficou situado na mesma direção do Ponto Alto em "V" que antecede o final da carreira anterior. Isso vai ocorrer em todas as carreiras. O início da próxima e demais Carreiras se darão sempre no próximo Ponto Alto em "V" que antecede o final da Carreira anterior ... Isso vai se dando de uma forma que os inícios vão ficando na diagonal. Veja no 5º gráfico a baixo. Fiz um desenho em vermelho fechando os finais e inícios de carreira.
2ª, 3ª, 4ª CARREIRAS:
Essas Carreiras, tanto quanto a 1ª, são compostas de 10 Pétalas. Elas são tecidas, também, da mesma forma que a 1ª carreira. Exceto os seus inícios, que ocorrerão sempre no primeiro Ponto Alto em "V" que anteceder o final da 1ª Parte da carreira anterior... Observe que, quando unimos a ultima Pétala com a 1ª, para finalizarmos a 1ª Carreira, o Ponto Baixíssimo já ficou na posição para iniciarmos a próxima Carreira. Com isso o início se dará sempre no primeiro Ponto Alto em "V" que antecede a 1ª Parte do final da carreira anterior... Assim as Pétalas também ficarão desencontradas. (Veja no 4º GRÁFICO abaixo)...
1ª PARTE DA 2ª, 3ª, 4ª CARREIRAS (CARREIRAS DE IDA):
2ª PARTE DA 2ª, 3ª, 4ª CARREIRAS (CARREIRAS DE VOLTA):
Nessa 2ª PARTE da Carreira, teceremos as PÉTALAS. Essa Parte da Carreira é composta de 10 Pétalas...
1ª PÉTALA:
Para tecer a 1ª PÉTALA, gire o trabalho novamente e use o Ponto Alto, da esquerda, dos 2 Pontos Altos de base e teça:
Ao invés das 3 tradicionais correntinhas, teça 1 Ponto Baixo + 2 Correntinhas (Consideraremos os 3 pontos como o 1º Ponto Alto, dos 7 Pontos Altos que temos que tecer para compor uma meia pétala);
Teça 6 Pontos Altos, ainda sobre o Ponto Alto da esquerda;
Em seguida teça 1 Correntinha solta (no ar);
Gire o trabalho novamente e inicie a outra metade da pétala, tecendo 7 Pontos Altos, sobre o Ponto Alto da direita .
Está pronta a primeira pétala.
ATENÇÃO! Não prenda a ponta da Pétala, na carreira de base. Ela será presa quando você estiver tecendo a 1ª parte da próxima carreira. Não estranhe, ela ficar com as pontas soltas nessa etapa.
2ª PÉTALA E DEMAIS:
Gire o trabalho novamente, pule 2 Correntinhas, pule 2 Pontos Altos, pule outras 2 Correntinhas e nos próximos 2 Pontos Altos, teça:
7 Pontos Altos +
1 Correntinha +
7 Pontos Altos .
Para tecer as demais pétalas, repita os procedimentos anteriores até o final da carreira.
Feche a Carreira unindo a ultima Pétala com 1ª, com 1 Ponto Baixíssimo.
ATENÇÃO! Não prenda a ponta da Pétala, na Carreira de base. Ela será presa quando você estiver tecendo a 1ª Parte da próxima Carreira. Não estranhe, ela ficar com as pontas soltas nessa etapa.
No GRÁFICO a seguir, sinalizei de vermelho os fechamentos e os inícios das Carreiras. Assim você poderá ver melhor que o local onde eles ocorrem. Sempre no 1º Ponto Alto em "V", o que vai ocorrendo na perpendicular.
No Gráfico, a seguir, veja da 1ª a 4ª Carreira, como vai ficando a Arvore de Natal.
5ª CARREIRA:
Nessa Carreira iniciaremos as Reduções de Pontos e consequentemente a quantidade de Pétalas... Ela ficará com 8 pétalas... Reduziremos as pétalas de forma equitativas, ou seja, uma de cada lado.
Se para tecermos cada Pétalas usamos 2 Pontos Altos em "V", intercalados por 2 Correntinhas. Um para tecermos a Pétala e o outro que pulamos... Teremos então que fundir ou reduzir 2 Pontos Altos em "V"+ as 2 Correntinhas que os intercala, em 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, em cada uma das metades do circulo. Os 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, terão suas bases nos 2 Pontos Altos em "V".
ATENÇÃO! Observe que os Pontos Altos nas reduções são Duplos... São 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos. Você pode estar se perguntando o por que de mudar de Pontos Altos para Pontos Altos Duplos? Isso ocorre porque, quando tecemos os Pontos Altos fechados juntos sua base fica pequena para receber os 7 Pontos Altos da Pétala. Portanto, esse é o motivo do alongamento do ponto.
No gráfico, que vem logo a seguir do PASSO-A-PASSO escrito, te mostro como fiz isso. Circulei de azul as fusões de pontos (reduções de pontos). Observe também que, pulei 6 Pontos Altos em "V", entre uma redução e outra... Assim ela fica equilibrada... Se você não obedecer essa relação de equilíbrio a sua arvore ficará torta...
1ª PARTE DA 5ª CARREIRA (CARREIRA DE IDA):
Fixe as pontas das Pétalas entre os 2 Pontos Altos do Ponto Alto em "V" da Carreira de base, com 1 Ponto Baixo +
2 Correntinhas. Insira a agulha no topo do outro Ponto Alto de base e teça 1 Ponto Alto Duplo (Consideraremos esses pontos iniciais como os 2 primeiros Pontos Altos Duplos do Gráfico que vem logo a seguir... Os outros 2 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, teceremos no final da carreira).
Teça 2 Correntinhas.
6 bloquinhos de Pontos Altos em V intercalados por 2 Correntinhas +
Faça mais duas reduções de pontos, da seguinte forma: 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, com suas bases em 2 Pontos Altos em "V" +
2 Correntinhas +
4 Ponto Altos Duplos fechados juntos +
2 Correntinhas +
6 bloquinhos de Pontos Altos em "V" intercalados por 2 Correntinhas.
Para finalizar teça 2 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos;
E feche a Carreira, fixe-os com 1 Ponto Baixíssimo, no topo dos 2 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos do início da carreira. Assim formaremos os 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos.
Está pronta a carreira... A seguir veja o GRÁFICO dessa 1ª PARTE da 5ª Carreira.
2ª PARTE DA 5ª CARREIRA (CARREIRA DE VOLTA):
Nessa Parte teceremos as 8 Pétalas sobre os Pontos Altos em "V". Observe no GRÁFICO a seguir que iniciei a 1ª Pétala sobre a metade do primeiro ponto de redução.
6ª, 7ª, 8ª e 9ª CARREIRAS:
Essas Carreiras são compostas de 8 Pétalas e devem ser tecidas como as anteriores. Uma pétala se desencontrando da outra...
1ª PARTE DA 6ª CARREIRA (CARREIRA DE IDA):
Nessas Carreiras de Ida, teceremos sempre os Pontos Altos em "V" + 2 Correntinhas, até o final das Carreiras.
2ª PARTE DA 6ª CARREIRA (CARREIRA DE VOLTA):
Nas Carreiras de Volta teceremos sempre as Pétalas, que devem ser desencontradas das Pétalas da Carreira anterior.
A seguir, GRÁFICO DA 1ª ATÉ A 9ª CARREIRA.
Clique na foto para ampliá-la.
10ª CARREIRA:
Nessa Carreira faremos mais duas Reduções de Pontos e consequentemente redução da quantidade de Pétalas. Essa Carreira será composta de 6 PÉTALAS.
1ª PARTE DA 10ª CARREIRA (CARREIRA DE IDA):
Nessa carreira faça as fusões de pontos (reduções dos pontos), da mesma forma que fizemos na 5ª Carreira, reduzindo equilibradamente, de um lado e do outro da arvore.
2ª PARTE DA 10ª CARREIRA (CARREIRA DE VOLTA):
Na Carreira de Volta teceremos as 6 Pétalas, sempre desencontrando das pétalas da carreira anterior.
11ª, 12ª, 13ª e 14ª CARREIRA:
Essas Carreiras são compostas de 6 Pétalas e devem ser tecidas como as anteriores.
1ª PARTE DA 11ª CARREIRA (CARREIRA DE IDA):
Nessas Carreiras de Ida, teceremos sempre os Pontos Altos em "V" + 2 Correntinhas, até o final das Carreiras.
2ª PARTE DA 11ª CARREIRA (CARREIRA DE VOLTA):
Nas Carreiras de Volta teceremos sempre as Pétalas, que devem ser desencontradas das Pétalas da Carreira anterior.
15ª CARREIRA:
Nessa Carreira faremos novas Reduções de Pontos e de Pétalas... Essa Carreira é composta de 4 Pétalas.
1ª PARTE DA 15ª CARREIRA (CARREIRA DE IDA):
Nessa carreira faça novas fusões de pontos (reduções dos pontos), da mesma forma que fizemos na 5ª Carreira.
2ª PARTE DA 15ª CARREIRA (CARREIRA DE VOLTA):
Na Carreira de Volta teceremos as 4 Pétalas, que devem ser desencontradas das Pétalas da Carreira anterior.
16ª, 17ª, 18ª e 19ª CARREIRAS:
Cada uma dessas Carreiras são compostas de 4 Pétalas e devem ser tecidas como as anteriores.
1ª PARTE DA 16ª, 17ª, 18ª e 19ª CARREIRAS (CARREIRA DE IDA):
Nessas Carreiras de Ida, teceremos sempre os Pontos Altos em "V" + 2 Correntinhas, até o final das Carreiras.
2ª PARTE DA 16ª, 17ª, 18ª e 19ª CARREIRAS (CARREIRA DE VOLTA):
Nas Carreiras de Volta teceremos sempre as 4 Pétalas, que devem ser desencontradas das Pétalas da Carreira anterior.
20ª CARREIRA:
Nessa Carreira faremos Redução de Pontos e de 1 Pétala... Essa Carreira é composta de 3 Pétalas...
1ª PARTE DA 20ª CARREIRA (CARREIRA DE IDA):
Nessa Carreira faça as fusões de pontos (reduções dos pontos), da mesma forma que fizemos na 5ª Carreira. De forma que você possa tecer apenas 3 pétalas sobre eles.
2ª PARTE DA 20ª CARREIRA (CARREIRA DE VOLTA):
Teça 3 pétalas sobre os pontos da Carreira anterior.
21ª, 22ª e 23ª CARREIRAS:
Cada uma dessas Carreiras são compostas de 3 Pétalas e devem ser tecidas como as anteriores.
1ª PARTE DA 21ª, 22ª e 23ª CARREIRAS: (CARREIRA DE IDA):
Nessas Carreiras de Ida, teceremos sempre os Pontos Altos em "V" + 2 Correntinhas, até o final delas.
2ª PARTE DA 21ª, 22ª e 23ª CARREIRAS: (CARREIRA DE VOLTA):
Teça 3 pétalas sobre os pontos da Carreira anterior.
Depois de pronta a 23ª Carreira, no centro da junção das 3 pétalas, teça uma alça contendo 7 correntinhas. Essa alça servirá de base pra você dependurá-la, ou para tecer uma estrela, ou acoplar uma estrela pronta ou o que você queira.
Está pronta a ARVORE DE NATAL DE CROCHÊ EM PONTO CROCODILO (CROCODILE STITCH CROCHET).
Se você quiser sua árvore mais firme, sugiro a você 3 opções:
1ª OPÇÃO:
Fazer um cone de cartolina, do mesmo tamanho da arvore.
Revestí-lo com uma sacola plástica de supermercado,
Vestir a arvore nele e
Passar o endurece crochê.
2ª OPÇÃO:
Fazer um cone de tecido na cor da arvore, do mesmo tamanho da arvore,
um fundo redondo,
enchê-lo do material que você preferir,
costurar o fundo e depois
costurar ou colar, com cola quente, a arvore em cima dela.
3ª OPÇÃO:
Tecer a arvore de forma que não fique os buracos nos intervalos dos Pontos Altos em "V", tecendo 2 Pontos Altos ao invés de 2 Correntinhas, entre eles.
Se você quiser você pode também incrementar essa ARVORE DE NATAL:
Tecendo bolinhas no lugar de cada correntinha das pontas das Pétalas ou Escamas;
Tecer uma Estrela no topo dela.
Veja nos links a seguir outras peças lindas com esse ponto:
BONS CROCHÊS!