02 março 2009

TAPETE DE CROCHE REPLETO DE FRANJAS (ALMOFADA)

Olá, amiga (o)!

Dias atrás andando pela net, vi um TAPETE DE TELA COM TIRINHAS DE TECIDO. Pensei logo, porque não fazer umas TIRINHAS DE CROCHE? 

Optei por essas franjas. Teci as franjas em uma TELA PARA TAPETE, daquelas que encontramos a venda por metro nos bazares de aviamentos. No entanto acredito que a tela de Crochê, como aquelas que teci os tapetes de pontos sobrepostos, ficará melhor e mais resistente. 

Confesso que teci as Franjas muito juntas. Acredito que ficaria melhor um pouco mais separadas umas das outras. Da forma que as fiz não dei margem para que elas mostrassem suas belezas. Elas ficaram muito próximas...

Na foto, acima mostro o meu trabalho como se fosse um pequeno tapete. Gosto de TAPETES BEM GRANDES E PODEROSOS. Esse é apenas uma amostra.

Quando me inspirei no tapete de tirinhas de tecidos, mil ideias surgiram: Tapetes, almofadas, suportes para travessas, pelego... etc. 

Essa almofada larga e baixa na altura, é conhecida como ALMOFADA DE RIM. Nesse caso eu apenas dobrei o tecido de FRANJAS DE CROCHÊ. Ele está sem enchimento e sem acabamento. Quando acabado ficará linda, com certeza.

Veja, mais de perto, detalhes de suas franjas separadinhas e bastante exóticas!
PASSO-A-PASSO DA ALMOFADA DE RIM:

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Barbante nº 2;
  • Agulha para crochê  2 mm;
  • Tela própria para bordar tapetes, se você não quiser tecer sua tela de crochê;
  • Tesourinha e Agulha de Tapeceiro para o arremate.

1ª ETAPA:
  • Corte a tela própria para bordar tapetes (ou teça um tela de crochê, gráfico logo mais abaixo), , no tamanho de 51 cm X 35 cm; 
  • Dobre suas bordas com + ou - 1 cm de largura; 
  • Alinhave, toda a borda;
  • Teça Pontos Altos (pa) em toda sua borda, para ficar bem firme, da seguinte forma:
    • 1 Ponto Alto (pa), fixando no Ponto Alto (pa), que represente as tramas da tela;
    • 2 Pontos Altos (pa), sobre as 2 Correntinhas (corr), que representam os espaços da tela. 
    • Nos cantos teça 3 Pontos Altos para formar o cantinho.
2ª ETAPA:
Depois da tela já pronta e embainhada, teça as FRANJAS, da seguinte forma:
    • No 1º espaço da tela de crochê teça, 1 Ponto Baixo (pb);
      • Em seguida teça, 10 Correntinhas (corr) no ar;
        • Pule 4 Correntinhas (corr), as quais consideraremos como o nosso 1º Ponto Alto (pa); 
          • Em seguida teça, 1 Ponto Alto (pa) pegando na 5ª Correntinha (corr), contando do final para o começo;
            • Teça + 5 Pontos Altos (pa) e fixe-o no segundo espaço com 1 Ponto Baixo (pb).
              • No final você ficará com 7 Pontos Altos (pa), contando com as 4 Correntinhas (corr), que consideramos como o 1º Ponto Alto (pa). 
              • Teci no sentido das bordas para o centro do tapete e trabalhando em círculos;
              • Quando cheguei no centro do trabalho, tive um trabalho enorme, devido as franjas estarem muito juntas, umas das outras.
              • Por esse motivo, sugiro que vá fazendo em fileiras e não em círculos como fiz.
              • Sugiro também que as fileiras fiquem mais distantes uma das outras. Eu fiz, uma fileira ao lado da outra. Pule sempre uma carreira para que ele fique mais maleável. Ou seja, teça uma fileira e pule outra.
              • O meu ficou muito firme porque uma franja ficou coladinha na outra e esse não era meu objetivo. O próximo farei como estou te sugerindo agora.
              Se preferir não usar a tela para tapete, teça uma TELA OU REDE DE CROCHÊ:

              PASSO-A-PASSO DE COMO TECER A TELA OU REDE DE CROCHÊ:

              BASE:
              • Para a Base teça um FIO BASE DE CORRENTINHAS (corr), um pouco maior que o tamanho que você queira o seu tapete;
              1ª CARREIRA

              • Teça 1 Ponto Alto (pa), fixando-o na 8ª Correntinha (corr), do Fio Base;
              • Teça 2 Correntinhas (corr), no ar;
              • Pule 2 Correntinhas (corr) do Fio Base;
              • Teça 1 Ponto Alto (pa), na 3ª Correntinha do fio Fio Base;
              • Teça 2 Correntinhas (corr), no ar;
              • Pule 2 Correntinhas (corr) do Fio Base;
              • Teça 1 Ponto Alto (pa), na 3ª Correntinha do fio Fio Base;
              • E assim sucessivamente até atingir o tamanho que você queira para o seu tapete ou almofada.  
              • Se sobrar ponta de correntinhas, desmanche as correntinhas até chegar no ultimo ponto que você teceu e arremate a ponta. 
              2ª CARREIRA

              • Para iniciar a 2ª Careira, teça 5 correntinhas, gire o trabalho e 
              • Teça 1 Ponto Alto (pa), fixando-o no próximo Ponto Alto (pa) da Carreira (carr) anterior;
              • Teça 2 Correntinhas (corr), no ar;
              • Teça 1 Ponto Alto (pa), fixando-o no próximo Ponto Alto (pa) da Carreira (carr) anterior;
              • E assim sucessivamente até o final da Carreira (carreira).
              DEMAIS CARREIRAS
              • Teça quantas Carreiras (carr) precisar para a altura desejada para o seu tapete ou almofada.
              Depois da tela pronta comece a tecer as franjas como já expliquei no início desse post.

              Se preferir, você pode ir tecendo a carreira de franja já em conjunto com a carreira da tela, da seguinte forma:
              • Teça uma carreira de tela e 
              • Volte tecendo a franja. 
              • Em seguida teça a 2ª Carreira da Tela e em seguida 
              • Volte tecendo a Franja. 
              • E assim até atingir a altura do seu Tapete ou Almofada. 

              Abaixo, foto da TELA EMBAINHADA e com a 1ª Carreira de Franjas sendo executadas. (Lembre-se que você pode fazer sua tela de crochê).
              Abaixo com a franja aberta para receber a segunda carreira. É nesse ponto que falo que deveria ter pulado uma ou duas fileiras. Fiz uma seguidinha da outra e ficou muito apertado. (Fazendo a sua tela de crochê ela ficará naturalmente mais longe uma da outra).

              Veja, como ficou lindo e o fofo o perfil! 

              Lembre-se que as franjas podem ser as mais variadas possíveis: Parafuso, elo de correntinhas, pingentes, o que a sua imaginação sugerir. No PASSO-A-PASSO mostro alguns gráficos dessas sugestões.
              Abaixo quando você o abre. Veja que não há espaço. Ficou bem fechado.
              Abaixo GRÁFICOS E ESQUEMA, que desenhei para te mostrar em detalhes como tecer o tapete/ almofada  e suas franjas. Clique nas fotos para ampliá-las...

              OUTRAS SUGESTÕES DE OUTROS TIPOS DE FRANJAS:

                                                       FRANJA DE CROCHÊ

              BONS  CROCHÊS!
              Abraços com carinho, 
              Sônia Maria 

              115 comentários:

              1. Oi Sonia, vc é craque nesses croches de relevo, parabens esse está muito bonito. Seu bkog muito interessante como sempre.
                Uma boa semana pra vc.

                1. Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, Norma!
                  Beijos

                  Excluir
              2. Uffff! Sra Sonia ....tremendo trabajo , muy bien terminado y que util se ve.Primera vez qu veo algo asi.Nuna antes habia visto tejido en canvas.Mis felicitaciones.

                Luna

                ResponderExcluir
                Respostas
                1. Muito Obrigada, pela atenção e carinho, Luna querida!
                  Felicidades pra você também, amiga!
                  Beijos

                  Excluir
              3. Oi Sônia!

                Estava com saudades, fazia tempo que não passava pra ver as novidades. Você cada vez mais criativa!Lindo seu tapete de franjas, parabéns mais uma vez e abraços!
                Adriane

                ResponderExcluir
                Respostas
                1. Muito Obrigada, Adriane!
                  Estava mesmo sentindo a sua falta... Que bom que você veio!
                  Beijos
                  Mar 2,2009

                  Excluir
              4. Oi Sônia!!!
                Adorei...já estou imaginando uma bolsa com esse ponto.Uma ótima semana e um ótimo check up...Bjssss
                Marilú

                ResponderExcluir
              5. Oi Sônia!

                Você é muito criativa. Eu quis muito fazer um tapaete de tirinhas de tecidos para o quarto da minha filha. Não sabendo onde encontrar tirinhasfiz de crochê mesmo. Agora essa de tirinhas de crochê licou lindo.
                Beijos.

                ResponderExcluir
              6. Oi Sônia,
                Que belo trabalho e parabéns pela sua criatividade... Estou com dificuldades para entrar no seu blog, mas hoe consegui.... Bjos carinhosos...

                ResponderExcluir
              7. Oi Sonia ....

                Ficou lindo seu tapete.
                Parabéns por sua criatividade!

                Bjs
                Izildinha

                ResponderExcluir
              8. Sônia,
                Mesmo apertadinho o tapete ta com cara de que ficou bem fofinho. Se é pra almofada deixa ele assim mesmo, bem juntinho.
                Aliás... discussão é bom, mas eu já tava sentindo falta dos crochês... heheh
                Mas tu ta certa... apaga tudo que esteja te incomodando. É democracia, mas o blog é teu e tu não precisa aturar certas coisas.
                Beijões
                Míriam

                ResponderExcluir
              9. Olá Sônia que trabalho interessante e bonito,bem diferente!parece ser um pouco trabalhoso mas, vale a pena ficou lindo!!!gostei tbm da resposta aos comentários maldosos vc tem toda a razão CHEGA!!!! vão caçar um serviço. Beijos com carinho Maria da Conceição

                ResponderExcluir
              10. Bom Dia Sonia Maria,
                Que bom ver seus trabalhos de crochet novamente!!!
                Gostei da idea e imagino esse tapete ate mesmo com combinacoes de cores diferentes. Lindissimo.
                Por favor seria possivel vc mencionar as dimensoes e quantidade approximada de linha necessaria? Cheers e abracos

                ResponderExcluir
              11. as mãos com uma única palavra de grande saúde.

                ResponderExcluir
              12. Sónia Maria,

                Força! O blog continua 1 espectáculo e mt tem ainda para mostrar e ensinar! Bola pá frente que atrás vem gente!
                Bjinho
                Rosa

                ResponderExcluir
              13. Conocia las famosas alfombras que venden en locales de decoración, pero la verdad, la tuya es hermosa e impecable.
                Te sigo desde siempre, aunque casi nunca comento. Quedare esperando el pap, te felicito por todos tus trabajos, son realmente profesionales y muy bien explicados.
                Besos

                ResponderExcluir
              14. Olá,Sonia!
                Que maravilha,parabéns!
                Como você disse para "usar e abusar" dos seus paps,vou levá-lo para o meu cantinho que você já conhece.Fica mais fácil para que o veja sempre e me anime a fazê-lo,pois achei genial.
                Obrigada por diponibiliza-lo.
                Cuide bem de sua saúde,menina!
                Um beijo,
                Nena

                ResponderExcluir
              15. Olá Sonia
                Mais uma vez você nos surpreende com tamanha criatividade.
                Parabéns.
                Bjs fica com Deus

                ResponderExcluir
              16. Olá Sônia.Essa sim é a Sônia Maria que conheci no mundo virtual.Sempre de bem com a vida,ensinando e ajudando aquelas que como eu não sabem muito ou quase nada de croche.Amei a idéia do tapete.Vou tentar fazer,só não sei se terei paciência como a sua.Assim que estiver pronto te mostro.Obrigada.Bjs.Ótima terça pra vc.Carla

                ResponderExcluir
              17. Olá Sônia!!! Realmente muito interresante seu tapete de franjas...original e de muito bom gosto!! Parabens!!
                Bjos

                Kátia Missau

                ResponderExcluir
              18. Que lindo Sonia...Amei!

                Obrigada por partilha-lo conosco...

                Concordo com vc, chega de se desgastar com uem não vale a pena!

                Beijinhos

                Rô Szili
                rosangelaszili@gmail.com

                ResponderExcluir
              19. Que criatividade! Que trabalho!
                Que beleza!!!
                Parabéns!
                Beijo!

                ResponderExcluir
              20. Hola Sonia...
                Tú siempre sorprendiedo con tu buen gusto y creatividad.
                Hace tiempo que no venía a visitarte, por falta de tiempo, pero ahora me he suscripto para que me llegue a la casilla de correo un mail contando de tus novedades. De allí sigo el link y.... aquí estoy!!
                Me gusta la idea para hacer una alfombrita... Tú piensas que puede quedar bien?
                Hasta pronto

                ResponderExcluir
              21. Hola Sonia.
                Hace tiempo que no venía a visitarte.
                Tú siempre sorprendiendo con tu creatividad y buen gusto !!!!!
                Me encantó esta propuesta. Me gustaría emplear ese punto para una alfonmbrita. Crees que quedará bien? (tal vez luego me dé pena pisarla....)
                Un abrazo desde Montevideo, Uruguay

                ResponderExcluir
              22. Boa tarde!!!

                Nunca fui presente em recadinhos pra vc...

                Mas gostaria de te informar que votei em você como artesã do ano... pela criação do ponto Sônia Maria viu...

                Adoro o seu blog e sempre fico entristecida ao ver a inveja de muitos pelo "sucesso" que vc faz graças ao seu trabalho perfeito...

                Paz e Luz sempre...

                ResponderExcluir
              23. Sonia,
                Que peça maravilhosa.
                Voce e seu imenso bom gosto.
                Bjs,
                Sue

                ResponderExcluir
              24. Olá Sônia,
                Menina isto deu é muito trabalho, mas, com certeza valeu o esforço, de primeira vista achei que fosse aquele ponto argolinha, mais quando fui lendo fiquei surpresa c/ a simplicidade do trabalho.
                Vc é fogo têm cada idéia, realmente foi uma ótima idéia.
                Parabéns, ficou c/ um visual lindo e parece fofinho.rsrs

                Bjs no coração....

                Karla Barbosa
                Arujá-SP
                karlabarbosa@globo.com

                ResponderExcluir
              25. Olá, Sonia

                Ficou show essa amostra de tapete. Que trbalheira que é mas o resultado final vale a pena.

                Já soltei minha imaginação e pensei no tapete com colorido sob um desenho (gráfico)de flor ou de joaninha (adoro esses bichinhos).

                Parabéns, Sonia. Muito caprichado.

                Bjs

                ResponderExcluir
              26. Olá Sónia

                Estou uma temporada sem vir ao pc e quando tenho um tempinho para fazer uma visitinha rápida vejo que andam a fazer estrago com comentários anónimos.Infelizmente tive há uns meses atrás um comentário bem obsceno, a pessoa em questão não se identificou eu simplesmente ignorei e não postei,acho que era o que todas as blogueiras deviam fazer,não dar crédito a esse tipo de comentário.

                Quanto ao seu tapete,TRABALHOSO ,LINDO!!!!PARABÉNES

                Boa semana
                Bjs Adelaide

                ResponderExcluir
              27. Oi Sonia!
                Só uma palavra M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Gostei também da tua decisão de não aceitar provoções, só não gostei da "casa da mãe Joana". Beijos
                Joana

                ResponderExcluir
              28. OLA SONIA,
                ADORABLE!!!QUE IDEA TAN GENIAL,ME ENCANTA EL RESULTADO Y MUCHISIMAS GRACIAS POR COMPARTIR ESE PASO A PASO CON NOSOTRAS UN BESO LINDO PARA VC
                GRACIAS ANA

                ResponderExcluir
              29. Menina, vc crocheta "prá dedéu", mesmo...
                Imagina, se dou conta de fazer um "trem" desses...
                Levaria no mínimo dois anos, e depois, "montaria guarda " prá ninguém sujar o dito cujo...rsrsrs...
                Por isso, admiro muito o desapego de quem vive do crochê. No meu entender, uma peça de crochê dessas não tem preço, pois, o dinheiro, a gente gasta e vai embora... não sabemos nem com que!
                Geralmente, faço e dou de presente, ou dôo para instituiçoes filantrópicas(para venderem). Não, de jeito nenhum estou reprovando quem vende, apenas faço uma reflexão. É minha terapia, meu desafio, minha arte...meu prozac!!! rsrsrsr...

                ResponderExcluir
              30. OI,SÔNIA!
                NOSSA...QUE TRABALHO DEVE DAR!
                FICOU LINDO DEMAIS,PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE E PACIÊNCIA.
                POR ISTO GOSTO DE VIR AQUI,SÓ TRABALHOS DE ALTA QUALIDADE E BOM GOSTO.
                BEIJOS NO CORAÇÃO.
                MÔNICA BEATRIZ.

                ResponderExcluir
              31. olá amiga sonia!
                confesso que esta foi sua decisão mais acertada em relação aos comentários, enfim perder tempo não esta com nada né?
                amo suas artes e peço a DEUS que continue a lhe dar forças e criatividade para continuar a criar coisas tão maravilhosas!!
                obrigada por compartilhar conosco!
                um mega beijo pra ti!!
                DEUS lhe abençoe muito mais...

                ResponderExcluir
              32. Oi Sonia

                Interessante essa ideia, gostei!

                Estive espiando seu novo blog "clube do croche" achei a proposta muito legal! Parabéns pela iniciativa, você é 10!

                bjs
                Patty

                ResponderExcluir
              33. Olá, Sonia Mª, nossa, maravilhoso seu tapete, parabéns! Acho que ficou perfeito com as franjas juntinhas, tá parecendo aqueles tapetes caros q a gente vê em lojas...Realmente, vc é muito criativa, a partir daqui tem uma infinidade de criações com ele.
                Bons croches!
                Abraços,
                Lúcia

                ResponderExcluir
              34. OLá Sônia!

                Amiga, estou em falta com vc! Mas não tá esquecida não! è que também estou fazendo uma bolsa "jovem" e "transada", com o seu Ponto e quero ver se vai ficar legal para lhe mostrar os dois!
                Franjas bem boladas estas suas!
                Abração da
                Norminha

                ResponderExcluir
              35. Oi Sônia!
                Gostei dessa idéia. Já pensou um trabalho desses numa loja como a Imaginarium ou a Tok Stok?
                Iria custar um dinheirão. Achei a idéia sensacional. Parece aqueles pedaços de pele de carneiro que usamos antes de celar os cavalos. Deve ter ficado bem macio.
                Dá vontade de deitar em um para ver televisão.
                Beijo.
                Tiane.

                ResponderExcluir
              36. OI,SÔNIA!
                EU OUTRA VEZ.
                PRECISO MUITO DA SUA AJUDA,MAS NÃO CONSEGUI ACHAR SEU EMAIL.
                O MEU É
                monicabeatriz63@yahoo.com.br
                ASSIM VOCÊ ME PASSA SEU EMAIL.
                POR FAVOR,SÓ CONTO COM VOCÊ,NÃO DEIXA DE ME PROCURAR!
                ESTOU A PONTO DE DESESPERAR!!!!
                BEIJOS NO CORAÇÃO,
                MÔNICA BEATRIZ.

                ResponderExcluir
              37. Olá Sonia!!!

                Lindíssimo esse tapete... Eu já gostava do feito com tiras de tecido, imagina este em croche??!! Um charme e de várias utilidades, pois ficou ótimo como encosto para as cadeiras.
                As suas idéias valem ouro... Só não vale cobrar (rsrsrsrsrsrs).

                Beijos: Regina

                ResponderExcluir
              38. Oi,SOnia Maria
                Achei lindo!!!
                Diferente,como eu amei..
                Voce e criativa demais ;
                Que DEus te Abencoe
                Helena

                ResponderExcluir
              39. Oi Sônia.
                Bom dia.
                Um belíssimo trabalho.abços.Richard.

                ResponderExcluir
              40. Sônia essa campanha sobre comentario é magnifica acho eu q todas nós deveriamos aderi-la...eu carrego o selo dela comigo...e tava pensando q vc podia criar um selo pra podermos deixar em nosso blog...tipo assim um selo campanha comentario tem q ter qualidade.....sei-la só uma idéia...

                mas voltando ao seu magnifico tapete....

                menina amiga...eu fico até sem jeito receber um comentario seu me deixa até tremendo juro....sou meia boba sabe e tremendamente sua fã...no dia q consegui postar um comentario aqui eu tremia q nem vara verde....kkkkkk...

                olha como tudo q saí de suas mãos esse tapete ficou divino....eu vou com toda certeza fazer um desse....deve ser tão gostosinho de pisar néh....lindooooooooooooooooo...de encher os olhos o tapete a almofada....aliás acho mesmo q vou ficar com a idéia da almofada pq meu marido tem dó de pisar os tapetes q faço....e eu fico nervosa com ele....kkkkkk...
                miga sou sua amiga e sua mega fã obrigada do fundo do coração pelo comentario
                te dolu viu
                uma super semana pra vc cheia de benção
                bjs
                Angela

                ResponderExcluir
              41. Oi amigona!
                Sempre nos supreendendo com seus trabalhos criativos e maravilhosos e o melhor é que ainda tem tempo e paciência de ensinar passo a passo...isso não tem preço Sônia!
                Por isso gostei do seu recadinho de não perder mais tempo postando e respondendo os comentários maldosos de gente sem ética, invejosa, sem moral e sem escrúpulos. Apoiado!!! Nosso tempo é muito precioso para desperdiçar com esse tipo de pessoas, rs.
                Melhor usar seu tempo para nos encantar com seu croche tão lindo , beijos e bom dia!

                ResponderExcluir
              42. Oi Sônia! Sempre dou uma passadinha por aqui pra espiar seu blog. Adoro seus posts porque sempre tem novidades.
                Muito legal esse tapete, deve ficar muito macio tbem... pra por no quarto dever ficar muito lindo!
                Beijos com carinho pra vc!
                Márcia

                ResponderExcluir
              43. oi,te visito todos os dias e gosto muito do seu espaço, moro em gyn e não possuo blog. Tenho uma sugestão para o seu tapete q ficou divino; ao inves de tela, poderia ser feito com a base de um tapete q vc fez meses atras,q era de PA e corrente e depois trabalha nele fazendo os desenhos quadrados, talves tenha pensado nisto, mas queria te dar esta sugestão, acho suas opiniões e ideias legais e suas ajudas tb, um abraço. cleia

                ResponderExcluir
              44. Bom Dia, Miguxa querida!
                Poxa! Estais com todo gaz, em todo vapor. Parabéns!
                Passei aqui para te dizer que em meu blog tem um MIMO pra vc que é mais do que merecido, se pudesse te daria um troféu daqueles de ouro.Um mega maravilhoso FDS!
                Muita saúde, paz e luz sempre!

                ResponderExcluir
              45. Olá Sônia!
                Esta idéia foi 10 ! Parece aqueles tapetes importados de algodão que achamos em lojas de departamentos!
                Parabéns, ficou lindo!
                Bj
                Jussara

                ResponderExcluir
              46. Hola Sonia, no habia visto un tejido asi antes, me gusto, te dejo un abrazo amiga cariños

                ResponderExcluir
              47. Lindo ete modelo de tapete e/ou almofada, parece muito fofo e confortável, mas deve dar um trabalho...Adorei a ideia do Clube do Coche, só vc mesmo para presenter aquelas, que assim como eu, não possui um blog, termos um local onde poderemos mostrar o nosso trabalho.
                tenha um otimo final de semana.
                elizabeth
                eljeso@bol.com.br

                ResponderExcluir
              48. Mulher vc é impossível mesmo!
                A-d-o-r-e-i a idéia ... ficou lindo... parabéns.
                bjs mil
                Ana

                ResponderExcluir
              49. Oi!!!
                Adorei a idéia do tapete!
                SHOWWWW!!!
                Beijo,

                ResponderExcluir
              50. Acho belíssimo os seus trabalhos, mas gostaria de perguntar se não há como tornar o blog mais leve, pois não consigo navegá-lo inteiramente sem antes travar o meu computador. Abraços e parabéns pelo talento.

                Vilma - SP

                ResponderExcluir
              51. MENINA!!! QUE PEÇA MARAVILHOSA. AMEI A ALMOFADA FICOU MUITO LINDA E CONFORTAVEL, E MUITO OBRIGADA PELO PASSO-A-PASSO FICOU LINDO E IMAGINE UMA COLCHA USANDO FIOS COLORIDOS!!!.
                UM ABRAÇO
                ELAINE

                ResponderExcluir
              52. Sonia, vc foi simplesmente brilhante nesse seu trabalho, estou orgulhosa e feliz por suas criações. Quando criamos uma peça e a podemos intitular de "minha autoria" dá um orgulho danado não dá?
                Parabéns princesa, tenho muita saudade de vc no grupo e no dia a dia. Parabéns, sucesso sempre.
                Beijos no coração.

                ResponderExcluir
              53. Such a great idea to crochet onto a mesh background! I'll have to remember that. (sorry for the English comment)

                ResponderExcluir
              54. Muito linda e bem original!!
                Adoro suas idéias amiga!!
                Bjão!!
                Márcia

                ResponderExcluir
              55. OI Sonia,

                Tenho passeado por aqui aprendendo sobre o sitemeter, e voce e Márcia me ajudaram muito com os pap. Agora , amei este teu trabalho de croche em tela, que originalidade, sei fazer croche, mas não faço há milhões de ano, e não é que fiquei com cócegas de fazer este. Acredito mesmo que o objetivo, de nós blogueiras, e despertar esses desejos, e quanto ao fato do recebimento de comentários "indesejáveis", acredito mesmo que o melhor é a indiferença, pois temos muito, muito mais o que fazer, do que dar trelha para pessoas de mal consigo mesmas. Adorei teu espaço.Voltarei...

                Beijinhos
                Cidinha

                ResponderExcluir
              56. Oie..
                Lindo seu blog amei seus trabalhos.

              57. Bom dia Sônia

                Amei todos os trabalhos postados, parabéns!!
                Sou nova nesse maravilhoso vício do crochê e a cada dia fico maravilhada com a criatividade e capricho das pessoas.
                Vi também um comentário seu sobre fazer a própria tela de crochê, como é isso? Dá para você dar uma dica?
                Abraços

                Elaine Alisauska

                Tupã, SP

                ResponderExcluir
              58. Oi Sônia,
                Realmente seus trabalhos são lindíssimos. Parabéns!!!
                Gostaria de saber se você da cursos, faz exposição ou tem apostilas de seus trabalhos.
                Abraços,
                Vera
                vlhbarbosa@hotmail.com
                -por favor entre em contato-

                ResponderExcluir
              59. belgüzar gedik para mim 03/03/09

                merhaba teşekkürler kırlent çok zarıf

                ResponderExcluir
              60. Olá, Sonia sou Elaine Cardozo e confesso que estou encantada com o seu trabalho cada um mais lindo do que o outro... gostaria muito de fazer um tapete que você postou é aquele tapete de croche feito em tela, queria que você me desse o passo a passo tanto para fazer a tela como para fazer o tapete... ficaria grata... após fazer postaria aqui para você ver... meu email é elainebernardoisaias@hotmail.com.br
                beijinhos...

                ResponderExcluir
              61. Rõ Campos Crochê, disse no Facebook:

                Simplesmente maravilhoso... saudades de vc Sonia..... bjs

                há 21 minutos

                ResponderExcluir
              62. Concy Boscarino, disse no Facebook:

                Molto bello!!!

                há 19 minutos

                ResponderExcluir
              63. Dani Nascimento, disse no Facebook:

                ‎Sonia Maria vc tem razão , tem gente que não tem competencia (como vc) para criar os próprios graficos e fica copiando. Muda algum detalhe e ACHA que ninguem vai perceber. E pior que isso acontece em varios seguimentos. Um Abuso!!!

                há 13 minutos

                ResponderExcluir
              64. Olá, Dani Nascimento!

                Você leu minha matéria aqui no blog... Eu vivo falando sobre isso... Acho que não me cansarei de bater nessa tecla.
                Muito Obrigada, pelo seu apoio e carinho!

                Beijos

                ResponderExcluir
              65. Cibeli Morikawa, disse no Facebook:

                Seus trabalhos são lindooosssssss! fico encantada com cada um! Parabéns!!

                há ± 1 hora

                ResponderExcluir
              66. Muito Obrigada, Cibeli Morikawa! Estou muito feliz por saber...
                Bjs

                ResponderExcluir
              67. Iris Manhani, disse no Facebook:

                ‎Sonia Maria, como sempre lindos trabalhos. parabéns ! bjos

                há 52 minutos

                ResponderExcluir
              68. Vovo Do Croche, disse no Facebook:

                Lindas parabens

                há 18 horas

                ResponderExcluir
              69. Maria Regina de Souza, disse no Facebook:

                Sonia, que trabalho lindo e útil, parabéns, bjs.

                há 18 horas

                ResponderExcluir
              70. Blog Lilika Tricô, disse no Facebook:

                Ficaram lindas!

                há 16 horas

                ResponderExcluir
              71. Mara Silveira, disse no Facebook:

                Maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaa

                há 11 horas

                ResponderExcluir
              72. Veronica Maester, disse no Facebook:

                Amei suas peças ficaram lindas!!! Parabéns!!!

                há 2 horas

                ResponderExcluir
              73. Sonia Maria Rodrigues Santos, disse no Facebook:

                divinas.....

                há ± 1 hora

                ResponderExcluir
              74. Maria Teresa Mattos, disse no Facebook:

                estou simplesmente apaixonada pelos seus trabalhos....um abraço!

                há 6 minutos

                ResponderExcluir
              75. Nerli Lemos, disse no Facebook:

                lindos seus trabalhos!!!!

                há 4 minutos

                ResponderExcluir
              76. Maria Teresa Mattos,disse no Facebook:

                obrigada Sônia

                há 13 horas

                ResponderExcluir
              77. Fernanda Correia,disse no Facebook:

                Adorei seu trabalho.

                há 13 horas

                ResponderExcluir
              78. Paula Nogueira,disse no Facebook:

                Lindo! Amei a idéia!

                há 11 horas

                ResponderExcluir
              79. Gislaine Soares,disse no Facebook:

                lindissima

                há 10 horas

                ResponderExcluir
              80. Vanda Maria,disse no Facebook:

                Sonia, ri muito de mim mesma. Pensei que fosse o fio que se chamava rim franjas. Só depois que vi a almofada na cadeira, baixinha, é que me dei conta. kkkkkk É a idade!

                há 8 horas

                ResponderExcluir
              81. Benícia Prado,disse no Facebook:

                ‎Sonia Maria, eu amei demais essa almofada, já imaginei fazer um bolero, uma bolsa, meu Deus deve ficar divino tb. beijos

                há 7 horas

                ResponderExcluir
              82. Gisele Sanches,disse no Facebook:

                Sonia, você faz coisas lindas! Me inspiro muito em seu trabalho e uso muito suas dicas! Obrigada por me aceitar como amiga! Fiquei muito feliz! Grande abraço!

                há 6 horas

                ResponderExcluir
              83. Zilene Marum,disse no Facebook:

                Que linda e super diferente! Adoro tudo que vc faz! Bjks...

                há 5 horas

                ResponderExcluir
              84. Jackeline Siqueira,disse no Facebook:

                Que lindos trabalhos como sempre. Senti sua falta, era por isso q vc andava sumida, né? Estava trabalhando p/nos trazer mais coisas bonitas, bjs e bom fim de semana

                há 5 horas

                ResponderExcluir
              85. Mihaela Miron, disse no Facebook:

                Love it!♥ beautiful!

                há 8 horas

                ResponderExcluir
              86. Flávia Diniz, disse no Facebook:

                muito linda... mas pq chama "almofada de rin" ?

                quinta às 14:13

                ResponderExcluir
              87. Rosana Guimaraes, disse no Facebook:

                lindo

                quinta às 14:30

                ResponderExcluir
              88. Danielle Todesco S, disse no Facebook:

                Que lindo!!!

                quinta às 14:42

                ResponderExcluir
              89. Olá, Flavia Diniz!
                Essa almofada se chama almofada de rim porque ela é estreita e longa e quando a usamos ela fica encaixada exatamente na região dos rins...
                Beijos

                ResponderExcluir
              90. Selma Rose, disse no Facebook:

                Q lindooo !Amei...

                quinta às 14:12

                ResponderExcluir
              91. Benícia Prado, disse no Facebook:

                lindissimo, amei essa almofada Sonia Maria, beijos

                há 7 horas

                ResponderExcluir
              92. Glória C. Luz, disse no Facebook:

                Que maravilhosa!!! amei.

                quinta às 15:32

                ResponderExcluir
              93. Paula Virginia Dantas, disse no Facebook:

                Sônia que lindo vc é demais mesmo nas suas criações.Parabéns

                há 10 horas

                ResponderExcluir
              94. Marinela Alves, disse no Facebook:

                Olá Sónia obrigada por esta ideia que é otima creio que me vai ajudar muito bons rabalhos muita inspiração e bom fim de semana

                há 14 horas

                ResponderExcluir
              95. Angèlica Vàsquez, disse no Facebook:

                Hola querida Sonia, hace mucho que no estaba por acà, es de esperar que estès muy bien, me ha gustado muchìsimo tu trabajo es muy ùtil, intentarè realizarlo.- Cuìdate saludos desde Chile muchos besitos, adios.-

                Ontem às 03:05

                ResponderExcluir
                Respostas
                1. Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, Angélica!
                  Beijos!

                  Excluir
              96. meu nome é Rita sou crocheteira há muitos anos e nunca vi esse tipo de trabalho estou encantada com certeza farei um tapete como esse para mim parabêns.

                ResponderExcluir
                Respostas
                1. Rita, estou muito feliz por saber que consegui te encantar com o meu tapete que depois acabou virando almofada :-)
                  Se o fizer me mande foto... Vou adorar ver o seu e também anotar aqui no blog que você o teceu...
                  Uma semana linda para você, amiga!
                  Beijos

                  Excluir
              97. Oi Sônia, parabéns pelo trabalho! Amiga, eu não consegui encontrar como fazer a tela de crochet para tecer aquele lindo tapete. Você poderia me dizer onde encontrar? Um abraço e continue valorizando o seu trabalho, afinal, ninguém pode tomar para sí o que já é de alguém! Beijo.

                ResponderExcluir
                Respostas
                1. Socorro Braga, postei o gráfico da tela de crochê e também o passo-a-passo de como tecê-la. Quanto a tela para bordar tapetes, essa você encontra em qualquer bazar que venda aviamentos.
                  Muito Obrigada pelo seu apoio, amiga!
                  Beijos

                  Excluir
              98. Obrigada por partilhar conosco esta linda almofada!
                Quero te convidar pra participar da divulgação de blogs no http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/