30 novembro 2017

TAPETE EM CROCHE TODO NO PONTO PIPOCA

Olá, amiga (o)!

Mais um tapete pronto para o enxoval da minha filha, Renata... Dessa vez o TAPETE EM CROCHÊ  é repleto de PONTOS PIPOCAS... Adorei tecê-lo! É gratificante olhar essa maravilha e constatar o que podemos fazer apenas com um cone de Barbante e uma Agulha para Crochê... 

Minha filha gostou tanto daquele TAPETE DE CROCHÊ COM BORDAS NO PONTO PIPOCA que me pediu outro igual e na mesma cor. Fiz e nem publiquei aqui porque é igual. 
Depois dos dois prontos, ela quis um outro, repleto de Pipocas, no Branco. Pedido feito, pedido aceito e atendido. Agora são 3 Tapetes com Pipocas prontos. 
Só que, depois que este ficou pronto, ela me pediu mais um igual a este branco. E eu??? Já comecei... Já, já eles serão 4...😍😊 

Atenção!

Fiz 3 Receitas desse tapete:
  1. Gráfico
  2. Resumo escrito do Gráfico, para as experientes no Crochê. E
  3. Passo a Passo Detalhado, para as iniciantes no crochê
Dessa vez fiz um também um vídeo mostrando como teci o Ponto Pipoca.

Só não vai tecê-lo, quem não quiser... 

TAPETE EM CROCHÊ DE BARBANTE TODO NO PONTO PIPOCA  

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Barbante nº 8 Eco Brasil da Soberano Branco;
  • Agulha para Crochê:  4,5 mm; 
  • Agulha de Tapeceiro e Tesourinha para o arremate.
MEDIDAS:
  • Largura total = 83 cm x  Altura total = 48 cm

LEGENDA DOS PONTOS  E ABREVIAÇÕES:
Carreira (s) = carr (s);
ponto (s) = pt (s);
Agulha (s) = ag (s);
º = Correntinha(s) = corr (s);
x = Ponto(s) Baixo(s) = pb (s);
( ou ) ou | ou \ ou / ou T = Pontos Altos = pa (s);
(()) = Pontos Pipoca de 4 Pontos Altos = pp = pp4pa (s);
 .  = Ponto Baixíssimo (pbx); 
= Ponto Caranguejo (pc).

Veja o VÍDEO DE COMO TECI O PONTO PIPOCA?

GRÁFICO E RESUMO DO PASSO A PASSO (para as crocheteiras experientes)

1 - G R Á F I C O: 

2 - RESUMO DO PASSO A PASSO (para as crocheteiras experientes)

BASE: 135 corr (Ida)
1ª CARREIRA: 135 pb = 135 pts 
2ª CARREIRA: 1 pb + 33 (1 pp + 3 pb) + 1 pp + 1 pb = 135 pts
3ª CARREIRA: 135 pb = 135 pts = 1ª CARREIRA 
4ª CARREIRA: 3 pb + 33 (1 pp +3 pb) =135 pts

5ª CARREIRA: 135 pb = 135 pts = 1ª CARREIRA
6ª CARREIRA: 1pb+33(1pp+3pb)+1pp+1pb=135 pts = 2ª CARREIRA
7ª CARREIRA: 135 pb = 135 pts= 1ª CARREIRA 
8ª CARREIRA: 3 pb + 33 (1 pp+3 pb) =135 pts = 4ª CARREIRA 

9ª CARREIRA: 135 pb = 135 pts = 1ª CARREIRA 
10ª CARREIRA: 1pb+33(1pp+3pb)+1pp+1pb =135pts = 2ª CARREIRA 
11ª CARREIRA: 135 pb = 135 pts = 1ª CARREIRA 
12ª CARREIRA: 3 pb + 33 (1 pp+3 pb) =135 pts = 4ª CARREIRA
13ª CARREIRA: 135 pb = 135 pts = 1ª CARREIRA 
14ª CARREIRA: 1pb+33(1pp+3pb)+1pp+1pb= 135pts= 2ª CARREIRA 
15ª CARREIRA: 135 pb = 135 pts= 1ª CARREIRA 
16ª CARREIRA: 3 pb + 33 (1 pp+3 pb) =135 pts = 4ª CARREIRA
17ª a 70ª CARREIRA: 
Continue tecendo as próximas Carreiras, repetidamente, da mesma forma que você teceu as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Carreiras alternando as Carreiras de Pontos Baixos (Carreiras 1 e 3), com as Carreiras de Pontos Pipoca (pp) desencontrados. 
71ª CARR: 135 pb = 1ª Carreira

BORDA DO TAPETE:

Teça uma Carreira de Pontos Caranguejo nos 4 lados do tapete. Nos cantos teça de 2 a 3 Pontos Caranguejos para contornar o canto. Eu teci 2 pontos, por isso os cantos do meu ficou arredondadinho.
Agora vamos para a 3ª Receita, com tudo nos mínimos detalhes…
Adorei o avesso desse tapete. As depressões dos pontos pipocas, esses buraquinhos, me encantaram... 

3 – PASSO A PASSO DETALHADO (para as iniciantes no crochê). 

BASE: (Ida)
Inicie tecendo 135 Correntinhas.
1ª CARREIRA:
Nessa Carreira teça apenas Pontos Baixos (pb), do início ao final da Carreira = 135 Pontos Baixos = 135 Pontos.
2ª CARREIRA: 1 pb + 33 (1 pp + 3 pb) + 1 pp + 1 pb = 135 pts
Essa Carreira Inicie tecendo  
1 Ponto Baixo, no 1º Ponto da carreira anterior.
A seguir comece a tecer os blocos de 4 pontos, ou seja:
Teça 1 Ponto Pipoca, no próximo ponto da carreira anterior, da seguinte forma:
- Em um mesmo ponto, teça cada um dos 4 Pontos Altos, 
- Retire a Agulha do ultimo ponto e deixe o ponto na espera,
- Insira a agulha no 1º Ponto Alto,
- A seguir insira no ponto que ficou na espera e volte fechando o Ponto Pipoca.
- A seguir teça 1 Correntinha.
Agora que terminou o Ponto Pipoca teça, 
3 Pontos Baixos, sendo 1 em cada 1 dos 3 próximos pontos da carreira anterior. Está pronto o primeiro bloco de pontos.Repita esse últimos bloco de 4 pontos (1 Ponto Pipoca + 3 Pontos Baixos), ao longo dessa Carreira.
Chegando no no penúltimo Ponto da Carreira Anterior teça, 1 Ponto Pipoca;
No ultimo Ponto da Carreira Anterior teça, 1 Ponto Baixo. 
Assim iniciamos e finalizamos a Carreira da mesma forma.
3ª CARREIRA:
Essa Carreira teça igual 1ª CARREIRA, ou seja, teça Pontos Baixos, do início ao final da Carreira = 135 Pontos Baixos.
4ª CARREIRA: 3 pb + 33 (1 pp+3 pb) =135 pts.
Nessa Carreira teceremos blocos de 4 pontos, desencontrando as Pipocas dessa carreira com as da carreira anterior, da seguinte forma:
Teça 3 Pontos Baixos, sendo 1 em cada 1 dos 3 pontos da Carreira anterior. 
A seguir teça 1 Pontos Pipoca + 3 Pontos Baixos. 
Continue repetindo esse bloco de 4 Pontos, até o final da Carreira.
5ª CARREIRA: 
Essa Carreira teça igual 1ª CARREIRA, ou seja, teça Pontos Baixos, do início ao final da Carreira.
6ª CARREIRA: 1pb + 33 (1 pp + 3 pb) + 1 pp + 1pb = 135 pts 
Essa Carreira teça igual a 2ª CARREIRA, ou seja, teça 1 Ponto Baixo + 
1 Pontos Pipoca + 3 Pontos Baixos + 
Continue tecendo esses 4 últimos pontos, até o final da Carreira.
No penúltimo ponto teça, 1 Ponto Pipoca.
No ultimo ponto teça, 1 Ponto Baixo.
7ª CARREIRA:
Teça Pontos Baixos (pb), do início ao final da Carreira = 1ª CARREIRA
8ª CARREIRA: 3 pb + 33 (1 pp+3 pb) =135 pts 
Essa Carreira teça igual a = 4ª CARREIRA com blocos de 4 pontos, desencontrando as Pipocas dessa carreira com as Pipocas da carreira anterior, da seguinte forma:
Teça 3 Pontos Baixos, sendo 1 em cada 1 dos 3 pontos, da Carreira anterior.
A seguir teça 1 Pontos Pipoca + 3 Pontos Baixos. 
Continue repetindo esse bloco de 4 Pontos até o final da Carreira. 
9ª a 71ª CARREIRA: 
Continue tecendo dessa forma, repetindo alternadamente as 4 primeiras carreiras, até a 71ª Carreira. Não se esqueça que as carreiras de Pontos Pipocas são desencontradas. 
Agora vamos tecer a carreira da borda...

72ª CARREIRA:
BORDA DO TAPETE
Nas 4 bordas teça o PONTO CARANGUEJO tradicional. Nos Cantos teça 2 ou 3 Pontos para contornar o canto. Eu teci apenas 2 pontos em cada canto, por isso eles ficaram arredondadinhos.
Atenção! Se você não gostar de "andar pra trás", 😊  faça o PONTO CARANGUEJO TECIDO PARA FRENTE ou PONTO BAIXO TORCIDO, que te mostro no vídeo a seguir.  No post tem mais detalhes sobre ele, é só seguir o link.

Uma outra opção para o acabamento desse tapete, caso você prefira, ao invés do Ponto Caranguejo, teça o PONTO BAIXO COM LAÇADA. Gráfico e tudo mais sobre esse ponto veja no post, aqui no blog mesmo.

194 comentários:

  1. Lindíssimo, como tudo que você faz.
    Vou tentar fazer ❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que vc gostou e vai tecê-lo. Claro que vai conseguir! Qualquer dúvida fale comigo. 😊🌷😚🤗

      Excluir
  2. Muito bonito. O efeito é maravilhoso! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Tão lindo! Impecável ❤️

    ResponderExcluir
  4. Realmente é um grande prazer! Parabéns! 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Que ponto lindo!

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  7. @soniamaria_falandodecrochet vc sempre arrasa🌷Parabéns💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Maravilhoso! Parabéns! 😍😍😍😍😍😍😙

      Excluir
    2. OI AMIGA SONIA MARIA ESSE TAPETE DE PONTO PIPOCA FICOU LINDO VOU TENTAR FAZER UM PRA MIM.OBRIGADA PELO VÍDEO E POSTAGEM.....ABRAÇOS COM SAUDADES. ESTOU COLOCANDO AQUI MEU COMENTÁRIO PORQUE NÃO SABIA ONDE PUBLICAR.

      Excluir
    3. Saudades de você também, amiga! Que notícia boa, Rose Mary! Adorei te ver por aqui, saber que você gostou e vai tecê-lo. Quando publicar me avise. Quero ver o seu. Beijos

      Excluir
    4. Rose Mary pode publicar seu comentário onde quiser. O importante é deixá-lo aqui... Você é sempre muito bem-vinda! Beijos

      Excluir
  8. Lindíssimo seu trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  9. 👏👏👏👏😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  10. 👏👏👏 lindo

    ResponderExcluir
  11. Lindo tia!!! A Rê merece

    ResponderExcluir
  12. 👏👏👏😍😍

    ResponderExcluir
  13. Ficou muito bem feito e bonito.

    ResponderExcluir
  14. Que lindo trabalho!!

    ResponderExcluir
  15. 👍👍👍👌👌👌👏👏👏❤❤

    ResponderExcluir
  16. Que perfeito!😍

    ResponderExcluir
  17. Ficou muito fofo !!! 👏👏💕💕💕

    ResponderExcluir
  18. Deve ser uma delícia pisar descalça nele

    ResponderExcluir
  19. Maravilhoso!!!!!! 😍😘

    ResponderExcluir
  20. Perfeito, como tudo que você faz!

    ResponderExcluir
  21. 😱Que lindo! Parabéns!! 😍

    ResponderExcluir
  22. Amei! Que coisa mais linda!!

    ResponderExcluir
  23. Maravilhoso perfeito!!!

    ResponderExcluir
  24. 😲😲😲😲😲

    ResponderExcluir
  25. 👏🏽👏🏽🙋Bravoooooo

    ResponderExcluir
  26. Passa o gráfico deste tapete @soniamaria_fala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está no blog Ana Paula! O link está na minha bio do instagram. Ou então entre no Google procurando por "Tapete de Crochê Ponto Pipoca Sônia Maria Falando de Crochet". Beijos

      Excluir
  27. Lindo. Vc ensina no blog?
    1 de dezembro às 16:27

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ensino, Rosilene Carneiro! Tudo sobre ele está no blog. O link para o post esta acima 👆🏼👆🏼👆🏼 Beijos

      Excluir
  28. Maravilhoso!! 👏👏👏👏😍😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  29. Que bom como a internet nos liga a pessoas que de outra forma dificilmente conheceríamos. Vc foi a primeira pessoa que comecei a seguir os trabalhos de crochê a partir do seu blog eu vi o mundo do crochê com outros olhos. Eu faço a mais de 20 anos mas via o crochê como passatempo coisa brega coisa de pouco valor. Depois que lhe achei e acompanhei seu blog fui vendo o quanto de elegância existe no crochê sua versatilidade abri uma empresa de crochê Maga crochê e assim ñ vivo de crochê mas sou feliz e realizada com o sue faço. Ñ sou tão requintada quanto vc. Mas o dia que eu crescer em conhecimento quero ser um pouquinho parecida com vc.
    Obrigada pelo que vc fez por mim nem bem saber.. sou sua fã.
    Te admiro muito.
    Magali e Sonia estão comemorando 2 anos de amizade no Facebook!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magali, agora fui às lágrimas! Que história mais linda a sua... Amei fazer parte dela e da sua vida... Adorei saber dessa influencia que tive na sua vida. Com certeza seus trabalhos são lindos! Vou na sua pagina vê-los... Obrigada por alegrar meu dia! Que Deus continue te iluminando e abençoando!
      Beijos no seu coração

      Excluir
  30. Maravilhoso!! 👏👏👏👏😍😍😍😍😍
    1 de dezembro 2017

    ResponderExcluir
  31. Maria Antônia Novais via Facebook:quarta-feira, 6 de dezembro de 2017 01:56:00 BRST

    Está lindíssimo Sonia Maria!!!
    1 de dezembro 2017 às 16:35

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Antônia Novais via Facebookquarta-feira, 6 de dezembro de 2017 01:58:00 BRST

      Posso pedir pra você tirar uma foto com ele totalmente aberto? Obrigada!!!
      1 de dezembro às 16:37

      Excluir
  32. Lindíssimo amiga!!!👏👏👏👏👏
    1 de dezembro 2017 às 16:36

    ResponderExcluir
  33. Ficou tão bonito!! 👏👏👏
    1 de dezembro 2017 às 16:38

    ResponderExcluir
  34. Eliana Rocha de Jesus via Facebookquarta-feira, 6 de dezembro de 2017 02:37:00 BRST

    👏👏👏😘
    1 de dezembro 2017 às 16:39

    ResponderExcluir
  35. Leila Gonçalves da Costa via Facebookquarta-feira, 6 de dezembro de 2017 02:38:00 BRST

    Quantos ponto vc colocou ? Sonia Maria ficou um ótimo tamanho
    1 de dezembro às 16:48

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila Gonçalves da Costa via Facebookquarta-feira, 6 de dezembro de 2017 02:41:00 BRST

      Ja achei tdo no seu blog 👏👏👏
      1 de dezembro 2017 às 16:57

      Excluir
  36. Que trabalho impecável! Não me canso de admirar ❤️
    1 de dezembro 2017 às 16:51

    ResponderExcluir
  37. Lindo!!👏👏👏👏👏
    1 de dezembro 2017 às 16:51

    ResponderExcluir
  38. Nossa q lindo !!!
    1 de dezembro 2017 às 16:54·

    ResponderExcluir
  39. Es hermoso y gratificante ver lo que vos podés hacer con un cono de hilo y una aguja y tus manos de hada.
    1 de dezembro 2017 às 16:58

    ResponderExcluir
  40. Show....perfeito
    1 de dezembro 2017 às 17:07

    ResponderExcluir
  41. Regina Aparecida Moro Garbeline via Facebookquarta-feira, 6 de dezembro de 2017 02:43:00 BRST

    Ficou maravilhoso, aliás, como tudo o que vc faz. 
    Parabéns!
    1 de dezembro 2017 às 17:18

    ResponderExcluir
  42. Janaina Paula Modesto  via Facebookquarta-feira, 6 de dezembro de 2017 02:44:00 BRST

    Ficou lindo 😍
    1 de dezembro 2017 às 17:28

    ResponderExcluir
  43. Tri bonito, Sônia ! Tu sempre tem muito bom gosto !
    Deu até vontade de fazer um semelhante. Hehehe
     1 de dezembro 2017 às 17:42

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não passe vontade Cauê! Faça igual ou semelhante... Vc vai adorar tecê-lo. Se decidir por fazer e se publicar me avise. vou adorar ver o seu. 😊😚🌷🤗

      Excluir
  44. Muito lindo
    1 de dezembro 2017 às 17:46

    ResponderExcluir
  45. Bellissima
    1 de dezembro 2017 às 17:53

    ResponderExcluir
  46. Maravilhosooooo😍
    1 de dezembro 2017 às 18:03

    ResponderExcluir
  47. Belíssimo 🌺🏵️🌹🌼🌻
    1 de dezembro 2017 às 18:13

    ResponderExcluir
  48. Lindoooooo!!!!!
    1 de dezembro 2017 às 18:41

    ResponderExcluir
  49. Hermodo!!
    1 de dezembro 2017 às 18:47

    ResponderExcluir
  50. Ficou lindo
    1 de dezembro 2017 às 18:54

    ResponderExcluir
  51. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    1 de dezembro 2017 às 19:00

    ResponderExcluir
  52. Laura Souza Pereira Santos via Facebookquarta-feira, 6 de dezembro de 2017 02:52:00 BRST

    Maravilhoso Parabéns
    1 de dezembro 2017 às 19:17

    ResponderExcluir
  53. Ana Carmen Castelo Branco via Facebookquarta-feira, 6 de dezembro de 2017 02:53:00 BRST

    Se você morasse aqui em BH, eu tomava umas aulas com você! Parabéns de novo!
    1 de dezembro 2017 às 19:19

    ResponderExcluir
  54. Ana Paula Ramos Pires via Facebookquarta-feira, 6 de dezembro de 2017 02:54:00 BRST

    Felicidades magnifico trabalho gostava de aprender para a minha filha. Está lindo 😍😍demais
    1 de dezembro 2017 às 19:23

    ResponderExcluir
  55. Una belleza Felicitaciones
    1 de dezembro 2017 às 19:28

    ResponderExcluir
  56. Marilena De Sousa Pimenta via Facebookquarta-feira, 6 de dezembro de 2017 02:55:00 BRST

    Que lindo Sonia Maria!...Amei!...
    1 de dezembro 2017 às 19:35

    ResponderExcluir
  57. Maravilhoso!
    1 de dezembro 2017 às 19:42

    ResponderExcluir
  58. Maravilhoso trabalho parabéns minha linda
    1 de dezembro 2017 às 20:17

    ResponderExcluir
  59. Lindooo
    1 de dezembro 2017 às 20:26

    ResponderExcluir
  60. Lindo.
    1 de dezembro 2017 às 20:47

    ResponderExcluir
  61. Amélia Bernardino Machado via Facebookquarta-feira, 6 de dezembro de 2017 02:59:00 BRST

    Lindo!
    1 de dezembro 2017 às 22:08

    ResponderExcluir
  62. Que tapete mais lindo! Eu sempre tive vontade de ter um tapete só com pipocas. Deve ser uma delícia pisar descalça em uma tapete assim. Parabéns pelo bom gosto e pelo trabalho Sonia Maria!
    1 de dezembro 2017 às 22:14

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma delicia pisar descalça nele... Obrigada pelo carinho amiga! 😊😚🌷🤗

      Excluir
  63. Lindo
    1 de dezembro 2017 às 22:29

    ResponderExcluir
  64. Uauuuuu
    1 de dezembro 2017 às 23:18

    ResponderExcluir
  65. Lindo Sonia Maria! Um primor! Bela peça de enxoval.
    1 de dezembro 2017 às 23:57

    ResponderExcluir
  66. Maravilhoso
    2 de dezembro 2017 às 01:42

    ResponderExcluir
  67. Ficou lindo
    2 de dezembro 2017 às 06:58

    ResponderExcluir
  68. Maravilhoso!!!
    2 de dezembro 2017 às 08:02

    ResponderExcluir
  69. Terezinha D'Avelly via Facebookquarta-feira, 6 de dezembro de 2017 03:05:00 BRST

    lindos
    2 de dezembro 2017 às 08:05

    ResponderExcluir
  70. Lindooooo
    2 de dezembro 2017 às 08:37

    ResponderExcluir
  71. Vc é demais!
    2 de dezembro 2017 às 08:51

    ResponderExcluir
  72. Lindo.
    2 de dezembro 2017 às 11:04

    ResponderExcluir
  73. Muito lindo! Vou fazer 🤗🤗
    2 de dezembro 2017 às 12:01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber que você gostou e vai tecê-lo... Obrigada amiga! 😊😚🌷🤗

      Excluir
  74. Helenir Gomes Olha tia Lenir lembrei de vc pra distrair um pouco lindo né
    2 de dezembro 2017 às 14:23

    ResponderExcluir
  75. Maravilhoso 👏👏👏👏👏
    2 de dezembro 2017 às 17:56

    ResponderExcluir
  76. Belíssimo 👏👏👏 qdo eu for na casa dela ñ terei coragem de pisar nessa obra de arte 😉
    2 de dezembro 2017 às 18:13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas podem se sentir inibida mesmo. Por isso sugiro que o usem no Lavabo ou no Banheiro. Obrigada amiga! 😊😚🌷🤗

      Excluir
  77. Ficou muito lindo
    2 de dezembro 2017 às 19:50

    ResponderExcluir
  78. Amei quanto fica.
    3 de dezembro 2017 às 07:28

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela preferencia amiga! Sinto em dizer que não faço crochê para venda.😊😚🌷🤗

      Excluir
  79. olá Sonia sinto muito se te ofendi, mas em momento algum fala que a peça foi feita por mim, mas sinto muito mesmo e claro vou retirar já que vc se ofendeu. sinto muito.... boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilma, eu não pedi para você retirar o vídeo... basta editá-lo, retirando a foto do meu trabalho, mesmo porque, aquela flor nem é de minha autoria. O início dela é do início de uma toalha... Estou reclamando de você usar a foto do meus sousplat, no seu vídeo, sem ao menos dizer onde o encontrou. Você disse que "o branco foi feito com outro fio e que o do vídeo vc estava fazendo com a linha Bella". Você se esqueceu de dizer por quem foi feito... Se esqueceu de citar a fonte. No meu post eu disse que havia me inspirado em um gráfico de um forrinho de crochê... Isso serve como dica pra você... Assim você evita dissabores futuros, tanto para você, quanto para o autor da peça. Sugiro que você leia sobre Plágio, tanto de fotos, quanto de peças. Achar na net não significa que não tem dono... Espero que não me leve a mal e que tenha a minha reclamação como uma lição... Beijos

      Excluir
  80. vou retirar e faço depois um vídeo falando sobre isso tá obrigada e sinto muito... meus escritos sabem que eu tiro da internet..... mas a parte de hoje falarei de onde eu tiro as peças.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilma, eu não pedi para você retirar o vídeo... basta editá-lo, retirando a foto do meu trabalho, mesmo porque, aquela flor nem é de minha autoria. O início dela é do início de uma toalha... Estou reclamando de você usar a foto do meus sousplat, no seu vídeo, sem ao menos dizer onde o encontrou. Você disse que "o branco foi feito com outro fio e que o do vídeo vc estava fazendo com a linha Bella". Você se esqueceu de dizer por quem foi feito... Se esqueceu de citar a fonte. No meu post eu disse que havia me inspirado em um gráfico de um forrinho de crochê... Isso serve como dica pra você... Assim você evita dissabores futuros, tanto para você, quanto para o autor da peça. Sugiro que você leia sobre Plágio, tanto de fotos, quanto de peças. Achar na net não significa que não tem dono... Espero que não me leve a mal e que tenha a minha reclamação como uma lição... Beijos

      Excluir
  81. Oi amiga!
    Adorei o tapete.
    Obrigada por compartilhar.
    Um Feliz Natal
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gostou, Márcia! Obrigada pelo seu carinho e amizade! Um Feliz e Abençoado Natal pra você e sua família! Beijos

      Excluir
  82. Respostas
    1. Que bom saber que você gostou, Sandra! Obrigada pelo seu carinho e amizade! Um Feliz e Abençoado Natal pra você e sua família! Beijos