Pular para o conteúdo principal

MARCADOR DE PAGINA EM CROCHE COM PASSO A PASSO E GRAFICO



Olá, amiga(o)!

Esse MARCADOR DE PAGINAS EM CROCHÊ, no ponto abacaxi, postei em 14 de maio de 2007.  Tem algumas peças, das que gosto muito, postadas no início do blog e que ficam ali esquecidas... Estou reeditando alguns desses posts e republicando. Se você acompanha meu blog desde o início, verá que agora o post está mais completo, inclusive com Gráfico sobre foto.  Portanto, espero que você curta esse post da série "vale a pena ver de novo". 






Esse Marcador é de fácil e rápida execução. Ele é todo no Ponto Abacaxi, que adoro tecer. Essa é uma peça muito interessante para mimarmos alguém, preferencialmente, acompanhada de um bom livro. Eu adoraria ganhar um presente assim... E você?






MARCADOR DE PÁGINAS EM CROCHÊ COM PASSO-A-PASSO E GRÁFICO, MOTIVO ABACAXI 
                                                            Por Sônia Maria

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Agulha para crochê 1,25 mm;
  • Linha para Agulha 1,25 mm;
  • Tesourinha e Agulha de Tapeceiro para o arremate.



COMO TECER UM MARCADOR DE PÁGINA:
Essa peça é tecida em carreiras de ida e volta .
 GRÁFICO: 
(Clique na foto para ampliá-la... Cortei a foto para que o gráfico fique mais visível...)






TECEREMOS ESSE MARCADOR EM PASSOS:


  • 1º PASSO:
Vamos tecer o 1º Abacaxi.
  • BASE PARA A 1ª CARREIRA: 
( o o o o o o o o . )

    • Teça 8 Correntinhas (corr) e feche com 1 Ponto Abacaxi, formando assim um círculo; 
  • 1ª CARREIRA: (Frente)
T T T T T T T T T T )
    • Teça 3 Correntinhas, que consideraremos como o nosso 1º Ponto Alto (pa) + 9 Pontos Altos (pa) = 10 Pontos Altos (pa). 
      • Atenção! 
        • Não feche o círculo. 
  • 2ª CARREIRA: (Verso)
( ºT ºT ºT ºT ºT ºT ºT ºT ºT ºT )

    • Teça 4 Correntinhas, que consideraremos como o nosso 1º Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr);
    • No próximo Ponto Alto (pa) teça 1 Ponto Alto (pa) + 1 Correntinha (corr) 
    • E assim sucessivamente até o final dessa Carreira (carr).
      • No final, teremos 10 Pontos Altos intercalados por 1 Correntinha (corr).
  • 3ª CARREIRA: (Frente) 
              o                          o               o                  
         o        o                o         o     o        o     o   o   o         
    ( x              x  .....   x               x               x               ) 
         9ª Alça                  3ª Alça       2ª Alça      1ª Alça       


  • Teça 3 Correntinhas (corr), que serão consideradas como a nossa 1ª Alça, e prenda, com 1 Ponto Baixo (pb), no 1º Espaço entre os 2 Pontos Altos (pa).
  • Em seguida, teça + 3 Correntinhas (corr) e prenda, com 1 Ponto Baixo (pb), também, no próximo vão entre os próximos 2 Pontos Altos (pa);
  • E assim sucessivamente, até o ultimo vão entre os 2 últimos Pontos Altos (pa).
    • No final da Carreira (carr) você terá tecido 9 Alças de crochê.
  • 4ª CARREIRA: (Verso)
             o                        o             o                  
         o      o                o      o     o       o     o   o   o         
    ( x            x  .....   x            x              x               ) 
         8ª Alça               3ª Alça      2ª Alça    1ª Alça      

    • Teça 3 Correntinhas (corr);
    • Vire o trabalho, pelo verso, e fixe-as, com 1 Ponto Baixo (pb),  no centro da 1ª Alça;
    • Continue tecendo Alças de 3 Correntinhas (corr) e fixando no centro da próxima alça, até a penúltima Alça da Carreira anterior.
      • ATENÇÃO!
        • Quando chegar no final dessa Carreira, não faça Alça na ultima Alça da carreira anterior
        • Essa ultima Alça tem que ficar livre para que as diminuições de pontos ocorram nas laterais.
        • Ficaremos então com 1 Alça livre no início da Carreira + 6 Alças presas nas alças da carreira anterior + 1 Alça livre no final da carreira.
  • 5ª CARREIRA: (Frente)
            o                       o            o                  
        o      o               o      o     o      o    o  o  o         
    ( x          x  .....   x            x            x            ) 
        7ª Alça             3ª Alça    2ª Alça    1ª Alça 
    • Teça da mesma forma que teceu a carreira anterior.      
  • 6ª CARREIRA:
             o                       o             o                 
         o      o               o       o    o       o    o   o   o         
    ( x           x  .....   x            x             x               ) 
         6ª Alça              3ª Alça    2ª Alça    1ª Alça       

    • Teça da mesma forma que teceu a carreira anterior.
  • 7ª CARREIRA:
            o                      o           o                    
         o    o                o    o     o     o    o  o   o         
    ( x         x  .....   x          x           x             ) 
         5ª Alça            3ª Alça  2ª Alça  1ª Alça       
    • Teça da mesma forma que teceu a carreira anterior.
  • 8ª CARREIRA:
            o           o           o                   
         o    o     o     o    o     o     o   o   o         
    ( x           x          x           x               ) 
       4ª Alça   3ª Alça   2ª Alça     1ª Alça       

    • Teça da mesma forma que teceu a carreira anterior.
  • 9ª CARREIRA:
              o           o                   
          o     o     o     o     o   o   o         
    (  x          x            x               ) 
        3ª Alça   2ª Alça   1ª Alça      
    • Teça da mesma forma que teceu a carreira anterior.
  • 10ª CARREIRA:
              o                
          o     o     o  o  o         
    (  x           x             ) 
        2ª Alça    1ª Alça      
    • Teça da mesma forma que teceu a carreira anterior.




  • 2º PASSO:
Vamos tecer o 2º Abacaxi, da mesma forma que tecemos o 1º.
  • BASE:
    • Teça 3 Correntinhas (corr);
    • Fixe, com 1 Ponto Baixo (pb), no centro da Alça anterior;
    • Teça + 6 Correntinhas (corr) e 
    • Fixe-as nessa mesma Alça.
      • Terminamos de tecer a base para o 2º Abacaxi.
  • 1ª CARREIRA:
T T T T T T T T T T )

    • Teça 3 corr + 9 pa = 10 pa
  • 2ª CARREIRA:
( ºT ºT ºT ºT ºT ºT ºT ºT ºT ºT )

    • Teça 10 blocos de pontos,  contendo 1 pa + 1 corr, cada um deles.
  • 3ª CARREIRA E DEMAIS :
             o                         o             o                    
         o      o                o        o    o        o    o  o  o         
    ( x            x  .....   x            x              x              ) 
         9ª Alça               3ª Alça     2ª Alça     1ª Alça       

    • Teça 9 Alças,  contendo 3 corr, cada uma delas.





  • 3º PASSO: 
    • Vamos tecer o 3º Abacaxi, da mesma forma que tecemos os anteriores.

  • 4º PASSO:
    • Agora vamos tecer o Leque final, que é composto de Pontos Altos com Picô.
      • Teça 3 correntinhas e as considere como o 1º Ponto Alto (pa) +
      • 1 Correntinha (corr), para fixar a base do Ponto Picô que teceremos agora;
      • Teça 1 Ponto Picô, contendo 3 Correntinhas e fechados com 1 Ponto Baixíssimo (pbx) na Correntinha (corr) que você teceu para esse fim.
      • Em seguida teça, + 2 Pontos Altos (pa) com Picô + 
      • 2 Correntinhas (corr) + 
      • 3 Pontos Altos (pa) com Picô.
        • Corte o fio e arremate.
  • 5º PASSO: 
    • Nessa etapa, vamos fazer o Pingente e colocá-lo no centro do último Leque. 
      • Faça o Pingente da seguinte forma:
        • Corte 7 fios de linha 30 cm cada; 
        • Dobre-os ao meio;
        • Passe essa parte do meio dobrada por dentro do ultimo arco do Leque da ponta do 3º Abacaxi.
        • Com uma agulha de crochê grossa, passe, voltando, as pontas do fio dentro dessa dobra do meio dos fios. 
        • Se você tiver dificuldade para fazer o pingente, veja passo-a-passo com fotos no seguinte post:


Está pronto o seu Marcador de Páginas.  
O final do ano está se aproximando e com ele a vontade de presentear amigos e parentes. Esse é um excelente presente, principalmente se acompanhado de um bom livro. Fica aqui a minha sugestão... 

Esse Marcador não é de minha autoria. Caso você conheça o nome da sua autora ficarei grata se puder me repassar. Não encontrei Receitas e nem Gráfico na net, na verdade nem a peça que me inspirou naquela época. Tenho uma leve lembrança de que possa ser de um livro antigo... Quando o teci o fiz no olhômetro.   Atendendo a pedidos fiz o PAP e o respectivo Gráfico. 


QUEM TECEU ESSE MARCADOR DE CROCHÊ EM 2007:

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho, 

Comentários

  1. Respostas
    1. Que bom saber que você gostou, Giovana Guerdão! Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  2. Eu adoro marcador de livros e este está genial!
    Adorei Sónia e um dia destes faço um para mim!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia, Maria da Graça! Estou feliz por saber que você pretende tecê-lo... Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

      Excluir

  3. Olá Sônia, lindo teu marcador, adorei, e estou passando para lhe deixar um carinho, e já estou te seguindo,beijokas

    Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
    Onde houver ódio, que eu leve o amor;
    Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
    Onde houver discórdia, que eu leve a união;
    Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
    Onde houver erro, que eu leve a verdade;
    Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
    Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
    Onde houver trevas, que eu leve a luz.

    Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
    Consolar, que ser consolado;
    compreender, que ser compreendido;
    amar, que ser amado.
    Pois é dando que se recebe,
    é perdoando que se é perdoado,
    e é morrendo que se vive para a vida eterna.

    - São Francisco de Assis

    Visite meu blog - Tita Carré - crochet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma amiga querida, Tita Carré! Adoro essa musica, essa oração! Linda, linda, linda!!! Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que bom saber que você gostou, Mina! Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  5. fina piñeiro
    03:48 (Há 8 horas)
    para mim
    Via Gmail:
    espanhol
    português Traduzir mensagem

    Hola Sonia maria la presente es para agradecer la amabilidad que tiene en enseñar sus trabajos.Muy bonitos y muy bien explicados. Dios la guarde a usted muchos años un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, amiga! Estou muito feliz por saber que você gosta dos meus trabalhos! Muito Obrigada por me deixar saber disso... Obrigada também, pelo seu carinho e atenção! Fique com Deus. Beijos

      Excluir
  6. Rute Caetano
    06:00 (Há 6 horas)
    Via Gmail:

    Eu adoro este marcador de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber, Rute Caetano! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  7. Olá Sonia Maria, estou sempre te acompanhando, gosto de seus trabalhos que DEUS te abençõe todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Adorei saber que você acompanha e gosta dos meus trabalhos. Deus te abençõe todos os dias também. Beijos

      Excluir
  8. Respostas
    1. Adenis, que bom saber da sua gratidão! Muito Obrigada, digo eu, pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  9. Marilia Costa
    12:59 (Há 12 horas)
    Via Gmail:

    Boa tarde D. Sónia,

    como sempre com trabalhos lindos, de uma imaginação incrível e esse desejo de partilhar e ensinar cativante.

    Estou a decorar um quarto, numa casa de campo, estava a pensar fazer uma tapeçaria em crochet, no entanto vou evitar as flores, pois o quarto é de casal e também pelo alto, para não apanhar muito pó.

    Estava a pensar no tapete Jacquard com o gráfico por si apresentado no site, adaptado ás cores do quarto, parece-lhe bem, ou tem outra sugestão ?

    Obrigada

    Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, com certeza vai ficar lindo!!! Pode tecer sem duvida alguma... Sua ideia é ótima. Eu também prefiro as peças mais praticas.
      Depois que tecer, se puder me mostrar ficarei feliz... Beijos

      Excluir
    2. Marilia Costa
      03:37 (Há 14 horas)
      Via Gamail:

      Bom dia D Sonia. Obrigada pelo favor da resposta. Após terminar casaco q estou a fazer para o meu sobrinho início o tapete, acabo, tiro fotografia e envio, combinado. Beijinho Marília Costa

      Enviado do meu iPhone

      Excluir
    3. Boa Noite, Marilia! Combinado, amiga! Vou adorar ver o seu tapete.
      Beijos

      Excluir
  10. Bia Rs
    11:40 (Há 14 horas)
    Via Gmail:

    Prezada amiga!!
    Estou às voltas com o tal ponto Zig Zag!Não consigo passar para a segunda carreira e tenho um trabalho nesse ponto para ontem!Já tentei alguns sites mas não explicam claramente!!Se vc puder me ajudar eu ia adorar!
    Abraço
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz fiz uma coleção de posts, sobre Como tecer o Ponto Zig-Zag e o Ponto Ondas.
      Veja-os! Com certeza eles vão te ajudar em muito. Em cada um deles dou várias dicas:
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2014/01/ponto-zig-zag-ponto-entre-pontos.html

      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2014/01/ponto-de-croche-zig-zag-onda-crochet.html
      .
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2014/03/manta-de-croche-zig-zag-olivia-crochet.html

      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2014/01/ponto-ondas-com-pontos-altos-e-pontos.html
      e
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2012/05/tapete-de-croche-ondas-de-barbante.html

      Caso sua duvida não seja sanada me mande o modelo do ponto que você está tendo pra que eu possa te ajudar. Me diz a duvida. É troca de cor de fio ou simplesmente inicio da carreira mesmo? ok?

      Excluir
  11. Merci beaucoup Sonia Maria , c'est tre belle!

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Sônia Maria segunda feira, 13 de outubro de 2014 17:10;23 BRT

      Thanks, Unelma! Have a nice week! Hugs

      Excluir
  13. Respostas
    1. Sônia Maria segunda feira, 13 de outubro de 2014 17:32:46 BRT

      Que bom que você gostou, Teresita! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  14. Adorei a idéia como presentinho do dia dos professores. Dá pra fazer rapidinho e entregar amanhã na sala de aula. As professoras do meu filho vão adorar. bj grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria segunda feira, 15 de outubro de 2014 23:11:29 BRT

      Que bom que você gostou, Maisa Antunes! Excelente ideia presentear professoras... Elas vão adorar com certeza... Se publicar suas fotos me avise... Quero muito vê-las. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  15. Adorei a idéia para presentinho do dia dos professores. Dá pra fazer rapidinho e entregar amanhã na sala de aula.
    bj grande e obrigada pro compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria segunda feira, 15 de outubro de 2014 23:11:29 BRT

      Que bom que você gostou, amiga! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  16. Oi amiga visitando teu blog hoje e tem muitos trabalhos maravilhosos. Estou salvando alguns gráficos e fico apaixonada pena que meu tempo é curto e não consigo fazer tantas coisas lindas mas me delicio só em olhar. Abraços e mil beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia Maria segunda feira, 25 de outubro de 2014 13:41:21 BRT

      Que bom que você gostou e curte o meu blog, Rose Mary Mesquita do Amaral! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca