05 dezembro 2015

SOUSPLATS DE CROCHE GRANNY NATAL LARA






Olá, amiga(o)!


Hoje eu quero te mostrar como ficou os SOUSPLATS DE CROCHÊ GRANNY, que teci para a Lara, usar durante esse período do natal. Ela quis + 5 em um outro tom de verde e + 4 em vermelho.




Esse teci com os Pontos das Bordas mais fechados, portanto seu gráfico é diferente dos anteriores.





MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Linha Anne:
    • Vermelho: 3528 
    • Verde:
  • Agulha para Crochê 3 mm;
  • Agulha de Tapeceiro e Tesourinha para o arremate.
MEDIDA:
  • 36 cm de diâmetro.

GRÁFICO:



LEGENDA:
º  = Correntinha (corr);
x = Ponto Baixo (pb);
 T ou \ ou | ou / = Ponto Alto (pa);
\/ = 2 Pontos Altos (pa) em um mesmo espaço;
\|/ = 3 Pontos Altos (pa) em um mesmo espaço;
\||/ 4 Pontos Altos (pa) em um mesmo espaço;
\\\|///= 9 Pontos Altos (pa) em uma mesma Alça;
ºººººx = Alça de 5 Correntinhas (corr)
. = Ponto Baixíssimo (pbx);



BASE:

1ª CARREIRA:
{[(|º) x 12] + (.)}

  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 1 Correntinha (corr)  +
  • 10 vezes 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Teça 1 Ponto Alto (pa) sem Correntinha (corr). 
    • Quando você terminar de tecer o 12º Ponto Alto, não teça a Correntinha. Ela será substituída pelo ponto de fechamento de carreira.
  • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas. 
    • Como se tece 2 Correntinhas (corr) Fechadas Juntas?
    • Observe que você tem 1 Ponto na agulha. ATENÇÃO! Não lace a linha, por enquanto.
    • Sem laçar a linha, insira a Agulha no Ponto Baixo (pb) do início da Carreira (carr) e volte. Não lace a linha ainda. Observe que agora você está com 2 Pontos na Agulha. ATENÇÃO! Agora, sim, lace a linha e volte soltando os 2 Pontos da Agulha. Está pronto... Você teceu 2 Correntinhas Fechadas Juntas (2corrfj). 
2ª CARREIRA:
{[(||º) x 12] + (.)}




  • Sobre a Correntinha (corr) desse intervalo teça, o 1º bloco de pontos:


  • 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr) +


  • Sobre a Correntinha (corr) do próximo intervalo teça, o 2º bloco de pontos:


  • 2 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr)


  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr). 
  • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas.


  • 3ª CARREIRA:
    {[(\|/º) x 12] + (.)}


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 2 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr) +
  • No próximo intervalo teça, 3 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).
  • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas.

  • 4ª CARREIRA:
    {[(\||/º) x 12] + (.)}


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 3 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr) +
  • No próximo intervalo teça, 4 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).
  • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas.

  • 5ª CARREIRA:
    {[(||º) x 24] + (.)}


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr) +
  • Entre o 2º e o 3º Pontos Altos do próximo bloco de pontos teça2 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr); 
  • No intervalo seguinte, teça, 2 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).
  • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas.

  • 6ª CARREIRA:
    {[(\|/º) x 24] + (.)}


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 2 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr) +
  • No próximo intervalo teça, 3 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).
  • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas.

  • 7ª CARREIRA:
    {[(\|/º) x 24] + (.)}


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 2 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr) +
  • No próximo intervalo teça, 3 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).
  • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas.

  • 8ª CARREIRA:
    {[(\|/º) x 24] + (.)}


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 2 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr) +
  • No próximo intervalo teça, 3 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).
  • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas.

  • 9ª CARREIRA:
    {[(\||/º) x 24] + (.)}


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 3 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr) +
  • No próximo intervalo teça, 4 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).
  • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas.

  • 10ª CARREIRA:
    {[(||º) x 48] + (.)}


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr) +
  • Entre o 2º e o 3º Pontos Altos do próximo bloco de pontos teça2 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr); 
  • No intervalo seguinte, teça, 2 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).
  • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas.

  • 11ª CARREIRA:
    {[(||º) x 48] + (.)}


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr) +
  • Entre o 2º e o 3º Pontos Altos do próximo bloco de pontos teça2 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr); 
  • No intervalo seguinte, teça, 2 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).
  • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas.

  • 12ª CARREIRA:
    {[(\|/) x 48] + (.)}
    ATENÇÃO! Observe que não tem Correntinha (corr) após os bloquinhos de 4 Pontos (pts).


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 2 Ponto Alto (pa) +
  • No próximo intervalo teça, 3 Ponto Alto (pa) ;
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).



  • Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

  • 13ª CARREIRA:
    {[(\|/) x 48] + (.)}
    ATENÇÃO! Observe que não tem Correntinha (corr) após os bloquinhos de 4 Pontos (pts).


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 2 Ponto Alto (pa+
  • No próximo intervalo teça, 3 Ponto Alto (pa;
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).




  • Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

  • 14ª CARREIRA:
    {[(\|/) x 48] + (.)}
    ATENÇÃO! Observe que não tem Correntinha (corr) após os bloquinhos de 4 Pontos (pts).


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 2 Ponto Alto (pa+
  • No próximo intervalo teça, 3 Ponto Alto (pa;
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).




  • Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

  • 15ª CARREIRA:
    {[(\|/) x 48] + (.)}
    ATENÇÃO! Observe que não tem Correntinha (corr) após os bloquinhos de 4 Pontos (pts).


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 2 Ponto Alto (pa+
  • No próximo intervalo teça, 3 Ponto Alto (pa;
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).




  • Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
  • 16ª CARREIRA:

    {[(\||/)x 48] + (.)} 
    ATENÇÃO! Observe que não tem Correntinha (corr) após os bloquinhos de 4 Pontos (pts).


  • Teça 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 2 Ponto Alto (pa+
  • No próximo intervalo teça, 3 Ponto Alto (pa;
  • Continue tecendo dessa forma nos demais intervalos de pontos, até o final da Carreira (carr).



  • Feche a Carreira com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).


  • ATENÇÃO! A parte central do meu terminei aqui. Achei que ficou pequeno. Minha nora preferiu deste tamanho porque ela vai usá-lo como sousplats mesmo. Se for usá-lo como Jogo Americano, se quiser pousar sobre ele os talheres, aumente uma ou duas Carreiras (carr) no seu sousplat, da seguinte forma:  
      • Aumente apenas 1 Correntinha apos cada bloquinho de 4 Pontos Altos (pa).

    17ª CARREIRA:
    {[(ºººº + x) x 48 ]}
    • Teça Alças de 4 Correntinhas (corr), fixando os Pontos Baixos (pb) entre os bloquinhos de 4 Pontos Altos (pa). 
    • A ultima Alça teça:
      • 2 Correntinhas (corr) +
      • 1 Ponto Alto (pa).



    18ª CARREIRA: BARRA:
    {[(\\\|///) x 48]}
    • Observe que o ponto (o fio) está no meio da alça. Partindo daí, teça 2 Pontos  Altos (pa) inserindo a agulha na Alça seguinte.
    • Teça 1 Ponto Baixo (pb), na Alça seguinte;
      • Observe que esse bico tem início na metade de uma Alça, base em outra alça e final na Alça seguinte. Portanto ele ocupa um total de 2 Alças. Portanto, se for fazer aumentos no corpo do sousplats, lembre-se sempre que o numero final desse ser par.
    • Teça dessa forma até o final da carreira.
    • Não feche com 1 Ponto Baixíssimo (pbx). Após o ultimo ponto, corte o fio. Com a agulha de tapeceiro feche a carreira, conforme foto a seguir:





      
    FIO DE CORRENTINHAS :

    Se você quiser um charme a mais...
    • Teça um Fio contendo 270 Correntinhas (corr).
    • Passe-o na base da Barra ou na 12ª Carreira (carr). Passando na base ele aparecerá mesmo quando o prato estiver sobre ele. Já na 12 Carreira ele ficará mais bonito sem o prato sobre ele. Tudo vai depender de como você servirá o seu jantar.

    BONS CROCHÊS!

    Abraços com carinho, 

    22 comentários:

    1. Muito lindo, Sônia Maria, como todas as peças que você faz.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou, Sônia! Estou muito feliz por saber. Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    2. MARAVILHOSO! VOU VER SE CONSIGO FAZER ATÉ O NATAL, PARABÉNS!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou, amiga! Estou muito feliz por saber que vai tecê-los. Se publicar, se possível , me repasse o link. Vou adorar ver os seus... Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    3. Achei lindo, Sônia! O detalhe do laço deixou um charme.
      Feliz Natal pra você e sua Família! E até 2016!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou, amiga! Estou muito feliz por saber. Obrigada pelo seu carinho e atenção! Um Feliz Natal pra você e sua família, também! Beijos

        Excluir
    4. Olá Sônia, vc tem o vídeo do ponto "2 correntinhas fechadas juntas"? Ficou confuso, não consegui entender.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Maria Araujo, não tenho. É tão simples que se parece complicado. Veja: Quando vc termina o ponto, antes de fazer as duas correntinhas fechadas juntas, olhe na sua agulha. Tem um ponto nela, ou seja , o ultimo ponto. Não lace a linha, não faça nada. Insira a agulha no ponto onde vc tem que fazer a união da carreira, Lace a linha e volte. Agora olhe novamente na sua agulha. Você tem dois pontos na agulha. Lace a linha e solte esses dois pontos. É só isso... Tente e me fale se conseguiu. Se não conseguir farei um vídeo para te mostrar. Beijos

        Excluir
    5. Lindo !!!!
      Amei. Gostaria de saber quanto de linha se gasta para um jogo de 6 peças.. obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Meg.Lee, teci com 2 fios da Linha Anne. Um novelo dá para 1 Sousplat + o início de um outro. Bjs.

        Excluir
    6. Sonia oglądam Twoje podkładki są piękne i kuszą do zrobienia.Serdecznie pozdrawiam.Wesołych Świąt.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Dziękuję za uwagę i uczucia. Jeśli nie daj mi znać. Chcę ją zobaczyć.Wesołych Świąt dla Ciebie i Twojej rodziny.
        (Obrigada pela atenção e carinho. Se o fizer me avise. Quero ver os seus. Um Feliz Natal para você e sua família).

        Excluir
    7. Lindos seus trabalhos! E você é muito didática. Parabéns!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Adorei saber que você gostou dos meus trabalhos, Vanita! Obrigada, pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    8. amei, adoro essas cores de natal, ficaram lindos, a cara do natal.
      bjs e otima semana.
      http://ornague.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou, Paulinha Costa! Obrigada, pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    9. Ah não fiquei tão chateada, não sei o que houve! Fiz esse modelo de sousplat, fiz dois e os dois não deram certo no final, fica faltando um espaço pra fazer o acabamento, aí aumentei na primeira carreira um ponto alto, então deu certo na hora do acabamento, mas o sousplat ficou fazendo roda :(

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eliane Carvalhaes, não estou chateada. Chequei a receita e grafico. Os dois estão corretos. Eu os teci e deu certo. Essa receita venho aprimorando desde o primeiro que teci. O que rola na net realmente é ruim e o crochê embabada. Várias outras leitora teceram e deu certo. Sinto em te dizer que com certeza você cometeu algum erro. O início é com 12 Pontos Altos.Você viu escrito em vermelho que nas carreiras 12, 13, 14, 15 e 16ª não se tece correntinhas entre os blocos de pontos? Você disse que pra dar certo vc teceu com + 1? Assim não dará certo no final, caso esteja seguindo minhas instruções. Se quiser, me mande uma foto com os pontos legíveis para que eu possa te dar um diagnóstico. O ideal seeria que me mandasse foto do primeiro também. Aguardo notícias suas...

        Excluir
      2. Obrigada pelo carinho Sonia!! Eu fiz seguindo um video do youtube, e eu coloquei sim uma correntinha entre os pontos em todas as fileiras, então deve estar aí o problema de ter criado roda né?! Vou fazer outro e seguir seu gráfico! Estou aprendendo, não tem nem um mês que minha vó me ensinou a dar os primeiros pontos! Vou tentar de novo! Obrigada pela atenção! Bjos

        Excluir
      3. Eliane /carvalhaes, estou feliz por saber que você vai tentar de novo e também por saber que o que você seguiu não foi o meu. Eu tenho esse mesmo modelo onde em todas as carreiras tem corr entre os pontos. Mudei a quantidade e tipo de pongtos. Veja o Jogo de Sousplat com Barras Doferentes em todos eles tem 1 corr entre os blocos de pontos. Mudei os pontos. Veja o que te agrada mais, ok? Bjs

        Excluir
      4. Sonia, suas peças são as mais lindas da internet.. mexendo por aí vi que vc é de Goiânia, tambem sou!! Abraço, obrigada pelo carinho!

        Excluir
      5. Estou feliz por saber que você gosta das minhas peças, Eliane! Feliz tambpem por saber que você é de Goiânia. Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir

    Amiga, se inscreva, para receber por e-mail o aviso do meu agradecimento ao seu comentário ou a minha resposta a sua pergunta. A caixinha fica do lado direito, da parte de baixo, da caixa de comentário... Assim poderemos interagir mais... Beijos

    A V I S O



    A T E N Ç Ã O!
    A V I S O:
    Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
    SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
    1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
    2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
    3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
    4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
    5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
    6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
    7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
    8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
    Conto com a sua compreensão...
    Atenciosamente,
    Sônia Maria

    LINK-ME

    TWITTER-TWEET

    DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

    Carregando...

    TODOS OS MARCADORES