16 abril 2015

TAPETE DE CROCHE PONTO TORCIDO

Olá, amiga(o)!

Hoje quero te mostrar o meu TAPETE DE CROCHÊ NO PONTO TORCIDO, com Barra de Canto no Ponto Xadrez Ajour.

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Barbante EuroRoma Cru, 100% algodão;
  • Agulha Clover para Crochê 4 mm;
  • Tesourinha e Agulha de Tapeceiro para o arremate. 
MEDIDAS:
  • Medida Total do Tapete = 75,5 cm x 47,5 cm.
    • Largura da barra = 9,5 cm. 
      • 9,5 cm x 2 (barra de um lado e barra do outro) = 19 cm;
    • Centro do Tapete (parte do Ponto torcido) = 56,5 cm x 28,5 cm
      • 56,5 cm + 19 cm = 75,5 cm
      • 28,5 cm + 19 cm = 47,5 cm.

PASSO A PASSO:
Esse tapete teceremos em 2 Etapas: 

1ª Etapa: CENTRO DO TAPETE NO PONTO TORCIDO e
2ª Etapa: BARRA (Ponto Xadrez Ajour).

 Se você ainda não conhece esse ponto veja o vídeo: 

  • No post que fiz referente a ele: 

      • Ou, logo a seguir aqui nesse post... 

LEGENDA, SÍMBOLOS E NOMENCLATURAS DOS PONTOS USADOS : 

  • 1ª ETAPA: CENTRO DO TAPETE (Ponto Torcido):
    • BASE: 

        • Teça 63 Correntinhas (corr) ;
        • Se você quiser tecer um tapete de outro tamanho calcule a quantidade de pontos da seguinte forma:  
          • 5  corr  (para alça lateral) + 52 corr ( para os 13 pontos que tem base de 4 pts = 13 x 4 corr = 52 corr) + 5 corr (para a 2ª alça lateral) = 62 corr.

      • 1ª CARREIRA: 

    • Teça 13 Pontos Torcidos, deixando 5 correntinha para a 1ª Alça lateral da seguinte forma: 
           1º PONTO ALTO TORCIDO:

        • Lace a linha 3 vezes; 
        • Teça  4 Pontos Altos fechados juntos (4pafj), sem finalizá-los, da seguinte forma:
          • Insira a agulha na 6ª Correntinha (corr) , contadas a partir da agulha;
          • Lace a linha novamente e volte; 
            • Soltando apenas 2 Pontos da Agulha;
          • Lace a linha novamente e volte; 
            • Soltando apenas 2 Pontos da Agulha;
          • Lace a linha novamente e volte;
            • soltando apenas 2 Pontos da Agulha;
          • Lace a linha novamente e volte;
            • Soltando apenas 2 pontos da Agulha;
          • Nesse momento, você estará na Agulha com 4 Pontos Altos Fechados Juntos, sem finalizar. 
          • Para finalizá-los, lace a linha novamente e solte os 4 Pontos (pts);
          • Lace a linha e solte 2 Pontos (pts) que estão na agulha;
          • Lace a linha novamente e solte os outros dois, formando assim o 1º Ponto Alto da segunda parte do Ponto, ou seja, do topo do Ponto (pt).
          • A seguir teça + 3 Pontos Altos (pa), inserindo a agulha no topo dos 4 Pontos Altos fechados juntos. Se ficou duvida veja o vídeo.
            • Atenção! Observe que se formou uma alça de 5 Correntinhas (corr) do lado do Ponto torcido. Ela será base para 1 ponto torcido quando formos tecer a 2ª carr.
                    2º ao 13º PONTOS ALTOS TORCIDOS:

        • Lace a linha 3 vezes; 
        • Teça  4 Pontos Altos fechados juntos (4pafj), sem finalizá-los:
          • Insira a agulha na 6ª Corr, contadas a partir da agulha;
          • Lace a linha e volte; 
            • Soltando apenas 2 Pontos da Agulha;
          • Lace a linha pela 2ª vez e volte; 
            • Soltando apenas 2 Pontos da Agulha;
          • Lace a linha pela 3ª vez e volte;
            • soltando apenas 2 Pontos da Agulha;
          • Lace a linha  pela 4ª vez e volte;
            • Soltando apenas 2 pontos da Agulha;
          • Nesse momento, você tem 4 Pontos Altos sem finalizar na agulha. Agora lace a linha novamente e solte os 4 pontos;
          • Lace a linha e solte 2 Pontos que estavam na agulha;
          • Lace a linha novamente e solte os outros dois, formando assim o 1º Ponto Alto da segunda parte do Ponto.
          • Teça + 3 Pontos Altos (pa), inserindo a agulha no topo dos 4 Pontos Altos fechados juntos. Se ficou duvida veja o vídeo.
          •  Observe que sobrou uma alça de 5 Correntinhas (corr) do lado do Ponto torcido. 
        • Feche a Carreira, tecendo 1 Ponto Baixíssimo (pbx), inserido a agulha na 1ª Correntinha (corr) da ponta da Alça de Correntinhas (corr) que sobrou, formando assim, a 2ª Alça de 5 Correntinhas (corr).  Atenção! Elas formarão a 2ª Alça. Ela também será base para um Ponto Torcido quando formos tecer a 2ª Carreira(carr).

      • 2ª CARREIRA:

    Nessa Carreira (carr), para formar os cantos,  teceremos 4 Pontos Torcidos de Canto, que nada mais é que um Ponto Alto Torcido em "Y" tecido nos cantos.  Ou seja, um Ponto Torcido com  2 blocos de 4 Pontos (pts),  no seu topo, intercalados por 2 Correntinha (corr). Observe nos cantos do gráfico a seguir. O 1º deles é tecido de forma diferente dos 3 demais porque ele é um ponto inicial. Portanto, veja,

      • COMO TECER O PONTO TORCIDO INICIAL DE CANTO:
        • Esse Ponto é tecido em 3 etapas: 
        1. Base,
        2. 1ª Parte dos Pontos do Topo e 
        3. 2ª Parte dos Potos do Topo.
        • BASE:
          • Na 1ª Correntinha (corr), das 5 da alça lateral, teça 2 Correntinha (corr) para iniciar, que corresponde ao início de 1 Ponto Alto (pa);
          • Em seguida 3 Pontos Altos fechados juntos (3pafj);
        • 1ª PARTE:
          • Depois disso teça + 3 Correntinhas (corr), que corresponde ao 1º Ponto Alto da 1ª parte de cima do Ponto;
          • Teça a seguir mais 3 Pontos Altos inserindo a agulha o topo dos Pontos Altos (pa) de baixo, completando assim os 4 Pontos. 
          • Teça  2 Correntinhas (corr), para formar o canto;
        • 2ª PARTE:
          • Teça +  4 Pontos Altos (pa), inserindo a agulha no mesmo local que você inseriu para tecer os primeiros. 
        • Na 2ª, 3ª e 4ª Corr, teça 1 Ponto Alto Torcido.
        • Na 5ª Correntinha (corr) da Alça lateral, teça 1 Ponto Alto Torcido em "Y".
        • Na próxima lateral teça, 5 Pontos Altos Torcidos;
        • Na 1ª Correntinha (corr) da próxima Alça Lateral, teça 1 Ponto Alto Torcido em "Y".
        • Na próxima Alça Lateral, sobre a 2ª, 3ª e 4ª Correntinhas (corr) teça, 1 Ponto Alto Torcido;
        • Na 5ª Correntinha teça 1 Ponto Alto Torcido em "Y".
        • Na próxima lateral teça, 5 Pontos Altos Torcidos;
        • Feche a Carreira tecendo 1 Ponto Baixíssimo (pbx), inserindo a Agulha na 3ª Correntinha do Ponto Alto Torcido de Canto ou Ponto Alto Torcido em "Y", que iniciou a Carreira (carr).  

      • 3ª, 4ª, 5ª e 6ª CARREIRA:

        • Teça da mesma forma que você teceu a Carreira (carr) anterior. A unica diferença é que o início dessas Carreiras será com o PONTO ALTO TORCIDO INICIAL, que se tece em duas Etapas: 
          1. Base do Ponto,
          2. Topo do Ponto.
          • BASE:
            • Teça 2 Correntinha (corr) para iniciar, que corresponde ao início de 1 Ponto Alto (pa);
            • Em seguida 3 Pontos Altos fechados juntos (3pafj), formando assim 4 pafj;
          • TOPO DO PONTO:
            • Teça + 3 Correntinhas (corr), que corresponde ao 1º Ponto Alto da 1ª parte de cima do Ponto;
            • A seguir, teça + 3 Pontos Altos (pa) inserindo a agulha o topo dos Pontos Altos Fechados Juntos da parte de baixo, completando assim os 4 Pontos Altos (pa). 
        • Depois disso continue tecendo da mesma forma que você teceu a carreira anterior.

    • 2ª ETAPA: 
      • BARRA DE CANTO EM CROCHÊ - PONTO XADREZ AJOUR:
    A barra teci no Ponto Xadrez Ajour, que é formado por uma Carreira de Alças de Correntinhas {3 Correntinhas (corr) + 1 Ponto Baixo (pb)} e outra de Pontos Altos {3 Pontos Altos (pa) + 1 Correntinha corr)}. 

    GRÁFICO DA BARRA:

    PONTO TORCIDO NO CROCHÊ COM VÍDEO:

    TAPETE E DICA DE COMO LAVAR FLORES ARTIFICIAIS:

    Adoro ter flores naturais em casa, mas também mantenho essas flores brancas artificiais... De vez em quando as lavo de uma forma muito simples, sem estragá-las. Aqui vai a dica
    • Encho o tanque com água o suficiente para cobri-las. 
    • Coloco um pouquinho de detergente neutro, bem pouquinho, mesmo...
    • Imerjo as flores naquela água, de ponta cabeça... 
    • Deixo de molho por uns 30 segundos...
    • Em seguida faço o movimento pra cima e pra baixo, de forma delicada, com as flores para que a poeirinha saia.
    •  Em seguida, debaixo da torneira, retiro o excesso de sabão... 
    • Depois disso, encho o tanquinho com água bem limpinha... 
    • A seguir, as coloco de ponta cabeça dentro dele e 
    • faço aqueles mesmos movimentos mexendo pra cima e pra baixo, para retirar o restante de sabão... 
    • Retiro-as da água, pego um pedaço generoso de barbante e as amarro pelo cabo de forma que fiquem bem apertadinhas. 
    • Em seguida, amarro o barbante em um varal para secar roupas. 
    • Deixo-as ali, de um dia para o outro, até secarem. 
    • Uma ou outra se soltam. É só pegar e colocar no cabo novamente.
      • Hoje, depois de limpas não resisti sem clicar uma parte delas com o tapete.

    Meu vaso de Cactus está muito lindo... Aproveitei a oportunidade para dividi-lo com você. 

    Orquídea da mamãe...

    QUEM TAMBÉM TECEU UM TAPETE COM ESSE PONTO:

    BONS CROCHÊS!

    Abraços com carinho, 

    85 comentários:

    1. Sem dúvida de belo efeito Sónia e o tapete ficou tão elegante!!! Bj

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Adorei saber que você gostou, Maria da Graça! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amiga, me desculpe, exclui sem querer o seu comentário... Me lembro de ler que você o achou elegante e que vai arrumar um tempo para tecê-lo. Caso isso ocorra me avise, vou adorar ver o seu. Beijos

        Excluir
    3. Respostas
      1. Que bom que você gostou, Márcia! Adorei saber! Muito Obrigada pleo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    4. Ficou muito lindo esse tapete Sonia María! E a cor mmmm chique!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada pelo carinho e atenção, Malú querida! Adorei saber que você gostou! Beijos

        Excluir
    5. Que lindo tapete, belo trabalho! Faz tempo que não faço croche, sou muito lenta, mas preciso praticar! Parabéns!
      Beijos!
      CamomilaRosa

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou, amiga! Estou feliz por saber! Volte a fazer, mesmo que lentamente... Depois me fale se você se animou... Beijos

        Excluir
    6. Oi Sônia Maria!
      Lindo tapete,adorei o ponto diferente.
      Bjus e um bom fim de semana

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou feliz por saber que você gostou, Márcia! Obrigada pelo carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    7. Simplesmente maravilhoso Sônia!
      Fico encantada com seu bom gosto .
      Parabéns!

      ResponderExcluir
    8. So beautiful!
      Have a nice Sunday, happy week.:*

      ResponderExcluir
    9. Seu blog é lindo jah estou seguindo, convido vc para conhecer o meu também beijos.
      danielleartecroche.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Danielle Favero! Convite aceito, irei,sim, te fazer uma visita! Beijos

        Excluir
    10. Oi flor!!!!
      Tapete lindo, explicações maravilhosas...suas marcas registradas, né?!
      O barrado ficou maravilhoso, tão delicado...adorei!
      Agora vou abusar um pouquinho de você...posso?
      Eu, louca, estou tecendo um vestido em pontos altos (para adulto) onde frente e costas são feitas separadamente. Não consigo terminá-lo pelo fato de que não há jeito de emendar as duas partes sem que fique uma marca horrível em toda a lateral do vestido. Gostaria de saber se você tem alguma sugestão para me ajudar (em resumo: como você emendaria os pontos altos, feitos em linha, de maneira mais imperceptível).
      Se puder ajudar, agradeço!
      Se não puder, agradeço mesmo assim, pelo seu carinho e sua atenção, sempre!
      Beijos e bom feriado,

      1. Cris, pra mim a melhor forma de emendar peças de pontos altos é : Junte direito de uma peça com direito da outra peça e faz a união tecendo 1 pb + 2 corr + 1 pb. Amanhã faço um pap pra você. Me aguarde! Beijos

        Excluir
      2. Ownnnnnn...você não existe!!!!!!
        Mas não tem pressa, não, tá?! Pode fazer quando der, vou ficar muuuito feliz!!!:)
        Obrigada, obrigada, obrigada!
        Beijocas,
        Cris

        Excluir
      3. Demorei mas consegui fazer o post especialmente para você... Beijos

        Excluir
    11. Sonia querida...o seu ficou infinitamente melhor que o meu....sem comparação!
      Voce é mesmo uma genia.
      Vou tentar fazer igual ao seu.
      Beijos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Imagina, Mariana! Estou até pensando em fazer um em carreiras de ida e volta como você fez e com a minha barra. Gosto mais do efeito dele como você teceu o seu... Beijos

        Excluir
    12. Irene Rabello, disse no Facebook, 24 de abril às 08:39 :domingo, 26 de abril de 2015 01:30:00 BRT

      Lindo

      ResponderExcluir
    13. Le Monde Et Crochet Frangina 24 de abril às 13:25 ,disse no Facebook:domingo, 26 de abril de 2015 01:32:00 BRT

      Thank You!

      ResponderExcluir
    14. Cida March Bello, disse no Facebook:domingo, 26 de abril de 2015 01:33:00 BRT

      Bellissimo!

      24 de abril às 13:59

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou muito feliz por saber que você gostou, Cida! Beijos e flores pra você.

        Excluir
    15. Jitka Bothova, disse no Facebook:domingo, 26 de abril de 2015 01:35:00 BRT

      Magnifico, grazie Sonia!
      Tradução:
      Maravilhoso, obrigada Sonia!
      21 h

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou, Jitka Bothova! Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    16. Andrea Gaspar, disse no Facebook:domingo, 26 de abril de 2015 01:38:00 BRT

      Gracioso!!!
      18 de abril às 01:09

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou feliz por saber que você gostou, Andrea Gaspar! Beijos[
        18 de abril às 01:19

        Excluir
    17. Helena Marinho, disse no Facebook:domingo, 26 de abril de 2015 01:39:00 BRT

      Está uma graça!!! Obrigada!!!
      18 de abril às 05:56

      ResponderExcluir
    18. Angela Maria, disse no Facebook:domingo, 26 de abril de 2015 01:40:00 BRT

      Que lindooooooooooooooooooooooo
      18 de abril às 08:11

      ResponderExcluir
    19. Walderez Cassanho, disse no Facebook:domingo, 26 de abril de 2015 01:41:00 BRT

      Amei e vou fazer!Bjos.
      18 de abril às 08:24

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que notícia boa, Walderez Cassanho! Adorei saber que vc gostou e vai tecê-lo. Não se esqueça de me marcar na sua foto ou publicar na minha pagina... Obrigada amiga! Beijos

        Excluir
    20. Mina Rossi, disse no Facebook:domingo, 26 de abril de 2015 01:41:00 BRT

      É bellissimo

      20 de abril às 03:34

      ResponderExcluir
    21. Regina Carames compartilhou a foto de Sonia Maria. 23 de abril às 07:49 no Facebook:domingo, 26 de abril de 2015 01:45:00 BRT

      Muito lindo e vou fazer.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada por compartilhar, Regina Carames! Quando publicar replique na minha pagina... Beijos

        Excluir
    22. Mina Rossi compartilhou a foto de Sonia Maria. 20 de abril às 03:35 · No Facebook:domingo, 26 de abril de 2015 01:46:00 BRT

      Bellissimo

      ResponderExcluir
    23. Compartilhou, no Facebook, a foto de Sonia Maria.
      18 de abril às 11:04

      ResponderExcluir
    24. Compartilhou, no Facebook, a foto de Sonia Maria.
      24 de abril às 10:35

      ResponderExcluir
    25. Compartilhou, no Facebook, a foto de Sonia Maria.
      10 h

      ResponderExcluir
    26. Compartilhou, no Facebook, a foto de Sonia Maria.
      17 h

      ResponderExcluir
    27. Compartilhou, no Facebook, a foto de Sonia Maria.
      24 de abril às 16:58

      ResponderExcluir
    28. Anamaria Breda compartilhou a foto de Sonia Maria.domingo, 26 de abril de 2015 01:55:00 BRT

      24 de abril às 16:41 ·
      Sônia já viste a minha mantinha k fiz para a minha netinha? VAI AOS Mimos da Avó Ana, k vês lá k eu escrevi no Dia dos teus Anos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou e compartilhou, amiga! Obrigada! Vou sim ver a sua manta... Não vi ainda... Bjs

        Excluir
      2. http://mimosdaavoana.blogspot.com.br/Amoga, amiga, fui no seu blog e não encontrei. Me repasse o link. quero muito ver... Beijos

        Excluir
      3. Sônia é no Facebook, não no blog. Mimos da Avó Ana

        Excluir
      4. Encontrei e fiquei encantada com a sua manta. Anotei no blog e fiz link para a sua pagina! Você me emocionou com a homenagem. Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos e flores pra você.

        Excluir
    29. Compartilhou, no Facebook, a foto de Sonia Maria.
      24 de abril às 15:14

      ResponderExcluir
    30. Cida March compartilhou a foto de Sonia Maria. 24 de abril às 13:59 , no Facebook:domingo, 26 de abril de 2015 01:59:00 BRT

      Preciosidades da Vovó

      ResponderExcluir
    31. Compartilhou a foto de Sonia Maria, no Facebook:
      24 de abril às 11:10

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou e compartilhou, amiga! Muito Obrigada! Beijos

        Excluir
      2. Wish i could andersten what your saying Sonia Maria, love your name too

        Excluir

    32. Compartilhou, no Facebook, a foto de Sonia Maria.
      24 de abril às 08:35

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou e compartilhou, amiga! Muito Obrigada! Beijos

        Excluir

    33. Compartilhou, no Facebook, a foto de Sonia Maria.
      24 de abril às 03:58

      ResponderExcluir
    34. Compartilhou, no Facebook, a foto de Sonia Maria.
      16 de abril às 20:16

      ResponderExcluir
    35. Silvana Ricceto, disse no Facebook:domingo, 26 de abril de 2015 02:08:00 BRT

      Lindo de mais obrigada
      17 de abril às 15:36

      ResponderExcluir

    36. Compartilhou, no Facebook, a foto de Sonia Maria.
      16 de abril às 07:58

      ResponderExcluir
    37. Silvana Ricceto compartilhou uma foto no grupo: CROCHETEIRAS (AMO O Q EU FAÇO).domingo, 26 de abril de 2015 02:10:00 BRT

      18 de abril às 00:44 ·
      lindo tapete !

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou e compartilhou, amiga! Obrigada, Silvana! Bjs

        Excluir
    38. Nossa, que lindo! Obrigada por compartilhar a receita!

      1. Que bom saber que você gostou, Lia Gloria! Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    39. Olá, adorei o tapete, perfeito!!
      Como sou iniciante estou com uma certa dificuldade em fazer o canto do ponto torcidinho. Não teria como vc fazer um vídeo simples mostrando como é feito essa etapa?

      OBS: irei confeccioná-lo para o meu enxoval!!

      beijoss

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lorena estou feliz por saber que você gostou e vai tecê-lo para o seu enxoval. Farei sim o vídeo para você. Somente peço que me aguarde. Meu filho se casa no próximo sábado. Estou numa correria enorme. Logo, logo publico o canto do Ponto Torcido para você. Beijos

        Excluir
    40. Olá, acabei de tecer um tapete baseado neste, mudei as cores diminui algumas carreiras pois ficaria muito grande e também acresci algumas carreiras de ponto baixo pegando pela alça de trás..
      Confira em https://www.instagram.com/p/BHpUwtPjW-X/?taken-by=laujuba17 e
      https://www.instagram.com/p/BHpZk7cjA14/?taken-by=laujuba17.
      Obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Laura, vi no seu Instagram... Adorei!!! Ficou muito lindo... Fiz repost dele. Obrigada pelo seu carinho e atenção! 😍😘🌷