12 maio 2010

BONECA DORMINHOCA DE CROCHE OU PATO DORMINHOCO DE CROCHÊ - QUÁ QUÁ



Olá, amiga (o)!

Hoje quero dividir com você esse PATO DORMINHOCO DE CROCHÊ, adorável, que fiz para a minha netinha. Eu o batizei de Quá quá. É um nome simples e que acredito vá agradá-la. 
A intenção é que ela se apaixone por ele como eu me apaixonei desde a primeira vez que vi um similar na net, há bastante tempo.Não coloco o link do que me inspirou porque infelizmente não o tenho. Sei que é um site internacional. Se você souber me avise, por favor. Ficarei muito grata. Faço questão de linkar os site que têm boas idéias como essa.

Eu já tinha visto muitas mantinhas, como essa, e também com outras cabeças de bichinhos. Mas, com a cabeça de patinho só vi em um site... Quando postei essa mantinha pela primeira vez eu te disse que não me recordava qual blog tinha me inspirado. Por esse motivo não o citei no meu post. Na ocasião, fiz um pedido para as amigas, que se soubessem me repassassem... A amiga Maga, do blog MAGA ARTESANATOS , o encontrou e muito gentilmente me repassou. Portanto, aqui posto o link do site, no qual vi a mantinha com a cabeça do patinho, que me inspirou e te sugiro que dê uma passadinha por lá e veja o dela também.
Muito Obrigada, Maga!  
Fico olhando para o Quá quá e imaginando a minha netinha dormindo abraçada a ele. Depois a imagino o arrastando pela casa. É uma cena muito linda e que vai me alegrar muito, se vier a ocorrer. Se você quiser tecê-lo, siga os passos abaixo: 
Faça um QUADRADO DE CROCHÊ de 40 x 40 cm (26 carreiras) como nos videos, logo abaixo. Atualizando em 06 OUT 2010: Sugiro que faça o quadrado da manta um pouco maior ( 60 x 60 cm) e que aumente também a cabeça do patinho para que fique proporcional. A finalidade é para que a mãe possa usá-lo sobre a cabeça do bebê quando for amamentar em público. Assim a mãe terá privacidade e o bebê respirará bem devido aos buraquinhos do tecido de crochê.




Atenção! Para que o QUADRADINHO DE CROCHE COM FECHAMENTO DE CARREIRA COM EMENDA PERFEITA escolha um dos vídeos para seguir. Cada um deles com uma TÉCNICA própria de se FINALIZAR UMA CARREIRA e INICIAR A PRÓXIMA, de forma que a EMENDA FIQUE IMPERCEPTÍVEL:

DICA DE FECHAMENTO DE CARREIRA Nº 1: 
OBS.: Segui esse gráfico para fazer o vídeo.










DICA DE FECHAMENTO DE CARREIRA Nº 2 
(SQUARE COM FECHAMENTO DE CARREIRA COM EMENDA PERFEITA):
GRAFICO, que segui par,a fazer o meu vídeo:






DICA DE FECHAMENTO DE CARREIRA Nº 3:
SQUARE COM FECHAMENTO DE CARREIRA COM EMENDA PERFEITA
Início da Carreira com 1 Ponto Alto Inicial (pai)




DICA DE FECHAMENTO DE CARREIRA Nº 4:
SQUARE COM FECHAMENTO DE CARREIRA COM EMENDA PERFEITA
Início do Canto com 1 pb + 1 corr
O Gráfico abai

xo foi o que segui para fazer o vídeo:





Depois teça uma BOLINHA DE CROCHÊ em espiral: 



Borde os olhinhos, com uma linha preta. ATENÇÃO! Não faça o "X" que eu fiz... Depois de pronto e fotografado minha filha me disse que eu tinha feito um pato morto para a Isabela... Levei o maior susto :) e tratei logo de mudar para apenas um traço... Nos desenhos animados, quando os bichinhos morrem eles colocam um "X" nos olhinhos deles.
Em seguida teça um bico e pregue-o com agulha de tapeceiro;


Por ultimo encha a CABEÇA DO PATO (bolinha de crochê) com fibras. Ela vai ficar bem macia. Assim não tem perigo de machucar o bebê.
Depois disso, teça os 2 pés da seguinte forma:
Em um dos cantos, do quadrado de crochê, usando como base o próprio canto, teça o primeiro pé;
Em seguida pule um canto e no próximo teça  o outro pé. 
*Fiz vários pés até chegar nesse, que me agradou mais... Alguns ficaram muito aleijados. Minha filha caçula chegou a me perguntar se não eram pés de galinha 😃 Por isso, estou te passando meu gráfico, porem sugiro que procure uma receita de folha que possa ser adaptada para fazer uns pezinhos mais dignos desse lindo patinho. Fiz as pressas, mas ainda procurarei uma melhor opção. Possivelmente os trocarei.

Atenção! Caso sua linha acabe ou precise iniciar com uma nova linha, quando estiver tecendo o quadradinho de crochê, veja no vídeo abaixo como faço.

VÍDEO DE COMO EMENDAR LINHAS E INICIAR CARREIRA COM UM NOVO FIO




A seguir foto da MANTA APEGO aberta... 

A Naninha PATINHO DE CROCHE QUÁ-QUÁ sendo usado pela Isabela. 
Respondendo a e-mails... 
1 - Pergunta da leitora Giva: "..., eu vi um tapete no blog mussambê, e gostaria de aprende como fazer.La diz q é a técnica fio conduzido na cor natural e preto. se vc souber posta no seu blog q ficarei muito grata...
Resposta: Giva, a condução de fios e troca de fios é muito simples e fácil. Veja nos posts a seguir:
2 - Pergunta da leitora Velda, em 6 de outubro de 2010 às 18:09: "..., o patinho dorminhoco vc fez qtas carreiras??? Quantas mais vc sugere fazer para que possa cobrir o ombro da mamãe?" 
Resposta: A da minha neta, fiz na medida de 40 x 40 cm, que totalizou 26 Carreiras (carr). Achei pequena para cobrir até o ombro da mãe do bebê, sugiro que faça uma manta de 60 x 60 cm e que aumente também o tamanho da cabeça do patinho, para ficar proporcional. A quantidade de carreiras vai depender da linha, agulha e tensão que você colocar no fio, portanto sugiro que você vá tecendo e medindo, ok? Usei a linha Anne e agulha 1,75 mm.


BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho,
Sônia Maria
Falando de Crochet

A V I S O



A T E N Ç Ã O!
A V I S O:
Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
  1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
  2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
  3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
  4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
  5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
  6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
  7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
  8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
Conto com a sua compreensão...
Atenciosamente,
Sônia Maria

LINK-ME

TWITTER-TWEET

DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

TODOS OS MARCADORES