19 setembro 2015

PONTO MUSGO NO CROCHE

Olá, amiga(o)!

Hoje quero te mostrar como se tece o PONTO MUSGO NO CROCHE. Um ponto muito simples, fácil e gostoso de tecer... Ele é composto, apenas, de PONTOS BAIXOS (pb) intercalados por CORRENTINHAS (corr).

3 FORMAS DE INICIAR E FINALIZAR CARREIRAS DO PONTO MUSGO COM GRAFICO E PASSO-A-PASSO:

GRÁFICO:

PASSO-A-PASSO DE COMO TECER O PONTO MUSGO:

1. FORMA TRADICIONAL:

  • Base:
    • Teça um Fio Base de Correntinhas (corr);
  • 1ª CARREIRA (CARR):
    • Teça + 1 Correntinha (corr), para voltar;
    • A seguir, 1 Ponto Baixo (pb), inserindo a agulha na 2ª Correntinha (corr), contadas a partir da agulha; 
    • Depois disso, teça 1 Correntinha (corr);
    • Pule 1 Correntinha (corr) do Fio Base de Correntinhas (corr);
    • Teça 1 Ponto Baixo (pb); 
    • E assim sucessivamente até o final da Carreira (carr).
  • 2ª CARREIRA (carr):
    • Teça + 1 Correntinha (corr), para voltar;
    • 1 Ponto Baixo (pb), no ultimo Ponto Baixo (pb) da carreira anterior;
    • Teça 1 Ponto Baixo (pb), na Correntinha do espaço entre pontos da Carreira anterior;
    • Teça 1 Correntinha (corr);
    • Pule o Ponto Baixo (pb) da Carreira (carr) anterior;
    • E assim sucessivamente até o final da Carreira (carr).
  • 3ª e demais CARREIRAS:
    • Teça da mesma forma que teceu a 2ª.
    • Dessa forma a Borda do seu trabalho vai ficar sempre com 1 Correntinha (corr) saltando para fora.

2. INÍCIO COM APENAS 1 CORRENTINHA (corr):

  • Base:
    • Teça um Fio Base de Correntinhas (corr);
    • 1ª CARREIRA (CARR):
      • Teça 2 Correntinhas (corr), sendo que, uma é para voltar e outra em substituição do 1º ponto. 
      • Depois disso, teça 1 Ponto Baixo (pb), inserindo a agulha na 3ª Correntinha (corr), contadas a partir da Agulha; 
      • A seguir, teça 1 Correntinha (corr);
      • Pule 1 Correntinha (corr) do Fio Base de Correntinhas (corr);
      • Teça 1 Ponto Baixo (pb); 
      • E assim sucessivamente até o final da Carreira (carr).
      • 2ª CARREIRA (carr):
        • Teça + 2 Correntinha (corr), sendo 1 para voltar e a outra que ficará na mesma direção que do Ponto Baixo (pb) da Carreira (carr) anterior. Ela substitui o que seria o 1º Ponto Baixo (pb) da Carreira (carr), que você está iniciando. Portanto a teça sem colocar muita tensão (força). Observe no 2º gráfico que o inicio de cada carreira é apenas com  uma Correntinha (corr). Ele não está errado. É assim mesmo que devemos tecer para que a borda fique retinha como ficou a do meu Cachecol no Ponto MusgoPortanto, não teça Ponto Baixo (pb) no local que seria o 1º Ponto. Observe que o Ponto Baixo (pb) é tecido apenas no 2º ponto da carreira anterior. Assim a borda ficará retinha.
        • A seguir, teça 1 Ponto Baixo (pb),  na Correntinha (corr) do espaço entre pontos da Carreira (carr) anterior;
        • Depois, teça 1 Correntinha (corr);
        • Pule o Ponto Baixo (pb) da Carreira (carr) anterior;
        • E assim sucessivamente até o final da Carreira (carr).
      • 3ª e demais CARREIRAS:
        • Teça da mesma forma que teceu a 2ª.
      3 - INÍCIO COM APENAS 1 PONTO BAIXO (pb):

        • Base:
          • Teça um Fio Base de Correntinhas (corr);
        • 1ª CARREIRA (CARR):
          • ATENÇÃO! Não teça  1 Correntinha (corr), para voltar. Teça  1 Ponto Baixo (pb), direto, inserindo a agulha na 2ª Correntinha (corr), contadas a partir da agulha; 
          • Depois disso, teça 1 Correntinha (corr);
          • Pule 1 Correntinha (corr) do Fio Base de Correntinhas (corr);
          • Teça 1 Ponto Baixo (pb); 
          • E assim sucessivamente até o final da Carreira (carr).
        • 2ª CARREIRA (carr):
          • Da mesma forma que você iniciou a carreira, teça apenas 1 Ponto Baixo (pb), já voltando, no ultimo Ponto Baixo (pb) da carreira anterior; Para isso insira a agulha pelo avesso lace a linha e volte. Gire o trabalho e continue tecendo normalmente.
          • Teça 1 Ponto Baixo (pb), na Correntinha do espaço entre pontos da Carreira anterior;
          • Depois disso + 1 Correntinha (corr);
          • Pule o Ponto Baixo (pb) da Carreira (carr) anterior;
          • E assim sucessivamente até o final da Carreira (carr).
        • 3ª e demais CARREIRAS:
          • Teça da mesma forma que teceu a 2ª.
        Esse Ponto Fantasia quando tecido sobre uma corda é também chamado de PONTO BAIXO IMITAÇÃO DAS CESTARIA DOS NATIVOS AMERICANOS. Isso porque ele foi criado para imitar os pontos que os Nativos Americanos usavam e ainda usam para fazer suas cestas e peças artesanais em geral. Se conduzirmos, sob o ponto, um fio grosso, ou um feixe de fios finos, ou uma cordinha, constataremos a perfeita imitação. (Fonte da informação: http://www.moms-crochet.com/basket-weave.html).

        BONS CROCHÊS!

        Abraços com carinho, 

        26 comentários:

        1. Un beau point merci du partage bon samedi Marie-Claire

          ResponderExcluir
          Respostas
          1. Marie- Claire, estou muito feliz por saber que você gostou. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

            Excluir
          2. Sempre gentil , já copiei o ponto musgo e gostei e depois te mostro MUUUUUUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIto opbrigada pela sua atenção e carinho ! bjs

            Excluir
        2. Oi Sônia
          Bom dia .Qual a linha que você usou?

          ResponderExcluir
        3. Nossa! Não acredito que um ponto tão facinho pode ficar tão lindo, Sônia. Eu estou tentando mudar meu nome nos blogs, mas não dá porque o meu blog http://pemalodro.blogspot.com.br/ não está com meu nome de batismo católico: Ana Carmen Castelo Branco no Facebook. Adooooooro o seu blog. Recebo tudo por e-mail.

          ResponderExcluir
          Respostas
          1. Ana Carmen, quando o escolhi para tecer essa manta não imaginei que fosse ficar tão lindo nessas cores. Se mudamos a cor, mudamos o ponto. Gostei demais... Sobre o seu nome no blog, gostaria muito de saber como se faz isso para te ajudar, mas eu também não sei como fazer isso.Obrigada pela sua amizade e carinho! Beijos

            Excluir
        4. adorei!!! é delicado e diferente e bem fácil de fazer ... obrigada beijocas

          ResponderExcluir
          Respostas
          1. Suzy fiquei muito feliz por saber que você gostou. Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

            Excluir
        5. Respostas
          1. Lumarj, esse se parece mas é diferente. O Ponto Arroz tem um relevinho. Isso porque ele é composto de 1 Ponto Baixo (pb) seguido de 1 Ponto Alto (pa). Isso faz com que o Ponto Alto se dobre. Veja no blog da Mami: http://casadamami.blogspot.com.br/2011/10/tecnica-para-emenda-em-croche-tubular.html Passe por lá e veja... Beijos

            Excluir
          2. Tecendo o Ponto arroz com o Ponto Alto Duplo ele passa a se chamar Ponto Arroz Duplo em Crochê. Beijos

            Excluir
        6. 07:32 (Há 4 horas)
          para mim via Gmail:

          Maravilhoso, mas gostei da 3ª forma como fazer .
          Sonia da para fazer tapetes de barbante?

          ResponderExcluir
          Respostas
          1. Sim, Ana Márcia! A Barra do Tapete Nozinho fiz com esse ponto... Esse ponto fica lindo no barbante. Meu ponto não está uniforme nessa peça porque teci com 2 fios juntos e sem colocar tensão no fio. Se o tecer me mande o link ou foto. Ficarei feliz por ver o seu tapete. Beijos

            Excluir
        7. Muito lindo esse ponto!! Obrigada por seu carinho e paciência. Bom finalzinho de domingo para você Sônia Maria.

          ResponderExcluir
        8. Adorei esse ponto. Que tipo de trabalho posso usar ele?

          ResponderExcluir
          Respostas
          1. Em tudo que você quiser mais fechadinho. Eu já teci tapetes, cachecois e mantas. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

            Excluir
        9. Hola Sônia: otra vez por tu blog visitandote y viendo las bellezas a las que nos tenés acostumbradas a tus amigas y seguidoras. Este punto es para mí uno de los más lindos porque parece de telar o tapicería. Queda precioso! Ahora yo te pregunto ¿Cuál de las tres formas de hacerlo me recomendaría? Beso Ceci

          ResponderExcluir
          Respostas
          1. Cecilia Berlén é sempre um prazer receber uma visita sua. Estou feliz por saber do seu interesse em tecê-la. Eu usei a 3ª. A borda fica mais reta que as demais. Teste e me dê a sua opinião. Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos