06 agosto 2015

MANTA DE CROCHE EM LISTRAS PARA BEBE

Olá, amiga(o)!

Teci essa MANTA DE CROCHÊ COM LISTRAS DE PONTOS ALTOS AGRUPADOS E FECHADOS JUNTOS EM "V" (Cluster Stitch Crochet Baby Blanket), para presentear a netinha de uma amiga muito querida. 

Na verdade, devido ao seu formato e suas medidas, ela está mais para um COBERTOR DE CROCHÊ.
Espero que ela goste e se sinta muito confortável ao usá-lo.
MEDIDAS:  81 cm x 117 cm
  • Largura Total da Manta = 81 cm 
    • Sendo 77 cm da Largura do corpo da Manta + 4 cm da barra. 
  • Altura Total da Manta = 117 cm 
    • Sendo 113 cm da manta + 4 cm da barra.

Você pode tecer o seu do tamanho que achar melhor. Para te servir como parâmetro veja as medidas a seguir: A medida de uma Manta para Bebê Recém Nascido é de 80 cm x 80 cm. Um Berço para Bebê mede em torno de 60 cm x 130 cm ou 70 cm x 150 cm;A medida de um Cobertor para Bebê varia de 76 x 110 cm ou 80 cm x 120 cm.

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Lã Cisne Super Bebê nas cores: Branco (BC), Rosa (04004), Amarelo (01005) e Lilás (5030);
  • Agulha para Crochê 4 mm;
  • Agulha de Tapeceiro e Tesourinha para o arremate.

CORES E DISPOSIÇÕES DAS LÃS:

A parte central dessa Manta é composta de 87 Carreiras (carr), tecidas em blocos nas cores Rosa, Lilás e Amarelo, sempre intercaladas com o Branco (14 x 6 = 84 + 3 = 87), da seguinte forma:
  • 1ª Carreira (carr) = Fio Branco;
  •  Carreira (carr) Fio Rosa;
  • 3ª Carreira (carr) = Fio Branco;
  • 4ª Carreira (carr) = Fio Lilás;
  •  Carreira (carr) = Fio Branco;
  • 6ª Carreira (carr) = Fio Amarelo
  • A partir da 7ª Carreira (carr) e até a 84ª  Carreira (carr), repita as cores respeitando a sequencia de cada uma delas;
  • 85ª Carreira (carr) = Fio Branco;
  • 86ª Carreira (carr) Fio Rosa;
  • 87ª Carreira (carr) = Fio Branco.

PASSO A PASSO DA MANTA COBERTOR:
O fio dessa lã é muito fino. Por isso, teci com 2 fios de lã. Eu queria um ponto maior. Dica: Se você não quiser usar 2 novelos, faça o seguinte: 
  • Retire um fio de fora do novelo e
  • O outro, fio, retire do centro do novelo.
    • Sempre coloque esse novelo dentro de uma vasilha, para que ele não fique rolando sobre o sofá ou outra superfície. 
Teceremos essa manta em 3 etapas:
    1. Corpo da Manta,
    2. Barra da Manta e 
    3. Pontos Baixíssimos Sobrepostos nas 3 Carreiras da Barra da Manta.

1ª ETAPA - CENTRO DA MANTA COBERTOR (Corpo da Manta):

GRÁFICO REDUZIDO DO CORPO DA MANTA COBERTOR:

    INÍCIO DO PASSO-A-PASSO DA MANTA COBERTOR:
    • BASE: (Lã Branca)

      • Com 2 fios de Lã, teça um Fio contendo 122 Correntinhas (corr), para a Base da Manta :
        • 3 pts x 40 blocos de pts = 120 pts +
        • 2 corr (para a base do 1º e do último pt = 122.
      • Caso queira tecê-la maior ou menor que a minha, teça um Fio de Correntinhas (corr) no tamanho que for necessário para o início da sua manta. Lembre-se que o numero de Correntinhas (corr), a mais ou a menos, deve ser múltiplo de  3 + 2
        • Isso significa que cada motivo, do ponto fantasia, tem uma base de 3 Pontos (pts) + 2 Correntinhas (corr) para a base dos 2 Pontos (pts) das Bordas Laterais. 
        • Portanto, calcule a quantidade de motivos que você queira e o multiplique por 3 pts. 
        • Se você quiser uma manta com 1 motivo a + que a minha, teça + 3 corr. Se quiser com + 2 motivos, teça + 6 corr... Por fim teça + 2 Correntinhas (corr), para a base do 1º e do ultimo Ponto (pt) das bordas laterais.
      • No entanto, se você quiser uma manta menor que a minha diminua a quantidade de pontos também na mesma proporção. Ou seja, em quantidade de pontos de números também múltiplos de 3.

    DICA (crochet tip):
    Sempre teça o Fio Base de Correntinhas (corr), maior que o necessário. Depois de tecer a 1ª Carreira (carr), medi-la e constatar que o tamanho é o que você precisa, depois de umas 5 ou 6 Correntinhas (corr), corte o fio. A seguir, com a ajuda de uma agulha de tapeceiro, desmanche essas Correntinhas (corr), que sobraram. Depois, arremate a ponta desse fio, pelo avesso dos Pontos (pts), de forma que fique invisível e seguro.

    Antes de começar a 1ª  carreira vamos falar do Ponto de Crochê que teceremos. Este Ponto Fantasia, é composto de PONTOS ALTOS AGRUPADOS E FECHADOS JUNTOS EM "V" (paafjv)(V Cluster Stitch Crochet).
    • Ele é tecido em "V" e composto de:
      • 2 Blocos de Pontos Altos (pa) tecidos em um mesmo Ponto (pt),  
      • Fechados juntos individualmente e 
      • Separados por 1 Correntinha (corr), formando assim um "V".

    Agora que você já conhece o ponto, podemos dar continuidade ao nosso trabalho:

    1ª CARREIRA: (Lã Branca)

    Teça + 3 Correntinhas (corr), para iniciar a Carreira (carr). Essas 3 corr correspondem ao 1º Ponto Alto (pa).
      • Na 6ª Correntinha (corr), contadas a partir da agulha teça o 1º bloco de pontos (motivo): 
        • 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj) + 1 Correntinha (corr) + 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj);
        • Pule 2 Correntinhas (corr)
        • Na 3ª Correntinha (corr), teça o próximo bloco de pontos, da mesma forma que você teceu o primeiro: 
          • 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj) + 1 Correntinha (corr) + 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj);
        • Continue tecendo blocos de pontos até atingir a medida necessária para o corpo da manta, sem a barra. 
        • Para finalizar a Carreira (carr), pule apenas 1 Correntinha (corr). A seguir teça, 1 Ponto Alto (pa). 
        • Corte o fio. 
          • Atenção! 
            • Ao final de todas as carreiras corte o fio. 
            • Ao final do trabalho de cada dia arremate as pontas dos fios. 
              • Assim ao terminar a manta não tenha tantas pontas para arrematar. 
            • Quando teci essa manta deixei tudo para o final. Confesso que não foi nada agradável.   

    • 2ª CARREIRA: (Lã Rosa)

    • Para iniciar a Carreira (carr), teça 3 Correntinhas (corr) +
    • 1 Bloco de Pontos (pts) sobre a Correntinha (corr) que fica entre os pontos (pts) do motivo da Carreira (carr) anterior, da seguinte forma:
      • 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj) + 
      • 1 Correntinha (corr) + 
      • 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj);
    • Continue tecendo blocos até o final da Carreira;
    • Para finalizar a Carreira (carr), na 3ª Correntinha (corr), inserindo a agulha sob as duas alças de cima, teça 1 Ponto Alto (pa).  

    • 3ª CARREIRA: (Lã Branca)
      • Teça da mesma forma que teceu a Carreira (carr) anterior.
    •  CARREIRA: (Lã Lilás).
    • DEMAIS CARREIRAS:
      • Teça da mesma forma que teceu as Carreira (carr) anteriores, até atingir 87ª Carreira ou até atingir a altura que você queira.
    2ª ETAPA - BARRA DE CROCHÊ DE CANTO:

    Essa barra tem base em Pontos Baixos (pb) e demais Carreiras (carr) em Meios Pontos Altos (mpa) e Meios Pontos Altos em "V" (mpav). 
    No gráfico desenhei a Barra com apenas 3 Carreiras (carr).  
    • 1 de Pontos Baixos (pb) e
    • 2 de Meios Pontos Altos (mpa). 
    GRÁFICO TOTAL DA BARRA:

    1ª CARREIRA DA BARRA: 

    • BASE PARA A BARRA NO TOPO DA MANTA: 

    • Teça, 1 Correntinha (corr) para iniciar a Carreira. 

    • 1 Ponto baixo (pb) no topo dos 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj) +
    • Ponto baixo (pb) sobre a Correntinha (corr) do espaço entre Pontos (pts) +
    • 1 Ponto baixo (pb) no topo dos próximos 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj) +
    • 1 Ponto baixo (pb) no topo dos 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj) seguintes +
    • Ponto baixo (pb) sobre a Correntinha (corr) do espaço entre Pontos (pts);
    • E assim, sucessivamente, até o final da Carreira (carr).
    • 1º CANTO DA BARRA: 

    • Esse canto é composto de 5 Pontos Baixos (pb). 2 destes Pontos (pts) são os 2 últimos que você teceu. Portanto, falta tecer apenas 3 Pontos Baixos (pb):
      • 1 Ponto Baixo (pb), teça, no mesmo ponto que você teceu o ultimo, ou seja na 3ª correntinha, formando assim um Ponto Baixo em "V".
      • Em seguida teça + 2 Pontos Baixos (pb), sobre as 2 Correntinhas (corr).
    • LATERAL ESQUERDA DA BARRA:

    • Observe, no gráfico acima, que  teci 2 Pontos Baixos (pb) sobre cada um dos Pontos Altos (pa) e Correntinhas (corr) que estão no início de cada uma das Carreiras (carr) que formam a lateral dessa manta. Portanto, teça:
      • 2 Pontos Baixos (pb), sobre o próximo Ponto Alto (pa) +
      • 2  Pontos Baixos (pb), sobre as próximas 3 Correntinhas (corr) + 
      • 2 Pontos Baixos (pb) sobre o próximo Ponto Alto (pa) +
        • E assim, sucessivamente, até o final dessa Carreira (carr). 
    DICA: Muitas leitoras estranham essa quantidade de pontos, porque sabemos que a altura de 1 Ponto Alto (pa) é igual a 3 Correntinhas (corr). No entanto, essa é a quantidade certa para que sua lateral fique perfeita. Se você tecer 1 Ponto (pt) a + ela ficará embabadando. Se fizer 1 a - a lateral ficará franzida.
    • 2º CANTO DA BARRA:
    • Teça da mesma forma que você teceu o 1º Canto. 
    • BARRA NA BASE DA MANTA:

    Observe no gráfico acima que na Base da Manta teci 3 pontos Altos (pa)  nos intervalos dos pontos ao invés de tecer 2. Assim evitei de tecer 1 pa na correntinha (corr) base do bloco de pontos. Essa dica é para a redução dos espaços que ficam entre os blocos dos pontos da base da manta.
    ATENÇÃO! Para que as quantidades de pontos, tanto da base quanto do topo da manta sejam as mesmas teça, no ultimo espaço entre blocos,  4 Meios Pontos Altos (mpa) ao invés de 3 mpa tecidos nos demais espaços.
    3º CANTO DA BARRA:

    BARRA NA LATERAL DIREITA DA MANTA:

    • Teça da mesma forma que você teceu a Lateral Esquerda, ou seja:
      • 2 Pontos Baixos (pb), em cada um dos Pontos Altos (pa) ou 3 Correntinhas (corr) que forma a borda da Lateral Direita da manta.
    4º CANTO DA BARRA:

    • Depois dos 2 últimos Pontos Baixos (pb) que você acabou de tecer na lateral Direita da manta, teça:
      • 1 Ponto Baixo (pb) no topo do Ponto Alto (pa), na base da Correntinha (corr) que você teceu para iniciar a Carreira (carr). 
      • Feche a Carreira (carr) com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).
        • Está pronta a 1ª Carreira (carr) da Manta.
    2ª CARREIRA DA BARRA:
    • Teça, 1 Correntinha (corr) para iniciar a Carreira (carr), ao invés de 2 Correntinha (corr) que são usadas tradicionalmente para o início de Carreiras (carr) tecidas em Meios Pontos Altos (mpa). 
      • Não estranhe... Quando fecharmos a Carreira (carr), com o Ponto Baixíssimo (pbx) tecido no 1º Meio Ponto Alto (mpa) e que corresponde ao 2º Meio Ponto Alto (mpa), ele completará a altura do Meio Ponto Alto (mpa).
    • Meio Ponto Alto (mpa) no topo dos 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj) +
    • Meio Ponto Alto (mpa) sobre a Correntinha (corr) do espaço entre Pontos (pts) +
    • Meio Ponto Alto (mpa) no topo dos próximos 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj) +
    • Meio Ponto Alto (mpa) no topo dos 2 Pontos Altos Fechados Juntos (2 pafj) seguintes +
    • 1 Meio Ponto Alto (mpa) sobre a Correntinha (corr) do espaço entre Pontos (pts);
    • E assim, sucessivamente, até o final da Carreira (carr).

    3ª E 4ª CARREIRAS DA BARRA:

    • Teça da mesma forma que teceu a 2ª Carreira (carr).
    3ª ETAPA - ACABAMENTO COM PONTOS BAIXÍSSIMOS (pbx):

    • Teça Pontos Baixíssimos Sobrepostos (pbxs) no topo de cada uma das 3 carreiras (carr) da barra. 
    PONTO BAIXÍSSIMO (pbx)
    BONS CROCHÊS!

    Abraços com carinho, 

    46 comentários:

    1. Respostas
      1. Que bom saber que você gostou, Maria da Graça! Sua opinião é muito importante para mim. Muito obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    2. Queria Sonia,
      Mais uma vez obrigada pelo carinho, cuidado e dicação em nos passar o que você sabe. Está perfeito.
      Amo muito tudo isso rsrsrsrsrsrsr
      Beijos,
      Carla

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom saber que você gostou, Carla! Sua opinião é muito importante para mim. Muito obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    3. Estou impressionada com a didática do teu blog.
      Fantástico! Parabéns

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Uau!!! Obrigada, Sissi! Sua opinião é muito importante para mim, amiga. Muito obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    4. Oi minha linda!
      A manta ficou maravilhosa!!!! Cores, pontos, barra...tudo combinando, tudo tão delicado...
      E você se supera a cada post, a cada aula...tanto cuidado, tanto carinho. Perfeito!
      Te admito tanto, tanto! Espero que você saiba disso!
      Beijos e uma linda noite para você,

      1. Que alegria, Cris! Saiba que a sua opinião, carinho e atenção são muito importantes pra mim! Muito obrigada, amiga! Boa Noite pra você também! Beijos

        Excluir
    5. Como siempre muy didáctico el Blog. Un abrazo GRANDE desde Perú, hemos compartido para que muchas amantes de este bello arte puedan visitar este HERMOSO Blog.... Beijaooooooooooo..!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada querida amiga, Rosa Firmo! Sua opinião é muito importante para mim. Muito obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    6. Olá querida amiga
      Preciosa essa mantinha.
      Obrigada pela sua partilha tão generosa para com todas nós.
      Tenha um bom dia junto com a sua linda família.
      Bjcas Maria Eduarda

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom saber que você gostou, Maria Eduarda! Sua opinião é muito importante para mim. Muito obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Um Bom Domingo e semana! Beijos

        Excluir
    7. Oi Sônia!!! Que linda mantaaa!!! Já quero fazer uma dessa também!!! hehe
      Sabe o que eu sempre fico na dúvida, seria ótimo se você pudesse me esclarecer, com relação ao final de cada carreira, como você muda de cor, você corta a lã e começa com uma nova, ou vc "guarda" para começar depois? Por exemplo: a lã branca, você deixou ela reservada?

      Desde já, obrigada...
      um bjo grande!!
      Renata

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom saber que você gostou, Renata! Estou feliz por saber que você quer tecê-la... Boa sugestão, amiga. Vou atualizar o post com mais essa informação. Me esqueci de dizer que corto o fio no final de cada carreira e de sugerir que suas pontas sejam arrematadas ao final do trabalho de cada dia, para que no final não fiquem acumulados. Saiba que você contri buiu para a melhoria do meu post. Obrigada por isso também; Saiba também que a opinião é muito importante para mim. Muito obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

        Excluir
      2. Oi Sônia... eu que agradeço os esclarecimentos e a atenção também!!! Acabei de ver o novo post e ficou super claro!!!
        Muito obrigada.. bjão... Renata

        Excluir
    8. Sabe o quê que eu acho Sônia? Você é uma das poucas pessoas generosas por aí! Compartilha tudo, até vídeo! Adoro suas coisas e o modo como você compartilha tudo o que faz!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você me emocionou, amiga! Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Saiba que seu feedback me fez muito feliz. Um lindo domingo e semana para você e os que você ama. Beijos

        Excluir
    9. Boa noite amiga,maravilhosa sua manta,cores lindas,pontos lindos,preciso tecer duas mantas para gêmeas de uma amiga que vai nascer em dezembro,estava a procura e acho que achei,não sei se tenho competência para fazer um trabalho desses ,mas vou tentar.Parabéns,beijos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou feliz por saber que minha manta te inspirou. Os pontos são simples, tenho certeza que você a tecerá com maestria. Se tiver alguma duvida me fale, que tentarei te ajudar. Sua amiga vai adorar! Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    10. Muito linda essa manta Sônia Maria, adorei a harmonia das cores!! Um feliz e abençoado final de semana.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom saber que você gostou Terezinha! Sua opinião é muito importante para mim. Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    11. Muito linda essa manta Sônia Maria, adorei a harmonia das cores!! Um feliz e abençoado final de semana.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amém, Terezinha! Desejo o mesmo pra você, amiga! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Adorei saber que você gostou. Beijos

        Excluir
    12. 09:30 (Há 1 dia)
      para mim via Gmail;

      Buenos dias !!!antes que nada permitame decirle que le escribo por aqui ya que no encontre la forma de enviar el comentario a traves del blog ,me encanta su trabajo es muy inspirador muy facil de entender ,tiene usted un DON especial para enseñar este arte ,yo realmente se muy poco solo e hecho boinas tal cual bufanda y ahora me entusiasman los pañitos y los posavasos ademas de unas guirnaldas navideñas que quiero hacer para vender,en fin este no es el punto quiero saber si le molesta que haya creado un tablero en Pinterest que se llama crochet y diagramas ,es secreto osea nadie lo ve es solo para yo tener una mejor vision del trabajo ,cualquier disgusto que pueda tener al respecto hagamelo saber e inmediatamente lo cancelo ,de todas formas tendra tambien pines de otros trabajos.Que tenga muy buen dia Sra .EXITOS Y PROGRESOS se despide atentamente Consuelo Bernochi

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Consuelo, muito obrigada pelo seu carinho e atenção! Estou feliz por saber que você gosta do meu blog e está pinando minhas peças. Não tem problema algum. Peço apenas que faça referencia a mim, ao meu blog e link para a pagina do post referente a foto, ok? Eu também tenho Pinterest e adoro. Gostaria de visitar seu Pinterest. Se puder me repasse o link, ok? Beijos

        Excluir
      2. Buenos dias ,gracias por su rapida respuesta mi pinteres es consuelo bernochi asi de sencillo .Que tenga buen domingo y feliz comienzo de semana .

        Consuelo Bernochi B.

        Excluir
    13. Adoro as peças que você faz.E o melhor de tudoooo,você compartilha.Deus te ilumine sempre,o que vai volta.Sucesso sempre.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Andréa! Adorei saber que você gostou. Beijos

        Excluir

        Excluir
    14. La couverture est très belle bonne nuit Marie-Claire

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Marie-Claire! Adorei saber que você gostou. Beijos

        Excluir
    15. Bom dia!!!

      Seu Blog é maravilhoso, tão bem explicadinho!!!
      Parabéns!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Adorei saber que você gostou. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, Zeza! Beijos

        Excluir

    16. 7 de ago (Há 4 dias)
      para mim
      Sonia pode ir deixando os fio na lateral ou sempre precisa arrematar
      Estou curiosa em como deixar os fios na lateral

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. 7 de ago (Há 4 dias)

        para mim
        Já percebi que não é possivel deixar os fios na lateral. Obrigada, eu sei como sumir com o fio. Se vc tiver um vdeo completara essa manta magnifica porque tenho amigas que te seguem portanto estão começando.
        Sonia vc tem um geito especial de ensinar

        Excluir
      2. Sônia Maria - Falando de Crochet
        7 de ago (Há 4 dias)

        para Ana
        Boa pergunta, Ana Márcia! Eu me esqueci de dizer isso no blog. Vou atualizar o post com essa informação agora. Eu costumo arrematar no final de cada dia. Essa deixei para o final e penei com tantos fios para arrematar. Sugiro que arremate sempre que parar de tecer. Beijos

        Excluir
      3. Obrigada pelo seu carinho, amiga! Vou tentar. Estou fora de casa. Meu genro está hospitalizado com pneumonia. Estou em Brasília. Vou tentar quando voltar. Beijos

        Excluir
    17. Muito lindo mais este trabalho, parabéns! Adorei e vou tentar fazer. Vi um detalhe que me chamou a atenção. Numa das fotos, em que está sendo feita uma carreira amarela, parece que você está usando dois fios. É impressão minha? Grata se puder responder, e tudo de bom para seu genro. Melhoras!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. quarta-feira, 12 de agosto de 2015 15:16:00 BRT
        Lara, é isso mesmo! Me esqueci de dizer que teci com 2 fios. Obrigada por perguntar. Seu questionamento me propiciou melhorar o meu post. Isso beneficiará quem a quiser tecer. Muito Obrigada por isso. Atualizei o post. Agora estou falando sobre isso. Se tiver mais alguma duvida ou se ver algum posto obscuro me fale por favor que tentarei te ajudar. Quanto ao vídeo assim que possível o farei. Obrigada pelos votos de melhoras para o meu genro, que Graças a Deus já está em casa e eu de volta. Uma linda e abençoada semana pra você. Beijos

        Excluir
    18. Ontem à(s) 22:59 no Google +:

      Sonia esta manta es un suceso por el por donde la mires

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Hoje às 16:29 no Google +:

        Que bom saber que você gostou, amiga! Estou muito feliz por seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim. Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    19. Gosto muito de seu crochê é perfeito. É bem explicado e detalhado,não tem como errar. Obrigado
      DEUS te abençoe

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amém, Lucia Rodrigues! Obrigada pela sua avaliação, carinho e atenção! Sua opiniao é muito importante pra mim. São comentários assim que me motivam cada vez mais. Deus te Abençoe!

        Excluir
    20. Adoro seu blog, o seu jeito de explicar os trabalhos e mais ainda a sua generosidade em passar o que sabe. A manta é linda! Quantos novelos de cada cor vc usou?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Daniela, sempre vou guardando os rótulos das lãs para depois ver quanto gastei. Dessa vez não anotei e cetamente joguei forea os roturos... Salvo engano, acredito que ttenha gastado 2 novelos de cada cor. Não chegou a 2 novelos. Do branco gastei mais. Mas acredito que não tenha passado de 2. Me desculpa querida! Se a tecer e publicar, se possível, me repasse o link. Gostaria muito de ver a sua. Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    21. Bonjour, votre couverture est magnifique je cherchais un modèle joli pas trop difficile pour la maternité de Melun à Paris je vais essayer de la crochetée vos explication sont claires en plus des diagrammes super, en vous remerciant d'avance pour ce partage.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bonjour, Muriel Galais! Je suis heureux que vous aimé Merci pour votre soin et d'attention! Lorsque vous publiez vos photos, si possible, laissez-moi savoir. Je serais ravi de la voir. Une belle semaine pour vous.