09 dezembro 2015

TAPETE DE CROCHE PARA O NATAL NO PONTO DIAGONAL

 Olá, amiga(o)!

Teci esse TAPETE DE BARBANTE EM CROCHÊ PONTO DIAGONAL ENCAIXADO para minha nora, Lara. Ela quis no modelo e cores dos meu Jogo de Crochê Ponto Diagonal para o Natal (links de todas as peças e posts no final dessa paginal)

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Barbante nº 6 (Barroco MaXcolor) cores:
    • vermelho 3635
    • natural  
    • verde 5767, no entanto, devido ao uso do natural ao invés do branco, recomendo o verde musgo. Achei que esse verde ficou muito vibrante. 
  • MEDIDAS:
    • 78 cm de largura x  28 Carreiras de Altura.
ORDEM DAS CORES:
  • 1ª e 2ª Carreira = Vermelho;
  • 3ª e 4ª Carreira = Verde e
  • 5ª e 6ª Carreira = Natural (você pode usar o branco se preferir).
  • Repita esse grupo de 6 Carreiras, mudando a cor do fio de 2 em 2 Carreiras (carr), até atingir a altura que você queira para o seu tapete.

GRÁFICO:

LEGENDA:

   O = Correntinha (corr);

   T = Ponto Alto Alongado (paa);
   º

  •  = Ponto Baixíssimo (pbx).

BASE:
{[(º) x 208]}= 208
Com o Barbante Vermelho, teça um Fio Base com 208 Correntinhas (corr);

1ª CARREIRA: 
{[26 x (ººº T T T ººº + .)]} = 26 Blocos de Pontos
                  º º º
Nessa Carreira (carr) teceremos 26 bloquinhos de Pontos individuais, contendo cada um deles, o equivalente a 6 Pontos (pts) = 3 Correntinhas (corr) + 3 Pontos Altos Alongados (paa) + 3 Correntinhas (corr)+ 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

  • 1º Bloquinho de Pontos: 
    • Com o fio Vermelho, teça + 3 Correntinhas (corr), para iniciar a Carreira (carr).
    • Na 5ª Correntinha (corr), contadas a partir da agulha, teça 1 Ponto Alto Alongado (paa);
    • Na 6ª Correntinha (corr), contadas a partir da agulha, teça 1 Ponto Alto Alongado (paa);
    • Na 7ª Correntinha (corr), contadas a partir da agulha, teça 1 Ponto Alto Alongado (paa);
    • Pule 4 Correntinas (corr);
    • Na 5ª Correntinha teça 1 Ponto Baixíssimo (pbx);
      • Está pronto o 1º Bloquinho de Pontos.
  • 2º e Demais Bloquinho de Pontos: 
    • Pule 4 Correntinhas (corr);
    • Teça 1 Ponto Alto Alongado (paa), inserindo a Agulha na 5ª Correntinha (corr), contadas a partir da agulha;
    • Na 6ª Correntinha (corr), contadas a partir da agulha, teça 1 Ponto Alto Alongado (paa);
    • Na 7ª Correntinha (corr), contadas a partir da agulha, teça 1 Ponto Alto Alongado (paa);
      • Pule 4 Correntinhas (corr);
    • Na 5ª Correntinha teça 1 Ponto Baixíssimo (pbx);

  • Teça dessa forma até o final da Carreira (carr).
2ª CARREIRA:
{[4 x (.)] + [24 x (ººº T T T T + .)]} = 24 Blocos de Pontos
                                   º º º º 

Nessa Carreira (carr) caminharemos tecendo Pontos Baixíssimos (pbx) + 24 Bloquinhos de Pontos (pts), contendo cada um deles, o equivalente a 6 Pontos (pts) = 3 Correntinhas (corr) + 4 Pontos Altos Alongados (paa) + 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
  • Gire o trabalho para o avesso;
  • Ainda com o fio Vermelho, teça Pontos Baixíssimos (pbx), no topo dos Pontos desse ultimo Bloquinho de Pontos; 

1º Bloquinho de Pontos: 
  • A seguir teça, 3 Correntinhas (corr), que correspondem ao 1º Ponto (pt);
  • Sobre as 3 Correntinhas do ultimo Bloquinho de Pontos, teça, 4 Pontos Altos Alongados (paa).
  • Teça 1 Ponto Baixíssimo (pbx) no topo das 3 Correntinhas (corr) do Bloquinho da Carreira anterior.
Do 2º ao 24º Bloquinho de Pontos:

  • Teça da mesma forma que teceu o Bloquinho anterior, ou seja: 3 Correntinhas (corr) +  4 Pontos Altos Alongados (paa), sobre as 3 Correntinhas (corr) do ultimo Bloquinho de Pontos, teça, + 1 Ponto Baixíssimo (pbx) no topo das 3 Correntinhas (corr), do Bloquinho da Carreira anterior.
  • Continue tecendo dessa forma até o final da Carreira (carr).
  • Corte o fio vermelho.
3ª e 4ª CARREIRAS:
Com o fio Verde,
  • Teça essas 2 Carreiras (carr), e as demais desse tapete da mesma forma que teceu a 2ª Carreira (carr), mudando apenas a cor do Barbante de 2 em 2 Carreiras (carr) .
5ª a 6ª CARREIRAS:
Barbante Natural

7ª e 8ª CARREIRAS:
Barbante Vermelho

9ª e 10ª CARREIRAS:
Barbante Verde

11ª e 12ª CARREIRAS:
Barbante Natural

13ª e 14ª CARREIRAS:
Barbante Vermelho

15ª e 16ª CARREIRAS:
Barbante Verde

17ª e 18ª CARREIRAS:

Barbante Natural

19ª e 20ª CARREIRAS:
Barbante Vermelho

21ª e 22ª CARREIRAS:
Barbante Verde

23ª e 24ª CARREIRAS:

Barbante Natural

25ª e 26ª CARREIRAS:
Barbante Vermelho

27ª e 28ª CARREIRAS:
Barbante Verde

  • Corte o fio. Com a Agulha de Tapeceiro arremate as pontas.
  • Está pronto o tapete.
PEÇAS QUE TECI COM O PONTO DIAGONAL:

GRÁFICO SOBRE FOTO:

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho, 

13 comentários:

  1. Lindo!Amei!
    O meu vai ficar pro próximo ano...
    Obrigada pelo post.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber que você gostou, Márcia! Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  2. ADOREI ESSE TAPETE. O PONTO É LINDO E AS CORES SÃO PERFEITAS PARA O NATAL.
    UM ABENÇOADO NATAL PARA VOCÊ TODA A SUA FAMÍLIA. FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lucia Rodrigues! Adorei saber que você gostou! Desejo o mesmo para você e sua família. Fique com Deus, você também. Beijos

      Excluir
  3. oi, Sônia!
    Tudo bem?
    Lindíssimo o tapete! Dá até dó de pisar :-)
    Sônia, depois de dois anos, estou retomando meu blog! Senti muita falta de compartilhar as receitas, os achados... enfim! Estou muito feliz de voltar e de voltar com o primeiro nome que ele teve: Modernizando o crochê (lembra? rsrsrs).
    Estou atualizando as postagens aos poucos e consertando os links de imagens. As primeiras que vou consertar são as de PAP. Quando puder, faça uma visita :http://modernizandocroche.blogspot.com.br/
    Beijos,
    Debora Alves (agora tem o "Salgado" de casada ;-) )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me lembro sim, Debora! Senti sua falta... Estou feliz por te ver de volta ao mundo do crochê. Vou te fazer uma visita. Adoro seu crochê! Te desejo muito sucesso. Beijos

      Excluir
  4. Sonia piękny dywan taki świąteczny.Życzę wesołych świąt .Dziękuje za odwiedziny na moim blogu.serdecznie pozdrawiam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dziękuję, przyjacielu! Życzę wesołych świąt, też! Serdecznie pozdrawiam.

      Excluir
  5. Belle carpète merci des éxplications Marie-Claire

    ResponderExcluir
  6. Amei como amo todos seus trabalhos.
    Vou fazer pra dar de presente no dia das mães e, como minha família é bem grandinha vou começar logo.