Pular para o conteúdo principal

PONTO SANFONA SANFONADO OU PLISSADO EM CROCHE



Olá, amiga(o)!

Hoje quero te mostrar COMO TECER O PONTO SANFONA, SANFONADO OU PLISSADO em Crochê. Ele é um Ponto Fantasia do Crochê. 
Acredito que esse Ponto, recebeu esse nome tendo em vista a sua aparência com a parte sanfonada do Acordeão, que no nordeste e em várias outras regiões do Brasil é também chamado de Sanfona




Uma de suas características principais é a elasticidade... Quando o puxamos, no sentido vertical dos pontos, ele estica bastante, demonstrando uma elasticidade muito interessante. Quando soltamos, ele volta, como se nada tivesse acontecido... Tal qual ocorre quando esticamos um tecido Plissado. Por isso ele é muito usado para fazer Cós de Saias, de Calças, Punhos, Barras em Geral, Faixas para Cabelo, Barras de Gorros, Gorros, Golas Roles ou Olímpicas, Folhas, Quadradinhos (Crochet Square), Pegadores de Panelas, Tapetes, Vestidos e muito mais. Esse que te mostro hoje é o Cós de uma Saia que estou tecendo para minha netinha Isabela.
PONTO BARRA,  também, é denominado como um Ponto Sanfonado. No entanto, ele não tem a mesma elasticidade de um Ponto Baixo Sanfonado... Veja o Cós de uma outra Saia que fiz também para Isabela com o Ponto Barra. Compare os dois e depois me dê sua opinião. 
Essa peça que te mostro hoje é o inicio de um Cós de uma Sainha que estou tecendo para minha netinha... 
Se você já conhece esse ponto e tanto quanto eu, gosta de trabalhar com  PASSO-A-PASSO e GRÁFICO, veja o que fiz com todos os detalhes.



No entanto, se você ainda não conhece esse ponto e não gosta de tecer acompanhando Gráficos veja o PASSO-A-PASSO, escrito e com fotos, que fiz pra te mostrar:


COMO FAZER PONTO BAIXO SANFONA, SANFONADO OU PLISSADO EM CROCHÊ:

BASE:
  • Teça um Fio Base composto de 9 Correntinhas (corr).




1ª CARREIRA: 
  • Teça + 1 Correntinha (corr) para virar e iniciar a Carreira;
  • Em seguida, teça 1 Ponto Baixo (pb) na 1ª Correntinha, a contar da agulha;
  • Teça 1 Ponto Baixo (pb), em cada uma das 8 Correntinhas (corr)  do Fio 
    Base, completando assim os 9 Pontos Baixos (pb) da Carreira.
    • Observe como vai ficando o seu trabalho na foto a seguir...






2ª CARREIRA:
Antes de iniciar essa Carreira preciso ressaltar que, esse Ponto tecemos inserindo a agulha na alça de fora do topo do Ponto da Carreira anterior, tal qual na foto a seguir:






  • Agora que você já sabe onde inserir a Agulha, teça:
    • + 1 Correntinha (corr), para virar o trabalho e iniciar a Carreira (Carr);
    • Em seguida,  teça 1 Ponto Baixo (pb), inserindo a Agulha na Alça de fora do Ponto da Carreira anterior;
    • Teça 1 Ponto Baixo (pb) em cada um dos demais pontos da carreira anterior, completando assim 9 pontos.
      • Observe no passo-a-passo a seguir como vai ficando o seu trabalho.






3ª CARREIRA:
  • Teça da mesma forma que você teceu a 2ª Carreira... 
    • Sempre inserindo a Agulha na alça do ponto de fora, independentemente da carreira que você esteja tecendo... Observe na foto a seguir que o ponto já começa a apresentar um aspecto canelado...


4ª CARREIRA:

  • Teça essa Carreira da mesma forma que teceu as anteriores. Na foto a seguir veja como vai ficando o seu trabalho...






5ª  E DEMAIS CARREIRAS:
  • Teça da mesma forma que você teceu as Carreiras (carr) anteriores. Teste a elasticidade do ponto e veja como é interessante...





Observe seu efeito Plissê (canelado, pregueado, plissado)...





Com essa tira em PONTO SANFONA podemos fazer Barras e Punhos em Casaquinhos, Calças, Gorros, Luvas, Faixas para Cabelos e ainda um Cós para uma Saia. Veja como emendar as pontas da tira nesse Ponto, dica da nossa amiga Valéria do blog DAMAMI:




Veja esse mesmo Cós Sanfonado em 2 Saias que teci, sendo uma toda em crochê e a outra com Tule:

A Teresinha do blog DAS MÃOS DA TERESINHA, fez um um belíssimo PASSO-A-PASSO  de um quadradinho de crochê com esse ponto. Vale a pena visitar e ver a preciosidade:
A Elaine, do blog ELAINE CROCHÊ,  fez um vídeo ensinando a tecer esse QUADRADO PERFEITO:

Outra peça belíssima que podemos tecer com esse ponto é o VESTIDO DE CROCHÊ OSCAR DE LA RENTA, DE QUADRADOS PERFEITOS, todo em linha fina:






Veja foto da cava desse vestido:  

No Club Osinka, discussão sobre essa peça:


A Tell do blog EU E MINHAS LINHAS, teceu um colete com a barra no ponto baixo sanfonado. Passe por lá e confira: 

LEITORAS QUE TECERAM ALGUMA PEÇA INSPIRADA NESSE POST:

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho, 

Comentários

  1. Oi Sonia Maria!
    Adorei a aula! Não conhecia esse ponto!
    Obrigada por mais essa aula.
    Fiz o tapete no ponto argola que você ensinou
    e acabei esquecendo de te avisar.
    Dá uma passadinha lá no meu cantinho e confere o tapete, se ficou certinho.
    Bjus e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa, Márcia! Vou agora ver o seu tapete... Muito Obrigada por avisar e também pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  2. Adoro esse ponto :) Tem um efeito bonito, a saia vai ficar linda :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Sonia,
    Esse ponto é muito bonito, e as suas postagens são sempre muito esclarecedoras e de uma enorme ajuda para todas.
    Muito obrigada por partilhar connosco os seus conhecimentos.
    Os primeiros porta moedas que eu fiz foi com esse ponto, ficaram muito bonitos e diferentes.
    Beijinhos grandes Portugueses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua opinião é muito importante pra mim, Carla Pereira! Estou muito feliz por saber que você gosta do meu blog e dos meus posts... Muito Obrigada pelo carinho a atenção, amiga! Beijos

      Excluir
    2. Olá novamente Sonia,
      Fiz umas fitas para o cabelo das meninas usando esse ponto, e usando também o seu PAP da flot croche 4 carreiras de pétalas, fiz hoje um post no meu blog, com link para o seu blog, tanto do ponto sanfonado, como da flor, não linkei cada postagem, linkei apenas o blog, e o nome dos posts!
      Se quiser ver como ficaram lindas as fitas fica aqui o link da minha postagem.
      Beijinhos Portugueses

      http://crochetdacarla.blogspot.pt/2014/04/fita-para-cabelo-meninas-crochet-croche.html

      Excluir
    3. Carla, suas faixas e suas flores ficaram belíssimas!!!! Anotei em cada um dos meus posts que você as teceu. Passe lá no blog e veja os links que fiz para o seu blog: http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2014/04/ponto-sanfona-sanfonado-ou-plissado-em.html e http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/07/flor-de-croche-4-carreiras-de-petalas.html . Muito Obrigada pela referencia e link. Beijos.

      Excluir
    4. Não tem porque, amiga! Carla, anotei também no post da saia... Me esqueci de te dizer. Coloquei o link do ponto e não da saia :)
      Beijos

      Excluir
  4. Que ponto lindo Sónia! e tudo tão bem explicadinho, obrigada pelo trabalho que tem em dividir tanto talento.
    Desejo que tenha uma boa Páscoa.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo carinho a atenção, Fatima! Uma Feliz Pascoa pra você também, amiga! Beijos

      Excluir
  5. Olá Sónia Maria
    Obrigada por partilhar seu saber eu soube fazer isto depois esqueci, nunca mais consegui voltar a fazer, com sua ajuda vou voltar a fazer este canelado.
    Uma Páscoa Feliz
    um beijinho
    Aldora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esse post te foi útil, Aldora! Estou feliz por saber... Muito Obrigada pelo carinho a atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  6. Amiga Sonia, como sempre arrasando nas aulas. Suas explicações são perfeitas. Mais uma vez obrigada. Saúde e paz. Bjs. ♡♡♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pela sua amizade e carinho de sempre, Vera Maria! Beijos <3

      Excluir
  7. adorei, não conhecia, vou tentar fazer pq sei pouco de crochê, obrigada, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, você vai conseguir... Se tiver alguma dificuldade fale comigo que te ajudarei... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  8. Feliz aniversário Sônia Maria desejo-lhe tudo de bom para si e para toda a família,nunca esquecerei como nos conhecemos e serei grata para sempre nossos caminhos se cruzaram quando estava desesperada e lhe enviei o email nunca esperava que me respondesse mas não foi assim!!!que Deus a proteja a si e toda a sua família hoje e sempre desta sua amiga que nunca a esquecerá felicidades e cumprimentos para todos beijinho grande e obrigada por existir <3
    Evangelina Carvalho
    08:05 (Há 1 hora)
    para mim via Gmail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Evangelina! Sou muito feliz por ter a sua amizade... Mais uma vez te agradeço pelo carinho que você tem comigo... Deus abençoe e proteja sua família também... Beijos

      Excluir
  9. Parabéns e muitas felicidades, com paz e saúde!!! Muito boa essa aula, como sempre!!!! Amei!!!! Bjks amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pela sua amizade e carinho de sempre, Val querida! Beijos <3

      Excluir
  10. Parabéns mais uma vez pelo aniversário!!! Muitas felicidades, saúde, alegrias, amor, PAZ!!!

    Eu sou meio burrinha para seguir gráficos! Ô dificuldade!!! rsrs
    Tenho mais facilidade em aprender pelos vídeos ou vendo a própria peça... Preciso aprender ou me familiarizar com gráficos...

    ResponderExcluir
  11. Parabéns mais uma vez pelo aniversário!!! Muitas felicidades, saúde, alegrias, amor, PAZ!!!

    Eu sou meio burrinha para seguir gráficos! Ô dificuldade!!! rsrs
    Tenho mais facilidade em aprender pelos vídeos ou vendo a própria peça... Preciso aprender ou me familiarizar com gráficos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciça, muito obrigada pela sua amizade e atenção! Estou sensibilizada com tanto carinho... Amanhã descreverei cada carreira. Beijos

      Excluir
  12. Sônia Maria, sempre muito bem explicados os seus pontinhos de croché.
    No meu blog tenho umas "pegas" com um quadrado feito com esse ponto e ficam ótimas, com fio de algodão.
    Um beijo da
    Teresinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresinha, adorei seu pega e seu passo-a-passo... Recomendei sua leitura aqui no blog. Muito Obrigada mais uma vez por sua amizade, carinho e atenção! Meus sinceros sentimentos pela perda da sua mãe. Fique com Deus. Beijos

      Excluir
  13. you will be always my Mentor on Crochet.... 59 is not old, I am 51 now.. it will be always a pleasure to me , to learn from your work.. God bless
    Leonora Sketa
    Pra mim, em 16 abr 2014
    Via Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Today, full 59 years. Thank you very much for the affection and attention, friend! Kisses

      Excluir
    2. you will be always my Mentor on Crochet.... 59 is not old, I am 51 now.. it will be always a pleasure to me , to learn from your work.. God bless
      Leonora Sketa
      Pra mim, em 16 ABR 2014
      Via Facebook

      Excluir
    3. I am happy to know, Leonora Sketa ... God bless you too.

      Excluir
  14. Obrigada Sônia Maria! ajudou muito seu pap! Boa Pascoa

    ResponderExcluir
  15. Lindo demais esse ponto, preciso encontrar um tempinho para botar em prática. Muito obrigada por compartilhar conosco.
    Uma feliz Páscoa para você e toda sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terezinha, só depois da Páscoa é que pude voltar aqui e te agradecer, amiga! Desejo de coração que você e sua Família tenham tido uma linda Páscoa... Muito Obrigada pelo carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  16. Oi Sônia mais uma vez quero agradecê-la pela generosidade em compartilhar seus trabalhos tão bem explicadinhos. Já tinha visto esse ponto mas confesso que não fazia idéia de como tecer. Amei as explicações. Obrigada por tudo e que Deus te abençoe sempre por tudo que faz por nós crocheteiras amadoras.
    Beijos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene, minha mãe usa muito esse ponto em tapetes. Eu sempre quis postar algo com ele mas fui sempre deixando pra trás... Achei que ele era mais conhecido... Agora é que percebi que muitas amigas ainda não o conheciam ou ainda não tinham tido a oportunidade de tecê-lo... Estou feliz por saber que você gostou... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção. Fique com Deus você também. Beijos

      Excluir
  17. Olá Sônia ,
    Gostaria de saber como te mandar um grafico com uns três pontos que não sei como fazer.
    vc poderia me ajudar?
    Meu email: mah.ivn@hotmail.com
    Desde já ,
    Grata por sua atenção
    Mah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mah, pode me mandra para o lacerda.sma@hotmail.com. Terei imenso prazer em te ajudar, amiga. Só peço que me avise através de comentário aqui no blog, o dia que me mandar. Não tenho o hábito de ler e-mails... Os leio muito raramente... Aguardo notícias suas... Beijos

      Excluir
  18. Olá Sônia. Nós do Tricochetando.com, adoramos seu blog e compartilhamos em nosso Facebook, esperamos que traga muitas visitas, pois belos trabalhos devem ser vistos por muitas pessoas!! www.facebook.com/tricochetando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que vocês gostam do meu blog... Já fiz algumas compras no Bazar Horizonte, pela net. Já o indiquei em diversos posts. Se alguma amiga me pergunta onde compro pela net, sempre indico vocês... Isso pelo recebimento da mercadoria certa e no tempo combinado. Gostei muito do atendimento sério que dispensam aos seus clientes... Portanto a reciproca é verdadeira. Eu também gosto muito da sua loja:) Agradeço de coração a referencia e link. Peço, apenas, que substitua a foto por uma da peça em si. Os gráficos os deixo apenas no blog para que as leitoras possam ir lá e ver o meu post. Assim meu blog não é prejudicado... Espero que entendam os meus motivos... Meu blog é remunerado pelo Google Adsense e por isso as visitas são imprescindíveis... Assim ele se mantem vivo e eu tenho motivação suficiente para continuar postando... Com carinho, Sônia Maria

      Excluir
  19. great !
    Greetings from Poland :D
    Katarzyna

    www.sajuki.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Sonia! Não visito meus blogs favoritos há tempos. Hoje estou passando por aqui e vi esse ponto, simples e com bom efeito. Eu já conhecia esse ponto. Já usei muito pra fazer as barras das minhas blusas, quando tinha mais tempo pra fazer crochê. As suas explicaçções são mesmo perfeitas, e ajudam muita gente, como já me ajudaram em outros pontos. Parabéns,Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom te receber, Celia! Esse é realmente um ponto interessante...Estou feliz por saber que você gostou. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  21. C'est magnifique j'ai jamais fais merci des bonnes explications Marie-Claire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, Marie-Claire! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  22. Eu também gosto muito do seu, Tita querida! Desejo de coração que sua Páscoa tenha sido maravilhosa. Estive com hospedes e somente hoje pude voltar aqui para te agradecer... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

    ResponderExcluir
  23. 17/04/2014 - Via Google +

    Es la primera vez que lo veo.

    ResponderExcluir

  24. 16 de abr
    Via Gmail, para mim:
    Oi, Sônia, fui ao seu blog para ver o ponto. Não sabia que em crochê também há o ponto sanfona, como no tricô, e você explica muito bem; seus paps são maravilhosos. Parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Julieta! Estou muito feliz por saber... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Feliz Dia das Mães! Beijos

      Excluir
  25. 19 de abr
    Via Gmail, para mim:

    Obrigado! beijos e uma linda Páscoa!

    ResponderExcluir
  26. 18 de abr
    Via Gmail, para mim :
    Boa Noite!
    Tudo bem? Estou procurando no seu blog os pontos básicos de crochê que
    postava (pt.alto, pt.bx.em relevo,etc.), e não estou mais
    encontrando.Você excluiu? Como adoro crochê e aprendo sozinha me
    utilizava das suas aulas para aprender os pontos que não sei fazer.Me
    informa como faço para localizar no blog, caso não tenha tirado.
    Obrigado amiga e bom feriadão.
    Beijos.
    Lucia Campos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia eu não os retirei... Eles estão lá... A lista de todos os meus posts está logo abaixo do post e em ordem alfabética... Role a tela e veja... Beijos

      Excluir
    2. 11 de mai (Há 3 dias)
      Via Gmail, para mim :

      Oi Sonia,
      Obrigado por atender minha solicitação.Suas aulas me são muito úteis,
      sempre recorro a elas quando surgem dúvidas.E sempre consigo faze-las.
      Parabéns por compartilhar seus ensinamentos com quem gosta tanto de
      crochê e ainda está aprendendo. Vou arquivar este e-mail, pois quando
      houver necessidade será bem rápido para localizar.
      Aproveito para homenagear você e sua filha pelo DIA DAS MÃES, que
      tenha um feliz dia junto a todos .
      Obrigado amiga, e um grande abraço.
      LUCIA CAMPOS

      Excluir
    3. Lucia, que bom que te vai ser útil... Muito obrigada pelo seu carinho comigo e com minha filha... Repassarei a ela o seu carinho e atenção... Beijos

      Excluir
  27. 16 de abr
    Via Gmail, para mim:

    Parabéns, amiga, não sabia do seu aniversário, desejo tudo de bom na sua vida e que Deus a proteja e ilumine cada vez mais!
    Quanto à esse ponto, já tinha visto numa blusa, porém não sabia o nome dele, nem como fazia, mas com sua minuciosa explicação torna-se muito fácil! Não me cansarei de dizer-te: Muito obrigada!
    Aproveitando a oportunidade quero desejar a você e sua família uma Semana Santa abençoada e uma Feliz Páscoa, que Jesus possa nascer radiante todos os dias em seus corações e em suas vidas!
    Bjo no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito Obrigada, Penha querida! Deus te proteja e ilumine também... Estou feliz por saber que minhas explicações facilitam pra você... Somente hoje vi seu e-mail, me perdoe o diselize... Desejo que sua Semana Santa e sua Pascoa tenha sido abençoadas... Beijos no seu coração também...

      Excluir
  28. 16 de abr
    Via Gmail, para mim :
    Boa tarde Sônia,
    Obrigada por enviar e ensinar novidades do crochê.
    Abraço
    Fabiane valério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom receber a sua gratidão, Fabiane! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  29. 16 de abr
    Via Gmail, para mim:
    Parabéns Sonia Maria, saúde e paz....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralda Maria, muito obrigada pela atenção e carinho! Saúde e Paz pra você também! Beijos

      Excluir
  30. Ola , gostei muito da sua pagina, e como faço para fazer este ponto em uma touca ? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Helena, você pode fazer primeiro a barra de ponto sanfonado e depois ir tecendo a touca, fazendo redução de pontos ou não se for da sua preferencia... Pode também tecer primeiro a touca e depois tecer o ponto sanfona na barra. Se optar por esse ultimo pode fazer a barra separada e depois pregar. Pode também, tecê-la em sequência se lembrando que terá que fazer o fio de correntinhas, tecer a primeira carreira e fixar no gorro, volte tecendo a carreira e depois fixe de novo no gorro... E assim sucessivamente até o final... Beijos

      Excluir
  31. Olá! Sonia Maria.
    Faz algum tempo que venho acompanhando as suas aulas pelo seu blog e acho o máximo dos máximos.
    Adoro croche e sempre estou a procura de receitas e aulas com passo a passo, embora não tenha muito tempo para praticar.
    Observo que seus trabalhos são lindos e você está de parabéns. Sempre de muito bom gosto e explicações perfeitas.
    Obrigada pela gentileza de compartilhar seu conhecimento. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zeide Lobo, estou muito feliz por me deixar saber que você está sempre por aqui e que gosta das minhas aulas... Saiba que é um prazer te receber aqui e saber da sua opinião... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  32. Olá gostaria de saber a numeracao desse vestido de quadrado , bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei a numeração do vestido, mas, pela magreza da manequim arrisco dizer 36. 😘🌷

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca