Teci mais esse tapete para a casa da minha norinha e do meu filho. Gostei muito do seu efeito final. 

A Barra ficou muito simples. Ainda pretendo mudá-la...

GRÁFICO E PASSO-A-PASSO COM FOTOS DO PONTOS ALTOS RELEVO QUADRICULADO:

MATERIAL NECESSÁRIO:

Barbante nº 8;
Agulha para Crochê 5,5 mm;
Agulha de Tapeceiro e Tesourinha para o arremate. 
GRÁFICO:

MAIS 3 OPÇÕES DE PONTOS SIMILARES AO QUE USEI:

COMO TECER O PONTO ALTO ALONGADO EM RELEVO QUADRICULADO:

Primeiramente, vamos aprender a tecer o Ponto (pt) para depois irmos para o PAP (passo-a-passo). Observe no gráfico que o Ponto (pt) indicado para ficar em relevo é o Ponto Alto (pa). Iniciei assim... No entanto, percebi que ele estava curto, por isso usei o Ponto Alto Alongado (paa), que nada mais é que um Ponto Alto (pa) acrescido de 1 Correntinha (corr) na sua base. 
Se você ainda não conhece o Ponto Alto Alongado (paa), siga o link e veja o post de como tecê-lo. 

Para agilizar publico aqui o vídeo: (Me desculpem o descuido com as unhas. Tinha acabado de chegar da fazenda e precisava ajudar uma amiga que precisava, urgente, saber como tecê-lo).  

Agora que você já sabe como tecer o Ponto Alto Alongado veja o...

PASSO-A-PASSO DE COMO TECER O PONTO ALTO ALONGADO EM RELEVO QUADRICULADO:

Visto pelo avesso, observe o efeito dos 3 pontos que pulamos, quando estamos tecendo a peça...

ACABAMENTO PARA A BORDA DO TAPETE:

Na borda teci Ponto Caranguejo, o qual vou desmanchar e fazer uma barra simples e baixa. Poderia ter tecido o Ponto Caranguejo tecido pra frente (vídeo). Você pode também tecer o Ponto Baixo com Laçada (vídeo).

Hoje está muito corrido... Assim que possível farei o PASSO-A-PASSO ESCRITO para você que gosta de tecer com os PAPS que faço, ok?

BONS CROCHÊS!

Abraços com  carinho, 

Sônia Maria
Falando de Crochet

Comentários

  1. Maravilhooooso!!!
    Vc me surpreende sempre com suas peças lindas!!!!
    Bjs
    Luly
    Blog: upismamiblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Complimenti Sonia! E' molto bello questo tappeto!
    Un abbraccio,
    Rosa

    ResponderExcluir
  3. Fiquei encantada com este ponto, muito obrigada por compartilhar.
    Um forte e afetuoso abraço!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha! Vc sempre nos surpreende com essas maravilhas! Obrigada pelo carinho ! Bjos e Deus abençoe vc e toda família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, amiga! Que bom saber que te surpreendo! Adorei! Obrigada pelo carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  5. Maravilhoso, muito bem explicado mas como não sou claque no croche, vou tentar fazer, muito lindo,parabéns, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você vai tecê-lo, amiga! Se tiver alguma duvida me fale que tentarei te ajudar, ok? Beijos

      Excluir
  6. Você é simplesmente D++++++++++++Amei!!!!! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem amou fui eu ao ler seu comentário tão carinhoso! Obrigada pela sua amizade e atenção! Beijos

      Excluir
  7. Adorei o ponto, obrigado pelo excelente pap.Saudades.Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom te rever por aqui !.Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  8. Cara Sonia : você e uma artista com uma agulha! e a sua nora deve ser muito boa para ganhar esse tapete.Com a sua licença eu vou fazer pois amei!!!beijos Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia, Patrícia! Estou feliz por saber que você pretende fazê-lo! Gostaria de vê-lo depois de pronto e de anotar aqui no blog. Se o publicar me ande link. Caso contrario, se possível, me mane fotos. Beijos

      Excluir
  9. Como sempre uma beleza de trabalho com a perfeição que da o amor com que se faz.Obrigada por compartilhar conosco.Un abraço!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Nancy! Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  10. Adoro quando as pessoas dividem seus conhecimentos,mostra grandeza de espírito.
    Quando olhei achei que era muito difícil fazê-lo ,pra minha surpresa...e com a paciência que tens,vi como é fácil e bom de fazer.Parabéns e sucesso,ah! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber que você gostou das minhas explicações! Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  11. Olá Sonia!
    Lindo demais, diferente! Grata por compartilhar!
    Carminha

    ResponderExcluir
  12. O ponto é maravilhoso...e o tapete ficou espetacular!!! Boa semana!

    ResponderExcluir
  13. ola boa tarde bem que você poderia fazer um vídeo para nos com o ponto alto alongado em relevo quadriculado

    ResponderExcluir
  14. 6 de jul
    para mim via Gmail:

    Seus trabalhos são lindos,parabénsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. Sonia, por favor faz um video aula desse tapete, não consegui fazer pelo passo a passo, desculpa é que sou iniciante, adorei esse tapete.

    ResponderExcluir
  16. Sonia, por favor faz um vídeo aula com esse ponto alto relevo quadriculado, por favor, por favor, por favoooooor kkkk.
    Beijos,
    Solange Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange, no momento não será possível. Sinto muito, amiga! Mas, assim que der farei, sim.
      Beijos

      Excluir
  17. Olá Sônia,
    Pelo Pinterest conheci seu blog, gostei muito dos seus tapetes, requintados, sofisticados e sem excessos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber que você gostou, Isa! Obrigada pela carinhosa atenção! Beijos