4º SOUSPLAT DE CROCHE GRANNY BARRAS DIVERSAS

Olá, amiga(o)!

Hoje quero te mostrar como teci o 4º SOUSPLAT DE CROCHE GRANNY do Jogo de 8, dos quais cada um tem uma barra diferente do outro. A parte central, no Ponto Granny, é a mesma do 1º Sousplat, link mais abaixo. Portanto, neste post, te mostrarei apenas como tecer a barra. 

Na foto 1ª foto, as Barras de nº 3, 4 e 1, (enumeradas de acordo com os seus posts). Depois que terminei todos, para que ficassem do mesmo tamanho, adequei algumas barras acrescentando carreiras.  A 3ª e a 4ª, estão ainda na sua forma original.

MEDIDA:
+ ou - 37 cm de diâmetro.
1 cm = 0,393701 in 37 cm x 0,393701 = 14,566937 in

MATERIAL NECESSÁRIO:

Linha Anne, 7625, tecida com 2 fios. Gastei 1 novelo e um pouco do outro, para tecer uma peça;
Agulha para Crochê 3 mm;
Tesourinha e Agulha de Tapeceiro, para o arremate. 

GRÁFICO DA BARRA ORIGINAL , ou seja, antes do aumento:

Veja, no vídeo a seguir, como tecer o Ponto Puff:

LEGENDA:
 .  = Ponto Baixíssimo (pbx);
o ou 0 = Correntinha (corr);
x = Ponto Baixo (pb)
T = Ponto Alto (pa);
\||/ = 4 Pontos Altos em um mesmo espaço (4 pame);
.o o o = Ponto Picô = 3 corr + 1 pbx;
((|)) = Ponto Puff;
/ºº= Alça de 2 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Alto      (pa) = (Chain 2 + Double = ch 2 +dc 1);

GRÁFICO DA BARRA COMPLETA:

BARRA DE CROCHE PUFFS:
1ª CARREIRA:
{(ºººººº) + (xººººº) + .... + (/ºº)}

Nessa Carreira tecermos Alças de 5 Correntinhas + 1 Ponto Baixo da seguinte forma:

- 1ª Alça de Correntinhas (corr) = (ºººººº):
Teça 6 Correntinhas (corr). Considere a 1ª Correntinha (corr) = 1 Ponto Baixo (pb).

- Da 2ª a Penúltima Alça = (xººººº):
Teça 5 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Baixo (pb) 

- Última Alça = (/ºº):
Feche a Carreira com uma Alça composta de 2 Correntinhas + 1 Meio Ponto Alto (mpa). 

2ª CARREIRA:
... + [(ºººº ((|)) + (ººº.) + (ººº) + (x)] +[(ººººº) + (x)+ 
[(ººº) + ((|)) + (ººº .) + (ººº) +(x)] + 
[(ººººº) + (x)+...

Nessa Carreira (carr) teceremos Pontos Puffs intercalados por Alças de Correntinhas:
1º Ponto Puff entre Alças de 3 Correntinhas (corr):
... + [(ºººº ((|)) + (ººº.) + (ººº) + (x)] +

Teça 1 + 3 Correntinhas (corr)  +
Considere a 1ª Correntinha (corr) = 1 Ponto Baixo (pb).
1 Ponto Puff +com 5 Alças +
1 Ponto Picô composto de 3 Correntinhas (corr) e fechado com 1 Ponto Baixíssimo (pbx) na 3ª Correntinha (corr) +
3 Correntinhas (corr) +
1 Ponto Baixo (pb) no centro da Alça seguinte.
Alça de Correntinhas:
[(ººººº) + (x)] +
Teça 1 Alça de 5 Correntinhas (corr) + 
1 Ponto Baixo (pb), no centro da Alça seguinte.
2º e demais Pontos Puff entre Alças de 3 Correntinhas (corr):
[(ººº) + ((|)) + (ººº .) + (ººº) +(x)] +

Teça 3 Correntinhas (corr) +
1 Ponto Puff +com 5 Alças +
1 Ponto Picô composto de 3 Correntinhas (corr) e fechado com 1 Ponto Baixíssimo (pbx) na 3ª Correntinha (corr) +
3 Correntinhas (corr) +
1 Ponto Baixo (pb) no centro da Alça seguinte.
 Alça de 5 Correntinhas:
[(ººººº) + (x)] +

Teça 1 Alça de 5 Correntinhas (corr) + 
1 Ponto Baixo (pb), no centro da Alça seguinte.
E assim, sucessivamente, até a ultima Alça:
Última Alça: 
[(/ºº) + (x)] +

Feche a Carreira (carr) com uma Alça composta de 2 Correntinhas (corr) + 
1 Ponto Alto (pa).

 3ª CARREIRA:
... + [(ººº ((|) + (ººº.)+
[(ººº) + (x) + (ººº) + 
((|)) + (ººº .)] + 
[(ººº) + (x) + (ººº) +...

Nessa Carreira (carr) teceremos Pontos Puffs intercalados por Alças de Correntinhas:

1º Ponto Puff :
... + [(ººº ((|) + (ººº.)+

Teça  3 Correntinhas (corr). 
Considere essas 3 Correntinhas (corr) = a 1ª Alça do Ponto Puff +
1 Ponto Puff com 4 Alças +
1 Ponto Picô composto de 3 Correntinhas (corr) e fechado com 1 Ponto Baixíssimo (pbx) na 3ª Correntinha (corr) +

Alça de Correntinhas:
[(ººº) + (x) + (ººº) +

Teça 1 Alça de 3 Correntinhas (corr) + 

1 Ponto Baixo (pb), no topo da parte detrás do Puff da Carreira Anterior +
1 Alça de 3 Correntinhas (corr).

2º e demais Pontos Puff entre Alças de 3 Correntinhas (corr):
((|)) + (ººº .)] + 

Teça 1 Ponto Puff  com 5 Alças +

1 Ponto Picô composto de 3 Correntinhas (corr) e fechado com 1 Ponto Baixíssimo (pbx) na 3ª Correntinha (corr) +

Alça de 5 Correntinhas:
[(ººº) + (x) + (ººº) + 

Teça 1 Alça de 3 Correntinhas (corr) + 

1 Ponto Baixo (pb), no topo da parte detrás do Puff da Carreira Anterior +
1 Alça de 3 Correntinhas (corr).

E assim, sucessivamente, até a ultima Alça:

Última Alça: 
[(/ºº) + (x)] +

Feche a Carreira (carr) com uma Alça composta de 2 Correntinhas (corr) + 

1 Ponto Alto (pa).

Na foto, a seguir, as barras 3, 4 e 1, enumeradas contando de cima para baixo. 

Links para os outros Sousplats desse Jogo:
1 - Sousplat de Croche Granny Barra 1
2 - Sousplat de Croche Granny Barra 2
3 - Sousplat de Croche Granny Barra 3
4 - Sousplat Barra 4 é o deste post.
5 - Sousplat de Croche Granny Barra 5
6 - Sousplat de Croche Granny Barra 6
7 - Sousplat de Croche Granny Barra 7
8 - Sousplat de Croche Granny Barra 8

Agora, só faltam 4... 

  1. Sônia,
    Bom dia!
    Difícil escolher o mais bonito, o detalhe da barra faz a diferença. Vi que vc teceu com Anne fio duplo. Você acha que esse modelo ficaria bom em barbante nr.4? Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai ficar lindo no barbante nº 4. Talvez vc tenha que diminuir uma carreira da parte central. Vá tecendo e medindo. Se o fiar me avise. Quero anotar os dados uai para servir de referencia para outras leitoras.Bjs

      Excluir
  2. Ficaram maravilhosos! Adorei o modelo e adorei como a mesa fica linda!
    Ainda vou fazer os meus! :-)
    Mas agora estou às voltas com lembrancinhas de maternidade e enfeite de porta (terminei! Depois vc me diz o que achou:tá lá no blog http://modernizandocroche.blogspot.com.br/2016/02/enfeite-porta-de-maternidade-iv-mini.html).

    1. Estou feliz por saber que você gostou e pretende tecê-los, Debora Salgado! Obrigada, amiga! Vou agora no seu blog ver. Com certeza devem estar lindos! Beijos

      Excluir
  3. Todos estão lindos! Ficam elegantes na mesa! Quando estiver com tempo vou tecê-los para mim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou e pretende tecê-los, Vanita! Adorei sber, amiga! Quando publicá-lo mes avise. Quero muito ver os seus. Beijos

      Excluir
  4. Todos são encantadores, e deixam a mesa muito requintada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e atenção, Terezinha! Adorei saber que você gostou! Beijos

      Excluir
  5. Nina Dias, disse no Google +sábado, 12 de março de 2016 21:59:00 BRT

    Lindo! Sônia você é uma mestre no crochê! Parabéns! bjs Nina
    Em 23 de fevereiro de 2016 08:35