Pular para o conteúdo principal

CROCHE - PONTOS SOBREPOSTOS VARIOS LINKS DE POSTS


Olá, amiga (o)!


Hoje falaremos de PONTOS SOBREPOSTOS. Um e-mail me inspirou a fazer esse post com o resumo de todas as peças que fiz usando esses pontos.

Veja o pedido que recebi:
"... minha duvida Sonia, ( eu sou muito leiga em crochê ok?) é como fazer ponto alto sobreposto? Parece que ele fica com relevo e o trabalho fica mais charmoso, eu vi seu ponto trança e vou tentar fazer uma bolsa com esse detalhe, mas queria o ponto alto sobreposto para alguns detalhes, o problema é que não sei fazer, me ensina? Um abraço  e felicidades querida.Stefania".

RESPOSTA: Claro, que te ensino, Stefania! Nos vários links que elenco no final desse texto tem vários posts com gráficos e também com vídeos detalhando como tecê-lo. Acredito que não te restará duvidas, mas se isso ocorrer me escreva que darei um jeito de te ajudar. Quero te ver fazendo o PONTO ALTO SOBREPOSTO.
O PONTO SOBREPOSTO é apaixonante. Ele fica sobe o ponto de base. Daí o nome SOBREPOSTO. Em relevo fica o PONTO RELEVO, que para falar dele precisarei de fazer um outro post. Ele é um tanto rebuscado, mas sua textura é muito cativante. Não sou muito apreciadora de crochê rebuscado. No entanto o PONTO SOBREPOSTO me encanta e não resisto sem fazê-lo. Já fiz de tudo com ele. Desde Tapetes, Pegadores de panelas, Aparador de panelas, Cachecol, Golas, Suporte para Azeite, Porta Guardanapos,  etc...
Para fazer uma peça em ponto sobreposto, primeiramente você terá que fazer sua base que pode ser em vários pontos. Eu uso mais o Ponto Tela ou Rede. Você verá também que já os teci em vários outros pontos e até em plástico canvas.
O post completo da CAIXA DE CROCHÊ EM PONTO SOBREPOSTO  e o 


Para iniciar o Ponto sobreposto, defina qual o desenho que você quer fazer e estude bem sua tela. Depois fixe a linha na tela e vá tecendo os pontos altos, ou o que quiser, ao longo dos pontos da tela. Vá tornando realidade o desenho que você selecionou. Inicialmente sugiro que siga os gráficos e vídeos existentes... Depois deixe sua imaginação ganhar asas e desenhe o que desejar.

Siga o link 👇👇👇 do titulo e veja abaixo as peças que fiz com pontos  sobre tela:




👇👇👇







👇👇👇









👇👇👇








👇👇👇





👇👇👇





👇👇👇


👇👇👇


👇👇👇

👇👇👇
Abraços com carinho,

Sônia Maria

Comentários

  1. Felicidades que maravilla de tejidos, todos perfectos y bellos!!!
    Que tengas una linda semana...
    Te invito a mi Baby Shower Virtual!!!
    Besitos...

    ResponderExcluir
  2. Olá Sônia,
    seus trabalhos de pontos sobrepostos são mesmo lindos e sofisticados, nem sei dizer qual é o meu preferido, mas adorei o tapete de arabescos e os apoios de travessas. Faz bem rever esses trabalhos lindos.
    Um abraço
    Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Hola amiga, siempre se puede venir a tu blog, pero no se puede salir, es todo un placer mirar tantas cosas bonitas,esta recopilacion del punto sobrepuesto esta excelente,solo hice dos cosas con su aplicación pero me encanto, muy versátil para cualquier prenda, un gran abrazo

    ResponderExcluir
  4. Olá Sônia Maria, quero agradecer o elogio sobre o meu trabalho e te dizer que adoro seu blog e estou sempre aqui vendo suas postagens e também aprendendo.Esses pontos sobrepostos eu não tinha a menor ideia de como era feito,outro dia eu vi uma moça na rua com um cachecol de lã muito bonito e ele terminava exatamente com esse ponto, cheguei em casa peguei minhas agulhas e... o acabamento não saiu!
    Mas agora que aprendi com a professora virtual super didática e detalhista,faço o danado do cachecol! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Hola Sonia!
    Maravillosa esta recopilacion de trabajos en punto alto sobrepuesto estoy encantada. Es verdad lo que dice el comentario anterior es dificil salir de su blog ,yo realize dos trabjos con el punto a lo mejor le mando fotos ..Besos Yayi

    ResponderExcluir
  6. oie!
    realmente o efeito desse ponto é maravilhoso!
    fica super sofisticado...sempre achei que fosse muuuuuito dificil...com suas dicas vi que com paciencia(minha hehehe) dá para arriscar....
    amei o post!

    ResponderExcluir
  7. Sonia, Patricia tudo bem? Outro dia te perguntei o tamanho de uma manta para cama, lembra? Os seus trabalhos são maravilhooooooosos. Acabei com os meus lenços de papel de tanto que babei ao ver os seus trabalhos. Parabéns e que Deus continue a iluminar essas mãos maravilhosas. Beijos Patricia.

    ResponderExcluir
  8. Quanta coisa maravilhosa! Dá vontade de saber fazer todos. Adoro receber seus e-mails e ver a quantidade trabalhos lindos que você produz.
    Parabéns! bjs.Priscila

    ResponderExcluir
  9. Cara Sonia,

    Sou assistente assídua do seu blog e acho belissímo os seus trabalhos.Adorei quando colocou vídeo, principalmente porque sou aprendiz e me é de melhor compreenção.Amei o ponto sobreposto em especial os tapetes.Parabéns!Acho ele difícil quem sabe agora consigo faze-lo.
    Bjs.e Boas Festas! para vc.famíla.
    LUCIA.

    ResponderExcluir
  10. Amiga, é um colírio para os olhos ver seus crochês!! Lindo!!!
    Beijão!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  11. Valeu amiga, muito obrigada.
    Adorei o ponto. Com certeza vou fazer.
    Abraços
    Leni Matos

    ResponderExcluir
  12. Sonia q DEUS continue abençoando suas mãos q criam peças maravilhosas, certamente vc é uma dádiva de DEUS e obrigado por compartilhar conosco seus trabalhos, bjuss no seu coraçao!!! Gilmara Rodrigues.

    ResponderExcluir
  13. Agradecida por toda su bondad en compartir sus trabajos y tanta belleza brasileira.
    Adoro Brasil, su gente y su tierra. Mis hijos nacieron en esa maravillosa tierra y sinto muita saudade sempre e por sempre, Felicidades y un prospero año nuevo. Gilda

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, Sônia Maria. A você e toda a sua família, um Natal abarrotado de Paz, Luz, Fé, Saúde e Justiça. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Ola, Sonia Maria. Quero te desejar um Natal maravilhoso para voce e para toda a sua familia.Que Deus derrame muitas bencaos,paz, saude e felicidade. Adimiro muito a sua generosidade em compartilhar com todos os seus conhecimentos. Muito obrigada.Um fraterno abraco.
    Rosa Maria Sa

    ResponderExcluir
  16. Querida amiga,
    Como sempre, fiquei encantada com seus trabalhos em pontos sobrepostos. Dá pra gente ver a delicadeza e o capricho dos trabalhos. Sempre achei os sobrepostos um pouco grosseiros mas acabei de mudar de opinião ao ver os seus. Tudo depende da linha usada e do capricho da crocheteira não é?
    A Isabela está um encanto! Sempre quis ter uma netinha mas só tenho um neto que já está com 16 anos. Mesmo assim, quando ele nasceu, ainda fiz algumas roupinhas para ele.
    Parabéns amiga, por tudo. Deus abençoe você e sua encantadora netinha. Um beijo
    Méri

    ResponderExcluir
  17. Oi Sõnia.A cada dia aprendo mais com todas.Fiz meu primeiro pega panela com sua ajuda e estou super feliz.Logo vou postar e te aviso,coloquei o nome de pega panela da Sônia Maria Ok. Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. adorei simplesmente divino e muito lindo amei bjs e boas festas

    ResponderExcluir
  19. Querida Sonia desejo à você e sua família um Natal abençoado, pleno de graças, saúde, paz, união, harmonia e prosperidade. Não só no Natal, mas em 2011 também.

    Agradeço por dividir seus ensinamentos com todos, aprendi muito com você.

    A você todo o meu carinho.

    Evanilde

    ResponderExcluir
  20. Olá Colega!!!
    Muito obrigada por compartilhar esses lindos trabalho que você faz muito bem.
    Aproveito para desejar a você e toda sua família um FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO. QUE TODOS SEUS SONHO PARA 2011 SE REALIZE.
    FIQUE COM DEUS.!
    Abraços,
    Marli

    ResponderExcluir
  21. Te he dejado una tarjeta en mi blog, con todo mi corazón....

    FELICES FIESTAS!

    ResponderExcluir
  22. desde cadiz (españa) te deseo que pases unas felices navidades y que el proximo año venga lleno de paz y amor para ti y tu familia. un beso, isa.

    ResponderExcluir
  23. lindos trabalhos Sônia!feliz natal e ótimo ano novo! Muita saúde, paz e felicidade!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  24. Cada lágrima e cada sorriso são um pedacinho de Cristo em nós. Se juntarmos todos estes pedacinhos estaremos juntando a palavra de Deus. Renove as esperanças, e que o espírito de Natal esteja presente em seu lar, e deixe sua Noite de Natal repleta de alegria, e que esta alegria se repita em todas as noites de vossas vidas.
    Na noite de Natal feche seus olhos, faça uma oração e agradeça por tudo que Deus fez por você.
    Natal é tempo de Paz....Celebração....De Esperança....E de Amizade!
    Feliz Natal, e que o Ano Novo seja repleto de realizações!
    Boas Festas!

    ResponderExcluir
  25. Oi querida,seus trabalhos são perfeitos e graciosos.Parabéns!Esse ponto sobreposto é lindo demais mesmo,adorei tudo principalmente o cachecol,vou tentar faze-lo.
    Gostaria de saber,se fosse possivel com vc faz para fazer aqueles graficos sobre as receitas,usando o paint?
    Desejo um ano de realizações pra vc e muito sucesso.Voltarei mais vezes para apreciar seus lindos trabalhos,bjo grande,Tania

    ResponderExcluir
  26. lindos seus trabalhos, estou aprendo com os videos estou desenpregada. no momento estou fazendo com algumas linhas que minha mae me deu, nao tenho agulha especial mas ta dando pra fazer com a que empretei,deus lhe abençoe por ensinar, nosso pais seria bem melhor se todos se ajudasem mas nem todo mundo gosta de ensinar sandra-noronha02@bol.com.br beijos fica com deus.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia que coisa mais linda seus trabalhos que capricho olha amo trabalho manual, tem muitos trabalhos artesanal muito mal feito mas o seu são lindo
    gostaria que você me desse a receita do ponto sobre ponto adorei parabens!!
    cire_luque@yahoo.com.br bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

PONTO DE CROCHE TORCIDO (Crochet Twist Stitch)

Publicação: 21 de fevereiro de 2015 às 18:56 Atualização: 21 de julho de 2017  Olá, amiga(o)! Hoje quero te mostrar, através de um vídeo, grafico e passo-a-passo, como tecer o PONTO TORCIDO NO CROCHÊ  ( Crochet Twist Stitch). O fiz atendendo a um pedido da nossa querida amiga Norminha, do blog OFICINA DO BARRADO . A primeira vista ele se parece com um ponto cruzado... No entanto ele é totalmente diferente. VÍDEO DE COMO TECÊ-LO:   GRÁFICO DE COMO TECÊ-LO: PASSO-A-PASSO  COM FOTOS :  Clique na foto para ampliá-la. PASSO-A-PASSO ESCRITO : Esse é um Ponto Múltiplo de 4. O que significa isso? Significa que ele é composto de 4 Pontos e que para tecê-lo você deverá ter uma base de numero múltiplo de 4, ou seja tecer um fio Base de Correntinhas que seja múltiplo de 4.  Observe na foto a seguir que, entre as Carreiras de Pontos Torcidos tem uma Carreira de Pontos Baixos (pb). Observe também na foto a seguir te mostro duas opções de

CASEADO DE CROCHE COM PASSO-A-PASSO / EM PONTO ALTO COM DUAS BASES

Olá, amiga (o)!  Que bom que você veio... Saiba que, é com muito prazer que te recebo aqui. Se sinta em casa e seja muito Bem-Vinda!  Hoje quero te mostrar esse CASEADO DE CROCHÊ  que gosto muito de tecer nas bordas dos meus panos de copa, pano de prato ou pano para louça, como prefira chamá-los. Ele, também,  fica muito bom nas bordas das fraldinhas e flanelas para bebês... Para a base das barrinhas de croché, ele também é muito prático, porque você já vai caseando e barrando.  O efeito desse ponto é muito interessante. Ele não fica com aquelas correntinhas entre cada ponto do caseado e rente ao pano. Ele foge dos caseados convencionais.  Eu o teci como base de um BICO DE FLORES DE CROCHE . Adorei o resultado! PASSO-A-PASSO DO CASEADO DE CROCHÊ PONTO Y INVERTIDO (PONTO ALTO COM 2 BASES ou PONTO ALTO BASE DUPLA): MATERIAL NECESSÁRIO: Linha Anne; Agulha para Crochê 0,90 mm, para fazer os furos;  Agulha para Crochê 1,75 mm, para tecer o caseado; Tesourinha e Agu

TAPETE DE CROCHE QUADRICULADO COM PONTOS ALTOS RELEVO

Olá, amiga(o)! Teci mais esse tapete para a casa da minha norinha e do meu filho. Gostei muito do seu efeito final.  A Barra ficou muito simples. Ainda pretendo mudá-la.. . GRÁFICO E PASSO-A-PASSO COM FOTOS DO PONTOS ALTOS RELEVO QUADRICULADO: MATERIAL NECESSÁRIO: Barbante nº 8; Agulha para Crochê 5,5 mm; Agulha de Tapeceiro e Tesourinha para o arremate.  GRÁFICO: MAIS 3 OPÇÕES DE PONTOS SIMILARES AO QUE USEI: COMO TECER O PONTO ALTO ALONGADO EM RELEVO QUADRICULADO : Primeiramente, vamos aprender a tecer o Ponto (pt) para depois irmos para o PAP (passo-a-passo). Observe no gráfico que o Ponto (pt) indicado para ficar em relevo é o Ponto Alto (pa). Iniciei assim... No entanto, percebi que ele estava curto, por isso usei o  Ponto Alto Alongado (paa) , que nada mais é que um Ponto Alto (pa) acrescido de 1 Correntinha (corr) na sua base.  Se você ainda não conhece o Ponto Alto Alongado   (paa), siga o link e veja