27 março 2014

MANTA DE CROCHE ZIG-ZAG - OLIVIA (crochet ripple blanket pattern free)

Olá, amiga (o)!

Finalmente terminei a MANTA DE CROCHÊ no PONTO ZIG-ZAG, que eu estava tecendo para a Olívia Rato, prima da minha netinha Isabela e que foi motivo de vários posts sobre os Pontos Zig-Zag e Ondas... Por isso a nominei de MANTA DE CROCHÊ OLIVIA RATO... 

No post do dia 22 de janeiro de 2014, te mostrei como tecer o crochê inserindo a agulha ENTRE PONTOS. Hoje te mostro o mesmo ponto, tecido de forma tradicional... Ou seja, inserindo a agulha no TOPO DO PONTO. Dessa forma a malha do crochê, apesar de mais fechada,  fica mais maleável...

                                GRÁFICO e LEGENDA:

Esse é um PONTO ZIG-ZAG COM ÂNGULOS SALIENTES TANTO NA CRISTA QUANTO NO VALE...

PASSO-A-PASSO DA MANTA DE CROCHÊ NO PONTO ZIG-ZAG:

MEDIDAS:
  • 102 cm de largura x 126 cm de altura.
Essa manta teci maior que a medida convencional (80 cm x 80 cm)... Portanto se trata, na verdade, de uma cobertinha... Fiz isso para que ela possa ser usada por mais tempo...
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Lã Super Bebê, da Cisne, nas cores:
    • 2 novelos Amarelo (1009); 
    • 2 novelos Branco (BC) e  
    • 2 novelos Cinza (09002);
  • Agulha para Crochê 3,5 mm;
  • Tesourinha e Agulha de tapeceiro, para o arremate. 

PONTOS UTILIZADOS:

BASE (Ida):
  • Teça um Fio com 209 Correntinhas (corr);
    • Esse Ponto é Múltiplo de 13 Pontos + 1, ou seja:
      • 13 corr x 16 = 208 corr + 1 corr = 209 Correntinhas (corr).

1ª CARREIRA (Volta)

  • Para iniciar essa carreira, teça 2 Pontos Baixos (pb) em "V" inserindo a Agulha na ultima Correntinha;
  • Continue tecendo Pontos Baixos (pb) em cada uma das 208 Correntinhas (corr);
    • ATENÇÃO!
      • Não teça 2 Pontos Baixos (pb) em "V" no Final da Carreira. Pode parecer estranho, mas essa foi a forma que encontrei para que dê certo.  

2ª CARREIRA (Ida): 

  • Teça 1 Ponto Alto em V Inicial, da seguinte forma:
    • 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr) e considere esses Pontos como 1 Ponto Alto (pa);
    • A seguir, teça + 1 Ponto Alto (pa) no mesmo ponto que você teceu o Ponto Alto (pa) anterior, formando assim um Ponto Alto em V Inicial (pavi);
  • Teça 1 Ponto Alto (pa) em cada um dos próximos 4 pontos da carreira anterior;
  • A seguir teça 4 Pontos Altos Fechados Juntos (4 pafj);
  • Depois disso +  1 Ponto Alto (pa) em cada um dos próximos 4 pontos da carreira anterior;
  • No próximo ponto, teça 4 Pontos Altos em V (4 pav);
  • Depois disso, teça 1 Ponto Alto (pa) em cada um dos próximos 4 pontos da carreira anterior; 
  • E assim sucessivamente até o final da Carreira, lembrando-se que o ultimo ponto será um Ponto Alto em V...

3ª CARREIRA (Volta)

  • Para o Início dessa Carreira, teça 2 Pontos Baixos (pb) inserindo a Agulha no ultimo Ponto da carreira anterior;
  • Continue tecendo Pontos Baixos (pb) até o final da Carreira. ATENÇÃO! Não teça 2 Pontos Baixos (pb) no Final da Carreira.  

4ª CARREIRA (Ida)

  • Teça 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr). Considere esses Pontos como 1 Ponto Alto (pa);
  • Teça 1 Ponto Alto (pa) no mesmo ponto que você teceu o Ponto Alto (pa) anterior, formando assim um Ponto Alto em V (pav);
  • Depois disso teça 4 Pontos Altos

5ª CARREIRA (Volta) 
  • Nessa Carreira faremos a MUDANÇA DE COR DO FIOSe você ainda não teve a oportunidade de aprender, clique na foto para ampliar e siga o PASSO-A-PASSO:

    • Inicie essa Carreira tecendo um Ponto Alto em "V"... Por se tratar de início de carreira, teremos que tecer Pontos que se equivalham a ele... Pontos esses que consideraremos como "1 Ponto Alto em V Inicial" ... Observe como fazer isso:
    • Depois que você terminar a 4ª Carreira, corte o fio da lã amarela;
    • Pegue o fio cinza. 
    • Em seguida, insira a Agulha na direção contrária a que o fio está saindo do crochê, e passando por baixo dos 2 fios da esquerda. Assim você vai ficar com 2 Pontos na Agulha (FOTO 1);
    • Pesque o fio cinza e volte. Observe que agora você ficou, com apenas o fio cinza na agulha (FOTO 2;
    • Gire o trabalho para o avesso (FOTO 3)...
    • Em seguida insira a Agulha de Crochê no último ponto, da carreira anterior, e teça 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (FOTOS 4 e 5)... considere esses 3 pontos como 1 Ponto Alto (pa) (FOTO 5);
    • Por último, teça 1 Ponto Alto (pa), inserindo a Agulha no mesmo último Ponto da Carreira anterior, onde você teceu o Ponto Baixo (pb)... Assim você acabou de tecer um Ponto Alto em "V" Inicial. 
    • Depois do Ponto Alto em "V" do início da Carreira pronto, teça 4 pontos altos, sendo 1 em cada 1 dos próximos 4 Pontos da Carreira Anterior...
    • Continue tecendo da mesma forma que você teceu as carreiras anteriores...
      • As laterais da sua manta vão ficar assim...

6ª E DEMAIS CARREIRAS:

  • Teça da mesma forma que você teceu as carreiras anteriores, até atingir a altura da sua manta...

Se quisesse poderia tê-la terminado assim que atingiu a altura programada... Ela já estava linda o suficiente... No entanto, as BARRAS existem exatamente para protegerem as mantas, por isso optei por um acabamento bem simples e discreto, que você pode ver na foto acima... As cores e informações já são muitas para colocar mais carreiras coloridas nas laterais e barras... Gostei das laterais mas sinto que falta alguma coisa nas barras... Estou pensando em colocar + uma carreira de Pontos Picô ou Ponto Bola... Vou analisar melhor...

ACABAMENTO:

  Observe nas duas fotos acima que:

  • Nas LATERAIS:
    • Apenas uma carreira composta de grupos de 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr)...
      • ATENÇÃO para esse item...
        • Se você coloca muita tensão no fio, ao tecer as Correntinhas (corr), talvez seja necessário que você teça 3 ao invés das 2 que teci. Faça um teste antes de continuar... Encontre a quantidade certa que se adeque aos seus pontos. 
  • Nos 4 CANTOS:
    • Teci 3 Pontos Baixos (pb) para delineá-los.

A confecção dessa manta foi motivo de 4 posts, onde mostro como tecer alguns PONTOS ONDA e ZIG-ZAG (CROCHET STITCH RIPPLE / CHEVRON / WAVE). Se você ainda não viu e se for do seu interesse, siga os links:

Detalhes do Ponto...

QUEM TECEU UMA MANTA INSPIRADA NESSA:

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

71 comentários:

  1. Ciao! Questa coperta è bellissima! Complimenti
    Emanuela

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia, é uma linda manta, amei essas cores, sempre gosto da mistura com tons de cinza. É meu ponto favorito do momento, estou com três trabalhos nas agulhas com vários tipos de zig zags e adoro crochetar esse padrão. Tuas instruções sobre execução e acabamento são sempre perfeitas. Eu que gosto de tudo muito enfeitado acho que uma barrinha de pompons ficaria ótimo também. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, eu também adoro tecer esse ponto... Obrigada pela sugestão... Já estou pensando nos pompons... Talvez nos quatro cantos... Porque na verdade ela é uma cobertinha... Beijos

      Excluir
  3. Sônia, linda manta , como o teu blog , nos acrescenta sempre coisas incríveis
    forte abraço
    elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisa, muito obrigada pela sua opinião, amizade, carinho e atenção! Estou feliz por saber que você gostou. Beijos

      Excluir
  4. Sonia moc krásná deka a krásné barvičky :o) a moc děkuju za milou návštěvu u mne..Martina

    ResponderExcluir
  5. Sónia...este ponto é lindo e as cores que aplicou fizeram um belíssimo trabalho! BJ

    ResponderExcluir
  6. Oi Sônia!
    Seus trabalhos são todos maravilhosos e uma inspiração a todos.
    Obrigada pelo gráfico, pela aula...
    Bjus e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, Márcia! Uma linda semana pra você... Beijos

      Excluir
  7. Plaid magnifique felicitation et très bien expliqué bonne journée Marie-Claire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Marie-Claire! Estou feliz por saber... Beijos

      Excluir
  8. A manta ficou linda, Sonia.
    Amei.
    As cores estão harmoniosas!
    Obrigada por partilhar.
    Beijos carinhosos
    Cirlei Bezera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, Cirlei Bezerra! ... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção... Beijos

      Excluir
  9. Ficou linda essa manta, adoro esse ponto, amei as cores! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Lilian! Estou feliz por saber. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho. Beijos

      Excluir
  10. obrigada sonia lindo crochê parabens ,e fica bonita a blusa né sonia bjs Gracynha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Graça! Com certeza ficará lindo em uma blusa... Muito Obrigada pela sua atenção e carinho. Beijos

      Excluir
  11. Sonia, amei a sua manta!
    Todos os detalhes do ponto muito
    bem elaborado.
    Obrigada por mais esse trabalho lindo!
    Beijo
    Ivete

    *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou Ivete. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho. Beijos

      Excluir
  12. Lindo trabalho e muito harmoniosa as cores. Jesus ilumine o teu final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem, Terezinha! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção... Fique com Deus e uma semana linda pra você. Beijos

      Excluir
  13. Olá Sonia Mª, linda manta, parabéns! Como sempre, vc arrazando nos crochês!!!!
    Bjos.,
    Lúcia
    www.elo7.com/meuscroches

    ResponderExcluir
  14. Ameii Sonia, é linda de viver, meus parabéns !! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Nadir Reis! Estou feliz por saber. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho. Beijos

      Excluir
  15. Linda manta e tiveste muito bom gosto na escolha das cores.
    Abraço.
    Angela - Crochê Compartilhado
    http://crochecompartilhado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, angela. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho. Beijos

      Excluir
  16. Parabéns Sonia amei essa cobertinha muito linda, gostei seu passo- a -passo vou tentar fazer. BJS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa, Ana Paula! Estou feliz por saber que você vai tecê-la. Gostaria muito de ver sua manta pronta e de anotar aqui no blog que você a ateceu. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho. Beijos

      Excluir
  17. Parabéns Sonia muito linda a cobertinha, amei seu jeito de ensinar, olha eu vou tentar fazer pois gostei muito. BJS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai conseguir, Ana Paula... Se você tiver alguma dificuldade é só comentar aqui que te respondo, ok? Beijos

      Excluir
  18. Parabéns!!! Amei, vou tentar fazer!! Obrigada por compartilhar conosco peças tão lindas!!! Bjuusss!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAU!!!! Que bom saber que você vai tecê-la, amiga! Gostaria muito de ver a sua pronta. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho. Beijos

      Excluir
  19. Respostas
    1. Que bom que você gostou, Rosa! Estou feliz por saber. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho. Beijos

      Excluir
  20. Monísima, gracias por compartir.
    Saludos cariñosos y buen domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Herminia! Estou feliz por saber. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho. Beijos

      Excluir
  21. Que linda!!!! E seu PAP muito bem explicadinho.... Obrigada por compartilhar...
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Claudia Xavier! Muito Obrigada pela sua atenção e carinho. Beijos

      Excluir
  22. Respostas
    1. Que bom que você gostou, Maria Ciça! Muito Obrigada pela sua atenção e carinho. Beijos

      Excluir
  23. Que linda a sua manta.
    Adorei as cores e a explicaçao.
    Qualquer dia me atrevo a fazer uma dessas.
    Beijos e feliz semana.
    Rosana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana estou feliz por saber que você gostou e pretende tecê-la... Uma semana linda pra você, amiga... Beijos

      Excluir
  24. Olá Sônia! Que manta mais linda! Parabéns pela execução, perfeita como sempre! fico imaginando a reação da dona da manta e sua mãe, porque comigo foi uma surpresa maravilhosa receber seu presente. Adoro a manta da Nicole e tenho ciúmes dela, rsrsrs
    Um beijo e obrigado pela receita! ficou perfeito o barrado com sua receita assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia que bom que você gostou da Manta Nicole... A teci com todo amor e carinho pra você e sua filhinha linda... Espero que seja útil por muito tempo... Beijos

      Excluir
  25. Ficou linda!! gostei da combinação das cores!
    tenha um ótimo fds,bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Zeli! Estou muito feliz por saber... Uma linda semana pra você amiga. Beijos

      Excluir
  26. Hola Sonia, preciosa mantita, acierto total de los colores, usease moooooonisima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, Paqui! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  27. Paulina Lopes
    31 de mar (Há 7 dias)
    para mim via Gmail:

    Ola amiga, sera que você tem um esquema de como se faz um puff redondo em crochê. se tiver pode mandar-me
    obg. bjs Emoji

    ResponderExcluir
  28. 30 de mar (Há 8 dias)
    para mim, via Gmail:

    Querida Sônia,mais um trabalho lindo,como tudo que vc faz.Parabéns. Fiz uma manta para o Pedro,meu neto que está chegando em maio, seguindo dicas suas. Vou mandar uma foto. Obrigada,mais uma vez, porque vc me ajudou e muito a melhorar de uma depressão. Que o Senhor Jesus te abençoe muito. Um beijo no seu coração. Com carinho. Aydee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aydee, que notícias boas amiga!!! Sua manta ficou linda... Seu netinho vai amar usá-la, com certeza... Vou anotar agora no post da manta que você a teceu. Você a publicou em alguma pagina da web? Em caso positivo me avise, assim poderei fazer um link para suas fotos...
      Amiga, saber que te ajudei a melhorar de uma depressão é muito gratificante... Esse é o motivo maior para que eu trate cada post deste blog com tanto carinho. Sei de muitas amigas para as quais sou companhia diária... Isso é muito gratificante... Apesar da distancia física, conseguimos estabelecer um vinculo e com isso ajudar, de alguma forma, as amigas a superarem esses momentos difíceis... Te desejo melhoras sempre... Fique com Deus. Beijos

      Excluir
  29. Querida Sônia! Eu quero parabenizar pelo seu maravilhoso blog, pelos encantadores trabalhos, a explicação clara, lindas fotos, e enfim tudo lindo demais! Manter um blog já é difícil, porém no seu nível é de uma dedicação total, de uma pessoa que ama o que faz. E além disso, admiro a atenção que você dá a cada leitor. Não tenho palavras a agradecer por tudo que faz por nós aqui de outro lado, onde contemplamos e aprendemos muito com o que você nos ensina. Que Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Iara! Eu realmente amo o que faço... Acho que é da minha personalidade gostar do que estou fazendo... Nunca fui de dizer que isso não faço ou isso não gosto... Aprendi, desde cedo, a gostar e a me dedicar a tudo que pego pra fazer... Pode até soar falso, mas é a mais pura verdade... Amiga, saiba que a sua opinião é muito importante pra mim. Estou muito feliz por saber que você gosta dos meus trabalhos ... Deus te abençoe também. Beijos

      Excluir
  30. Obrigada pelo PAP tão explicadinho! Tomei coragem e vou tentar! Obrigada por compartilhar! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou e vai tecê-la... Não se esqueça de me avisar se publicar sua foto... Vou adorar ver a sua manta, anotar aqui no blog que você a teceu e fazer um link para a sua pagina... Beijos

      Excluir
  31. Sonia, meu nome é Suelen fiz uma versão da sua manta para minha sobrinha Lyandra.
    Postei no meu facebook, olha o link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=762420793778924&set=a.726819994005671.1073741837.100000330322816&type=1&theater&notif_t=like
    Segue a foto também!
    Obrigada por disponibilizar seus lindos trabalhos, abraços.
    Suelen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen, que boa notícia! Vi sua manta, anotei aqui no blog que vc a teceu e fiz um link para a sua foto. Se tiver blog me informe o link para que eu possa colocá-lo aqui também... Muito Obrigada por me avisar! Bjs

      Excluir
  32. Oi, Sônia Maria.
    Parabéns pelo conteúdo! Muito detalhado e bem explicado.
    Fiz uma manta em ripple para meu sobrinho. Nunca tinha feito um projeto tão grande, demorei, mas consegui terminar! Usei a receita da Lucy, do blog Attic 24; gostei do resultado, com um porém. Achei que a base ficou mais estreita que o final da manta (mesmo após a blocagem). A base ficou mais "tensa", mais esticada, e o final mais frouxo. Estou querendo fazer outra manta, mas com medo de obter o mesmo resultado. O que posso ter feito de errado? Será que foi só a tensão dos pontos?
    Muito obrigada e parabéns novamente pelo trabalho. Vivi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, com certeza foi isso mesmo que aconteceu.
      Quando tecemos o fio de correntinhas tendemos a fazer os pontos mais apertados... Sugiro que você use uma agulha de numeração maior do que a que você vai tecer sua manta para fazer o fio Base de Correntinhas.
      Depois disso passa a usar a agulha certa...
      Se a primeira carreira for de pontos baixos pode-se fazer também com a agulha maior... Ou prestando atenção para não tencionar muito o fio...
      Procure estar bastante relaxada ao começar. A tensão do nosso ponto depende até do nosso estado de espírito... Outra dica:
      Meça sempre a parte que esta fazendo com a base, colocando uma sobre a outra. Assim você vai controlando a tensão do ponto... Tente e depois me fale...
      Tem uma outra forma de começar os trabalhos é também ajuda para que não fique muito tensionado. Ela é indicado para trabalhos com base reta. Veja a manta coberta que teci para minha filha, que fiz com essa nova base. Essa é a técnica dos Pontos Falsos. Você já tece o ponto direto sem a base de correntinhas: Siga o link e veja:
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2007/10/manta-em-crochet-roberta.html

      Excluir
  33. sonia. necessito de uma ajuda em crochê. no site livemaster.ru olgatarasova, tem uma saia matizada em ponto ziguezague mas no quadril tem um desenho que não consigo decifrar. poderias me dar uma dica? não achei o diagrama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria essa?
      http://www.livemaster.ru/item/5312667-materialy-dlya-tvorchestva-master-klass-po
      Se for, observei que ela tem:
      - 4 squares grandes na região mais alta do quadril, sendo 1 na frente, 1 atrás e 1 de cada lado do quadril. Inicie tecendo os squares e vá emendeando-os.
      - 4 squares médios, que vão nas junções dos squares maiores.
      - 8 squares menores, que vão nas junções das pontas dos squares grandes e .médios.
      Depois disso você inicia o ponto zig-zag, ok? Beijos

      Excluir
    2. Esse tipo de square você tece, fazendo primeiro um square pequeno e depois vc continua com as demais carreiras apenas em 2 lados do square.No link a seguir tem 2 modelos deles:
      https://br.pinterest.com/pin/473511348298104177/

      Excluir
  34. Olá, tudo bem?
    Os novelos usados são de quantas gramas?

    ResponderExcluir
  35. Oi Sônia, uma cliente minha pediu uma manta igual a essa, tanto em cores, como no modelo, ela m enviou a foto e pesquisando descobri que é sua hehe, maravilhosa sua explicação... Tenho um blog d graficos e receitas, e queria saber se vc me autoriza, eu postar a mantinha q vou fazer infantil 90x90 e postar seu blog lá, para passar a receita para o resto do pessoal q vou olhar...