02 fevereiro 2016

1º SOUSPLAT DE CROCHE GRANNY BARRA PIPOCA

Olá, amiga(o)!

Teci um Jogo de 8 Sousplats de Crochê no Ponto Granny, para a minha filha Roberta e meu genro Daniel. Cada um dos Sousplats com uma barra diferente dos demais. 

Dos 8, três tem barra no Ponto Pipoca. Hoje vou te mostrar o Sousplat de Barra no Ponto Pipoca Barra nº 1 e como a teci. Ela é igual a do Sousplat de Crochê Tela Palito Feijoada. 

Links para os outros Sousplats desse Jogo:
  • Atenção! 
    • O Gráfico e o Passo-a-Passo da 1ª parte (Mandala de Granny) está no 1º.

  1. Sousplat de Croche Granny Barra 1
  2. Sousplat de Croche Granny Barra 2
  3. Sousplat de Croche Granny Barra 3
  4. Sousplat de Croche Granny Barra 4
  5. Sousplat de Croche Granny Barra 5
  6. Sousplat de Croche Granny Barra 6
  7. Sousplat de Croche Granny Barra 7
  8. Sousplat de Croche Granny Barra 8

Essa diversidade de motivos nas barras me encantou quando compus a mesa. Ficou com um certo ar de irreverencia e ao mesmo tempo discreto. Isso se deve a uma "certa" unidade entre eles, tais como:
  • Todos têm a parte central no Ponto Granny Circular;
  • O fio e 
  • Também a cor, foram sempre os mesmos. Fiz questão de manter, apesar de achar que se fossem em tons sobre tons ficariam lindos e charmosos, também. Posso afirmar, sem medo de errar, que o conjunto da obra ficou elegante e com um certo ar de irreverencia, fugindo do convencional...

Se você preferir todas as peças iguais, ao final dos meus 8 posts, você terá 8 opções a sua disposição para escolher

O jogo Completo, com todos os detalhes, divulgarei quando postar o ultimo deles. Os dividi em vários posts, porque em um post apenas, eu não conseguiria publicar gráfico e o passo-a-passo de cada um deles.

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Linha Anne da Círculo, 100% Algodão Mercerizado, nº 7625. Teci com 2 fios. Um novelo dá para 1 Sousplat + o início de um outro.
  • Usei Agulha para Crochê 3,00 mm e
  • Tesourinha e Agulha de tapeceiro para o arremate.

MEDIDA:
  • + ou - 37 cm de diâmetro. 

GRÁFICO SOBRE FOTO:

L E G E N D A:

o = Correntinha (corr);
x = Ponto Baixo (pb);
T ou | = Ponto Alto (pa);
\/ = 2 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (2pame);
\|/ = 3 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (3pame);
\\// = 4 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (4pame);
\\º// = 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr) + 2 Pontos Altos (pa) em um Mesmo Espaço (2pa+1corr+2pa);
xºººººx = Alça composta de 1 Ponto Baixo (pb) + 5 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Baixo (pb);
((|)) + ººººº = 1 Ponto Pipoca + 5 Correntinhas (corr) e
°XXXXX° = 1 Correntinha (corr) + 5 Pontos Baixos (pb). 

PASSO-A-PASSO DO GRÁFICO:
  • 1ª Carreira = 12 x (T + º) 
  • 2ª Carreira = 12 X (\/ º)
  • 3ª Carreira = 12 x (\|/ + º)
  • 4ª Carreira = 12 x (\\º// + º)
  • 5ª Carreira = 24 X (\/ º)
  • 6ª e 7ª Carreiras = 24 x (\|/ + º)
  • 8ª Carreira = 24 x (\\// + o) 
  • 9ª Carreira = 24 x (\\º// + º)
  • 10ª e 11ª Carreira = 48 X (\/ º)
  • 12ª, 13ª e 14ª Carreira = 12 x [(\|/ + º) + (\|/ + º) + (\|/ + º) + (\/ + º)] = 12 x 4 blocos de pontos= 48 blocos de pontos.
  • 15ª Carreira = 48 x (\|/ + º)
  • 16ª Carreira = 48 x (\\// + o)
  • 17ª Carreira = 48 x (xººººº) 
  • 18ª Carreira = 48 x ( ((|)) + ººººº )
  • 19ª Carreira = 48 x (XXXXXº)

PASSO-A-PASSO ESCRITO:

Atenção!

Antes de começar a tecer o seu Sousplat veja como eu fechei as carreiras. Esse tipo de técnica deixa o fechamento de carreiras mais discreto que o tradicional.  

Como fechei minhas carreiras? 
  • Eu não as fechei com 1 Ponto Baixíssimo (pbx) e caminhei até o próximo espaço, como se faz tradicionalmente
  • Eu as fechei com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj), igual fiz na Barra de Crochê no Ponto Musgo, que publiquei dias atrás. Se você preferir feche da forma tradicional. 
Como tecer 2 Correntinhas (corr) Fechadas Juntas (2corrfj)?

Quando vamos tecer o próximo ponto observe que temos 1 Ponto na agulha. ATENÇÃO! É muito simples. De tão simples muitas leitoras acreditam não ter entendido. Vamos lá... 
  • Sem laçar a linha, 
  • Insira a Agulha no Ponto Alto (pa) do início da Carreira (carr) e volte. 
    • Observe que você está com 2 Pontos na Agulha. 
  • Agora, sim, lace a linha e 
  • volte soltando os 2 Pontos da Agulha. 
  • Está pronto... Você teceu 2 correntinhas fechadas juntas.
    • Observe que agora você poderá iniciar a próxima Carreira (carr)  sem fazer Pontos Baixíssimos (pbx) até o próximo vão. Essa é a maior vantagem desse tipo de fechamento de carreira.
    • Agora você já está apta a iniciar o seu Sousplat. 
Esse Sousplat é tecido em 2 Partes: 
  • 1ª PARTE:
    • Primeiramente, teceremos a parte central do Souspalt.
  • 2ª PARTE:
    • Nessa parte teceremos a Barra de Crochê no Ponto Pipoca. 
1ª PARTE:
MANDALA DE CROCHÊ NO PONTO GRANNY:
BASE:
1ª CARREIRA:
12 x (T + º) 
  • Teça 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr) por 12 vezes, sendo que o 1º Ponto Alto da Carreira você tecerá o Ponto Alto Inicial (pai);
  • Feche com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj). 
2ª CARREIRA:
12 X (\/ + º)

  • Teça 2 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (2pame) = \/ 
  • Feche com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj). 
3ª CARREIRA:
12 x (\|/ + º)
  • Teça 3 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (3pame) = \|/
  • 1 Correntinha (corr) = o, nos 12 espaços; 
  • Feche com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj).

4ª CARREIRA:
12 x (\\º// + º)
  • Teça em cada um dos 12 espaços, 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr) + 2 Pontos Altos (pa) em um Mesmo Espaço (2pa+1corr+2pa) = \\º//
  • 1 Correntinha (corr) = o;
  • Feche a Carreira (carr) com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj).
5ª CARREIRA:
24 X (\/ º)
  • Teça 2 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (2pame) \/  + 
  • 1 Correntinha (corr) = o, em cada um dos próximos 24 espaços;
  • Feche a Carreira (carr) com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj).
6ª e 7ª CARREIRAS:
24 x (\|/ + º)
  • Teça   3 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (3pame) = \|/ +
  • 1 Correntinha (corr) = o, nos 24 espaços;
  • Feche com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj).
8ª CARREIRA:
24 x (\\// + o) 
  • Teça 4 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (4pame) +
  • 1 Correntinha (corr) = o;
  • Feche com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj).
9ª CARREIRA:
24 x (\\º// + º)
  • Teça em cada um dos 24 espaços: 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr) + 2 Pontos Altos (pa) = \\º// = (2pa+1corr+2pa) + 
  • 1 Correntinha (corr) = o;
  • Feche a Carreira (carr) com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj).
10ª e 11ª CARREIRAS:
48 X (\/ + º)
  • Teça 2 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (2pame) = \/
  • 1 Correntinha (corr) = o;
  • Feche com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj).

12ª, 13ª e 14ª CARREIRAS:
12 x [(\|/ + º) + (\|/ + º) + (\|/ + º) + (\/ + º)]
  • Teça por 12 vezes os 4 blocos de pontos seguintes:
    • 3 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (3pame) = \|/ + 1 Correntinha (corr);
    • 3 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (3pame) 1 Correntinha (corr); 
    • 3 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (3pame) + 1 Correntinha (corr); 
    • Teça 2 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (2pame) = \/ + 1 Correntinha (corr); 
  • Feche a Carreira (carr) com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj).
15ª CARREIRA:
48 x (\|/ + º)
  • Teça por 48 vezes, 3 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (3pame) = \|/ + 1 Correntinha (corr);
  • Feche a Carreira (carr) com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj).
16ª CARREIRA:
48 x (\\// + o) 
  • Teça por 48 vezes, 4 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (4pame) + 1 Correntinha (corr) = o;
  • Feche com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj).
2ª PARTE:

BARRA DE CROCHÊ NO PONTO PIPOCA (crochet popcorn stitch border):

Atenção!

Quando terminei todos os 8 sousplat, esse estava um pouco menor que os demais. Para acertar o seu tamanho fiz + uma carreira de Pontos Baixos (pb).

GRÁFICO DA BARRA SEM A CARREIRA DE PONTOS BAIXOS (pb):

17ª CARREIRA:
48 x (xººººº) 
  • Para a 1ª Alça teça com 6 Correntinhas (corr) +
  • 1 Ponto Baixo (pb), no próximo espaço;
  • Para a 2ª Alça teça com 5 e logo a seguir
  • 1 Ponto Baixo (pb) no próximo espaço;
  • Teça dessa forma... até a penúltima alça.
    • Atenção! 
    • A ultima alça fechará a Carreira:
  • Portanto a teça 2 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Alto (pa).
    • Assim o fio ficará no meio da Alça, onde você iniciara e tecerá o Ponto Pipoca.

18ª CARREIRA:

48 x ( ((|)) + ººººº )
((|)) + ººººº = 1 Ponto Pipoca + 5 Correntinhas (corr)

COMO TECER O PONTO PIPOCA
  • Para o 1º PONTO PIPOCA teça:
    • 3 Correntinhas (corr), que consideraremos como 1 Ponto Alto (pa), para iniciar + 
    • Teça 4 Pontos Altos (pa), no mesmo ponto de base, para formar o Ponto Pipoca.
    • Retire a agulha do 4º ponto (pt) e deixe o ponto na espera; 
    • Insira a agulha, na 3ª das 3 Corrente (corr) iniciais, 
    • Em seguida, insira a agulha, na alça que você deixou na espera.
    • Lace a linha e volte.
    • Feche 1 Ponto Baixíssimo (pbx). 
    • Está pronto o 1º Ponto Pipoca = ((|)) .
  • A seguir teça 5 Correntinhas (corr). 
  • Agora, teça o 2º Ponto Pipoca, com 5 Pontos Altos (pa), inserindo a agulha na 3ª Correntinha (corr), contadas a partir da Agulha +
  • 5 Correntinhas (corr);
  • Continue tecendo dessa forma até o final, ou seja, ((|)) + ººººº .
  • Feche essa carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

19ª CARREIRA:
48 x (XXXXXº) = 5 Pontos Baixos (pb) + 1 Correntinha (corr)
  • Inicie tecendo 5 Pontos Baixos (pb) sobre a próxima alça de Correntinhas (corr) +
  • 1 Correntinha (corr), que ficará na mesma direção do Ponto Pipoca +
  • 5 Pontos Baixos (pb), na alça seguinte +
  • 1 Correntinha (corr)... 
    • E assim sucessivamente até o final.
  • ATENÇÃO! 
  • Não feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx). Após tecer os últimos 5 Pontos Baixos (pb), corte o fio, antes de fechar a carreira. Pegue a Agulha de Tapeceiro e Feche no 1º Ponto Baixo (pb) da próxima alça.

GRÁFICO SOBRE FOTO DO SOUSPLAT DE CROCHÊ:

GRÁFICO SOBRE FOTO DA BARRA NO PONTO PIPOCA:

Se quiser ver o post do  Jogo de Sousplats Granny verdes , siga o link. Lá tem passo-a-passo e gráfico.

QUEM TECEU ESSE SOUSPLAT:

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho, 

28 comentários:

  1. Lindo seu trabalho!!! Parabéns! Obrigada por postar o passo a passo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, Fatinha! Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  2. Lindinha Soninha sempre ajudando a gente muito obrigada! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magu, estou muito feliz por saber que você gostou! Muito Obrigada pea sua amizade, carinho e atenção! Um final de semana maravilhoso pra você. Beijos

      Excluir
  3. Adorei!
    Obrigada por sempre compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leka, estou muito feliz por saber que você gostou! Muito Obrigada pea sua amizade, carinho e atenção! Um final de semana maravilhoso pra você. Beijos

      Excluir
  4. Respostas
    1. Marcia, estou muito feliz por saber que você gostou! Muito Obrigada pea sua amizade, carinho e atenção! Um final de semana maravilhoso pra você. Beijos

      Excluir
  5. Adoro todas suas criações.
    Estou terminando uma mantinha mas depois vou fazer um conjunto de 12 para minha casa e família.
    Sou grata pela partilha das belas criações que saem de suas mãos abençoadas.
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa, Teresa! Estou muito feliz por saber que você gostou e vai tecê-lo! Se publicar fotos não se esqueça de me avisar. Quero ver os seus... Se não publicar me mande fotos por email, ok? Muito Obrigada pea sua amizade, carinho e atenção! Um final de semana maravilhoso pra você. Beijos

      Excluir
  6. Olá Sônia, como sempre seu passo a passo é perfeito. Não tem como errar. Estão lindos os sousplats!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanita, estou muito feliz por saber que você gostou! Muito Obrigada pea sua amizade, carinho e atenção! Um final de semana maravilhoso pra você. Beijos

      Excluir
  7. wow..gorgeous placemat...im going to try this..thank you for the tutorial..i will use translator to read it..thanks for your effort.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I am happy to know that you will try this, Nima. Let me know if you publish it. I really want to see yours. Thanks for listening! :)

      Excluir
  8. Que belo!!!!Essa cor ficou tão elegante!!!!Sônia, vc faz com que o crochet fique elegante!!!!Amo seus post, seu trabalho é maravilhosoooooooooo!!!!Te amoooo,minha linda!!!!Bj em seu coração, Rê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, estou muito feliz por saber que você gostou! Muito Obrigada pea sua amizade, carinho e atenção! Um final de semana maravilhoso pra você amiga. Beijos

      Excluir
  9. questi tuoi sottopiatti sono uno più bello dell'altro.....
    sempre bravissima te!!! complimenti
    un abbraccio
    magalì

    estes seus placemats sou um mais bonito do que o outro .....
    (estas esteiras são o seu é o melhor) .....
    mais talentoso do que você !!! cumprimentos
    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magali, estou muito feliz por saber que você gostou! Muito Obrigada pea sua amizade, carinho e atenção! Um final de semana maravilhoso pra você. Beijos

      Excluir
  10. Parabéns gosto muito dos seus trabalhos, muito bem explicado.
    Obrigada por compartilhar com as pessoas. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane, obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Um final de samana marailhoso pra você. Beijos

      Excluir
  11. simone amigak
    3 de fev (Há 5 dias)

    para mim
    Oi sonia maria eu adoro tudo que vc fazer e eu moro no japao , entao e dificil encotrar resvita de croche. eu adoro receita para bebe e infantil,
    como nao temho muito tempo pra tc so pra bebe e infantil.... mas muito obrigada pra todas receitas. um abraco Simone Kubo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, ainda publicarei mais 6 post desse jogo de sousplat, porque cada um tem uma barra. Depois disso começarei a publicar peças para bebê. Vou ser vovó novamente e agora vem um menino. Vou começar a tecê-las já, já. Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  12. É uma honra ter um trabalho postado em seu blog.
    Sua didática é maravilhosa.
    Seus trabalhos são lindos.
    Que Deus abençoe estas mãos de fada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Tânia Ebert Tavares! Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos