27 outubro 2015

SOUSPLAT DE CROCHE GRANNY

Olá, amiga(o)!

Há bastante tempo venho namorando esse modelo de SOUSPLAT DE CROCHE REDONDO (Round Crochet Placement), no PONTO DE CROCHE GRANNY

Um Jogo simples, prático, elegante e de grande efeito. 

Dias atrás minha norinha manifestou a vontade de ter um, nesse modelo. Não tive duvidas, teci 8 Lugares, em 4 tons de verde. Espero que, ela e meu filho, gostem e usem bastante.

MATERIAL NECESSÁRIO:

MEDIDA:
  • 36 cm de diâmetro.   

Esse modelo de Sousplat em Crochê no Ponto Granny Circular, já é muito conhecido. Foi tecido por muitas amigas. Me parece que é o campeão de vendas na net. 

Fiz algumas pequenas alterações nos pontos, além de ampliar o seu Gráfico em numeros de carreiras (carr)... 

GRÁFICO SOBRE FOTO (Para ampliá-lo clique 2 vezes na foto):

Veja o GRÁFICO ORIGINAL, ou seja, o Gráfico que rola na net há bastante tempo. 

Ao tecê-lo, a partir da 8ª Carreira ele começou a embabadar. Não gostei, mas, continuei mesmo assim. Ao chegar quase no final percebi que as carreiras endireitaram mas a peça estava com leves papinho no centro. Desmanchei e fiz algumas pequenas alterações. Ainda não ficou do meu total agrado, mas foi o melhor que consegui,  no momento. O meu, em algumas carreiras ele começa a fechar. Mais no final, a querer embabadar. Nada que a próxima carreira não corrigisse. Isso me incomoda. Depois tentarei melhorar um pouco mais esse gráfico.

INÍCIO DO GRÁFICO ORIGINAL COM AS ALTERAÇÕES QUE FIZ:

L E G E N D A:

o = Correntinha (corr);

x = Ponto Baixo (pb);

T ou |= Meio Poto Alto (mpa);

T ou | = Ponto Alto (pa);

\/  = 2 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (2pame);

\|/  = 3 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (3pame);

\\// = 4 Pontos Altos em um Mesmo Espaço (4pame);

\\º// = 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr) + 2 Pontos Altos (pa) em um Mesmo Espaço (2pa1corr2pa);

x ººººº x = Alça composta de 1 Ponto Baixo (pb) + 5 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Baixo (pb);

\\\\|//// x = 1 Ponto Baixo (pb) + 9 Pontos Altos (pa),tecidos sobre a alça de 5 Correntinhas (corr), + 1 Ponto Baixo (pb)

* = Repetir

PASSO-A-PASSO DE COMO TECER ESSE SOUSPLAT DE CROCHE:

BASE
Para iniciar faça:

  • 1 Círculo Mágico, 
  • Ou, se preferir, teça 7 Correntinhas (corr) e feche o anel com 1 Ponto Baixíssimo (pbx);

1ª CARREIRA
(|º) x 12 = 12 Blocos de Pontos, compostos de:
  •  1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Não fechei a Carreira com Ponto Baixíssimo (pbx) e caminhei até o próximo espaço. Fechei a Carreira com 2 Correntinhas Fechadas Juntas (corrfj), igual fiz na Barra de Crochê no Ponto Musgo, que publiquei dias atrás. Se você preferir feche da forma tradiconal. 

  • "Como se tece 2 Correntinhas (corr) Fechadas Juntas?
    Observe que você tem 1 Ponto na agulha. ATENÇÃO! Não lace a linha, por enquanto.
    Sem laçar a linha, insira a Agulha no Ponto Baixo (pb) do início da Carreira (carr) e volte. Não lace a linha ainda. Observe que agora você está com 2 Pontos na Agulha. ATENÇÃO! Agora, sim, lace a linha e volte soltando os 2 Pontos da Agulha. Está pronto... Você teceu 2 correntinhas fechadas juntas."
2ª CARREIRA:
(||º) x 12 = 12 Blocos de Pontos, compostos de:
  • Nos espaços entre pontos teça, 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr), até o final da Carreira (carr);
  • Feche a Carreira.
3ª CARREIRA:

(\ | / º) x 12 = 12 Blocos de Pontos, compostos de:
  • 3 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr), até  final da Carreira (carr);
  • Feche a Carreira.
4ª CARREIRA:
(\ \ º) + (\ \ º / / º) x 23 + (/ / º )] = 24 Blocos de Pontos.

  • Bloco de Início de Carreira = (\ \ º) = metade do ponto fantasia
  • Blocos de Repetição do meio de Carreira = (\ \ º / / º) x 23 = 23 Pontos Fantasia 
  • Bloco de Final de Carreira = (/ / º= metade do ponto fantasia

Para tecer essa carreira:
  • No 1º espaço, teça apenas a metade do ponto fantasia, ou seja, 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr), em um mesmo espaço + 
  • No próximo espaço, 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr) + 2 Pontos Altos (pa) , em um só espaço, + 1 Correntinha (corr);
  • Por último, lá no mesmo espaço que você teceu os 2 primeiros Pontos Altos (pa), quando iniciou a carreira (carr), teça, a outra metade do Ponto fantasia, ou seja, 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr);
  • Feche a Carreira.

 5ª CARREIRA:
| | º) x 24 = 24 Blocos de Pontos, compostos de:

  • 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr); 

  • Feche a Carreira. 

  • 6ª CARREIRA:
    \ | / º) x 24 = 24 Blocos de Pontos, compostos de:

    • 3 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr); 
    • Feche a Carreira.

    7ª CARREIRA:
    Teça igual a Carreira anterior;

    8ª CARREIRA:
    \ \ / / º) x 24 = 24 Blocos de Pontos, compostos de:

    • Teça, em cada um dos espaços dessa carreira:
      • 4 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr);
    • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas.

    9ª CARREIRA:  (\ \ º / / º) x 48 = 48 blocos de pontos, compostos de 2 pa + 1 corr + 2 pa, todos em um mesmo ponto + 1 corr.

    ATENÇÃO! Observe que os Pontos do início e final de Carreira completam um Bloco Fantasia de Repetição:

    • Bloco do Início da Carreira = \ \ º 
    • Bloco de Repetição no meio da Carreira = \ \ º / / º  
    • Bloco do Final da Carreira = / / º
      • Observe que  se somarmos o bloco do  Início da Carreira = \ \ º + o bloco do final de Carreira dá um bloco completo de meio de carreira = \ \ º / / º

    • Para iniciar, no 1º espaço, teça apenas a metade do Ponto Fantasia = ( \ \ º) = 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr)  
    • No próximo e demais espaços, até o final da carreira,  teça o Ponto Fantasia completo, ( \ \ º / / º), ou seja:
      • 2 Pontos Altos (pa) + 
      • 1 Correntinha (corr) + 
      • 2 Pontos Altos (pa) +
      • 1 Correntinha (corr);
    • Por último, no primeiro espaço, teça a outra metade do Ponto Fantasia ( / / º) = 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr), no mesmo espaço que você teceu os 2 primeiros Pontos Altos (pa), quando iniciou a carreira (carr);
    • Feche a Carreira  com 2 correntinhas fechadas juntas.
    10ª CARREIRA:
    ( | | º) x 48 = 48 Blocos de Pontos
    • Teça em cada um dos espaços, dessa carreira: 
      • 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr);
    • Feche a Carreira com 2 correntinhas fechadas juntas.
    11ª CARREIRA:

    | | º ) x 48 = 48 Blocos de Pontos

    • Teça em cada um dos espaços dessa carreira:
      • 2 Pontos Altos (pa) + 
      • 1 Correntinha (corr);
    • Feche a Carreira com 2 Correntinhas fechadas juntas. 
    12ª CARREIRA:

    (\|/º + \|/º + \|/º +  \/º) x 12 = 48 Blocos de Pontos, que não são todos iguais. 
    Atenção!

    Os 3 primeiros Blocos são tecidos de forma igual e o 4º de forma diferente. 

    Então podemos dividir essa Carreira em Grupos de 4 Blocos de Pontos, compostos da seguinte forma:
    • 3 Blocos iguais, contendo cada um deles com 3 Pontos Altos (pa) 1 Correntinha (corr)
    • O 4º Bloco de Pontos é composto de 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr);
    • Teça esse Grupo de 4 blocos de pontos (3 iguais e + 1 diferente) por 12 vezes (12 x 4 = 48).
    • Feche a Carreira.
    13ª CARREIRA: 
    {(\|/º+\|/º+\/º) + 
    (\|/º+\|/º+\|/º+\/º) x 46 + 
    (\|/º)} = 48 Blocos de Pontos.
    Atenção!
    Essa Carreira e a 14ª são iguais a anterior, porém, para os blocos não fiquem alinhados, no início de cada uma dessas Carreiras deixei de tecer 1 Bloco de 3 Pontos (pts). Ou seja, nessa deixei de tecer um bloco de 3 pontos e na próxima deixei de tecer + 1, ou seja deixei de tecer 2 blocos de 3 Pontos. Vejamos...

    • Bloco do Início de Carreira: (\|/º+\|/º+\/º) 
    • Bloco de Repetição de meio de Carreira: (\|/º+\|/º+\|/º+\/º)
    • Bloco do Final de Carreira: (\|/º)

    Inicie tecendo o primeiro grupo de pontos:  

    • No 1º espaço, teça:
      • 1 Blocos Pontos, composto de 3 Pontos Altos (pa) 1 Correntinha (corr) + 
    • No 2º espaço, teça:
      • 1 Blocos Pontos, composto de 3 Pontos Altos (pa) 1 Correntinha (corr)  +
    • No 3º espaço, teça:
      • 1 Bloco de Pontos compostos de 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr);
    • Depois, continue tecendo, nos demais espaços, até o penultimo espaço,  grupos  de 3 Blocos compostos de:
      •  3 Pontos Altos (pa) 1 Correntinha (corr) + 
      • 1 Bloco de 2 Pontos Altos (pa) 
      • 1 Correntinha (corr) + 
    • No final da Carreira, no ultimo espaço, teça apenas 1 Bloco composto de:
      • 3 Pontos Altos (pa) 1 Correntinha (corr). 
      • Isso porque você iniciou o 1º Grupo de Blocos, com menos 1 Bloco de Pontos.
    14ª CARREIRA:

    {(\|/º+\/º) + 
    (\|/º+\|/º+\|/º+\/º) x 46 + 
    (\|/º+\|/º)} = 48 Blocos

    • Grupo de Blocos do Início da Carreira =(\|/º+\/º
    • Grupo de Blocos de Repetição no meio da Carreira = (\|/º+\|/º+\|/º+\/º) x 46   
    • Grupo de Blocos do Final da Carreira = (\|/º+\|/º)
      • Observe que  se somarmos o bloco do  Início da Carreira = (\|/º+\/º+ o bloco do final de Carreira (\|/º+\|/º) dá um bloco completo de meio de carreira = (\|/º+\|/º+\|/º+\/º)

    Teça da mesma forma que teceu a Carreira anterior, mudando apenas o início que deve ser com:
    • 3 Pontos Altos (pa)  + 1 Correntinha (corr) + 
    • 2 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr) 48 Blocos de Pontos (pts).
    • Observe que no final da Carreira você tecerá 2 Bloco de Pontos apenas, para completar o 1º grupo de Pontos.
    • Feche a Carreira.
    15ª CARREIRA:

    \|/º) x 48 = 48 Blocos compostos de:

    • Teça 3 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha (corr); até o final da Carreira.
    • Feche a Carreira. 
    16ª CARREIRA:

    ( \\//º ) x 48 = 48 Blocos compostos de:

    • 4 Pontos Altos (pa), em um mesmo espaço + 
    • 1 Correntinha (corr).
    • Feche a Carreira. 

    BORDA: 
    (Bico/Biquinho/Barrado/Barradinho/Barra/ Barrinha)

    17ª CARREIRA:

    [(º º º º º x) + (x º º º º º x) + ... + (| º º x )] = 48 Alças compostas de:

    • Teça, 5 Correntinhas (corr) 
    • A seguir teça, 1 Ponto Baixo (pb) +
    • Continue tecendo 5 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Baixo (pb), até a penultima alça.
    • A última alça você vai tecê-la já fechando a carreira, da seguinte forma: 
      • 2 Correntinhas (corr) +
      • 1 Meio Ponto Alto (mpa), inserindo a agulha no espaço onde começou a ultima alça, competando assim as 48 Alças;
    18ª CARREIRA:

    [(| | | | | | | | | x)*] = 24 Bicos, sendo cada um deles  tecidos da seguinte forma:

    • Teça 1 Ponto Alto (pa), inserindo a agulha na alça seguinte. Assim esse Ponto Alto ficará paralelo ao meio Ponto Alto que você teceu na ultima alça.
    • Teça + 8 Pontos Altos (pa), completando assim os 9 Pontos Altos (pa) +
    • Conclua o Bico tecendo 1 Ponto Baixo, no meio da próxima Alça;
    • 1 Ponto Alto (pa), na próxima alça +
    • 8 Pontos Altos (pa) +
    • 1 Ponto Baixo (pb) na próxima Alça.
    • Teça dessa forma até completar os 24 Bicos.
    • Após o ultimo Ponto Baixo (pb), corte o fio.
    • Com uma Agulha de Tapeceiro passe esse fio no topo do próximo ponto, voltando a agulha para o avesso. Conduza o fio pelo avesso desse ponto até chegar na base dos 9 Pontos Altos. Passe o fio sob eles. Corte o fio.

    O Anel com Pérolas para Guardanapo, da foto a seguir,  também, foi feito por mim. Adorei o resultado! 
    Dentre os meus ele é o que mais gosto. Ele é muito simples e elegante. 
    Ele é enfiado em  
    Suas peças são apenas enfiadas no Arame próprio para Bijoux. Para fechá-las fiz, com Alicate próprio para Bijoux, apenas uma argolinha em cada uma das pontas. 
    Depois disso, coloquei uma argolinha em cada uma das Pérolas Pingentes e as dependurei nas argolinhas do arame . 
    A que fica na parte de cima, é redonda e menor. 
    A que fica na parte debaixo é uma gota grande.
    Você dá a ele a forma que quiser, quando o está colocando sobre o guardanapo. Se não gostar da ideia pode torcer o arame e deixar na medida dos seus guardanapos.
    As Pérolas das pontas, ficam soltas iguais a pingentes de brinco. De acordo com o que você mexe, eles se movimentam e encantam as convidadas. Sucesso garantido... 
    Você pode fazer esse Anel a seu gosto, usando pedra naturais tipo turquesas, corais, amazonitas, peças de metal, sementes, madeiras rusticas, enfim... O que a sua imaginação permitir.

    VOCÊ PODE GOSTAR DE:

    LEITORAS QUE, TAMBÉM, TECERAM ESSE SOUSPLAT:

    BONS CROCHÊS!

    Abraços com carinho, 

    49 comentários:

    1. Ficou lindo. Eu andei fazendo tbem, mas usei barbante nº4, ficou bonito, mas não delicado. Vou tentar novamente com o Anne. Obrigada pelas dicas. Como sempre você nos presenteando com coisas lindas. Beijo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Carla querida! Obrigada pelo seu carinho e atenção! Eu também gostei de fazer com o Anne. Fiz aproveitando fios que já tinha aqui em casa. Mas ainda pretndo tecê-lo com o fio Duna. Ele fica bem firminho e tem uma trama linda. Quando publicar me fale que vou lá ver os seus sousplats. Beijos

        Excluir
    2. Muito lindo! Adorei, vou fazer p mim. Muito obrigada em compartilhar com a gente. Um grande beijo no teu coração.Lia.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que notícia boa, Lia! Adorei saber que te você vai fazer pra você. Quando publicar, se possível, me avise. Gostaria de ver o seu e de anotar aqui no blog que você o teceu, inspirada no meu. Obrigada pelo seu carinho e atenção. Beijos

        Excluir
    3. Olá, Sônia
      Bom dia!
      Acho muito lindo você buscar a perfeição nas suas peças e sempre compartilhar suas descobertas, mas esse jogo de sousplat está lindo. Amei o degradê de cores. Tudo de bom pra você.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom saber que você gostou, amiga! Obrigada pelo reconhecimento, carinho e atenção! Tudo de bom pra você também! Beijos

        Excluir
    4. Respostas
      1. Adorei saber, Maria da Graça! Se o tecer, não se esqueça de me avise. Vou adorar ver o seu e anotar aqui que teceu inspirada no meu esquema. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

        Excluir
    5. Que lindo!! Super delicado e charmoso!!! Perfeitos!! Parabéns!!
      Bjs
      Desi Winters

      ResponderExcluir
    6. Que lindos!
      Eu já fiz um deste só que com linha fina e usei como toalhinha aparador para um vaso no meu rack.

      1. Thelma Salles, fiz 2 com linha fina. Não postei, ainda... Para toalhinha a linha fina é excelente mesmo. Achei que iria dar trabalho pra minha nora cuidar. Resolvi, então, testar com 2 fios. Gostei mais, para sousplat. Ficou encorpado e com ar de moderno. Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    7. Lindo, lindo este souplat! Alías, esta postagem está divina! Parabéns! Beijos

      ResponderExcluir
    8. Cudowne podkładki!!! Piękne kolory!!! Wspaniale się prezentują!!!
      Serdecznie pozdrawiam:))

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou feliz com o seu comentário, Donia.
        Muito Obrigada! :))
        (Cieszę się z Twojego komentarza.
        Dziękujemy!) :))

        Excluir
    9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Patricia Mata, me deslpe amiga!. Acredita que deletei se comentári achando que estava publicando. Ainda bem que tinha uma pagina do post aberta e de pra copiar:

        'Patricia Mata quinta-feira, 29 de outubro de 2015 12:52:00 BRST
        Todo lo que tù haces es precioso. Felicitaciones. Bom dìa."

        Excluir
    10. Muito lindo! Sônia, essa cor ficou perfeita com seu aparelho de jantar. Sou muito fã dos teus trabalhos, quanta perfeição. Um forte abraço e bom final de semana.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Terezinha, muito obrigada pelo seu carinho e atenção! Seu comentário me impulsiona a seguir e frente. É muito bom ter o nosso trabalho reconhecido. Beijos

        Excluir
    11. 29 de out (Há 1 dia)
      Via Gamail:

      Olá Sonia tudo bem?
      Gostaria de saber sua opinião :adorei sua sugestão dos sousplat de croche granny ,precisaria fazer uns 24 no mínimo , mas p/ usar 2 fios da Anne ficaria muito caro (para mim) poderia substitui-la por outra, desde já fico-lhe grata.

      1. Salete, ainda não testei... A Duna, que para mim é a melhor, é mais cara ainda... Barbante quero testar o 2 e o 4. Teste e me fale... Comprei a linha charme que é mais barata no entanto ainda não testei também. Estou aproveitando linhas que tenho aqui em casa... Se você ppuder me falar da sua experiencia ficarei muito feliz. Eu e minhas leitoras te agradeceremos. Beijos

        Excluir
      2. 30 de out (Há 3 dias)

        para mim,
        Sonia,fiz um com o fio Duna, que por sinal ficou um belo trabalho,gosto muito desse fio, acho que vou continuar com ele ,vale a pena ,mesmo porque, usei um fio só com ag. 3 vai ficar num valor acessível(o valor cai pela metade) e o tamanho será praticamente o mesmo .A linha charme não conheço.
        ..Desde já fico-lhe grata,beijos.

        Excluir
      3. Eu também adoro o fio Duna. Pena que não tem tantas cores disponíveis para compra. Estou tecendo com 2 fios da Anne para aproveitar o estoque de fios que tenho em casa. Anotei no blog que você o teceu. Adorei saber... Obrigagada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir

    12. 28 de out (Há 2 dias)

      para mim
      inglês
      português Traduzir mensagem

      Bom Dia, flor do dia, que Deus esteja com voce.
      Melhor que isso, só dois disso,kkkkkkkkkkkk
      adorei a receita do sousplat, obrigada, abração

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou feliz por saber que gostou... Se o tecer e publicar, se possível, me avise para que eu possa ver o seu. Vou adorar!
        Beijos

        Excluir
    13. 28 de out (Há 2 dias)
      para mim
      Via Gmail:
      Lindo!!! Amei!!! Obrigada

      ResponderExcluir
    14. Oi Sonia realmente maravilhoso. Vou tentar tecer e com muito gosto. Obg e bjs.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que boa notícia, Edna Trullz! Se publicar os seus me avise, se possível. Vou adorar vê-los e anotar aqui no blog que você os teceu inspirada no meu post. Beijos

        Excluir
    15. Piekne są te serwety pod talerze.Muszę pomyśleć ,żeby sobie zrobić.Pozdrawiam

      ResponderExcluir

    16. 28 de out (Há 13 dias)

      para mim

      Lindo!!! Amei!!! Obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Adorei saber que você gostou! Obrigada, pelo carinho e atenção, Bê! Beijos

        Excluir
    17. Oi Sonia, seus trabalhos são um capricho, parabéns. Se tu usas dois fios para tecer, entao tu gasta quase 2 novelos para cada peça???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não, Silvani Nunes! Como disse lá na informação sobre os Materiais, teci com 2 fios da Linha Anne. Um novelo dá para 1 Sousplat + o início de um outro. Usei Agulha para Crochê 3,00 mm. Beijos

        Excluir
    18. 14 de nov (Há 6 dias)

      Via Gmail:

      Olá Sônia, tudo bem?
      Tenho acompanhado os seus trabalhos. Acho todos lindos. Resolvi fazer um sousplat, e comecei por esse. Fui bem até a oitava carreira e aí não entendi as alterações. Como é a sequência, a nona carreira é toda o bloco de três pontos altos por três vezes seguida de dois pontos altos? E a decima carreira, o bloco que está no quadradinho vermelho é o início e depois seguir o bloco no quadradinho verde, e assim por diante?
      Desculpe o incômodo, é que realmente estou confusa. Agradeço a atenção. Beijos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Goretti, devido a sua dificuldade refiz o post . Acredito que agora tenha ficado claro como tecer cada carreira. Veja e se tier mais duvidas me fale, ok? Beijos

        Excluir
    19. 27 de nov (Há 8 dias)

      para mim , via Gmail

      Gracias muy bonito trabajo

      ResponderExcluir
    20. Bom dia... parabéns pelas peças lindas e pela criatividade nas cores! Fiquei com uma dúvida quando você disse que fez com fio duplo. Você poderia me explicar como faço isso?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Renata Mascari, fio duplo = 2 fios. Eu os teci com 2 fios, ou seja, retirei uma ponta do centro do novelo e a outra de fora do novelo. Assim fiquei com 2 fios. Juntei os dois e os teci. Assim a espessura dobra. Gostei do efeito! Beijos