11 outubro 2015

BARRA DE CANTO EM CROCHE PONTO MUSGO DO TAPETE NOZINHO

Olá, amiga(o)!

Dia atrás publiquei o TAPETE DE CROCHÊ NO PONTO NOZINHO,  sem o gráfico e foto do Canto da sua Barra. Você que me segue já deve ter percebido que adoro fotografar as minhas peças :) Pois bem, acredita que consegui sumir a pasta dele com todas as suas fotos? Me lembro que, estava saindo de viagem e o publiquei rapidamente, com apenas o estritamente necessário. Quando retornei e tentei acessar a pasta, para completar o post, veio a surpresa...  A pasta das fotos havia sumido... Como? Não sei... Não a encontrei na lixeira. Fiz varredura no computador, revirei outras pastas e nada... Certamente a recortei para arquivá-la na pasta dos publicados, devo ter me distraído, e não fiz isso. O tapete já está muito longe... Por isso não publicarei a foto do canto dela aqui... Oportunamente, teço outro e aproveito para fotografá-lo :) 

Por esse motivo, hoje estou publicando apenas uma amostra da Barra dele, uma BARRA DE CANTO EM CROCHÊ NO PONTO MUSGO.  Sem o tapete se transformou em uma Moldura de crochê.

ATENÇÃO!
Essa Barra deve ser tecida em peças com numero impar de pontos. Portanto o seu Tapete, Manta ou qualquer que seja a peça onde vá tecê-la, é preciso estar com nº impar de pontos. 

A seguir ,
GRÁFICO APENAS DA MOLDURA DA BARRA:

PASSO-A-PASSO APENAS DA BARRA:
O  Passo-a-passo e o vídeo do Ponto do Tapete Nozinho está no post dele, link no início deste post. 
CARREIRA BASE PARA BARRA:
No Gráfico ela está circulada com Azul piscina.

  • PARTE DE CIMA DO TAPETE (na horizontal):
    • Depois do Tapete ou Manta pronto, inicie a Carreira tecendo 1 Ponto Baixo (pb).
    • Continue tecendo Pontos Baixos (pb) até o penúltimo ponto.
  • 1º CANTO:
    • No ultimo ponto teça:
    • 1 Ponto Baixo (pb) +
    • 2 Correntinhas (corr) + 
    • 1 Ponto Baixo (pb).  
      • Está pronto 1º Canto do Tapete ou Manta.
  • LATERAL ESQUERDA:
    • Teça Pontos Baixos (pb) até o penúltimo ponto dessa Lateral.
  • 2º CANTO:
      • No ultimo ponto teça:
      • 1 Ponto Baixo (pb) +
      • 2 Correntinhas (corr) + 
      • 1 Ponto Baixo (pb). 
  • PARTE DE BAIXO DO TAPETE (na horizontal):
    • Teça Pontos Baixos (pb) até o penúltimo ponto dessa Parte do Tapete.
  • 3º CANTO:
    • No ultimo ponto teça:
    • 1 Ponto Baixo (pb) +
    • 2 Correntinhas (corr) + 
    • 1 Ponto Baixo (pb).
  • LATERAL DIREITA:
    • Teça Pontos Baixos (pb) até o penúltimo ponto dessa Lateral.
  • 4º CANTO E FECHAMENTO DA CARREIRA:
    • Junto com o ultimo ponto, no Ponto Baixo (pb) onde você iniciou a Carreira (carr), teça apenas:
    • 1 Ponto Baixo (pb) + 
    • ATENÇÃO! 2 Correntinhas (corr) Fechadas Juntas, inserindo a Agulha no topo do Ponto Baixo (pb). 
    • Como se tece 2 Correntinhas (corr) Fechadas Juntas?
      • Observe que você tem 1 Ponto na agulha. ATENÇÃO! Não lace a linha, por enquanto.
    • Sem laçar a linha, insira a Agulha no Ponto Baixo (pb) do início da Carreira (carr) e volte. Não lace a linha ainda. Observe que agora você está com 2 Pontos na Agulha. ATENÇÃO! Agora, sim, lace a linha e volte soltando os 2 Pontos da Agulha. Está pronto... Você teceu 2 correntinhas fechadas juntas. 
    ATENÇÃO!Você observou que os tecemos da mesma forma que se tece 2 Pontos Baixos Fechados Juntos (pbfj). Só que, apenas pelo simples e importante fato desses 2 pontos não terem bases, eles se tranformam em Correntinhas (corr). Simples, não é mesmo?

    1ª CARREIRA DA BARRA EM PONTO MUSGO:
    • PARTE DE CIMA DO TAPETE:
      • Inicie tecendo 1 Ponto Baixo (pb) sobre essas 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj) +
      • 1 Correntinha (corr);
      • Pule o 1º Ponto Baixo (pb) da Carreira (carr) anterior e 
      • No próximo ponto, teça 1 Ponto Baixo (pb) + 1 Correntinha (corr).
      • Continue tecendo dessa forma até chegar no canto.
    • 1º CANTO:
      • Teça:
      • 1 Ponto Baixo (pb) +
      • 2 Correntinhas (corr) + 
      • 1 Ponto Baixo (pb); 
    • LATERAL ESQUERDA:
      • Teça:
      • 1 Correntinha (corr) para iniciar essa lateral.
      • A seguir continue tecendo:
      • 1 Ponto Baixo (pb) + 1 Correntinha (corr) até o próximo canto.  
    • 2º CANTO:
      • Teça:
      • 1 Ponto Baixo (pb) +
      • 2 Correntinhas (corr) + 
      • 1 Ponto Baixo (pb); 
    • PARTE DE BAIXO DO TAPETE:
      • Teça:
      • 1 Correntinha (corr) para iniciar essa lateral.
      • A seguir continue tecendo:
      • 1 Ponto Baixo (pb) + 1 Correntinha (corr) até o próximo canto.  
    • 3º CANTO:
      • Teça:
      • 1 Ponto Baixo (pb) +
      • 2 Correntinhas (corr) + 
      • 1 Ponto Baixo (pb); 
    • LATERAL DIREITA:
      • Teça:
      • 1 Correntinha (corr) para iniciar essa lateral.
      • A seguir continue tecendo:
      • 1 Ponto Baixo (pb) + 1 Correntinha (corr) até o final.  
    • 4º CANTO E FECHAMENTO DA CARREIRA:
      • No Ponto Baixo (pb) onde você iniciou a carreira, teça apenas:
      • 1 Ponto Baixo (pb) + 
      • ATENÇÃO! 2 Correntinhas (corr) Fechadas Juntas, inserindo a Agulha no topo do Ponto Baixo (pb).
    • 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª CARREIRA: 
      • Faça da mesma forma que você teceu a Carreira (carr) anterior. Apenas a última carreira (carr) será diferente no ultimo canto ou em todos os cantos se você preferir.
    • ÚLTIMA OU 7ª CARREIRA DA BARRA EM PONTO MUSGO:
      • Teça da mesma forma que você teceu as demais carreiras, até o ultimo canto. 
      • Chegando no ultimo canto teça apenas:
      • 1 Ponto Baixo (pb) + 1 Correntinha (corr). Corte o fio. Arremate da forma que consta na figura abaixo, ou seja... Com a Agulha de Tapeceiro faça a ultima correntinha (corr) emendada com o Ponto Baixo (pb), passando a Agulha no topo no Ponto Baixo (pb), de fora para dentro. A seguir insira a agulha no centro da correntinha (corr) anterior, de onde sai o fio que está na agulha inserinto a agulha de cima para baixo. Já está pronta a correntinha (corr). Arremate a ponta do fio.  

    DICA: 
    Se você preferir, você pode tecer, os cantos da ultima carreira, com apenas 1 Correntinha (corr), ao invés das 2 que teci. O canto ficará mais arredondado. Teste e escolha com quantas você quer tecer. Bjs

    OUTRAS PEÇAS QUE TECI COM O PONTO MUSGO:

    BONS CROCHÊS!

    Abraços com carinho, 

    13 comentários:

    1. Olá Sonia,
      Gostaria de primeiro parabenizá-la pelo seu trabalho e pelo maravilhoso blog.
      Sempre nos presenteando com lindas peças e excelentes gráficos.
      Quando postou o tapete de nozinho, fiquei apaixonada, acabei fazendo um bem grande (170x130 cm) para minha irmã.
      A barra foi feita com o ponto musgo, só que ficou um pouco diferente nos cantos. Ao em vez de fazer duas correntinhas, fiz pontos baixo. Ficou ótimo !!! Utilizei o fio Apolo 6 na cor cru. Se quiser posso te mandar as fotos, só não sei pra onde enviar.
      Beijos e muito obrigada.
      Maria Laura Rezende

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que notícia boa, Maria Laura! Seu tapete deve ter ficado lindo. Adorei a sua dica! Quero muito ver suas fotos. Mande para o meu email, se possível e me avise aqui o seu email, pra que eu possa localizá-lo. Obrigada pelo seu carinho e atenção! Bjs

        Excluir
    2. Sónia este ponto é bem interessante! Vou experimentar? Bj e já estou melhor da gripe!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Boas notícias! Adorei saber que você está melhor da gripe, Maria da Graça. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

        Excluir
    3. Que bom que você está melhor, amiga! Estou feliz por saber. Bjs

      ResponderExcluir
    4. Olá Sonia Maria ,
      Tenho duas plublicações suas , que você enviou para o meu email sobre o tapete de nozinho e o video do ponto.
      São estes que você perdeu?
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2015/02/video-ponto-de-croche-nozinho.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+FalandoDeCrochet+(FALANDO+DE+CROCHET)
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2015/02/tapete-tapete-de-croche-nozinhos-em.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+FalandoDeCrochet+(FALANDO+DE+CROCHET)

      ResponderExcluir
    5. Olà Sonia Maria!
      io uso molto sovente questo punto. mi piace proprio tanto e a vedere il tuo lavoro (quello piccolo) mi hai fatto venire voglia di creare delle piccole cornici portafoto.....
      Sei proprio bravissima anche per tutto quello che posti...
      un abbraccio. buona domenica!

      Eu uso muitas vezes este ponto. Eu gosto tanto dele e ver o seu trabalho (o pequeno) Você me fez querer criar molduras pequenas .....
      Você realmente é muito bom também para todos os lugares que ...
      um abraço. bom domingo!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou feliz por saber que te inspirei, Magali! Se as tecer, não se esqueça de me avisar. Vou adorar ver suas molduras e anotar aqui no blog que você as teceu. Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    6. Oi! Recebo sempre email seus com seus trabalho. E ainda tenho o seu post com a receita e o vídeo do tapete de nozinho.
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2015/02/video-ponto-de-croche-nozinho.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+FalandoDeCrochet+(FALANDO+DE+CROCHET)
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2015/02/tapete-tapete-de-croche-nozinhos-em.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+FalandoDeCrochet+(FALANDO+DE+CROCHET)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amiga, muito obrigada pela sua preocução em me ajudar! Fiquei sensibilizada com a sua atenção e carinho. Já resolvi, Claudia Lucia... Beijos no seu coração

        Excluir

    7. 12 de out

      para mim
      Bom Diaaaaaa. Que Deus esteja sempre com você.

      Ficou perfeito, adorei, muito obrigada. um forte abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Adorei saber que você gostou, Marta! Obrigada pelo carinho e atenção! Beijos