Pular para o conteúdo principal

GORRO DE CROCHE PONTO ZIG-ZAG


Olá, amiga(o)!


Há algum tempo atrás teci esse GORRO DE CROCHÊ PONTO ZIG-ZAG para a minha netinha Isabela. Tirei as fotos e depois me esqueci totalmente delas... Apesar do calor que arrasa o nosso País, decidi postá-las porque em vários outros países do mundo está frio... Espero que seja útil a alguém... Se não agora, que seja em outro momento.




Apesar de ser infantil, você poderá tecê-lo na medida que desejar. Para isso, basta fazer as devidas adequações das medidas ou usar um fio mais grosso.





PASSO-A-PASSO DE COMO TECÊ-LO:

MEDIDAS:
Altura:
16 cm na parte baixa do zig-zag e
17,5 cm  no pico do zig-zag.
Circunferência:
43 cm. 



MATERIAL NECESSÁRIO: 
Lã Super Bebe da Cisne;
Agulha para Crochê 2,75 mm;
Agulha de tapeceiro e Tesourinha, para o arremate.


GRÁFICO:





SIMBOLOGIA DOS PONTOS UTILIZADOS NESSE POST:

º = Correntinha (corr);
I  = Ponto Alto (pa);
/\ = 2 Pontos Altos fechados juntos (pafj)
+ = Mais;
= Ponto Baixo (pb);
.  = Ponto Baixíssimo (pbx);
\ / = 2 Pontos Altos  no mesmo Ponto de Base = 1 Ponto Alto em "V"; 
\ºº/ = 1 Ponto Alto (pa) + 2 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Alto, em um mesmo ponto de base;
/ I \ºº/ I = 1 Ponto Alto (pa) + 1 Ponto Alto (pa) + (1 Ponto Alto (pa) + 2 corr + 1 pa, em um mesmo ponto de base) + 1 Ponto Alto (pa); 
\ \ºº/ / = 2 Pontos Altos (pa) + 2 Correntinhas (corr) + 2  Ponto Alto em um  mesmo ponto de base
\ \ \ºº/ / / = 3 Pontos Altos (pa) + 2 Correntinhas (corr) + 3 Ponto Alto em um  mesmo  ponto de base;
\ \ \ \ºº/ / / /  = 4 Pontos Altos (pa) + 2 Correntinhas (corr) + 4 Ponto Alto em um  mesmo ponto de base;
\ \ \ \ \ºº/ / / / / = 5 Pontos Altos (pa) + 2 Correntinhas (corr) + 5 Ponto Alto em um  mesmo ponto de base;
\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / / 6 Pontos Altos (pa) + 2 Correntinhas (corr) + 6 Ponto Alto em um  mesmo ponto de base;
/\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ = 2 Pontos Altos fechados juntos (pafj) + 5 Pontos Altos (pa) + 2 Correntinhas (corr) + 5 Ponto Alto em um mesmo ponto de base + 2 Pontos Altos fechados juntos (pafj);
  





MODO DE FAZER:

BASE:
Faça um Círculo Mágico;
  1ª CARREIRA: 
( I + IIIIIIIIIIIIIII + .) = 16 Pontos Altos (pa) + 1 Ponto Baixíssimo (pbx).    
Teça 3 Correntinhas (corr), para iniciar a Carreira. Considere-as como o nosso 1º Ponto Alto (pa).
Em seguida teça + 15 Pontos Altos (pa) 
Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
  2ª CARREIRA: 
(/ I \ºº/  +  I \ºº/  +  I \ºº/  +  I \ºº/  +  I \ºº/  +  I \ºº/  +    I \ºº/  +  I \ºº+.)
3 Correntinhas (corr), para iniciar a Carreira. Considere-as como o nosso 1º Ponto Alto (pa).
7 (1 pa + 1 pav com 2 corr no vão do v)  +
1 pa +
1 pa, na base da 1ª corr, formando assim um outro ponto v + 2 corr
Observe que você ficou com 8 blocos de 3 Pontos Altos intercalados por 2 Correntinhas (corr).

Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
  3ª CARREIRA: 
(\ \ºº/ / + \ \ºº/ / +  \ \ºº/ / \ \ºº/ / + \ \ºº/ / + \ \ºº/ / + \ \ºº/ / + \ \ºº/ /  .)
Teça:
Ponto Baixíssimo (pbx) até o 1º vão;
Em seguida, inicie o 1º Bloco de Pontos composto de:
3 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Alto (pa) + um bloco de pontos composto de 1 Ponto Alto (pa) + 2 corr + 1 Ponto Alto (pa), em um mesmo ponto de base + 1 Ponto Alto (pa); 
Teça o 2º Bloco de Pontos composto de:
Ponto Alto (pa) + 1 Ponto Alto (pa) + um bloco de pontos composto de 1 Ponto Alto (pa) + 2 corr + 1 Ponto Alto (pa), em um mesmo ponto de base + 1 Ponto Alto (pa); 
Teça os outros 6 Blocos de Pontos:
Iguais ao anterior; 
Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
  4ª CARREIRA:
(\ \ \ºº/ / /  +  \ \ \ºº/ / /  +  \ \ \ºº/ / /  +  \ \ \ºº/ / /  +  \ \ \ºº/ / / + \ \ \ºº/ / / + \ \ \ºº/ / / + \ \ \ºº / / /  .)
  5ª CARREIRA:
(\ \ \ \ºº/ / / / + \ \ \ \ºº/ / / / + \ \ \ \ºº/ / / / +   \ \ \ \ºº/ / / / + \ \ \ \ºº/ / / / + \ \ \ \ºº/ / / / +   \ \ \ \ºº/ / / / \ \ \ \ºº/ / / / .)
  6ª CARREIRA:
(\ \ \ \ \ºº/ / / / / + \ \ \ \ \ºº/ / / / / \ \ \ \ \ºº/ / / / / \ \ \ \ \ºº/ / / / / \ \ \ \ \ºº/ / / / / \ \ \ \ \ºº/ / / / / +  \ \ \ \ \ºº/ / / / / \ \ \ \ \ºº/ / / / / .)
  7ª CARREIRA:
(\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /  +  \ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /  +  \ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /  +  \ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /  +  \ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /  +  \ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /  +  \ \ \ \ \ \ºº/ / / / / / \ \ \ \ \ \ºº/ / / / / / .)
8ª CARREIRA:
(/\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ +  /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ + .)
9ª, 10ª, 11ª12ª13ª14ª15ª16ª CARREIRAS:

Teça todas essas carreiras da mesma forma que você teceu a 8ª Carreira, ou seja:

(/\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ +  /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ /\ \ \ \ \ \ºº/ / / / / /\ + .)

17ª CARREIRA:

Teça uma Carreira de Pontos Baixos...






BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho, 
Sônia Maria
Falando de Crochet

Comentários

  1. Lindo, lindo, lindo!!!!!
    Arrasou mais uma vez, amiga!
    Tão diferente, tão delicado, tão fofo...imagino a Isabela com ele!
    Muitos beijos e obrigada por mais essa aula,
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, estou feliz por saber que você gostou... Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

      Excluir
    2. Voltei!
      Quer me matar do coração, né?!
      Cada vez que recebo um comentário seu em meu blog quase morro de tanta alegria!!!
      Grito para meus filhos: "gente, sabe quem veio me visitar hoje? A SÔNIA MARIA!!!!!!!!!".
      Eles: "quem????"
      Aí eu explico quem é você: minha ídola, minha mestra...a maior crocheteira da internet! E veio me visitar! E deixou um comentário!
      Eles não entendem muito bem minha reação (são adolescentes...e você não é muito rebelde...rsrsrs).
      Mas, agora falando sério: MUITO OBRIGADA! É sempre uma honra!
      Mil beijos,
      Cris

      Excluir
    3. Cris, você é uma querida!!! Estou fechando o dia com chave de ouro... Saber que somos queridas nos faz muito bem... Estou daqui imaginando a cara dos seus filhos... kkkkk Saiba que o meu carinho por você é enorme... Beijos querida!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que você gostou Mariana Cristina! Estou feliz por saber... Muito obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  3. Respostas
    1. Merci!. Votre opinion est très importante pour moi. Bonne journée!

      Excluir
    2. Bonjour Sônia

      Les symboles un langage universel ,cela permet à tout le monde de comprendre ,c'est tellement plus facile .

      Bonne continuation

      Excluir
  4. Très beau merçi des bonnes explications bonne journée Marie-Claire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merci, Marie-Claire! Votre opinion est très importante pour moi. Bonne journée!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Que bom saber que você gostou, Julieta! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  6. Q fofo! Amei demais! Adoro receber seus emails com suas receitas e novidades!
    Vc é uma pessoa muito iluminada mesmo, pois o carinho com que vc se preocupa em nos ensinar e mostrar tudo nos gráficos perfeitíssimos q vc faz, demonstra a grandeza de seu coração e me emociona muito.
    Agradeço muito a Deus por existirem pessoas como vc que compartilham com os demais seus dons maravilhosos.
    Deus a abençoe cada vez mais. Mil bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que os anjos digam Amém, Carliane! Que bom saber que você gosta de receber os emails, amiga! Emocionada fico eu com o seu comentário... Tocou o meu coração... Saber que alguém gosta dos posts me faz sentir feliz e realizada... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  7. Respostas
    1. Que bom saber que você gostou, Maria da Graça! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  8. Sônia,td bem ? Preciso urgente da sua ajuda. Fiz uma peça em crochê e queria fazer o gráfico. Como vc faz os seus ?usa algum programa? Qual ? Pode me ajudar? Desde já agradeço. maria.jose.roos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Irma esse gráfico fiz a mão, no meu caderno de gráficos,a mesmo. Baixei a foto no computador . Depois a abri no PAINT e contornei os pontos. O PAINT, é um programa comum na maioria dos computadores.
      Antes eu tinha um programa de fazer gráfico que ganhei de uma amiga. Meu PC pifou e daí o perdi... Boa Sorte! Beijos

      Excluir
  9. Ficou lindo!!!!Igual tudo que vc faz!!!!Amei!!! Bj!!!! Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verônica, saiba que a sua opinião é muito importante pra mim. Um lindo e abençoado final de semana pra você. Fica com Deus, você também... Beijos

      Excluir
  10. Muito linda!!!
    Explicação notam 10!!
    Amei seus trabalhos!! Perfeitos!!
    Tenha um lindo domingo!!
    Bjs
    Desi
    www.artesdadesi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Desi! Estou muito feliz por saber... A sua opinião é muito importante pra mim. Um lindo e abençoado final de semana pra você também. Beijos

      Excluir
  11. Sonia que honra sua presença no meu humilde cantinho.
    querida muitíssimo obrigado.
    esse seu gorro e um primor como tudo que sai adas suas mãos
    aproveito para te desejar um ano cheio de saúde e sucesso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reciproca é verdadeira, amiga! Estou feliz por saber que você gostou do meu gorrinho... Obrigada pelos votos, desejo o dobro pra você, querida! Muito Obriada, também, pela sua amizade, carinho e atenção, Fifia!
      Beijos

      Excluir
  12. Olá querida!!!!
    Fico feliz com sua visita.
    Obrigada pelo carinho.
    Bjks e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiba que a recíproca é verdadeira, Sonia querida! Uma linda e abençoada semana para você também. Beijos

      Excluir
  13. Oi Sonia, como sempre um orgulho pra mim que tu elogie meus trabalhos!!! A manta ainda nao terminei, dei uma pegadinha nela esse mes, mas ainda nao ta pronta....mas pode deixar que te mostro quando terminar! Um beijao e obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiba que a recíproca é verdadeira, Adriana querida! Aguardarei notícias suas... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Uma linda e abençoada semana para você. Beijos

      Excluir
  14. Sónia...inspirei-me neste modelo e fiz um gorro para o meu pai...espero que goste e apareça para ver...bj amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa, Maria da Graça! Estou muito feliz por isso... Fui no seu blog e vi o quanto ficou lindo o gorro que você teceu para o seu pai. Anotei aqui no blog que você o teceu e inovou no acabamento, que por sinal adorei! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  15. Oi Sônia adorei seu cantinho, lindo gorro e com gráfico com explicações, parabéns realmente o nome do blog combina com tudo por aqui!!! Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Laine! Seja muito Bem-Vinda! Saiba que a sua opinião é muito importante pra mim. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  16. Lindo gorro Sônia!
    Obrigado pela receita!!! Bom restinho de semana!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, que bom saber que você! Saiba que a sua opinião é muito importante pra mim. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  17. Oi Sônia Maria. Obrigada pelos comentários, e respondendo tua pergunta sobre a manta, nao, ainda nao terminei, nao tive vergonha na cara ainda de terminar mas vamos indo devagarinho, assim que estiver pronta pode deixar que te aviso com o maior prazer. Acho até que vou ascelerar um pouquinho depois do teu comentário! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, não se preocupe querida! O bom é tecermos por divertimento... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  18. Nossa, SOnia, só você mesma pra criar esses post tao explicativos. Você é muito especial. Obrigada pelas visitas ao meu blog e elogios aos meus trabalhos. Vindo de você me sinto orgulhosa. Muito Obrigada. Beijo bem grande no seu coração <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, que bom que você gostou... Estou feliz por saber...
      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca