15 fevereiro 2016

3º SOUSPLAT DE CROCHE GRANNY BARRAS FRANJA PIPOCA

Olá, amiga(o)!

Este é o  SOUSPLAT DE CROCHÊ GRANNY DE BARRAS DIFERENTES, dos 8 que compõem esse Jogo de Sousplats, e o ultimo com o Ponto Pipoca. 

Na 1ª foto ele está sem a última Carreira (carr). Na seguinte já pronto.

Links para os outros Sousplats desse Jogo:
  • Atenção! 
    • O Gráfico e o Passo-a-Passo da 1ª parte (Mandala de Granny) está no 1º.
  1. Sousplat de Croche Granny Barra 1
  2. Sousplat de Croche Granny Barra 2
  3. Sousplat Barra 3 é o deste post.
  4. Sousplat de Croche Granny Barra 4
  5. Sousplat de Croche Granny Barra 5
  6. Sousplat de Croche Granny Barra 6
  7. Sousplat de Croche Granny Barra 7
  8. Sousplat de Croche Granny Barra 8

Para auxiliar as leitoras estrangeiras, hoje estou postando o nome dos pontos, medidas e algumas expressões em inglês.

MEDIDA:
+ ou - 37 cm de diâmetro.
1 cm = 0,393701 in 37 cm x 0,393701 = 14,566937 in

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Linha Anne, 7625, tecida com 2 fios. Gastei 1 novelo e um pouco do outro, para tecer uma peça;
  • Agulha para Crochê 3 mm;
  • Tesourinha e Agulha de Tapeceiro, para o arremate. 

SIMBOLOS E NOMES DOS PONTOS EM PPORTUGUÊS DO BRASIL E INGLÊS (ENGLISH):
. = Ponto Baixíssimo (pbx) = Slip stitch (sl st);
º = Correntinha (corr) = Chain (ch); 
+ ou x = Ponto Baixo (pb) = Single Crochet (sc)]; 
T ou | ou = Meio Ponto Alto (mpa) = Half Double Crochet (hdc)]; 
T  ou | ou / = Ponto Alto (pa) = Double Crochet (dc); 
/\ = 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj) = Double Crochet 2 Together (dc2tog); 
\|/ = 3 Pontos Altos no Mesmo Ponto (3 pampt) = Double Crochet 3 Together (dc3tog); 
ººº = Alça de 3 Correntinhas (corr)= Chain 3 (ch 3); 
ººº\|/ººº = Ponto Pipoca = 3 corr + 3 pampt + 3 corr = double crochet puff (5-dc puff) =
(ch 3 + dc 3 + ch 3 = popcorn); 
ººººº = Alça de 5 Correntinhas (corr) = Chain 5 (ch 5)]; 
/ºº= Alça de 2 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Alto (pa) = (Chain 2 Double = ch 2 +dc 1);
PALAVRAS E EXPRESSÕES EM PORTUGUÊS E INGLÊS (ENGLISH):
1ª = Primeira = First;
2ª = Segunda = Second;
Agulha para Crochê = Crochet Hook;
Antes = before;
Arrematar = Bend off;
Atrás, detrás = Behind;
Atrás do ponto, por detrás do ponto = Back stitch;
Avesso = Back side;
Cada = Each;
Carreira = Row ;
Com = With;
Como = As # eat . Not eat :)
Começar = Begin;
Correntinha contada a partir da Agulha = Chain from hook;
Crochê = Crochet;
Em volta = Around;
Entre = Between;
Fim = End;
Franja de Crochê = Crochet Fringe;
Gráfico de Crochê = Crochet Diagram;
Gráfico tipo ponto cruz e crochê filé = Crochet Graph;
Início, iniciar , inicie , começo, começar = Start;
Juntos = Together (tog);
Linha, fio = Yarn;
Material (s) Necessário (s) = Material(s) needed;
Medida = Measure;
Não = Not;
Ponto = pt = Stitch (sc);
Ponto de Crochê = Crochet Stitch (cs);
Sempre = Always;
Sousplat = Pacemat;
Sousplat de Crochê = Crochet Plamat;
Sousplat de Crochê Granny Circular = Granny Circle Placemat;
Também = Also;
Toda = Every;
Todas e todos = All;
Todos Juntos = All together (alltogether);
1 Centímetro (cm) = 0,393701 Inches (in);
1 cm = 0,393701 in (37 cm = 14,566937 in).

GRÁFICO DA FRANJA PIPOCA PINGENTE 1:

ATENÇÃO!  Observe que o ponto desta barra não é um Ponto Pipoca "Normal". Ele é, sim, um Ponto Pipoca Pingente. Observe no gráfico sobre foto que a 1ª e a Última Pipoca são tecidas de formas diferentes. 

Essa é a Barra que eu queria para este Sousplat. No entanto ele ficou um pouquinho menor que os 2 anteriores. Para adequar o seu tamanho aos tamanhos dos demais teci uma Carreira (carr) a mais.  Ele perdeu o efeito Franja (fringe).

GRÁFICO DA BARRA COMPLETA:

PASSO-A-PASSO DA FRANJA NO PONTO PIPOCA PINGENTE 1 e 2 :
Essa Barra é composta de 3 Carreiras (carr): 

1ª CARREIRA:
{(ºººººº) + (xººººº) + .... + (/ºº)}
Nessa Carreira tecermos Alças de 5 Correntinhas + 1 Ponto Baixo da seguinte forma:
  • 1ª Alça de Correntinhas (corr) = (ºººººº):
    • Teça 6 Correntinhas (corr). Considere a 1ª Correntinha (corr) = 1 Ponto Baixo (pb).
  • Da 2ª a Penúltima Alça (xººººº):
    • Teça 5 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Baixo (pb) 
  • Última Alça = (/ºº):
    • Feche a Carreira com uma Alça composta de 2 Correntinhas + 1 Meio Ponto Alto (mpa). 

2ª CARREIRA:
... + [(ººº.ººº(|)ººº ººº) + (ººº.ººº(|)ººº ºººº)]+[((|)ººº /ººº] +...

Nessa Carreira (carr) teceremos a Alça de Correntinhas com o Ponto Pipoca Pingente, no centro:

1º Pingente: 

ººº . ººº (|) ººº ººººº
  • Inicie com 8 Correntinhas (corr). A 1ª delas consideraremos = 1 Ponto Baixo (pb) .
  • Na 4ª Correntinhas (corr), contadas a partir da agulha, teça o Ponto Pipoca Pingente, com:
    • 3 Pontos Altos no Mesmo Ponto (pamp) +
    • 3 Correntinhas (corr) +
    • 1 Ponto Baixíssimo (pbx), para fechar todos juntos,  inserindo a Agulha também na Correntinha (corr) que foi base para o Ponto (pt) +
  • 3 Correntinhas (corr), para terminar o pingente +
  • 1 Ponto Baixo (pb) no centro da Alça da Carreira  (carr) Anterior.
2º e demais Pingentes:

ººº . ººº (|) ººº ºººº
  • Inicie tecendo 7 Correntinhas (corr) +
  • Na 4ª Correntinhas (corr), contadas a partir da agulha, teça o Ponto Pipoca Pingente, com:
    • 3 Pontos Altos no Mesmo Ponto (pamp) +
    • 3 Correntinhas (corr) +
    • 1 Ponto Baixíssimo (pbx), para fechar o Ponto Pipoca Pingente,  inserindo a Agulha também na Correntinha (corr) que foi base para o Ponto (pt) +
  • 3 Correntinhas (corr), para terminar o pingente +
  • 1 Ponto Baixo (pb) no centro da Alça da Carreira  (carr) Anterior.
Ultimo Pingente:
Esse Pingente da Franja é tecido diferente dos demais, por ser o Últimos e devido ao local que devemos iniciar a 3ª Carreira (carr).

((|)ºººº /ººº
  • Inicie tecendo 3 Correntinhas (corr)+ 
  • 1 Ponto Alto (pa), inserindo a agulha na 1ª Correntinha da 1ª Alça.
  • Teça 4 Correntinhas (corr) +
  • 4 Pontos Altos inserindo a  Agulha na 1ª das 4 Correntinhas (corr) 

3ª CARREIRA:
{(ººº + /\ + ººº + .) x 48}
  • Teça 3 Correntinhas (corr) +
  • 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2pafj), sendo que a base de cada um deles é na alça de correntinhas.
  • Teça + 3 Correntinhas (corr) + 
  • 1 Ponto Baixíssimo (pbx), inserindo a agulha no topo, da parte de trás do centro, do Ponto Pipoca.
  • Continue tecendo dessa forma até o final, ou seja, por mais 47 vezes.
  • Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
    • Seu Sousplat ficará assim:

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho, 

14 comentários:

  1. Sónia, mais um trabalho lindíssimo.
    Qual deles o mais bonito, mas os meus olhos estão piscando este último!
    Beijinho
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joana querida! Adorei saber que seus olhos ficaram piscando para esse último. Ainda faltam 5. Sou apaixonada por um desses 5. Me aguarde... Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  2. Sonia querida estou adorando a série de souplasts.
    Vc é a melhor. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mariana querida! Adorei saber que você está gostando da série de Sousplats. Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  3. Bom dia amiga!
    Passando para ver mais um trabalho primoroso!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria te receber aqui, Márcia! Obrigada pela visita, carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  4. Oi Sonia, trabalhos lindos, lindos! Como sempre. E obrigada por compartilhar! Mandei um email pra você respondendo seu comentário.

    1. Adorei saber que você gostou, Vanita! Muito Obrigada pela sua amizade carinho e atenção. Vou ver o e-mail. Obrigada tambem por me avisar! Beijos

      Excluir
  5. Oi Sonia, recebi seu e-mail. Que seu neto venha pra iluminar a todos!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Sônia, estou fazendo este suplá exatamente com sua receita. Ele está ficando com as medidas maiores do que vc recomenda .....
    Gostaria de saber, o que estou fazendo de errado uma vez que p 39 cm. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tânia Ebert, vc está usando o mesmo fio e a mesma agulha? Se estiver, certamente a tensão que você coloca nos seus pontos é menor que a minha. Mas isso não é problema. Faça a parte central com menos carreiras e na medida que você queira, lembrando que ainda tem a barra, ok? Me dê notícias. Quero ver seu sousplat. Beijos

      Excluir
  7. Celma Silva, via Gmail em 29 de fevquarta-feira, 16 de março de 2016 11:50:00 BRT

    Boa tarde, Sonia. Sou seguidora de sua página. Suas criações são maravilhosas. A diferença do sousplat e jogo americano foi esclarecedora para mim.
    Uma das questões sofridas por mim é dar preço. Calcular valor é barra forçada. Por isso mesmo, não faço a mínima questão de fazer crochê para vender. Quando me contatam, sim, faço com prazer e geralmente, quem o faz me perguntam o preço antes, pois só o faço mediante 50% adiantados.
    Parabéns, amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, Celma! As pessoas realmente não valorizam o nosso trabalho como deveriam. Gostam, acham bonito, querem, mas na hora de pagar não têm noção de quantas horas gastamos para tecer aquela peça. Quando for dar o preço fale do tempo que gastará e compare com o que se paga a uma diarista. Assim elas aceitam melhor. Fiz um post mostrando como se deve calcular o preço do Crochê: http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/07/como-calcular-o-preco-de-venda-do-seu.html. Dê uma olhadinha e depois me fale se te foi útil, ou se tem alguma sugestão a me fazer para melhorá-lo,ok? Beijos