28 maio 2015

TAPETE DE CROCHE FLORES PONTOS BAIXOS EM RELEVO




Olá, amiga(o)!


Esse modelo de TAPETE DE CROCHÊ FLORES DE PONTOS BAIXOS EM RELEVO, em Crochê Filé, é uma nova versão de um que já rola na NET há muito tempo (foto a seguir).


TAPETE ORIGINAL
(foto a seguir)



GRÁFICO DO TAPETE ORIGINAL


LEGENDA DO GRÁFICO 
(foto a seguir)


MATERIAL NECESSÁRIO, MEDIDA E GRÁFICO DA BARRA DO TAPETE ORIGINAL 
(foto anterior)


LEGENDA DA BARRA DO TAPETE ORIGINAL

o = Correntinha (corr); 
+ = Ponto Baixo (pb);
T = Ponto Alto (pa);
= 3 pa + 7 corr + 3 pa = Leque com Alça de 7 corr = 3 pa 7 corr + 3 pa, todos em um mesmo ponto de base;
= Ponto Palito = 1 pa + 2 corr + 1 pa;   
= Ponto Picô = 1 pb + 3 corr + 1 pbx na base da 1ª corr;
= 1 pa + 2 corr + 1 pa, todos em um mesmo ponto de base;

 = Ponto Alto Palito com 2 Correntinhas ou Ponto            Passa Fita = 1 pa + 2 corr + 1 pa.

O tapete verde não foi tecido por mim. O vi na casa do meu primo, Renato. Apesar dele já estar usado e já bem surrado, também, não resisti e o fotografei para te mostrar. 



A foto não faz justiça a peça. Ele é varias vezes mais bonito pessoalmente. Chama atenção pelo seu tamanho e elegância.

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Acredito que o Barbante seja o nº 8.
GRÁFICO DO TAPETE VERDE:





DETALHES DA BARRA:



Observe, na foto acima, que o Ponto Baixo (pb), do fundo do tapete, é tecido pegando no fio da frente do ponto da carreira anterior. 



Assim, pelo avesso, o tecido de crochê fica com Alças Livres horizontais, com aparência de ponto chuleado. 
DICA:  
O 1º Ponto em Relevo é tecido pegando nessas alças livres,  com aparência de chuleado, e não inserindo a agulha pela frente do ponto, como costumeiramente fazemos. A partir da 2ª carreira  de pontos relevos, insira a agulha por baixo do ponto que está em relevo.  Assim o aspecto do Ponto Relevo ficará mais elegante e o tecido de crochê ficará sem espaços vazados. 

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho, 

59 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que você gostou, amiga! Adorei saber! Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  2. É muito lindo!!! Ficaria até com dó de pisar. Obrigada Sônia, você sempre postando artes de bom gosto!
    Um bom dia para você.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Terezinha! Adorei saber que você gostou! Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  3. Ola,Sonia Maria.
    Nossa,que lindo!
    Parece um quadro em croche,quem fez tem maos de fada.
    Um bom fim de semana.
    Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Clarice! Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  4. Olá Sonia tudo bem?
    Lindo tapete adorei!!!!!!!
    beijos fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, tudo bem Dalva Novelo! Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Fique com Deus você também. Beijos

      Excluir
  5. Respostas
    1. Cleide, assim que possível vou publicar como tecer esse bico! É simples e de grande efeito. Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  6. Nossa! Muito lindo e diferente!!! Me parece um barbante fino, vc saberia qual o tamanho dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria de Lourdes, vou ver se consigo esse tapete para colocar lodos os detalhes aqui no blog. Não medi, mas me pareceu muito grande. Logo, logo, publico aqui. Beijos

      Excluir
  7. amei este tapete, gostaria que colocasse mais coisas sobre ele, com por exemplo. como começo e como termino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, vou ver se consigo esse tapete para colocar lodos os detalhes aqui no blog. Logo, logo, publico aqui. Beijos

      Excluir
  8. Arrasou, profª Sonia! Lindíssimo!!! Parabénssssssss! Vc é fera mesmo! Vou tentar fazer um, mas é claro que não ficará tão lindo quanto o seu. Amei demais! Muito obrigada pelo carinho de compartilhar conosco seus dons maravilhosoa. Um feliz e abençoado final de semana pra vc e sua família. Bjs carinhosos Carliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Carliane! Esse não fui eu quem teceu. Como disse no post o fotografei a casa de um primo meu. Tudo de bom pra você. Beijos

      Excluir
  9. Respostas
    1. Que bom que você gostou, amiga! Obrigada pelo carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  10. Oi Sônia Maria
    Você é uma mestre das agulhas. Gostaria de saber se para fazer o ponto em alto relevo, preciso pegar o fio por trås. Caso não seja assim, gostaria que vc me desse uma luz. Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Marino, nesse caso você tece o ponto baixo pegando no fio da frente. Quando for tecer o ponto em relevo do ramalhete pegue no fiozinho que fica bem aparente parecendo um pontilhado. Se pegar por traz do ponto não ficará tão elegante. Beijos

      Excluir
  11. O tapete é realmente lindo! E, como já disseram aí em cima, dá até dó de pisar! rssrs
    Beijos e obrigada pela dica!
    Cris

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Realmente, Marcia! Eu também fiquei encantada por esse tapete. Obrigada pelo carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  13. Olá Sônia!!!

    Que lindo!!!

    Vou tentar fazer, mas não desse jeito.........rsrsrs.......
    Bjks é obrigada por disponibilizar o gráfico.
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o seu ficará lindo, Sônia! Com o seu bom gosto e trabalho perfeito, não tem como dar errado! Obrigada pelo carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  14. Nossa Sonia, que lindo. Adoro esses modelos assim numa única cor com detalhes em relevo, ficam muito elegantes. Bj
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te agradou, Joana! Estou feliz por saber... Obrigada pelo carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  15. Hi Sonia, thank you very much for beautiful pattern .
    Cordially greetings from Warsaw :-)

    ResponderExcluir
  16. Onde conseguimos o gráfico desse trabalho maravilhoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Gráfico é o que está publicado no post. Seu questionamento me fez ver que eu não havia colocado a legenda. Fiz uma Legenda para te ajudar, ok? Se tiver alguma duvida me fale, que tentarei te ajudaar. . Beijos

      Excluir
  17. Parabéns Sonia

    Seu trabalho é lindo, sempre aprendo coisas novas aqui.
    Obrigado pela generosidade em compartilhar, porque dá um trabalho danado postar tudo isso.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber que meus posts têm sido úteis a você! Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  18. Olá! Amei seus trabalhos, gostaria de saber a marca do barbante que vc usa.meu email é ceciliasouza3@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, esse tapete não fui eu quem teceu. Não sei qual barbante a artesã usou. Ultimamente tenho usado Fial e Soberano nos meus trabalhos. Beijos

      Excluir
  19. me ensina passo a passo, se possivel querida, ou me ensina ler o grafico por favor. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, infelizmente, no momento não tenho como fazer um passo-a-passo detalhado desse tapete. Estou tecendo mantas para uns bebes que estão para nascer. Depois delas tenho que tecer pelo menos 2 tapetes pets para a cachorrinha da minha nora. Depois alguns individuais já encomendados. Depois disso, assim que terminá-las, vou tecer um tapete igual a esse com gráfico e passo-a-passo minucioso. Se puder me aguarde... Quanto a te ensinar a ler o gráfico. Veja na legenda logo abaixo dele. Está bem detalhado o que cada um daqueles quadradinhos representa. Se quiser tentar antes de mim, havendo alguma dificuldade me fale, me mande fotos que tentarei te ajudar, ok? Beijos

      Excluir
  20. Respostas
    1. Obrigada, Ângela Maria Miranda! Obrigada pelo seu carinho e atenção! Bjs

      Excluir
  21. Marli revi o post e publiquei o antigo tapete para que você possa se orientar. Beijos

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela postagem do tapete, gostei tanto que estou tecendo um.
    Só uma correção: substituir 1 quadrado vazio por 1 pb e 1 cheio por 1 par não vai funcionar, pois entre cada par tem 1 pb.
    A leitura correta seria como na rede pequena do crochet file (1+2+2...).
    Pra facilitar meu trabalho eu fiz um gráfico olhando a foto, segue o link do mesmo se alguém desejar usar:
    https://drive.google.com/file/d/0B8NPGVnXkyHQZVI2dWV3cjNpVTg/view?usp=sharing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, adorei seu gráfico!!! Você usou algum aplicativo para fazê-lo? Sofro tanto para fazer os Meus. Gostaria das suas dicas... Posso publicá-lo aqui com os devidos créditos a você? Quanto aos ponto, assim que possível vou alterar o post. Obrigada por me ajudar na melhoria do post. 😘🌷

      Excluir
  23. Então, eu estava procurando um programa para copiar uns gráficos bem antigos que tenho aqui, já deteriorados pelo tempo e encontrei esse:
    http://stitchworkssoftware.com/
    Ainda estou aprendendo a usá-lo, esse foi o primeiro gráfico que fiz com ele, mas dá pra ver que é um programa que oferece muitas possibilidades, e o melhor, é grátis.
    Pode publicar sim, fico feliz em contribuir :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Vou visitar o site... Estou viajando, assim que retornar vou adicionar se gráfico aqui no post. Muito obrigada, mais uma vez, pelo seu carinho e atenção!!! 😘🌷

      Excluir
  24. Ahm... queridO, por favor, kkkkkkkkk. É Doug de Douglas. Sou um dos lendários homens crocheteiros que existem por aí :D

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Mil Perdões, pela minha distração, Douglas! Estou constrangida... 😊 Tenho alguns raros seguidores homens... Parabéns por ser um dos lendários crocheteiros do Brasil.👏🏼👏🏼👏🏼 É um prazer recebe-lo aqui... 😃

      Excluir
    2. Doulas, vc tem blog, site ou alguma pág na net? Gostaria de visitá-la... O link que vc me repassou abre apenas o gráfico. Aguardo resposta sua... Obrigada!

      Excluir
    3. Tenho não Sonia...
      Na verdade eu fiquei bastante tempo sem produzir nada, agora que estou retomando.
      Mas também eu acho que nem teria muito com o que contribuir, seu blog pra mim já é a bíblia do crochet!
      O que eu sabia de mais diferente eram algumas coisas sobre crochet filet que eu aprendi numa Burda antiga da minha mãe (tamanho da rede, aumentos e reduções, união de partes...) mas vi que você já abordou muito bem sobre tudo.
      Talvez eu faça uma lojinha no Elo 7, vamos ver :)

      Excluir
    4. Douglas, Obrigada pelo seu reconhecimento ao meu trabalho! Claro que vc teria como contribuir e muito... Aqui, mesmo, nesse post vc me deu uma ajuda significativa. Assim que retornar e for possível, vou visitar o site e ver aquele programa para gráficos. Pense em ter uma pag na net, mesmo que seja no Instagram, Facebook ou Pinterest. Isso dará visibilidade a sua loja no Elo 7. É a minha modesta opinião... Obrigadamais uma vez e Sucesso pra vc. 😊

      Excluir

Amiga, se inscreva, para receber por e-mail o aviso do meu agradecimento ao seu comentário ou a minha resposta a sua pergunta. A caixinha fica do lado direito, da parte de baixo, da caixa de comentário... Assim poderemos interagir mais... Beijos

A V I S O



A T E N Ç Ã O!
A V I S O:
Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
  1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
  2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
  3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
  4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
  5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
  6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
  7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
  8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
Conto com a sua compreensão...
Atenciosamente,
Sônia Maria

LINK-ME

TWITTER-TWEET

DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

Carregando...

TODOS OS MARCADORES