07 fevereiro 2016

2º SOUSPLAT DE CROCHE GRANNY BARRA PIPOCA



Olá, amiga(o)!


Esse é o SOUSPLAT DE CROCHÊ GRANNY BARRA PONTO PIPOCA Nº 2, a 2ª peça do Jogo de 8 Sousplats de Crochê Granny de Barras Diversas. 

Você achou que este era igual ao que publiquei anteriormente? Se enganou, amiga! :) Suas Barras são diferentes. 



No post anterior, te mostrei a forma de tecer o nº 1.

Na 1ª BARRA DE PONTO PIPOCA:
  • A Carreira (carr) de Pontos Baixos (pb) é na última Carreira (carr). 


Já na 2ª BARRA DE PONTO PIPOCA (em duas versões):

ATENÇÃO!

A Barra 2, nesse 1º gráfico, está numa versão simplificada (sem as Correntinhas (corr) entre Pontos Pipopas). Na 2ª foto, está exatamente da forma que a teci, ou seja, com as Correntinhas (corr) entre os Pontos Pipocas.
  • A Carreira (carr) de Pontos Baixos (pb) é na 2ª Carreira (carr) da Barra. 
    • Barra Ponto Pipoca 2 Versão 1 (Simplificada):

  • Barra Ponto Pipoca 2 Versão 2 (Exatamente igual a teci):




Veja as 2 Barras, lado a lado, nas duas versões: 

  • A 2ª Barra, na Versão 1:

A 2ª Barra, na Versão Simplificada:




Apesar das aparências, as duas são muito diferentes. A 2ª é a minha preferida.




MEDIDA DO SOUPLAT COM A BARRA:
  • + ou - 37 cm de diâmetro.
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Linha Anne da Círculo, 100% Algodão Mercerizado, nº 7625.  
    • Os teci com 2 fios. Com 1 novelo teci 1 Sousplat + o início de um outro.
  • Usei Agulha para Crochê 3,00 mm e
  • Agulha de tapeceiro Tesourinha, para o arremate.
LEGENDA:
. = Ponto Baixíssimo (pbx);
º = Correntinha (corr);
x = Ponto Baixo (pb);
T ou | = Meio Ponto Alto (mpa); 
T ou | = Ponto Alto (pa); 
(|) = Ponto Pipoca com 3 pa;
((|)) = Ponto Pipoca com 5 pa;
ººx = Alça de 2 Correntinhas (corr);
/ººx = Alça de 1 pb + 2 corr + 1 mpa;
ºººx = Alça de 3 Correntinhas (corr);
ººººx = Alça de 4 Correntinhas (corr);
ºººººx = Alça de 5 Correntinhas (corr);
((|)) ººººº = 1 Ponto Pipoca + 5 Correntinhas (corr);
Ponto = pt;
Carreira = carr e
Bloco = bl.
Ponto Alto Inicial = (pai):
Se você não é uma expert na leitura dos gráficos de crochê e para que você possa entender tudo que publicarei a seguir preste bastante ATENÇÃO... 

LEITURA DOS GRÁFICOS, SINAIS GRÁFICOS OU SIMBOLOS DOS GRÁFICOS:
Um gráfico, para quem não tem intimidade com ele, mais se parece um bicho sem cabeça. Preciso te dizer que não é nada disso... Muito pelo contrário... É muito simples ler um gráfico. Veja:
  • 1º você precisa decorar os Símbolos dos Pontos, ou ter uma Legenda sempre às mãos. Ex.:
    • º = Correntinha (corr);
    • x ou + = Ponto Baixo (pb) e
    • T ou / = Meio Ponto Alto (mpa).
  • 2º e muito importante, é se lembrar que nos Gráficos, os Símbolos dos Pontos de Crochê são lindos, SEMPRE, da direita para a esquerda. Portanto, leia os Gráficos sempre da direita para a esquerda, da mesma forma que você tece o seu crochê. Exemplo: 
(/ººx46 (ºººººx) (ºººººº). 
Nessa Carreira temos 3 Blocos de Pontos.
  • 1º Bloco de Pontos = (ºººººº)
    • início dessa Carreira (carr) é na Correntinha (corr) vermelha;
  • 2º Bloco de Pontos = 46 (ºººººx)
    • O meio da Carreira são os 46 blocos pontos compostos de 1 Ponto Baixo (pb) + 5 Correntinhas (corr e 
  • 3º Bloco de Pontos = (/ººx
  • O final igual a 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr) + 1 Meio Ponto Alto (mpa). 
Agora você já está apta a entender os Gráficos e ler as Carreiras (carr) que descrevo a seguir.


Links para os outros Sousplats desse Jogo:
  • Atenção! 
    • O Gráfico e o Passo-a-Passo da 1ª parte (Mandala de Granny) está no 1º.
  1. Sousplat de Croche Granny Barra 1
  2. Sousplat Barra 2 é o deste post.
  3. Sousplat de Croche Granny Barra 3
  4. Sousplat de Croche Granny Barra 4
  5. Sousplat de Croche Granny Barra 5
  6. Sousplat de Croche Granny Barra 6
  7. Sousplat de Croche Granny Barra 7
  8. Sousplat de Croche Granny Barra 8



Nesse post te mostrarei como tecer 2 versões dessa Barra Ponto Pipoca, para esse Sousplat:

1 - BARRA DE CROCHÊ PONTO PIPOCA 2, VERSÃO 1 (IGUAL A QUE TECI e está na foto):


1ªCARREIRA: 

(/ººx) + 46 (ºººººx) (ºººººº) = 48 (ºººººx)

Leia o gráfico SEMPRE da direita para a esquerda, igual você tece. Portanto o início dessa Carreira (carr) é na correntinha vermelha. O meio da Carreira são so 46 blocos pontos compostos de 1 pb + 5 corr. E o final igual a 1 pb + 2 corr + 1 mpa. 
Nessa Carreira teceremos 48 Alças de 5 Correntinhas (corr). Sendo que a 1ª e a última Alças são diferentes das demais:
  • 1ª Alça: (ºººººº) (Ela é maior que as demais)
    • 6 Correntinhas (corr), sendo que a 1ª consideraremos = 1 Ponto Baixo (pb).
  • 2ª as 47ª Alça: (ºººººx) 
Atenção!Lembre-se de não tecer a 48ª Alça que será diferente dessas.
    • Teça 1 Ponto Baixo (pb), na próxima  Correntinha do Intervalo, entre pontos, da Carreira (carr) anterior + 
    • 5 Correntinhas (corr).
  • 48ª Alça (última Alça): (/ººx)
Essa é uma Alça especial. Ela será finalizada no centro dela mesma, para que você não precise caminhar com Pontos Baixíssimos (pbx), para iniciar próxima Carreira. 
    • Teça 1 Ponto Baixo (pb) +
    • 2 Correntinhas (corr) +
    • 1 Meio Ponto Alto (mpa), inserindo a agulha na 1ª Correntinha (corr) da 1ª Alça (aquela de 6 correntinhas (corr).
2ª CARREIRA:  48 (xxxxxx)
Final (.) + (xxx+ (.) + 47 (xxxxxx) + (xxº) Início = 48 (xxxxxx)
Teça 48 Blocos de 6 Pontos Baixos (pb) em cada uma das Alças de Correntinhas (corr), sendo que o primeiro bloco é tecido de forma diferente.
  • 1ª Alça: (xxº)
    • Teça 1 Correntinha (corr) + 2 Pontos Baixo (pb).
  • 2ª e demais Alças:
    • 6 Pontos Baixos (pb) em cada uma dessas Alças.
  • 1ª Alça (Restante): (.xxx)
    • Teça 3 Pontos Baixo (pb) +
    • 1 Pontro Baixíssimo (pbx), na Correntinha (corr) Inicial, para fechar a Carreira (carr).


3ª CARREIRA:

{48 (. + ºº + . + ºººº + (|) + ºººº + . + ºº )} 
Teça 48 Blocos de Pontos compostos de: (2 corr 1 pbx 4 corr 1 Ponto Pipoca + 4 corr + 1 pbx + 2 corr + 1 pbx, sendo que o 1º Bloco será tecido de forma diferente:
  • 1º Bloco de Pontos (Início): 
(. ºº + . + ºººº (|) + ºººº)
Atenção!
Iniciaremos esse bloco pelo Ponto Pipoca. Portanto ficará faltando uma parte dele, que teceremos no final da Carreira. Teça,
    • 4 Correntinhas (corr) 
    • 1 Ponto Pipoca, tecido da seguinte forma:
      • Inicie tecendo 4 Correntinhas (corr) + 
      • 3 Pontos Altos (pa), no mesmo ponto de base; 
      • Retire a agulha do 3º ponto (pt) e deixe o ponto na espera; 
      • Insira a agulha, na ultima das 4 Correntinhas (corr) iniciais; 
      • Em seguida, insira a agulha, na Alça do Ponto (pt) que você deixou na espera.
      • Lace a linha e volte,  fechando Ponto Pipoca
    • 4 Correntinhas (corr) 
    • 1 Ponto Baixíssimo (pbx) 
    • 2 Correntinhas (corr) 
    • 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
  • 2º ao 48º Bloco de Pontos:
(. ºº + . + ºººº (|) + ºººº + ºº )
    • 2 Correntinhas (corr) 
    • 1 Ponto Baixíssimo (pbx) , no 3º pb da carr anterior 
    • 4 Correntinhas (corr) 
    • 1 Ponto Pipoca + 
    • 4 Correntinhas (corr) 
    • 1 Ponto Baixíssimo (pbx) 
    • 2 Correntinhas (corr) 
    • 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
  • Ultima PARTE do 1º Bloco: (ºº + .) 
    • 2 Correntinhas (corr) 
    • 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
      • Atenção! A barra não terminou. Tem mais uma Carreira. Antes de iniciá-la, corte o fio e com a Agulha de Tapeceiro, feche a Carreira (carr), conforme foto do final da 1ª versão dessa barra.
4ª CARREIRA: 
48 (ºººººx) = 48 Alças de Correntinhas (corr)

(.) + (ºººººx) 47 + (ºººººº) = 48 Alças
Nessa Carreira teceremos 48 Alças compostas de 1 Ponto Baixo (pb) + 5 Correntinhas (corr), sendo a 1ª Alça é diferente das demais:
  • 1ª Alça de Correntinhas (corr):
    • (ºººººº) = 6 Correntinhas (corr). Considere a 1ª Correntinha igual a 1 Ponto Baixo (pb).
  • 2ª e Demais 47 Alças:
    • (ºººººx) = 1 Ponto Baixo (pb) + 5 Correntinhas (corr).
    • Não feche com 1 pbx. Feche com a Agulha de Tapeceiro.


2 - BARRA DE CROCHÊ PONTO PIPOCA 2, UMA VERSÃO SIMPLIFICADA:


1ª CARREIRA (carr):
48 (ºººººx) = 48 Alças de 5 Correntinhas (corr)
  • 1ª Alça teça com 6 Correntinhas (corr). A 1ª delas consideraremos igual a 1 Ponto Baixo (pb).
  • A seguir, no próximo vão, entre pontos, teça 1 Ponto Baixo (pb);
  • 2ª Alça teça com Correntinhas (corr) +
  • 1 Ponto Baixo (pb), no próximo vão, entre pontos;
  • Continue tecendo dessa forma, até a penúltima Alça;
  • Ultima Alça de Correntinhas:
(ºº + T) = 2 Correntinhas + 1 Meio Ponto Alto (mpa) = Última Alça.

Atenção!
A Ultima Alça é a que fecha a Carreira (carr). 
A teceremos de tal forma que, ao concluí-la, estaremos no centro dessa mesma Alça, que é o ponto de partida para a 2ª e 3ª Carreiras (carr). Isso porque na 3ª Carreira (carr), o início se dá, com 1 Ponto Pipoca, no centro da Alça. Assim garantiremos um acabamento perfeito. Portanto, não feche a carreira com 1 pbx e nem continue seguindo com Pontos Baixíssimos (pbx) até o ponto (pt)
  • Inicie tecendo, 2 Correntinhas (corr) + 1 Meio Ponto Alto (mpa), inserindo a agulha no topo do Ponto Alto inicial (pai).
    • Está pronta a nossa Última Alça. Fácil,não!?
2ª CARREIRA (carr):
48 (xxxxxx) = 288 Pontos Baixos (pb)
48 Blocos x 6 pb = 288 pb
  • Sobre o Meio Ponto Alto (mpa), da metade da Alça, inicie tecendo:
    • 1 Correntinha (corr), que consideraremos igual a 1 Ponto Baixo (pb) + 
    • 2 Pontos Baixos (pb); 
  • A partir da 2ª e até a última Alça, teça 6 Pontos Baixos sobre cada uma delas;
  • Conclua a outra metade da 1ª Alça tecendo 3 Pontos Baixos (pb) 
  • Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo, inserindo a agulha na Correntinha (corr) do inicio. 
3ª CARREIRA (carr):

{48 ( ((|)) + ººººº )} = 48 blocos de 1 Ponto Pipoca + 5 Correntinhas (corr)
  • 1º PONTO PIPOCA:
    • Para iniciar teça, 
    • 1 Ponto Alto Inicial (pai) ou 3 Correntinhas (corr), que consideraremos igual a 1 Ponto Alto (pa) + 
    • 4 Pontos Altos (pa), no mesmo ponto de base; 
    • Retire a agulha do 4º ponto (pt) e deixe o ponto na espera; 
    • Insira a agulha, no topo do Ponto Alto Inicial (pai) ou na 3ª das 3 Corrente (corr) iniciais; 
    • Em seguida, insira a agulha, na Alça do Ponto (pt) que você deixou na espera.
    • Lace a linha e volte.
    • Feche o Ponto Pipoca com 1 Ponto Baixíssimo (pbx). 
      • Está pronto o 1º Ponto Pipoca = ((|)) .
  • A seguir teça 
    •  Uma Alça com 5 Correntinhas (corr). 
  • 2º Ponto Pipoca:
    • inserindo a agulha na alça detrás do 3º Ponto Baixo (pb) teça, teça 1 Ponto Pipoca com 5 Pontos Altos (pa); 
    • A seguir teça outra Alça com 5 Correntinhas (corr);
    • Continue tecendo dessa forma até o final, ou seja, ((|)) + ººººº .
    • Não feche com 1 pbx. 
    • Corte o fio e com a Agulha de Tapeceiro, feche a Carreira (carr).

Está pronto mais um Charmoso Sousplat com Barra Pipoca 2, na Versão Simplificada




Adoraria saber se você está gostando, do qual você gostou mais e se vai tecê-lo. Agora só faltam 6. Aguarde meus próximos posts...


BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho, 

15 comentários:

  1. Carmen Lucia F. de Aguiar
    09:49 (Há 38 minutos)
    parece q vcs. tão sempre rePETINDO TUDO SEMPRE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você achou que este era igual ao que publiquei anteriormente? Se enganou, amiga! :) Suas Barras são diferentes. Só se parecem mesmo...
      Pessoalmente faz toda diferença... Informei isso no post inclusive com fotos das duas peças juntas para comparação. Você chegou a ler o post. Esse é o 2º sousplat de um jogo de 8 peças. Todos com o mesmo fio. Mesma parte central, mudando apenas as barras. Cada uma diferente da outra, mas harmonizando entre si. Ainda publicarei mais 6 peças desse jogo.
      Um ótimo e abençoado final de semana pra você. Bjs

      Excluir
    2. Carmem Lucia, me esqueci de dizer que às vezes realmente faço repost. São peças que fizeram muito sucesso e que vale a pena ver de novo. Ou porque estou sem inspiração e como não publico peças que não sejam de minha autoria, só me resta melhorar o post e republicá-lo. Portanto, vez ou outra você verá isso no meu blog. Inspiração não é uma coisa que brota diariamente... Às vezes nosso estado de espirito não nos possibilita criar e tecer. Se isso te encomoda tanto basta parar de seguir meus post. O que não é legal é você estragar minha manhã ou o meu dia. Acredito que você foi um pouco indelicada comigo, que sempre procuro criar minhas peças e repassar, GRATUITAMENTE, nos mínimos detalhes. Se você está passando por alguma fase difícil, o que é comum, peço desculpas, por não ter deixado passar em branco a sua grosseria. Também, peço a Deus para te abençoar com soluções para os seus problemas, muita saúde, felicidades e sucesso. Um abençoado final de semana pra você.

      Excluir
  2. Bom dia, Sonia Maria.

    Amei a borda de ponto pipoca! O PAP está sensacional, como sempre! Obrigada por compartilhar e pela paciência e dedicação. :)

    ResponderExcluir
  3. Sonia ,estou fazendo ele ja de encomenda,so que acluente pediu 8 peças 4 na cor pink com as pipocas azul e 4 azul com as pipocas pink,eu observei o corpo dele la no final tem diferença,o que estou fazendo e do primeiro,ele acab com uma carreira de 3 pa,e a ultima com 4 pa ai q ven as pipicas,eu poso fazer esse acabamento nele????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, agora que vi que realmente tem diferença na borda do Ponto Granny. Fui melhorando a receita... Amiga, a princípio, pode. No entanto é preciso que você veja se não está começando a embabadar.
      Ex.:
      Se con 4 pa + 1 corr, começar a embabadar, desmanche e teça com os 4 pa sem as corr nos intervalos, ok? Teste e me fale se te agradou. Beijos

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada, Maria da Graça, querida! Adorei saber que você gostou! Beijos

      Excluir
  5. Kolory sliczny i wzorek bardzo ładny a wykończenie jest super.Pozdrawiam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada! Estou feliz por saber que você gostou. Um lindo e abençoado domingo para você. Português
      (Dziękuję! Cieszę się, że ci się podoba. Piękny i pobłogosławił niedziela dla Ciebie.) Polonês

      Excluir
  6. Sônia! Sou a Camila do Instagram (que te pediu um vídeo!!). Mais uma vez quero enfatizar que sou sua fã! Comecei o crochê há alguns meses (por incentivo da minha sogra) e encontrei em vc a minha maior fonte de inspiração! Acredite, visito seu blog diariamente e sou admiradora confessa do seu trabalho! Quanto ao ponto pipoca, a princípio eu queria ver a demonstração do modelo 1, mas de frente pra eles (no comparativo das fotos) estou gostando mais do modelo 2 e por isso quero tecê-lo. O corpo do sousplat já está pronto (granny), só falta a borda. Terminei com a carreira de 4 pa, e em seguida, as 5 correntinhas + 1pb. Um grande beijo, muito obrigada pela atenção e carinho! Fiquei muito feliz por vc ter me respondido!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, estou muito feliz por saber que você é fã e visita o blog diariamente. Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Tentei na 6ª feira fazer o vídeo pra você. Minha máquina ficou desfocando a imagem, mostrando com clareza apenas o fundo da imagem. Vou levar em um técnico 2ª feira. Mas prometo que farei o vídeo pra você. Me aguarde. Melhorei esse post, você viu? Se você estiver com pressa e quiser tentar fique a vontade... Se tiver alguma duvida me mande, por email, foto do detalhe no seu trabalho e me avise aqui nos comentários. Não abro o email sempre e são tantos que recebo que lá se perdem se não me avisar, ok? Bjs

      Excluir

Amiga, se inscreva, para receber por e-mail o aviso do meu agradecimento ao seu comentário ou a minha resposta a sua pergunta. A caixinha fica do lado direito, da parte de baixo, da caixa de comentário... Assim poderemos interagir mais... Beijos

A V I S O



A T E N Ç Ã O!
A V I S O:
Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
  1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
  2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
  3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
  4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
  5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
  6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
  7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
  8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
Conto com a sua compreensão...
Atenciosamente,
Sônia Maria

LINK-ME

TWITTER-TWEET

DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

Carregando...

TODOS OS MARCADORES