26 janeiro 2016

SOUSPLAT DE CROCHE BARBANTE 4 VERDE CLARO

Olá, amiga(o)!

Dias atrás te falei sobre a Diferença que existe entre Jogos Americanos e Sousplats e prometi ensinar como tecê-los. 

No Post anterior te mostrei como tecer o Jogo Americano em Crochê

Hoje quero te mostrar como eu teci o Sousplat em Crochê. Agora é só escolher o da sua preferência... 

Gostei da espessura do  Barbante nº 4, que auferiram às peças uma rusticidade interessante, elegante e chique. 

Queria ter postado esses sousplat no Natal passado, mas não consegui. De 15 de novembro a 5 de janeiro, decoro minha casa para o Natal. Durante esse periodo, quando ponho a mesa, gosto de  usar peças que também sejam nas cores do natal. Para o período do Natal do Ano que vem, pretendo decorar a mesa do nosso dia-a-dia com esses 2 tipos de sousplats, intercalando-os. Acredito que vá ficar linda... Gosto de misturar peças que se harmonizam...

MATERIAL NECESSÁRIO:
MEDIDAS:
  • SOUSPLAT (com 19 Carreiras) = 32,5 cm de diâmetro de corpo. + Borda de Alças de Correntinhas cobertas de Pontos Baixos = + ou - 34 cm de diâmetro.
    • Se você quiser uma peça maior, um JOGO AMERICANO teça 23 Carreiras = 40 cm de diâmetro.
ATENÇÃO!
Por diversas vezes algumas leitoras me disseram que as medidas das peças que elas teciam ficavam diferentes das minhas, sendo que usavam o mesmo fio, a mesma agulha e numero de pontos indicados por mim. Isso ocorre devido a tensão que colocamos no fio quando os  estamos tecendo. Quanto mais tensão menor o ponto e consequentemente a peça e suas medidas. Por esse motivo estou informando as medidas desse Sousplat, a cada carreira.
  • DIÂMETRO DE CADA CARREIRA:
    •   1ª Carreira =   3,2 cm
    •   2ª Carreira =   5 cm
    •   3ª Carreira =   7 cm
    •   4ª Carreira =   9 cm
    •   5ª Carreira = 10,5 cm
    •   6ª Carreira = 12,5 cm
    •   7ª Carreira = 14 cm
    •   8ª Carreira = 16 cm
    •   9ª Carreira = 18 cm
    • 10ª Carreira = 20 cm
    • 11ª Carreira = 21,5 cm
    • 12ª Carreira = 23 cm 
    • 13ª Carreira = 25 cm 
    • 14ª Carreira = 26,5 cm 
    • 15ª Carreira = 28,5 cm
    • 16ª Carreira = 30,5 cm 
    • 17ª Carreira = 32,5 cm = Sousplat (sem borda com Alças de Correntinhas)
    • 19ª Carreira = 34 cm

GRÁFICO DO SOUSPLAT (19 Carreiras):

Observe no Gráfico a seguir que a borda é composta de Alças de Correntinhas cobertas por Pontos Baixos (pb) e Picô Aberto. Acredito que ainda não tinha mostrado aqui no blog como tecer o Ponto Picô Aberto

LEGENDA:

O  = Correntinha (corr);
X  = Ponto Baixo (pb);
T  = Ponto Alto (pa);
\/ = Ponto Alto em "V" (pav) = 2 pa em um mesmo Ponto;
\°°/ = 1 pa + 2 corr + 1 pa em um mesmo Ponto = 2 Pontos Altos em "V", intercalados por 2 corr;
\|/ = 3 Pontos Altos em um mesmo espaço;
\||/ = 4 Pontos Altos em um mesmo espaço;
T°°T = 1 pa + 2 corr + 1 pa;
T°T = 1 pa + 1 corr + 1 pa = Ponto Palito;
x°°°°°x = 1 pb + 5 corr + 1 pb =  Alça de 5 Correntinhas (corr);
xx°°xx = 2 pb + 2 corr + 2 pb. Essas 2 Correntinhas (corr) espremidas entre esses 4 Pontos Baixos (pb), são conhecidas por PONTO PICÔ ABERTO (foto a seguir) ;
Carreira = carr e
Ponto (s) = pt (s).

PASSO-A-PASSO DO SOUSPLAT:

Atenção!
Esse Sousplat, até a 17ª CARREIRA (carr), é igual ao Jogo Americano, do post anterior. Siga o link para acompanhá-lo. Depois, volte para seguir o passo-a-passo da 18ª e 19ª Carreiras (carr):
18ª CARREIRA:
{(°°°°°°x°°°°°x°°°°°x ... °°°°°x°°°°°) + (.)} 
Nessa Carreira (carr) teceremos Alças de 5 Correntinhas (corr) que serão Base para a Barra: 
  • Inicie tecendo 6 Correntinhas (corr);
    • Pule os pontos desse 1º Bloco de Pontos e teça 
  • 1 Ponto Baixo (pb) no 1º Ponto Alto (pa) do próximo Bloco de Pontos;
  • A seguir teçaCorrentinhas (corr);
  • Continue tecendo dessa forma: 
    • 1 pb + 5 corr, até o final da Carreira.
  • Feche a Carreira (carr) com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), inserindo a Agulha na 1ª Correntinha (corr), da 1ª Alça.
19ª CARREIRA 
BARRA  DA BORDA:
xx°°xx xx°°xx°°xx.
xx°°xx = 2 pb + 2 corr + 2 pb. Essas 2 Correntinhas (corr) espremidas entre esses 4 Pontos Baixos (pb), e que por isso pula para fora, são conhecidas como PONTO PICÔ ABERTO. Atenção! Como o próprio nome diz, esse não é um Ponto Picô tradicional. Esse não se fecha as 2 Correntinhas (corr), elas ficam abertas
  • Inicie tecendo, sobre a 1ª Alça:
    • 1 Correntinha (corr) + 1 Ponto Baixo (pb) +
    • 2 Correntinhas abertas + 
    • 2 Pontos Baixos (pb).
  • Sobre cada uma das Alças de 5 Correntinhas (corr), seguintes, teça:
    • 2 Pontos Baixos (pb) + 
    • 2 Correntinhas abertas +  
    • 2 Pontos Baixos (pb)
  • No final da Carreira (carr) não feche a Carreira (carr) com 1 Ponto Baixíssimo (pbx). Corte o fio e feche com a Agulha de Tapeceiro, inserindo a Agulha no topo do Ponto Baixo (pb), pulando a Correntinha inicial. 
GRÁFICO SOBRE FOTO:

Fotografei apenas os anéis verde e o vermelho. No entanto uso um de cada cor: laranja, azul turqueza, amarelo, azul escuro, pink e verde cana.   

Usei Anéis para os Guardanaposbastante delicado, de várias cores, que comprei em Tiradentes - MG, cidade histórica, muito charmosa e que recebe a todos com muito carinho. Se você não conhece e gosta de cidades históricas, super indico. Não tem como não se encantar com o artesanato...

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho, 

20 comentários:

  1. Sonia minha querida vc é uma fada das agulhas viu.
    Seus trabalhos são lindos e o legal é que vc passa o que sabe, devemos dividir o nosso saber com o próximo né.
    Eu já fiz também com o barbante 4 e gostei muito do resultado.

    Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu carinho e atenção Ivone! Adorei saber que você gostou! Fique com Deus você também. Beijos <3

      Excluir
  2. Izaura Kakuno, compartilhou essa publicação no Facebook:terça-feira, 26 de janeiro de 2016 15:18:00 BRST

    Não conheço outra blogueira que publique trabalhos tão lindos e de forma tão detalhada! Impossível não fazer todos!!!!
    Faço um convite aos amigos crocheteiros: sigam o blog da Sonia Sonia Maria, que é o Falando de Crochê! Tem cada trabalho lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!!! Ganhei o dia Izaura Kakuno! Nada melhor que ver o nosso trabalho reconhecido... Obrigada pela referencia carinho e atenção! Beijos no seu coração! <3

      Excluir
    2. Izaura Kakuno , disse no Facebook:terça-feira, 26 de janeiro de 2016 15:20:00 BRST

      O que é bom e bonito merece ser divulgado, Sonia Maria! Tanta gente precisa de uma atividade que lhes dê razão para viver. E os trabalhos manuais ajudam nas terapias ocupacionais. Por isso penso ser importante e necessário divulgar quando alguém, como você, tem o dom de criar e ensinar. Com certeza você, através de suas publicações já melhorou os dias de muita gente! Parabéns!

      Excluir
    3. Com certeza, Izaura Kakuno! Tenho vários comentários no blog de pessoas me agradecendo por ensiná-las . Algumas ganhando um dinheirinho para complementar a renda da família. Outras por terapia mesmo. Outras ajudando instituições tipo hospital do cancer e outras... Fico sempre muito comovida por saberr... Obrigada pelo seu reconhecimento. São poucas as pessoas que reconhecem e agradecem. Você é uma pessoa especial. Obigada pela sua amizade querida! Beijos e flores

      Excluir
  3. Swanee Chermont, compartilhou no Facebook:min ·terça-feira, 26 de janeiro de 2016 15:23:00 BRST

    Lindo amiga Sônia Maria! Obrigado pelo passo a passo excelente.

    ResponderExcluir
  4. Ora aqui está uma bela peça que nunca fiz!
    Sónia gosto da cor e do modelo...bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria da Graça estou feliz por saber que você gostou, amiga!!! Se o tecer não se esqueça de me avisar. Quero muito ver os seus enfeitando sua mesa de comidas deliciosas que você faz. Beijos <3

      Excluir
  5. Adoro esses souplats que vc faz, todos lindos.

    ResponderExcluir
  6. Ciao cara Sonia, complimenti bell'idea, molto fine un ornamento prezioso. Grazie per le spiegazioni un abbraccio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Silvia querida! Estou muito feliz por saber que você gostou. Beijos

      Excluir
  7. Tu sempre arrasa! Gostaria de saber, se possível, quantos sousplat rendem cada cone de barbante. Obrigada. Adoro teus trabalhos, Sônia! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Adri Flores! Amiga, não sei precisar. Fui aproveitando varios restinhos que tinha do mesmo barbante, mas rende bastante. Acredito que deve render uns 4. Se você comprar e tecer me avise. Assim poderei incluir no post o que o enriquecerá. Beijos

      Excluir
  8. Wspaniała serweta!
    Dobrze rozpisany wzór.
    Pozdrawiam :))

    ResponderExcluir
  9. Estou adorando o seu blog, mas você podia gravar videos também. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Deise Araujo! Já gravei alguns, preciso gravar mais, mesmo. Você tem toda razão!!! ... Você conhece a minha pagina no Facebook? Se ainda não conhece passe por lá... https://www.youtube.com/user/FalandodeCrochet Beijos