15 outubro 2012

DIFERENÇA ENTRE PONTOS SOBREPOSTOS E PONTOS EM RELEVO

Olá, amiga(o)!

Você sabe qual é a DIFERENÇA ENTRE UM PONTO SOBREPOSTO E UM PONTO EM RELEVO

  1. PONTO SOBREPOSTO:
    1. O PONTO SOBREPOSTO é tecido sobre um outro ponto e na maioria das vezes na posição vertical em relação ao ponto de base. O termo "SOBREPOSTO" vem sempre depois do "nome" do  ponto que você utiliza para tecê-lo. Ex.:
      1. Se utilizamos o Ponto Alto para tecê-lo, o chamamos de Ponto Alto Sobreposto. 
      2. Se usamos o Meio Ponto Alto, o chamamos de Meio Ponto Alto Sobreposto
    2. E assim sucessivamente acompanhado sempre o nome do ponto base que você estiver utilizando para tecê-lo....
    3. No link a seguir veja 16 peças que teci com o PONTO SOBREPOSTOhttp://falandodecrochet.blogspot.com.br/search/label/PONTOS%20SOBREPOSTOS.
  1. PONTO EM RELEVO:

    1. Já o PONTO EM RELEVO  é tecido sobre ou sob o ponto de base, mas sempre na posição dele, ou seja no sentido horizontal. Ele fica, literalmente falando, deitado sobre o ponto de base e na mesma posição dele. Ele se estende sobre o ponto base, criando assim um relevo em cima daquele ou daqueles  pontos. 
    2. Sua nominação se dá da mesma forma que o SOBREPOSTO, ou seja, o termo "RELEVO" vem sempre depois do nome do ponto base, que você usar para tecê-lo. 
    3. Se você ainda  não teceu e quiser saber COMO TECER O PONTO RELEVO, veja o post que fiz sobre ele, seguindo o link: http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2012/03/como-tecer-o-ponto-alto-em-relevo.html
    4. No link a seguir algumas das peças que teci com esse ponto: http://falandodecrochet.blogspot.com.br/search?q=PONTO+ALTO+EM+RELEVO.

BONS CROCHÊS!

38 comentários:

  1. Parabéns Sônia.
    Você explica muito bem.Faço crochê há 42 anos muitas vezes nem sei o nome do ponto.
    Sucesso para você,beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça o importante é crochetar, amiga! Saber os nomes dos pontos é apenas um pequeno complemento. Eu é que sou muito curiosa... Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  2. Comme d'habitude, les explications sont très claires, malgré la mauvaise traduction des mots techniques, car EXCELLENTE idée d'imager en mettant des liens sur tes réalisations. Elles-mêmes, sont excellemment expliquées et avec des diagrammes... universels !!
    Et tout cela mis à notre disposition, partagé généreusement !!!!! Tes abonnées et lectrices (et lecteurs) ont BEAUCOUP de chance d'avoir découvert ton site.
    Muito agradecida, obrigada ! obrigada ! obrigada ! obrigada ! obrigada ! obrigada ! obrigada ! obrigada !
    Beijos, Leelou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leelou, é sempre um prazer te receber aqui. Gosto de trabalhar com os gráficos porque exatamente pelo que você disse: Eles são universais... Uma língua que a maioria das crocheteira entende. Em alguns países eles não são muito comuns. Nos Estados Unidos da América eles preferem trabalhar com receitas escritas. Por aqui gostamos muito dos gráficos.
      Quanto as traduções, para apenas ler o blog ela serve. Mas para fazer alguma peça é mais trabalhoso. Eu faço da seguinte forma:
      1º - Copio o texto.
      2º - Traduzo os pontos e termos técnicos, usando as tabelas que tenho.
      3º - Traduzo no Google.
      Mesmo assim algumas coisas ficam truncadas. Com a experiencia que temos no crochê o restante fica fácil. Deduzimos daqui e dali e acaba saindo. Tente fazer assim e depois me diz o que você achou.
      Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  3. Sônia, vi suas explicações sobre ponto sobreposto e ponto em relevo, e depois olhei suas peças feitas com esses pontos e achei lindos...lindos...nem sei mais o que dizer, além de você é uma artista maravilhosa, muito talentosa, parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julieta, Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  4. Obrigada pela explicação... vcé maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Sônia vc é muito competente .Abraço. Neura.

    ResponderExcluir
  6. Ola amiga!
    Gosto muito desse ponto relevo! dá um efeito muito bonito nos trabalhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você amiga!
      Muito Obrigada, pela sua atenção!
      Beijos

      Excluir
  7. Olá Sônia!
    Mais uma vez, venho parar no seu blog. Gosto muito das suas explicações. Vou colocar um link do seu blog nos meus favoritos. Posso, não?

    Beijos,
    Dora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, Dora! Será um prazer pra mim ter um link do meu blog no seu.
      Adicionei seu blog no meu blogroll também. Veja no http://www.falandodecrochet-blogroll.blogspot.com.br/
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Sônia,

    dois lindos trabalhos! E a postagem muito elucidativa.

    Obrigada pelo carinho em deixar um recadinho lá no blog, muito apropriado por sinal. É que sempre preciso me lembrar, antes de começar qualquer trabalho mas principalmente os com linhas, de lacear meu ponto.

    Fique certa de que estou sempre de olho aqui no seu blog, não da pra deixar de acompanhá-lo.

    Um abraço,

    Ana Paula
    Salinha do Croché

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, meus pontos também são apertados. Tenho que estar sempre atenata também. Muito obrigada, pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  9. Sônia, obrigada pelos "lindos", rsrs!
    E a mantinha que cobre o Erwin na primeira foto, peguei o gráfico e as dicas aqui com você. Ainda vou fazer o post sobre ela. É que, na verdade, ainda não está pronta. Recebi uma encomenda e tive que "encostá-la.
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosângela, achei mesmo as listras parecidas com aquela que aqui postei :-))) No entanto, passei sem ter a certeza. Tentei ampliar a foto para ver o ponto do fio verde e ela não ampliou. Que bom que é aquela manta. Ela é muito linda mesmo. Quando postar me avise... Beijos

      Excluir
  10. maravilhoso seu blog,suas eplicações são perfeitas obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Annita, muito obrigada pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  11. ıyı akşamlar elınıze sağlık muhteşem olmuş

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Sonia,seu blog é muito lindo, super caprichado, vc. é uma xexelento tricoteira, sempre venho aqui para tirar duvidas, olhar seus belos trabalhos. Gostaria se possível uma orientação sua, é possível fazer o ponto rococo de crochet com linha Ane, tentei mas não consegui, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Sidney! Você está usando agulhas de metal? As de plastico ou madeira não são boas para o deslizamento dos pontos. Se estiver usando agulha niquelada e ainda não conseguiu experimente:
      Segure juntamente com a agulha de crochê uma agulha daquelas de costurar saco, bem grande. Dê todas as laçadas, depois com cuidado retire a agulha de costura e solte os pontos. Assim eles estarão mais soltos da agulha e você conseguirá soltá-los sem problema.
      Beijos

      Excluir
  13. Oi Sônia!
    Que legal!! Você vai amar aquela praia! As águas são mornas, uma delicia! Aproveita bastante, é um paraíso, só uma coisa que não me adaptei foi a comida, não gostei nada, nada. Estamos acostumados com feijão preto e lá é difícil ter um restaurante que tenha. Procuramos até encontrarmos o restaurante do Gaúcho em uma das ruazinhas do centro da praia, com as comidas que estamos acostumados aqui. As comidas de lá são feitas com óleo de côco, é só uma questão de costume mesmo, mas não consegui me adaptar. Aproveita bastante!!!
    Adorei o post, bem informativo. Muitas vezes recebo emails e mando pra cá, na maioria das perguntas tem as explicações aqui.

    Beijo!!

    1. Márcia, tenho certeza que vai ser maravilhoso! Muito Obrigada pelas dicas. Obrigada por encaminhar leitoras pra cá. Beijos

      Excluir
  14. Visitar teu blog é como ter uma aula personalizada. Adoro tuas explicações.Tem me ajudado muito. Bom final de semana. Bjos Elaine Carlini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Elaine Carlini! Fico muito feliz em saber que meu post foi útil a você... Muito Obrigada, por me dizer! Beijos e uma linda semana pra você também. Beijos

      Excluir
  15. HOLA AMIGA, TUS TRABAJOS SON HERMOSO, TE FELICITO, QUE DIOS BENDIGA TU CREATIVIDAD.. AHORA TE SIGO, VISITAME PARA QUE VEAS LO QUE YO HAGO TAMBIEN MUY HUMILDEMENTE..!
    SIEMPRE SERAS BIENVENIDA..
    NOLYZ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito Bem Vinda, Amiga! Muito Obrigada, pelo convite! Irei sim te visitar. Beijos

      Excluir
  16. Hola Sra Sonia.....que bonito,me encanta este puto.Esta super bonito el trabajo.Feliz semana. :0)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, pela atenção Luna! Uma linda semana para você também, amiga!
      Beijos

      Excluir
  17. Oi Sônia tudo bem? Espero que sim.
    Muito lindo esses pontos obrigada por sempre
    compartilhar conosco suas maravilhas, abraços Rita de Cássia.

    ResponderExcluir
  18. Sônia,com suas explicaçoes fica mais fácil crochetar, obrigada.