10 julho 2014

MANTA DE CROCHÊ BARRA PONTO SEGREDO

Olá, amiga (o)! 
Essa manta postei em 23 de setembro de 2010. Hoje, atualizei seu post. Essa é uma das Mantas quem mais gosto... Espero que goste... 
Depois de muito corujar minha netinha posto hoje essa MANTA DE CROCHÊ PARA BEBÊ, simplesmente maravilhosa. Essa não é de minha autoria. Eu a comprei em uma loja do Park Shopping... Sabe quando você vê, apaixona, não tem tempo para fazer e não resiste? Foi isso que aconteceu. Paguei R$ 280,00 por ela. Achei o preço justo apesar de saber que a crocheteira deve ter recebido bem pouco por ela. Sei quantos dias levamos para fazer uma como essa. Defendo a valorização da mão de obra das artistas do crochê. Trabalho bem feito, de muito bom gosto e de qualidade deve ser valorizado.  Se o seu trabalho tem todas essas qualidades, cobre mais por ele. É justo.

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Lã fina para bebê; 
  • Agulha compatível com o fio (a indicada pelo fabricante);
  • Tesourinha e Agulha de tapeceiro para o arremate. 
MEDIDA:
  • O tamanho tradicional  do corpo de uma manta para bebê é de 80 cm x 80 cm.
  • A barra fica em torno de 20 cm, assim uma manta fica como 20 + 80 + 20 = 120 cm de largura e também 120 cm de altura. 
    • Eu sempre faço um pouco maior, para que possa ser usada por mais tempo. Os bebês crescem muito rapido.
Antes de começar a tecer a manta observe bem na foto, a seguir, o que é e onde fica cada um dos itens a seguir:
  • 1ª Coluna composta de 9 Pontos Altos (pa);
  • Blocos de Pontos na Diagonal;
  • Demais Colunas compostas de 8 Pontos Altos (pa);
  • Ultima Coluna composta de 9 Pontos Altos (pa).
  • Atenção! 
    • A 1ª e a última Coluna de Pontos Altos são compostas de 9 Pontos Altos (pa). 
    • As Colunas Intermediárias de Pontos Altos são compostas de 8 Pontos Altos (pa).

BASE:
  • Para uma manta de 80 cm x 80 cm, fora a barra, teça um Fio Base de Correntinhas medindo em torno de 110 cm. 
    • Isso porque depois que tecemos a 1ª Carreira a medida tende a diminuir. 
      • Depois, o que sobrar de Correntinhas, é só cortar e desmanchar alguns pontos e arrematar a ponta do fio.
  • Porque não te disse a quantidade de correntinhas? Porque a quantidade de pontos a tecer, ou seja, quantas vezes você vai multiplicar o motivo central composto de 25 pontos vai depender da espessura da sua lã ou fi, da agulha utilizada para tecer e também da tensão que você colocará no fio... 
  • Supondo que o fio e a agulha que você vá usar +  a tensão sejam as mesmas utilizadas na manta da foto, você deveria inciar tecendo um Fio Base contendo 210 Correntinhas. Como que cheguei a esse numero? Observe a seguir a conta que fiz:
    • (O 1º Motivo é composto de 26 pontos. Ele é tecido apenas uma vez, portanto,  26 x 1 = 26 correntinhas) + (Os 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º Motivos são compostos de 25 Pontos. Esse motivo deve ser repetido por 7 vezes. Portanto,  25  x 7 = 175 correntinhas) + (a Ultima Coluna que é composta de 9 Pontos Altos = 9 correntinhas). 26 + 175 + 9 = 210 Correntinhas.
      • Caso você esteja usando um fio mais grosso, sua conta vai mudar apenas nos motivos centrais. Portanto sua conta será = 26 correntinhas para o primeiro motivo  +  o numero de vezes que você precisar repetir o motivo central que é composto de 25 pontos. Se por acaso for 5 vezes = 25 x 5 = 125 + 9 para ultima coluna. Portanto você terá que tecer um Fio Base composto de  26 + 125 + 9 = 260 Correntinhas.

1ª CARREIRA:

  • 1º MOTIVO COMPOSTO DE 26 PONTOS:
  • Para iniciar essa Carreira, e tecer a 1ª Coluna de 9 Pontos Altos, teça:
    • + 3 Correntinhas (corr), que consideraremos como o 1º Ponto Alto (pa) +
    • 1 Ponto Alto (pa), inserindo a agulha na 4ª Correntinha, contadas a partir da agulha +
    • 7 Ponto Alto (pa), sendo 1 em cada uma das próximas 7 Correntinhas (corr), totalizando assim os 9 Pontos Altos (pa);
    • Em seguida teça:
    • 1 Correntinha (corr) no ar;
      • Pule 1 Correntinha, do Fio Base;
    • Na 2ª Correntinha (corr), teça 1 Ponto Alto (pa);
      • Pule 2 Correntinhas (corr);
  • Para tecer o 1º Blocos de Pontos que fica na Diagonal, teça:
    • Na 3ª Correntinha (corr), 1 Ponto Alto (pa), que ficará na diagonal;
      • Sobre esse ponto alto teceremos 4 pontos altos, da seguinte forma:
    • Teça 3 correntinhas, para o 1º dos 4 Pontos Altos + 
    • 3 Pontos Altos (pa), sobre o Ponto Alto (pa) que está na diagonal;
      • Pule 2 Correntinhas;
    • Na 3ª Correntinha, teça:
    • 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha no ar; 
      • Pule 1 Correntinha (corr) e teça +
    • 1 Ponto Alto;
      • Pule 2 Correntinhas (corr);
  • Para tecer o 2º Blocos de Pontos que fica na Diagonal, teça:
    • Na 3ª Correntinha (corr), 1 Ponto Alto (pa), que ficará na diagonal;
      • Sobre esse ponto alto teceremos 4 pontos altos, da seguinte forma:
    • Teça 3 correntinhas, para o 1º dos 4 Pontos Altos + 
    • 3 Pontos Altos (pa), sobre o Ponto Alto (pa) que está na diagonal;
      • Pule 2 Correntinhas;
    • Na 3ª Correntinha, teça:
    • 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha no ar; 
  • 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º E 8º MOTIVO COMPOSTO DE 25 PONTOS:
      • Pule 1 Correntinha (corr) e 
  • Teça +  8 Pontos Altos (pa), sendo um em cada uma das 8 próximas correntinhas (corr), formando assim + uma Coluna de Pontos Altos;
    • 1 Correntinha (corr);
      • Pule 1 Correntinha (corr) e teça +
    • 1 Ponto Alto (pa), inserindo a agulha na 2ª Correntinha (corr).
  • Para tecer o 1º Blocos de Pontos que fica na Diagonal, teça:
    • Na 3ª Correntinha (corr), 1 Ponto Alto (pa), que ficará na diagonal;
      • Sobre esse ponto alto teceremos 4 pontos altos, da seguinte forma:
    • Teça 3 correntinhas, para o 1º dos 4 Pontos Altos + 
    • 3 Pontos Altos (pa), sobre o Ponto Alto (pa) que está na diagonal;
      • Pule 2 Correntinhas;
    • Na 3ª Correntinha, teça:
    • 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha no ar; 
      • Pule 1 Correntinha (corr) e teça +
    • 1 Ponto Alto;
      • Pule 2 Correntinhas (corr);
  • Para tecer o 2º Blocos de Pontos que fica na Diagonal, teça:
    • Na 3ª Correntinha (corr), 1 Ponto Alto (pa), que ficará na diagonal;
      • Sobre esse ponto alto teceremos 4 pontos altos, da seguinte forma:
    • Teça 3 correntinhas, para o 1º dos 4 Pontos Altos + 
    • 3 Pontos Altos (pa), sobre o Ponto Alto (pa) que está na diagonal;
      • Pule 2 Correntinhas;
    • Na 3ª Correntinha, teça:
    • 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha no ar; 
      • Pule 1 Correntinha (corr) e 
    • Teça +  8 Pontos Altos (pa), sendo um em cada uma das 8 próximas correntinhas (corr), formando assim + uma Coluna de Pontos Altos;
    • 1 Correntinha (corr);
      • E assim continue tecendo sucessivamente os demais motivos composto de 25 pontos, até completar os 8 motivos ou a quantidade que for necessário para compor a sua manta...
  • No final dessa Carreira, teça  uma Coluna de 9 Pontos Altos, igual a 1ª que você teceu. 
2ª e DEMAIS CARREIRAS:
  • Teça 3 Correntinhas para subir e iniciar a carreira;
  • Continue tecendo da mesma forma que você teceu a Carreira anterior...
    • Teça quantas Carreiras forem necessárias para atingir a medida da altura da sua manta.

Gráfico:
Depois do corpo da manta pronto vamos tecer a barra na largura que você quiser. Eu gosto de barras bem largas... Elas valorizam a manta.

BARRA EM PONTO SEGREDO COM GRÁFICO E VÍDEO:

COMO INICIAR E FECHAR CADA CARREIRA DO PONTO SEGREDO COM GRÁFICO E VÍDEO:

ATENÇÃO!
Se você achar que a junção das carreiras não ficou boa, experimente alongar o fio, paralelamente ao primeiro ponto e prendê-lo no meio do ponto segredo, para iniciar a próxima carreira. Fica um pouquinho mais grosso, mas eu prefiro essa emenda do que com o ponto baixíssimo. Ela fica mais invisível...

O barrado em  Ponto Segredo,  tem  sua  ultima carreira composta de 1 Meio Ponto Segredo e 1 Ponto Puff, também conhecido como Ponto Bola ou Ponto Avelã. No gráfico não inclui a ultima carreira.  

Atualizado em 05 de abril de 2011...

Respondendo a e-mail de Lilian Silvana München (4 de abril de 2011) :
Pergunta:
"Olá, Sônia!!! Tenho uma dúvida! Nunca fiz esse ponto segredo e estou com uma dúvida: Como faço para iniciar uma nova carreira? Se puder me ajudar, obrigada. Bjs e boa semana"

Resposta:
Existem várias formas de se iniciar uma nova carreira... Isso por que depende de que trabalho você está fazendo.  No caso do Barrado dessa manta veja nas fotos abaixo... Sinalizei o gráfico com cores diversas em cada uma das carreiras pra te mostrar como se faz. Siga o gráfico que dará certinho. 

A barra completa em torno da manta... 

Se você quiser tecer um XALE DE CROCHÊ EM PONTO SEGREDO faça como no gráfico abaixo:

Se quiser tecer uma peça reta em PONTO SEGREDO veja na foto a seguir como tecê-lo... 

Veja como tecer um CACHECOL EM PONTO SEGREDO:

Veja mais exemplos...

Veja esse COLETE EM PONTO SEGREDO...

Atualizado em 22 de novembro de 2010...

Januaria do blog  http://noitescomcroche.blogspot.com/  disse...
"Olá Sonia, Parabéns pela bela netinha, pode corujar vcs merecem ;). A mantinha é linda e realmente imaginamos que a crocheteira recebeu bem menos por ela do que o valor pago por você. Ah, quero fazer a mantinha, mas não conheço o tal Ponto Puff, poderia me ajudar? Carinho".
Marla disse...
"Olá Sônia!Primeiramente quero parabeniza-la pela linda netinha. Estive passeando no seu blog e vi a manta branca, que vc postou e que comprou para sua neta. Minha nora está grávida. Ainda não sabemos o sexo, mas me animei em fazer esta manta seguindo suas orientações. Não sou um crocheteira, mas adoro fazer alguma coisa.Quando eu terminar vou lhe enviar a foto . Gostaria de saber como é feito o ponto puff que vc cita na materia e que está finalizando a carreira do ponto segredoJá pesquisei na net , mas não encontrei nada a respeitoSe puder me ajudar vou ficar muito feliz.Desde já meus agradecimentos. Fique com Deusbjs, MARLA".
Resposta:

Amigas, o PONTO PUFF, é também conhecido como BOLA ou AVELà. Ele se tece da seguinte forma:

Outras formas de se tecer o PONTO DE CROCHÊ PUFF

Atualizado em 19 de janeiro de 2011... 

Respondendo a comentário e deixando recado para Regina Andrade...
 Regina Andrade disse... (20 de dezembro de 2010 16h42min)"Ola Sonia.Parabéns pela chegada da netinha!Agradeço por voce ter gostado da manta branca: ela foi feita na "Mulher e Arte", ONG que dirijo e a artesã chama-se Ivani. Há 4 anos fornecemos para a loja na qual você comprou, o que é muito bom para as nossas crocheteiras.Parabéns pelo seu blog e pela sua postura sempre íntegra e sempre disposta a partilhar.Super abraços Regina Andrade".

Resposta:Olá, Regina Querida!Que bom receber seu comentário. Estou muito feliz em saber o nome da artesã que teceu essa manta belíssima.Queria muito te mandar um e-mail, mas você não me deixou seu endereço. Se algum dia você ler esse meu comentário me mande seu endereço de e-mail. Procurei sua ONG na net e não encontrei... Uma pena!Eu amei essa manta. Sou apaixonada por ela. É a manta mais bonita que minha neta tem...  Dê os meus parabéns a Ivani, essa artista do crochê.Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Regina!P.S.: Gostaria muito de conhecer sua ONG
LEITORAS QUE TAMBÉM TECERAM ESSA MANTA:

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho, 

180 comentários:

  1. olá amiga !!!

    Já estava com saudades suas !!! Como vão as coisas?
    Obrigada por nos presentear com 2 coisas lindas - a sua netinha e a manta !!!!!!!!
    LNDISSIMAS AS DUAS
    Fiquem com Deus

    1. Eu também, Milu! Graças a Deus por aqui tudo bem... Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Fique você com Deus, também! Beijos

      Excluir
  2. Merhaba arkadasim bebegin cok seker allah bagislasin ortusu de harika olmus gule gule kullansin sevgiler.Guzel bir gun gecirmeniz dilegiyle yaseminlerim:))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  3. Muy bello trabajo.
    Es bueno verte de nuevo por aqui.
    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  4. Sonia...sua netinha é linda...parabens....qto a manta...tambem é linda e concordo com o que vc disse....um beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  5. *eeeek* this is soooo beautiful!! great work, der sonia!! and the little babygirl...she's such a beauty!! congrats from germany
    andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, Andrea! Beijos

      Excluir
  6. Duas riquezas!, a neta lindaaaaaaa e a manta !!
    Estamos com saudades de seus posts, mais quer saber... curta muitoooooo sua neta, sua filha, curta cada dia ao lado delas, esses momentos são únicos, e nós filhas amamos esse carinho de mãe, depois que nossos filhos nascem então, ufa, como damos valor à nossas mães, como sentimos sua falta, como queremos colo!!
    Bjs e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Ediluzia! É verdade, amiga! Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  7. Sônia, Isabela é linda. Que Deus a cubra de saúde e paz.

    1. Amém, Cristiane Oliveira! Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  8. Olá Sonia Maria,

    Que bom que voce apareceu, estava com saudades.
    Linda a netinha, para ficar ao lado de um nenem lindo assim com esta carinha mimosa, não dá vontade de voltar ao trabalho . De ficar curtindo estes momentos que passam tão rápido.
    Agradeço por ter me enviado o e-mail com esta manta maravilhosa. Pois de vez em quanto eu faço. Achei muito bonuto trabalho.
    Um bom dia
    Beijinho
    Izabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou com saudades, Izabel Biali! Tenho curtido muito a Isabela... Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  9. Olá, querida amiga....
    Sua neta é mais um anjo povoando a terra, que Deus a abençoe cada vez mais, muita Luz p/ vc. e sua família. Que maravilhoso trab. essa manta, linda mesmo. Um abraço carinhoso. Ivete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Ivete! Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  10. SÕNIA, AMORO VER SEUS TRABALHOS, SÃO LINDOS, FICOBABANDO POR NÃO SABER FAZER TANTAS COISAS LINDAS...AH! SE EU FOSSE SUA VISINHA RSRS
    ESSA MANTA TA UM SONHO
    QUE DEUS A ILUMINE SEMPRE
    benedita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Benedita! Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  11. Hola Sonia.
    Isabela es preciosa, toda coqueta con su vincha en la cabeza y la manta está preciosa.
    Gracias por compartir la imagen de tu nieta con nosotros y por hacer el gráfico de esa manta tan bonita.
    Un abrazo desde Montevideo, Uruguay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  12. Parabéns SÔNIA SUA NETINHA É LINDA, E A MANTA PARECE TER SIDO TECIDA PRA ELA, FICOU UM CHARME MUITO DELICADA, VALEU O PREÇO! UM ABRAÇO BEM CARINHOSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  13. Olá Sônia
    Saudades de vc!!!
    A manta é linda...mas a Isabela é uma benção de Deus!!!Vc tem mesmo que corujar muuuuuito essa menininha linda...aproveite o máximo que puder...esse é um momento único!!!

    1. Eu também estou com muitas saudades, Nilda! Sinto falta do nosso cantinho... Estou aproveitando, amiga! Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  14. Bom Dia!!!

    Meu Deus!!! como pode Deus criar uma pessoinha tão linda assim ñ?...imagino como ñ corujar...Parabéns!!!...agora falando da manta achei linda...e ainda no branco tudo de bom...Deus Abençoe a vc e toda familia...ah!! e agradeço tb por compartilhar + essa novidade..bjsss....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  15. Sonia, sua neta é linda! Que ela cresça em graça e sabedoria! bjus mas, estamos com saudade de vc, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  16. Oi Sônia
    Que presente hoje!!!Ela é grandinha , que doce de menina!!!
    Sobre os valores,- pior é que também, as vezes vejo trabalho de crocheteiras nas lojas e fico doida para comprar, rsrsr, e tem que ter valor mesmo, não podemos entregar o ouro assim por meno, tens toda a razão. Eu adorei a manta tamém, este ponto segredo sabe ser lindo!!!

    Muito obrigado pelo gráfico, beijos!!!!!

    1. É grandinha sim, Márcia! Um doce de menina... Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  17. Oi Sonia!
    Fiquei muito feliz, em ver e saber, que a nossa ISABELA, (ela tb.faz parte de nós) esta muito bem, e linda a manta, é uma aparte, sem comentários minha amiga.
    Curta tudo o que mereces, junto a tua filha e neta.
    Um grande beijo.
    sonia mara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelas doces palavras, carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  18. Sua netinha é um tesouro de tão linda!!! Gostei mto da manta e concordo com vc que as crocheteiras são mal pagas pelo seu trabalho. Aliás vivemos num país que não dá mto valor ao trabalho manual/artesanal. Vc não acha?? tdo de bom pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, amiga! Mas isso ainda vai mudar... É a nossa esperança... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  19. Linda a neta, linda a manta e lindo o compentario sobre a valorização do trabalho manual.. beijinhos e aguardo sua visita =)

    ResponderExcluir
  20. Oi Sonia, como está linda sua netinha! Deus abençoe a todos.beijos, Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Priscila! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  21. Benz a Deus. Não é assim que falavam antigamente?
    Maravilha de netinha.

    Lindíssimas, a neta e a manta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! É assim mesmo que falavam e ainda falam por aqui... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  22. que Mãos abençoadas...peço a Deus sempre mta Saúde p vc ,aiga e obrigada pela dedicação nos compartilhando de coisas tão lindas!!!bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Nanci! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  23. Ola Sonia...Isabela cada vez mais linda....a manta, como todas as coisas simples e bela...Estou de ferias tambem, curtindo minha filha, fora do Pais como voce sabe.Nao somos felizardas por este previlegio?DEUS seje louvado! Beijos...Arlete Leao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos, amiga! Temos que agradecer a Deus todos os dias... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Aproveite... Beijos

      Excluir
  24. Olá Sônia!! A manta é muito linda,parabéns.A neta é mais linda ainda,um anjo,que DEUS a ilumine e abençôe sempre com muita saúde.Abraços bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amém, Gabriela! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! bom fim de semana pra você também, amiga! Beijos

      Excluir
  25. Olá Sônia,
    a sua netinha é linda, tem um olhar bem tranquilo.Muitas bençãos para ela.
    Que gostoso poder curtir esse docinho!
    Obrigada pela generosidade de fazer o gráfico.
    Um grande abraço
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Juliana Noronha! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  26. Saudades, Soninha...
    A manta é belíssima, mesmo.
    Isabella está linda. Que ooooolhos, meu Deus!!!!! rsrsrs
    Curta bastante a fofa porque eles crescem tão rápido...
    bjoooo
    Eliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou curtindo, amiga! Sei o quanto o tempo é cruel nesse sentido...Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Eliana! Beijos

      Excluir
  27. para: FALANDO DE CROCHET

    de: Mara Silveira para mim

    detalhes 08:14 (6 horas atrás)

    Bom dia, vó linda

    como sabe não consigo deixar recado no teu blog

    MEU DEUS,

    QUE ANJO LINDOOOOOOOOOOOOOOOOO

    TUA NETA É LINDAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, GOSTOSAAAAAAAAAAAAAAA

    E FOFAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Sinceridade de cara prestei atenção na manta....rs mas vendo a foto, esqueci da manta...

    Parabéns pela neta

    é demais de linda....e as roupinhas, uma mais linda que a outra..e esse detalhe nos longos cabelos dela... o brinco.....hahahhaha, não vejo a hora de curtir o que vc tá vivendo agora.....

    amei a sua foto que com ela...

    Daki fico só babando e mostrando a linda Isabela pras minhas colegas

    Qto a manta já imprimi o gráfico,

    Concordo com vc ao dizer que as pessoas nunca valorizam o trabalho, não tem reconhecimento o qto é dificil viver do artesanato, enfim

    Beije essa neta e morda ela por mim......rs

    Bjão com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara Silveira, suas doces palavras me comoveram... Eu também mostro aqui os comentários das amigas... Os pais ficam felizes e eu mais ainda... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  28. De: Alicia

    HOLA AMIGA, GRACIAS POR TODO LO QUE ME MANDAS,SOS UNA GENIA... LA MANTA ES MUY LINDA PERO ISABELA ES HERMOSA¡¡¡¡¡ QUE LA DISFRUTES MUCHO

    --- El jue 23-sep-10, FALANDO DE CROCHET

    ResponderExcluir
  29. De: Maria Aparecida Felizola
    detalhes 12:20

    Maravilhosa esta manta. È bem verdade quando dizem que não valorizam o trabalho da crocheteira e outros trabalhos manuais tambem.Só dá valor quem faz.
    Parabens e obrigada por postar tão lindo trabalho.

    Maria Aparecida Felizola

    ResponderExcluir
  30. obrigada amiga
    Entrada

    de claricesantosf ferreira
    para mim
    data 23 de setembro de 2010 12:07
    assunto: Obrigada amiga

    ResponderExcluir
  31. De: Ivonete Izidoro da Silva dias
    Para mim
    06:40 (8 horas atrás)

    Ola amiga tudo bem com vc o brigada a manta e linda valeu a pena,beijosssssss pra vc nunca esquece de mim e parabens pela netinha

    ResponderExcluir
  32. De: Maria Jacinta de Resende Borges
    Para mim
    06:21 (8 horas atrás)
    Oi Sonia Maria
    Não consigo entrar em contato com você pelo e-mail do site...quero lhe parabenizar pelas suas belíssimas criações ....Você é realmente uma artista....Parabéns.... Agora cadastrei esse e-mail.... espero que dê certo......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conseguiu, Maria Jacinta! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  33. Muito linda a manta realmente muito bem feita, felicidades a voçe! Curta mesmo sua neta e que neta lindaaaaaaaaaaaaaa! Estou com saudades de voçe mas acho esse momento muito importante e passa tão rápido, tenho certeza que qdo voltar vai estar mais inspirada ainda. Bjjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Estou curtindo muito... Ela é um doce... Eu também estou sentindo saudades aqui do nosso cantinho... Logo, logo estarei de volta... Beijos

      Excluir
  34. Curte mesmo amiga essa fofura, é muito linda,(o meu está muito longe então só posso ver pela web) que Deus abençoe vcs todos,essa família linda!!!!!Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Eni! Você deve sentir muita falta do seu. Sei que vou penar quando voltar pra casa... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  35. Sónia,a ISABELA é1 fofurinha.Mt.linda e a manta está maravilhosa.PARABÉNS.Bjos

    ResponderExcluir
  36. Lindas!!!!
    A manta é um doce e a neta, nem se fala,muito fofa.
    Parabens querida, aguardamos sua volta felizes pois o motivo é um dos melhores.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  37. Oii, Sonia querida !!!

    Menina que netinha mais liiinda.E como ela é forte para idade dela, acabou de nascer e é uma meninona, benza Deus !!!Faço idéia da alegria que ela trouxe para família.

    Ah é a manta...quase ia esquecendo Linda demais e concordo com o que vc disse.O trabalho é pouco valorizado e a artesã recebe muiiito pouco. Ainda bem que ainda tem quem aprecie.

    Beijinhos e muitas feliciddes

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é mesmo uma lindinha, Aninha! Estamos todos muito felizes! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  38. muy hermosa , la nietita y muy bonita la manta
    besos
    gracias por el grafico
    aurora

    ResponderExcluir
  39. Hola Sonia María! Dios te dio este don maravilloso que te agradezco mucho por compartir y me siento muy afortunada por el acceso a tus trabajos y tus claras explicaciones. MUCHAS BENDICIONES PARA TI Y LOS TUYOS

    ResponderExcluir
  40. Sua netinha é muito fofa mesmo, linda d+. bjs.

    ResponderExcluir
  41. ola amiga ,que DEUS lhes abençoe sempre ,sua netinha e linda que DEUS e seus anjinhos ilumine sempre esta princesinha ,ate medeu saudades das minhas quando eram pequenininhas bjs e parabens mais uma vez.............
    zilda regina mineira de BH
    oliveiraalvespinto53@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Zilda! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  42. Nossa que linda foto, muito bem tirada e sua netinha é linda, só não conheço o ponto puff....obrigada por postar beijocas
    tatitandoarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Mariasegunda-feira, 22 de novembro de 2010 04:27:00 BRST
      Rosa,
      Me desculpe a demora. Postei hoje o gráfico do ponto puff, que também é conhecido com bola ou avelã. Pode ser que agora você se lembre dele...
      Bjs

      Excluir
  43. Boa tarde Sónia

    É linda e mimosa a manta da Isabela. Parece-me de facto trabalhada com muita perfeição. Aqui chamamos a esse ponto do folho: lérias e também há uma versão chamada : pilérias!!!
    Gostei qu tenha postado o esquema que me parece bem simples.
    Também me parece que as pessoas que fazem crochet são as que sabem mais dar o valor às obras de outras pessoas e assim acontece nos bordados.
    São mesmo horas para que qualquer trabalho fique ternminado e já tenho observado pessoas com certo desdém quando perguntam o preço de uma peça!!!
    Eu também sou assim, se gosto gosto e faço todos os possíveis para poder comprar. Percebo o que a Sónia sentiu ao ver a manta.
    A Isabela um dia vai regalar-se com estas histórias que lhe hão-de ser contadas pela avó.
    Bom fim de semana e parabéns pela foto da bébé.
    Isabel Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas palavras doces me emocionaram, Isabel. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  44. Oi Sônia, que fofura sua netinha e sobre a manta da vovó uma verdadeira princesa. Parabéns!!!

    Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está muito linda mesmo! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  45. HERMOSA NIETA!!!

    HAY QUE VALORAR LOS TEJIDO A MANO....

    BESOS AMIGA!!!

    ResponderExcluir
  46. Sônia, seu blog nunca deixa de seu de muito bom gosto, e seus trabalhos são liiiiiiiiindos!!! Parabéns!!!
    Por isso tenho um selinho pra vc! Passa lá pra pegar.
    Beijinhos!

    http://michellemunizblog.blogspot.com/2010/09/ganhei-um-selinho.html

    ResponderExcluir
  47. Sônia, sua neta só não é mais bonita que as minhas... Rs.
    Brincadeiras à parte, a Isabela é lindíssima!
    Curta muito mesmo.

    Beijocas!

    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei, Regina! A neta da gente é sempre a mais bonita! :) Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Regina! Beijos

      Excluir
  48. Olá Sonia,
    Parabéns pela bela netinha, pode corujar vcs merecem ;).
    A mantinha é linda e realmente imaginamos que a crocheteira recebeu bem menos por ela do que o valor pago por você.
    Ah, quero fazer a mantinha, mas não conhço o tal ponto puff, poderia me ajudar?
    Carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Januaria!
      Me desculpe a demora em atender seu pedido. Postei aqui no blog sobre o ponto puff. Espero ainda ter chegado em tempo... Beijos

      Excluir
  49. Lina a manta ea bebê éum bonequinha beijos aguardo sua visita.

    ResponderExcluir
  50. Sônia Maria, como a Isabela está linda !!! A manta também é maravilhosa. Bjs e parabéns pela netinha !!! Márcia fiosagulhasecarinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Oi Sonia!Quem não ficaria babando por essa formosura de criança?Já mostrei sua netinha linda para todos aki em casa.Ela é uma boneca,uma princesa.Estamos aguardando sua volta.
    Bjs e parabéns pra vc e toda a sua familia.
    jackliska@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jack, obrigada pelas doces palavras! Ela é realmente uma boneca. Estamos todos babando... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  52. Oieeee lindona tudo certinho miga...como dois + dois são quatro né querida ???...GRAÇAS A DEUS...
    Como vc mesma diz SÔ: é pra ficar literalmente corujandoooooo babandoooooo COM A NETINHA GRACIOSA...UMA BONECA SÓ QUE DE VERDADE...RSRSRS...BENÇÃO NA FAMILIA!!!
    A mantinha comprada com carinho é linda e deve ser valorizada... mas obra mais perfeita que a Isabela...somente ela mesma... parabéns pela vinda da pequerruchinha que transborda de felicidade todos que a cercam!!!...
    Gracias por compartilhar o gráfico vc sempre amável... solidária doando oque bem sabe fazer...
    beijinhos com carinho
    um fim de tarde regadinho com tudo de bom......e uma semaninha produtiva!!!
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom receber seu comentário, Ines! Muito Obrigada pelas suas amáveis palavras, carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  53. Olá Sonia..
    Linda mesmo a manta...e a netinha mais linda ainda!!
    Boa semana!
    Regina.

    ResponderExcluir
  54. Sonia querida!
    Amei a Manta. Salvei suas dicas.Sou assim também: se vejo algo que gosto e que vale pelo bomn trabalho, nem penso , já compro...rsrss.
    Bj.na neta linda!Bj prá vc.
    Baísa

    ResponderExcluir
  55. Me alegra que estes disfrutando de tu nieta, es una belleza, so beautiful and cute!!!!!!!
    La manta es preciosa se ve que la hicieron con amor y es cierto la persona que la hizo no ha de haber recibido el dinero justo pero si tendrá la satisfaccion de haber hecho un excelente trabajo.

    Feliz semana para ti y tu familia.
    Un beso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vivido momentos lindos junto a minha netinha... Ela é um doce... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  56. Sônia,
    Que bebê mais linda! Deus a abençoe! Parabéns vovó!

    Bjs,
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  57. Sonia como sua neta é linda, glórias a Deus por essa benção né???
    Como Deus é perfeito em tudo que Ele faz, muito linda mesmo. Desejo muita saúde, paz e felicidades pra gatinha.
    Deus a abençõe por tudo que você compartilha conosco.

    1. Amém, Bete Anes Seloti! Estamos muito feliz com esse presente que Deus nos deu... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Deus a abençoe também. Beijos

      Excluir
  58. Marla querida,
    Atendendo ao seu pedido e de outras leitoras acabei de atualizar o post com gráficos de como fazer o ponto puff.
    Qualquer dúvida fale...

  59. Sônia, bom dia!
    Quero agradece-la por atender-me colocando no site como se faz o ponto puff. Estou animada com esta manta. Ela é muito linda!
    Deus a proteja sempre e obrigada por compartilhar conosco o seu conhecimento.
    Beijos, Marla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Mariasegunda-feira, 22 de novembro de 2010 04:11:00 BRST
      Marla querida, muito obrigada pela sua amizade e carinho! Atendendo ao seu pedido e de outras leitoras acabei de atualizar o post com gráficos de como fazer o ponto puff. Qualquer dúvida fale... Abraços com carinho, Sônia Maria

      Excluir
  60. Olá Sônia!
    Primeiramente quero parabeniza-la pela linda netinha.
    Estive passeando no seu bolg e vi a manta branca, que vc postou e que comprou para sua neta.
    Minha nora está grávida. Ainda não sabemos o sexo, mas me animei em fazer esta manta seguindo suas orientações. Não sou um crocheteira, mas adoro fazer alguma coisa.
    Quando eu terminar vou lhe enviar a foto .
    Gostaria de saber como é feito o ponto puff que vc cita na materia e que está finalizando a carreira do ponto segredo
    Já pesquisei na net , mas não encontrei nada a respeito
    Se puder me ajudar vou ficar muito feliz.
    Desde já meus agradecimentos. Fique com Deus
    bjs, MARLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você vai tecê-la, Marla! Com certeza vai ficar muito linda!!! Atendendo ao seu pedido e de outras leitoras acabei de atualizar o post com gráficos de como fazer o ponto puff e j[a estou providenciando o vídeo, ok? Assim que terminar posto aqui também... Abraços com carinho, Sônia Maria

      Excluir
  61. Oi Sonia, boa tarde!
    Acabei a manta da Sarah e estou lhe enviando a foto.
    Levei exatamente 18 dias para faze-la. A mão adormecida dificulta um pouco fazer o crochê.
    Fiz com a lã super bebê e com a agulha 3 da pingouin.
    Tive um pouco de dificuldade para fazer os cantos, mas por ser a primeira, acho que ficou linda e o mais importante foi feito com muito carinho.
    Quero agradece-la pelo incentivo e que Deus abençoe, sempre, as suas mãos.
    Estou pensando em fazer uma outra manta, só que de linha. Que linha você sugere para que ela fique bem macia ?
    Agradecida amiga!
    bjs, Marla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Mariaterça-feira, 7 de dezembro de 2010 22:13:00 BRST
      Olá, Marla!
      Que liiiiiiinda ficou sua manta!!!!
      Estou encantada.
      Ficou exatamente como a da Isabela.
      Parabéns amiga!
      Seu neto ou neta saberá da dificuldade que teve para fazê-la e a valorizará mais ainda. Isso é uma prova de amor.
      Vou guardar a foto. Tenho intensão de fazer um blog com as fotos das peças feitas pelas amigas. Poderei publicar a sua? Te darei todos os créditos.

  62. Ola Sonia.Parabéns pela chegada da netinha!
    Agradeço por voce ter gostado da manta branca:ela foi feita na "Mulher e Arte", ONG que dirijo e a artesã chama-se Ivani.Há 4 anos fornecemos para a loja na qual voce comprou ,o que é muito bom para as nossas crocheteiras.
    Parabéns pelo seu blog e pela sua postura sempre íntegra e sempre disposta a partilhar.
    Super abraços
    regina Andrade

    ResponderExcluir
  63. Olá, Regina!
    Que bom receber seu comentário. Estou muito feliz em saber quem a fez.
    Queria muito te mandar um e-mail mas você não me deixou seu endereço. Se algum dia você ler esse meu comentário me mande seu endereço de e-mail. Procurei sua ong na net e não encontrei... Uma pena!
    Eu amei aquela manta.
    Sou apaixonada por ela.
    Dê os meus parabéns a Ivani. Ela é uma artista do crochê.
    Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Regina!

  64. Olá, Sônia!
    Sou nova por aqui, mas desde já quero demostrar meu carinho e admiração por seus trabalhos,são lindíssimos!!! Bem vou me arriscar em fazer um sapatinho e uma manta p/ meu nénche (apelido carinhoso que damos aos bebês aqui, na cidade de Feliz/RS) que tá p/ chegar. Quando termiar, posso enviar uma foto? Obrigada pelas explicações e parabéns,tudo de bom.

    ResponderExcluir
  65. Olá, Lilian!
    Antes de mais nada quero desejar a você uma gravidez saudável e que seu nénche venha com muita saúde e lindo.
    Ficarei muito feliz em ver suas fotos. Qualquer dúvida pode falar.
    Um lindo final de semana para você e os seus.
    Com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  66. Olá, Sônia!!! Tenho uma dúvida! Nunca fiz esse ponto segredo e estou com uma dúvida: Como faço para iniciar uma nova carreira? Se puder me ajudar, obrigada. Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  67. Olá, Lilian querida!
    Respondi a sua pergunta no texto deste post. Dê uma olhadinha... Postei várias alternativas de como virar uma carreira de PONTO SEGREDO.
    Bons Croches!

    ResponderExcluir
  68. Cida Martos, disse no Facebook:

    "Adoro esse ponto, fica lindo em barrados de manta.Bj
    Sonia eu vou te contar um segredinho, e não é para te adular, eu não sou assim, as coisas que eu consegui na vida foi à custa de muito trabalho, estudo e competência, o que eu não consegui foi por incompetência ou pq não puxeio saco e o tapete de ninguém.
    Eu sempre tive dificuldade de aprender o Ponto Segredo, assisti muitos vídeos, vi PAPs, mas ficava feio e parecia qualquer coisa, menos ponto segredo. Eu realmente aprendi assistindo seu vídeo, qdo vc deixa bem claro aquele detalhe de qual alça eu tinha que pegar. Aquilo foi tuuudo! Eu nunca entendia como uma coisa tão simples era tão difícil para mim. Até baixei seu vídeo para nunca mais esquecer. Brigadaço!
    O detalhe é o de segurar as alças com o dedo.Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida Martos, não sabes o quanto fiquei feliz por saber que meu vídeo te foi útil! Estou muito feliz por isso... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  69. Vera Magnoni Campinas, disse no Facebook:

    Sonia imbatível, adoro suas peças, seu apreço por gosto de cores clássicas, temos mesmo gosto...parabens

    há 5 horas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que, minhas escolhas te agradão, Vera Magnoni! Estou feliz por saber... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  70. Mara Silveira, disse no Facebook:

    To tentando fazer essa barra na manta que fiz, mas como sempre apanho nas laterais, acaba não sei pq ficando meia redonda....rs

    ResponderExcluir
  71. Mara, fica redonda é nos cantos?
    Se esse arredondado for nos cantos é porque você está começando... Lá na primeira carreira da barra com poucos pontos nos cantos... Veja no final do meu vídeo... Lá mostro que os pontos ficam amontoadinhos nos cantos da barra... Quanto mais larga for sua barra mais franzido tem que ficar a base do canto. Ok? Se você não franzir no início ele vai realmente fechar... Bjs

    ResponderExcluir
  72. Irismar Santos, disse no facebook:

    "Que ótimo essa aula essa barra fica muito charmosinha na manta!valeu Sonia.

    Ontem às 20:02

    ResponderExcluir
  73. Anna Dipaola, disse no facebook:

    "grazie...Sonia Maria...è bellissimo questo punto..:)

    há 18 horas

    ResponderExcluir
  74. Kika Perez, disse no Facebook:

    "Vou ver se aprendo, não consigo esse nem o rabo de rato ou gato, aquele que serve de alça, parece que travo qdo vejo-os."

    ResponderExcluir
  75. Kika é muito simples... Preste bastante atenção antes de começar... Depois de assimilado comece a crochetar e verá que o que estou falando e verdadeiro... Ok?
    Bjs

    ResponderExcluir
  76. Olá, querida Sônia!
    Primeiramente, gostaria de agradecer-lhe por sanar minha dúvida, foi de grande utilidade a sua postagem de resposta. Fiz a manta pro meu nénche, que é uma menina e se chamará Anna Júlia. Gostaria de mandar uma foto do meu trabalho, posso mandar por e-mail? Obrigada e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria terça-feira, 14 de junho de 2011 11:27:00 BRT
      Olá, Lilian querida! Que bom, que você fez a manta!!!!! Me mande foto sim. Quero muito vê-la e anotar seu nome no post dela. Estou aguardando. Estou em viagem... Mas entro na net ainda hoje a noite ou no mais tardar amanhã. Meu e-mail é lacerda.sma@hotmail.com. BeijosBjs

      Excluir
  77. Olá, Lina querida!

    Que bom, que você fez a manta!!!!!

    Me mande foto sim. Quero muito vê-la e anotar seu nome no post dela.

    Estou aguardando. Estou em viagem... Mas entro na net ainda hoje a noite ou no mais tardar amanhã.

    Bjs

    ResponderExcluir
  78. Terminei a segunda manta da minha sobrinha:
    http://www.flickr.com/photos/porinn/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa!!! Estou feliz por saber...
      Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  79. Ops,
    Agora sim o link certo das mantas:
    http://www.flickr.com/photos/a_alice/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua manta ficou belíssima, amiga! Anotei aqui no blog que você a teceu e fiz um link para o seu Flickr... Beijos

      Excluir
  80. Obrigada pelo carinho de sempre...com sua aprovação, penso que "acertei na dose" rsss...

    Agora vou iniciar a de "tijolinhos"...prepare pra minha volta aqui só daqui anos, certamente rsrsrs

    Beijos amiga querida e linda!

    Lalá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua manta ficou belíssima, Lalá! Anotei aqui no blog que você a teceu e fiz um link para o seu blog... Beijos

      Excluir
  81. Olá querida,que encanto essa manta,realmente a artesã estava inspirada.Seu blog continua incrível sempre atual e com artigos maravilhosos.Carinho e sucesso pra ti.Tania www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
  82. Encore une grande leçon de technique PROFESSEUR !! Encore ENORME MERCI pour ce généreux partage !! bises Leelou.
    Désolée d'écrire en français mais les traductions transforment toujours n'importe comment !!

    ResponderExcluir
  83. Sonia FELICITATION la couverture et la blouse sont MAGNIFIQUE ,tres bonnes explications merci de partager avec nous bon crochet Marie-Claire

    ResponderExcluir
  84. Bom dia Sónia, Levei o esquema para que quando tiver tempo possa fazer uma mantinha. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Quando a tecer me avise, Raquel... Quero vê-a...
      Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  85. Obrigada pelo carinho se sempre !
    Amo seus trabalhos e muito tem me ajudado !
    Meu carinho e o desejo de muito sucesso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  86. Linda manta, como todos os teus trabalhos . Abraços amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa não fui eu quem teceu, a comprei...
      Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  87. Querida Sônia:

    Você estava adivinhando... Estou tecendo uma manta com ponto ajour e neste momento faço a barra em ponto segredo e não sabia como terminar. Tentei localizar esta postagem mas não achei. E não é que vc postou novamente? Agora sim, faço o ponto puff! Obrigada, amiga, e parabéns !! Bjs

    Etelvina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a republicação desse post te ajudou, amiga! Quero ver seu trabalho depois de pronto, amiga! Se possível e se o divulgar me avise... Beijos

      Excluir
  88. 11 de jul (Há 12 dias)
    Via Gmail:

    Bom dia amiga, tudo bem com vc? Desejo que sim.
    Muito linda essa manta. Maravilhosa. Achei um pouco difícil. Sou péssima em entender gráficos. Rsrss.
    Estava olhando seu blog, e gostei muito do alfineteiro com square, faço parte de uma sala de costura para doações. Pensei em fazer alguns para presentear as amigas que ali trabalham. Agradeço por compartilhar seus conhecimentos. Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, tudo bem, Loide querida!
      Estou feliz por saber que você gostou da manta e do alfineteiro. Feliz também por saber que vai tecê-lo. Se possível me mande uma foto dele ou link se o publicar em alguma pagina da net.
      Quanto a manta, esse ponto parece difícil, mas não o é. Atendendo a pedidos de várias leitoras fiz o passo-a-passo escrito também... Talvez isso te ajude mais um pouco... Se ainda tiver duvidas fale comigo, ok? Beijos

      Excluir

  89. 11 de jul (Há 12 dias)
    Via Gmail:

    BOM DIA ESTOU COM UMAS FOTOS DE TRABALHO QUE FIZ PELO SEU BLOG COMO FAÇO PARA TE ENVIAR? QUAL SEU FACE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa, amiga!
      Estou muito feliz por saber...
      Meu face é https://www.facebook.com/FalandoDeCrochet,
      me diz o seu para que eu possa te incluir.
      Beijos

      Excluir
  90. Olá amiga !
    Passei rapidinho lhe fazer uma visita.
    Seus trabalhos estão maravilhosos,ficaram um encanto !
    Me desculpe por não ter passado antes,estou com um probleminha de saúde.
    Ando meio debilitada,mas assim que estiver melhor voltarei a lhe fazer visitas.
    Um grande beijo fique com Deus.
    donadalvaartesanatos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que você estava com problemas de saúde, amiga! Te desejo melhoras... Se cuida... Deus te abençoe no seu tratamento para que se restabeleça rapidamente, amiga! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Fique com Deus você também!

      Excluir

  91. 11 de jul (Há 13 dias)
    Via Gmail

    Sonia Maria que beleza de manta,muito obrigada vou fazer já para uma amiga! Deus te abençõe. Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia Patricia! Quero ver sua manta. Se puder me mande um email com as fotos ou me indique o link se a publicar, ok? Beijos

      Excluir

  92. 11 de jul (Há 13 dias)
    Via Gmail:

    Amiga,
    Esta manta está linda, Deus a abençoe e lhe dê sempre tudo de bom.
    Um beijinho e bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, Ana Andrade! Muito Obrigada pela atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  93. 13 de jul (Há 11 dias)
    Via Gmail:

    OBRIGADA GRANDE MESTRA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gostou, amiga! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Vera Luzia!