Olá, amiga (o)!
Essa é mais uma pedra que cubro de croché para servir de PESO PARA PORTA. Essa vai para a minha filha.
A ela dei o nome de IPÊ FLORIDO. Na verdade deveria ser IPÊ-AMARELO florido. Essa é uma homenagem que faço a essa árvore tão linda, que é simbolo do meu Estado de Goiás e que nos encanta tanto.
Eu a cobri de crocê da seguinte forma:
MATERIAL NECESSÁRIO:
1 Pedra de tamanho suficiente para segurar a sua porta. Comprei a Pedra em casas especializadas em pedras. Ela são bem baratinhas.
Barbante ou Fio Fial nº 3, nas cores marrom, verde e amarelo.
PASSO-A-PASSO:
BORDA MARROM E FUNDO DA PEDRA:
Iniciei meu trabalho pela borda marrom. Quis delimitar o espaço para o meu Ipê.
A borda marrom e todo restante do fundo da pedra, teci em Pontos Altos (pa).
Fui diminuindo de acordo com o tamanho da pedra.
Fazia uma carreira e vestia na pedra, para ver quantos pontos seria necessário diminuir, na próxima carreira.
Assim o fiz até o final.
Arrematei com agulha para tapeceiro.
TRONCO E GALHOS:
Para o tronco da árvore fiz as Correntinha (corr), até a altura desejada para o tronco.
Depois fiz 1 Correntinha (corr) pra subir e voltei fazendo Pontos Baixos (pb). Pegando por baixo da Correntinha (corr) para ficar igual tanto de um lado, quanto do outro.
Não pegue na alça da Correntinha (corr). De um lado ficará fino e do outro grosso. E assim seu trabalho não ficará com um acabamento perfeito. Veja na foto como se fazer para que sua borda fique perfeita.
Quando faltavam umas 4 Correntinhas (corr), para terminar, fiz 1 Meio Ponto Alto (mpa) + 3 Pontos Altos (pa), para que a base do tronco ficasse mais grossa, um pouquinho, aumentando assim sua sustentação.
Prendi a base do tronco na base marrom da ponta mais fina da pedra. Isso porque queria uma copa grande para o meu ipê-amarelo.
Do topo desse tronco saí com galhos para apoiar as flores. Seguindo da mesma forma, fazendo Correntinhas (corr) e Pontos Baixos (pb) voltando. Os galhos só ficaram presos ao tronco. Nenhum deles prendi na base marrom.
FLORES:
Fiz as flores de uma forma bem simples:
(Inclusive quero te dizer que a flor do ipê não tem nada a ver com essa que coloquei no meu trabalho. Veja na foto. As flores do ipê dão em cacho e suas flores mais se parecem copos com bordas repolhudas, de uma singeleza impar).
BASE:
Uma argola de 6 Correntinhas (corr);
1ª PÉTALA:
3 Correntinhas (corr) para subir e servir de lateral para a flor +
2 Pontos Altos (pa) +
3 Correntinhas (corr), fixando-as na argola de base.
Assim fiz uma pétala.
Depois fiz mais 4 pétalas, para completar as 5, no total.
2ª - 4ª PÉTALA:
Acredito que com 4 pétalas , essa florzinha, ficará mais singela. É uma sugestão. Já tinha feito muitas quando percebi isso.
3 Correntinhas (corr) para subir e servir de lateral para a flor +
2 Pontos Altos (pa) +
3 Correntinhas (corr), fixando-as na argola de base.
Prendi algumas flores ligando galhos com a borda. Outras não.
Arrematei com agulha para tapeceiro.
Esse post é uma homenagem que faço ao nosso IPÊ-AMARELO (Tabebuia chrysotricha), uma árvore nativa no Brasil e que é muito comum aqui no nosso Cerrado do Centro-Oeste. São também conhecidos em várias partes do Brasil como páu-d'arco, peúva, peroba-de-campos, entre outros.
O nome IPÊ vem da língua tupi, e pronuncia-se ype, e significa árvore com casca grossa.
Durante o inverno, suas folhas caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, ela se cobre inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da sua florada.
A madeira do ipê é muito comercializada para revestir pisos, devido a sua alta resistência.
Diz a sabedoria popular que a casca do ipê roxo é considerada como remédio para muitos males, inclusive para prevenção contra o câncer. Encontramos Ipês de flores nas cores amarela, branca, roxa, rosa ou lilás. No inverno o nosso cerrado fica lindo com as flores dos ipês.
Hoje falei um pouquinho do meu centro-oeste para você.
Atualizando...
A nossa querida amiga Regina do blog Artes e Linhas da Regina, muito gentilmente me repassou o endereço de um site de pedras cobertas de crochê lindo, o Resurrection Fern.
Bons Crochês!
Abraços com carinho,
Sônia Maria