FLOR DE CROCHET - DE ENROLAR

Publicação: Jun de 2007
1ª Atualização: 22 de fevereiro de 2010

2ª Atualização: 16 de jan de 2015

Olá, amiga (o)!

Essa FLOR DE CROCHÊ delicada, fiz para colocar na CAPA DE CROCHÊ da minha agenha. Para o seu miolo cobri uma bolade croche marrom para constratar com a cor da flor. 

PASSO-A-PASSO E GRÁFICO DA FLOR DE CROCHE :

MATERIAL NECESSÁRIO:
Linha Anne na sua cor preferida;
Agulha para Crochê 1,75 mm;
Agulha de Tapeceiro e Tesourinha, para o arremate. 

GRÁFICO DA FLOR DE CROCHÊ:

LEGENDA:

       º        = Correntinha (corr);
     ººº       = 3 Correntinhas (corr);
       |        =  Ponto Alto (pa);
     \||/      = Leque com 4 Pontos Altos (pa);
    \|||/      = Leque com 5 Pontos Altos (pa), parte inferior da Pétala;
.ººº|||ººº. = Parte superior da Pétala.

BASE: {52 (º)}
Teça 1 fio com 52 Correntinhas ( corr) para  a base;
1ª CARREIRA: {(ººº\||/) + 17 (\|||/)} 

Nessa carreira teceremos as Bases de todas as Pétalas... Para isso teça:

3 Correntinhas (corr), para subir e iniciar a carreira (Considere-as como o 1º pa);
Na Base das 3 Correntinhas (corr), ou seja, na 4ª Correntinha (corr) contadas a partir da Agulha, teça um Leque composto de 4 Pontos Altos (pa), completando assim um Leque composto de 5 Pontos Altos (pa);
Pule 2 Correntinhas (corr), 
Na 3ª Correntinha (corr), teça outro Leque com 5 Pontos Altos, dessa vez com 5 Pontos Altos (pa);
Continue tecendo Leques com 5 Pontos Altos (pa) até completar os 18 Leques.

2ª CARREIRA: {(ººº|||ººº.) + 17 (.ººº|||ººº.)} 
Nessa carreira daremos uma forma arredondada as Pétalas...

Teça 3 Correntinhas (corr) para subir +
1 Ponto Alto (pa), em cada um dos 3 Pontos da carreira anterior +
3 Correntinhas (corr) +
1 Ponto Baixíssimo (pbx), no próximo Ponto Alto (pa), para fixá-las +
1 Ponto Baixíssimo (pbx), no 1º Ponto Alto do próximo leque + 
3 Correntinhas (corr), para subir + 
3 Pontos Altos (pa) + 
3 Correntinhas (corr) +
1 Ponto Baixíssimo (pbx) e assim sucessivamente até o final das 18 pétalas...

MONTAGEM DA FLOR:

Depois da Tira de Pétalas pronta chegou a hora de enrolá-la. Enrole pétala sobre pétala formando um canudinho. 
Se você a quiser mais fechada aperte bem quando estiver enrolando. 
Se você a quiser mais aberta enrole-a mais soltinha. 
Com 1 agulha de bordar e mesma linha do croché costure a base já enrolada para que ela fique no formato que você escolheu.
Está pronta a flor.

Se quiser colocar uma bolinha no miolo da flor, como eu fiz, faça uma bolinha de croche: 

GRÁFICO DA BOLINHA DE CROCHÊ:

Agora é só fixar a Bola de Crochê no centro da flor. Se ficar grande diminua os pontos na base, assim sua bola ficará menor. Se ficar pequena aumente os pontos na base que assim a bola ficará maior.

Fiz um PAP com foto para que você possa levar uma cópia. 

Clique na imagem para ampliá-la...

  1. Oi amiga Sonia,
    Unfortunately I haven't a translator in the English of Turkish.I can use first in English, in German if I of you a message get. Today is the father's day in Turkey and it gives the largest examination for the students, those into the university go want.My older daughter is in the 4th class in University.She becomes agricultural engineer those others is 11 years old they goes into the 7th class. I thought also you with the soccer game between Turkey and Brazil.I'm happy that you are better.I wish to your daughter very
    much luck and success in examination.I kiss you...my sweet friend...hugs for you!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi friend,
      Thank you very much for your attention and affection to my daughter ... I wish you and your children all the best ... kiss and hugs for you too!

      Excluir
  2. Exuce me, Sonia!I forget unfortunately your Layer of Crochet for the agenda is very beautiful.If you me permits, can I copy this Layer on my blog.I link you, too...good bye...have a good sunday!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, amiga! Infelizmente não posso permitir que você post tudo no seu blog. Post apenas a primeira foto e faça o link. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho! Beijos

      Excluir
    2. Glad you liked it, friend! Unfortunately I can not allow you to post it to your blog. Post only the first frame and link me. Thank you very much for your attention and affection! Kisses

      Excluir
  3. Oieee Sônia!
    Obrigada pelos comentárioss!! Que semana corrida que eu tive...e tu tbm pelo jeito hein?
    Cheia de novidades no blog!!

    Adorei sua florzinha!!
    Ficou super criativa!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei essa sua capa...na verdade sou fã do seu blog...já copiei o porta agulhas em tons de verde(só não fotografei ainda), alguns squares e agora vou copiar essa capinha linda!!!obrigada vcé muito talentosa!!um bjão!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pela atenção e carinho, Ana! Vou passar no seu blog pra ver as peças que você fez inspirada nas minhas... Beijos

      Excluir
  5. Oii Sô,tdo bem?
    tava aqui passeando no seu blog, pq andei sumida..
    e menina do céu..
    vc está cada vez mais power nos gráficos,..
    Como consegue os desenhos dos pontos?
    no paint mesmo, ou em site próprio para croche..esse da flor
    da capa de sua agenda, ficou incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, faço meus gráficos no paint e também usando alguns programas de crochê... No entanto esse não fui eu quem desenhou... É de uma revista japonesa antiga... Muito Obrigada pela atenção e carinho! Beijos

      Excluir
  6. OIE,VIM DAR UMA OLHADINHA E VI QUE VC ARREBENTA NO QUE VC FAZ.SEUS TRABALHOS SAO LINDOS.QUE
    JESUS TE ABENCOE.FELICIDADES.AH,EU ME CHAMO BEATRIZ.

    ResponderExcluir
  7. Olá Sonia, bom dia: Me encanta tudo que vc faz. Obrigada por compartilhar conosco tantas coisas lindas.

    ResponderExcluir
  8. Lindo seu trabalho, parabéns pela dedicação e capricho!!
    ótima semana!
    bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zeli, muito obrigada pelo seu carinho e atenção! Estou feliz por saber que você gostou! Beijos