08 julho 2014

MAIS UM GORRINHO DE CROCHET INFANTIL

Olá amiga!
Mais um GORRINHO DE CROCHÊ INFANTIL, pronto. Esse é o GORRO DE CROCHE BARRA PONTO XADREZ AJOURADO. Seu modelo é muito simples, lindo e fácil de tecer...
PASSO-A-PASSO DE COMO TECÊ-LO:

Observe na foto que, o topo desse Gorro é franzido, diferentemente da maioria deles. Isso ocorre porque ele é tecido de forma Circular e Tubular. Tecemos um tubo de crochê e depois o fechamos na parte de cima, o que resulta nesse franzido.
  • Trabalho em Crochê Circular.
  • Tamanho M
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • 1 novelo de Lã Cisne Super Bebê Azul;
  • 1 novelo de Lã Cisne Super Bebê Branca;
  • Agulha de Crochê nº 3;
  • Agulha de Tapeceiro e Tesourinha para o arremate.

LEGENDA DOS PONTOS DE CROCHÊ:
O = Correntinha (corr);
T = Ponto Alto (pa);
X = Ponto Baixo (pb);
.  = Ponto Baixíssimo (pbx).

Esse Gorro é feito em 3 ETAPAS:
1ª ETAPA: O corpo do Gorro;
2ª ETAPA: Barra do Gorro e
3ª ETAPA: Acabamento e aplicação do Pom-pom. 
ATENÇÃO! Antes de começar a tecer seu gorrinho observe nas tabelas a seguir as medidas para cada faixa etária, desde um bebê a um adulto.
1 - TABELA CIRCUNFERÊNCIA DE GORROS PARA CRIANÇAS DE 0 A 8 ANOS DE IDADE:

2 - TABELA DE MEDIDAS DA ALTURA PARA GORROS DE BEBES E CRIANÇAS. 
T E N Ç Ã O !!!

Dessa tabela utilize apenas as medidas referentes a Altura dos gorros... Suas medidas de circunferência são grandes. Pelo menos foram para minha netinha. 

Isabela com 5 dias tinha a Circunferência da cabeça = 34,5cm.
Os gorrinhos que fiz pra ela só serviram depois dos 4 meses de vida.
3 - TABELA DE MEDIDAS DE GORROS PARA ADULTOS:

1ª ETAPA:

BASE: (ooooooo....ooooo.)
  • Com a lã azul, teça um fio contendo 70 Correntinhas (corr) ou a quantidade de correntinhas que corresponda a medida do gorro que você queira tecer. Nesse caso nas demais carreiras vá aumentando os pontos progressivamente;
  • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), formando um grande anel base para o nosso gorro.
1ª CARREIRA: (TTTTTTT....TTTT.)
  • Teça 3 Correntinhas (corr) para iniciar a carreira. Essas 3 Correntinhas (corr) consideraremos como o nosso 1º Ponto Alto (pa);
  • Teça 1 Ponto Alto (pa) em em cada uma das Correntinhas (corr) do seu anel base. 
  • Ao chegar ao final feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
DA 2ª a 15ª CARREIRA: (TTTTTTT....TTTT.)
  • A 2ª Carreira e as demais, até a 15ª Carreira, são idênticas a 1ª carreira. Portanto, repita os procedimentos da 1ª Carreira (carr) para tecê-las. 
  • Ao chegar no final da 15ª carreira você terá uma MANILHA ou TUBO de crochê.
  • Corte o fio azul e arremate.
    • FECHAMENTO DO TUBO DE CROCHÊ
      • Com uma agulha de tapeceiro, passe um fio duplo de lã azul, na parte superior do gorro;
      • Puxe esses fios até fechar o topo do gorro.
        • Ele vai ficar franzido, tal qual nas fotos.
2ª ETAPA:

16ª CARREIRA: (xºººxººº.... xººº.)
  • Com o fio de lã branca, inicie o Ponto de Crochê Xadrez Ajour;
  • Fixe o fio branco com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), em um dos Pontos Altos da Carreira anterior;
  • A seguir teça 3 Correntinhas (corr) ao ar, formando assim uma Alça de Correntinhas (corr);
    • Pule 3 Pontos Altos (pa), da Carreira anterior;
  • No 4º Ponto (pt), teça 1 Ponto Baixo (pb); 
  • A seguir teça 3 Correntinhas (corr) ao ar, formando outra Alça de Correntinhas;
    • Pule 3 Pontos Altos (pa);
  • No 4º Ponto (pt), teça 1 Ponto Baixo (pb); 
    • Continue tecendo, dessa forma, até o final da Carreira;
  • Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
  • Corte o fio e arremate.

17ª CARREIRA (TTT º TTT º TTT º ....TTT º.)
  • Fixe o fio Azul, no ponto baixo da carreira anterior.
  • Em seguida teça 3 Pontos Altos (pa) sobre a Alça de correntinhas;
  • Depois teça 1 Correntinhas (corr) no ar.
  • Repita esse procedimento até o final da Carreira (carr);
  • Ao chegar no final da carreira, feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
18ª CARREIRA: (xºººxººº.... xººº.)
  • Em um dos intervalos, fixe o fio de lã branca, com um Ponto Baixíssimo (pbx);
  • Em seguida teça 3 Correntinhas (corr) no ar, formando uma Alça de Correntinhas;
  • Pule o bloco 3 Pontos Altos (pa) da Carreira anterior;
  • No próximo intervalo, teça 1 Ponto Baixo (pb); 
  • Depois disso teça 3 Correntinhas (corr) no ar, formando outra Alça de Correntinhas (corr);
  • Em seguida pule outro bloco de 3 Pontos Altos (pa) e teça 1 Ponto Baixo (pb);
  • Continue tecendo dessa forma, até o final da Carreira;
  • Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

Da 19ª CARREIRA: (TTT º TTT º TTT º ....TTT º.)
  • Com o fio Azul, teça  outra Carreira composta de 3 Ponto Altos (pa) + 1 Correntinhas (corr), da mesma forma que você teceu a 17ª Carreira. Sendo que os Pontos Altos você vai tecê-los sobre as 3 correntinhas, da carreira anterior, e a correntinha ficara sobre o ponto baixo, também, da carreira anterior. 
  • Ao chegar no final da carreira feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
Da 20 ª a 23ª CARREIRA: 
  • Continue tecendo da mesma forma que você teceu as carreiras anteriores, sendo uma carreira na cor branco (xºººxººº.... xººº.) e a outra na cor azul (TTT º TTT º TTT º ....TTT º)... 
24ª CARREIRA: (xºººxººº.... xººº.)

  • Essa é a ultima Carreira... Com o fio Branco, teça essa Carreira da seguinte forma:
    • Fixe o fio, com um Ponto Baixíssimo (pbx) em um dos intervalos.
    • Depois disso teça 3 Correntinhas (corr); 
    • No próximo espaço, teça  1 Ponto Baixo (pb); 
    • Em seguida, teça + 3 Correntinhas (corr); 
    • Depois disso, teça 1 Ponto Baixo (pb), no próximo intervalo... 
    • Assim, teça toda a carreira. 
    • Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
3ª ETAPA:

ACABAMENTO:
  • Primeiramente, com fios de lã branca, faça um pompom, mais farto e mais bonito que o meu;
  • Depois disso, para finalizar, costure o pompom no topo do Gorrinho;
      • Arremate as pontas dos fios de lã...
        • Está pronto o gorrinho...
Se você tem dúvidas de como tecer o PONTO DE CROCHÊ XADREZ AJOUR, e prefere os gráficos veja na foto a seguir como é simples... 
Se você quiser fazer um conjunto com o PONTO XADREZ AJOURADO, veja a MANTA que teci com esse ponto:

TECERAM ESSE GORRINHO:

BONS CROCHÊS!

57 comentários:

  1. Sônia, vc tá uma máquina de gorros, parabéns,,,nem tive tempo de fazer nenhum, mas preciso, é por uma boa causa...Obrigada pelos encantos que sempre nos mostra!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito simples e rápidos de tecer...
      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  2. lIIINDOS!!ficaram maravilhosos como todos os que vc faz.Um super abraço.
    Bere!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita! Você, além de ser minha "musa inspiradora", é um amor!!! Ah, até quando pode enviar o gorro pra Marisa? meu mail
    elokhouri@gmail.com

    1. Entre em contato com ela... Não estou sabendo ao certo...
      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Amiga
    Que Mimo o Gorrinho...as cores um encanto...Adorei
    PARABENS
    TENHA UMA LINDA SEMANA
    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo o mesmo pra você Andrea...
      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Sônia
    A produção está a todo vapor, como se dizia antigamente!!!!

    1. Exatamente, amiga Nilda Biagio!
      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Sônia, eu amei esse gorrinho, ele é a carinha do meu filhinho, que vai ficar muito lindo nele. Obrigada.
    Bjs
    Marcia
    marcia2012@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Marcia!
      Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  7. Hola, Sonia Maria! Thanks for visiting my blog and explaining about the caps. This blue one is SO cute. You are a special person to make these for the sick children. I made a cancer cap for a friend of mine that has breast cancer...she really liked it and she can still wear it in the winter after her hair grows back in.

    Take care {{{{{{{{{hugs}}}}}}}}}

    Sandy

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga.
    Parabéns!É um mais lindo que o outro!Amei.Bjs e uma boa noite pra vc.

    ResponderExcluir
  9. Lindo,adoro estar aqui no seu blog, só tem coisas lindas, parabéns amiga.
    Beijão..

    ResponderExcluir
  10. oi Sônia, como todos os outros...está lindo amiga, parabens!!!um abraço, e uma semana abençoada pra vc!!!
    bjkas
    ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Ana! Te desejo o mesmo... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  11. Oi
    Recebi o kit da felicidade, depois passa no meu blog e pegue o seu.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Olá Amiga
    Maravilhoso seu gorrinho, parabens por todos seus trabalhos, seu blog é encantador lindo demais, e obrigado pelos graficos...bjuss

    ResponderExcluir
  13. lindo,gorro...............
    adorei,beijos...../
    Sandra coatti

    ResponderExcluir
  14. Tem um presente pra vc no meu blog. Passa la. Bjao

    ResponderExcluir
  15. Oi sonia achei lindo seu blog se vc puder estou a procura de receitas de vestidos de bebe e sapatinhos tipo boneca se vc puder me mandar ficarei muito agradecida.
    Beijos e parabens pela sua criatividade
    Meu email e elisaclima@ig.com.br.
    Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Te encaminhei via e-mail alguns links.
      Beijos

      Excluir
  16. Amiga Sónia, lindos os gorrinhos. Parabéns.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    Paula Almeida

    ResponderExcluir
  17. O tampão do bebê é muito doce! Um teste padrão perfeito para o charity :)
    Hugs,
    Mini

    ResponderExcluir
  18. Acho que está faltando a carreira nº 12. Gostaria de saber como faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, clarifiquei a receita... Muito obrigada por questionar... Assim pude facilitar para você e as demais leitoras que se interessarem em tecê-lo... Bons Crochês! Bjs

      Excluir
  19. Olha o que eu fiz:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=819555878069313&set=a.190493700975537.48461.100000447240656&type=3&theater

    Obrigada. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela Cardoso, seu gorrinho ficou lindo! Anotei aqui no blog e fiz um link para o seu blog. Muito Obrigada por me avisar! Beijos

      Excluir
  20. Un beau bonnet merci des bonnes explications bonne journée Marie-Claire

    ResponderExcluir
  21. Amiga,

    está muito bonito e como sempre muito bem explicado.

    Obrigada pela partilha,
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Bellissimo questo cappello da neonato , grazie per le istruzioni, ciao buona giornata

    ResponderExcluir

  23. 07:53 (Há 9 horas)

    para mim
    Ola Sónia, muito obrigada por toda a ajuda e conhecimento que tenta passar.
    Mais uma vez peço ajuda. Sobre o gorro lindíssimo que tem uma volta em branco de: ponto baixo, 3 correntes e ponto baixo. Na volta seguinte é: 3 altos sobre os cordões da volta anterior ...
    como consegue fazer todas as voltas de pb, corrente e pb da mesma cor? neste caso em cor branca?
    Não sei se me faço entender
    Obrigada
    Alvarina
    Ilha Terceira-Açores - Portugal

    http://falandodecrochet.blogspot.pt/2007/06/mais-um-gorrinho-de-crochet-infantil.HTML

    Pretendo fazer uma mantinha de bebe com 2 cores e não consigo
    e já agora, que medidas para uma mantinha para colocar sobre o ovo de bebe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvarina, quando terminar a parte em azul, corte o fio azul e arremate.
      Depois disso, com o fio Branco, teça essa Carreira da seguinte forma:
      Fixe o fio branco, com um Ponto Baixíssimo (pbx) em um dos intervalos.
      Depois disso teça 3 Correntinhas (corr);
      No próximo espaço, teça 1 Ponto Baixo (pb);
      Em seguida, teça + 3 Correntinhas (corr);
      Depois disso, teça 1 Ponto Baixo (pb), no próximo intervalo...
      Assim, teça toda a carreira.
      Feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
      Corte o fio branco e arremate...
      Com o fio Azul, teça uma carreira composta de 3 Ponto Altos (pa) + 1 Correntinhas (corr). Sendo que os Pontos Altos você vai tecê-los sobre as alças compostas de 3 correntinhas, da carreira anterior, e a correntinha ficara na mesma direção do ponto baixo, também, da carreira anterior.
      Ao chegar no final da carreira feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
      Beijos

      Excluir
  24. 9 de jul 2014
    Via Gmail:

    Que gracinha!
    Roseli

    ResponderExcluir
  25. Oi Querida Sonia, terminei um gorrinho desses semana passada pra continuar meus 50 trabalhos, agora faltam 37, vou continuar nesta missão embora ache que estou demorando muito. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa, Cida Hamada! Vou agora no seu blog ver o seu gorrinho, para depois anotar no post referente a ele que você o teceu. Não se preocupe com o tempo. É muito ruim tecer pressionada... Vá com calma e no seu tempo, ok? Beijos.

      Excluir
    2. Fui no seu blog e vi que você ainda não o postou. Quando postar me avise... Quero muito vê-lo, ok? Beijos

      Excluir
    3. estou acabando de postar a foto desse gorrinho e de um porta xícaras que vc postou esses dias, tbém estou terminando um tapete com uma receita sua, em breve postarei-o tbém. Muito obrigada. bj

      Excluir
    4. Fui no seu blog e vi as peças lindas que você teceu, Cida Hamada! Anotei tanto no post do Gorro quanto no do Forrinho. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Comentei seu post. Beijos