Pular para o conteúdo principal

MANTA EM CROCHE GRANNY LISTRADA 1



Olá, amiga(o)!

Com a chegada do inverno e uma quantidade enorme de novelos de lã, em várias cores, que fui amealhando ao longo desses anos, resolvi tecer, para Isabela, minha netinha,  uma MANTA DE LÃ EM CROCHÊ, tamanho solteiro, para ser usada por mais tempo. 

Escolhi o PONTO DE CROCHÊ GRANNY (GRANNY STITCH CROCHET), PONTO DE CROCHÊ AVÓ,  PONTO DE CROCHÊ DA VOVÓ ,  como ele é carinhosamente chamado pelas americanas, ou PONTO BLOQUINHOS, como ele é comumente conhecido em nosso País. 

O estou tecendo em em LINHA RETA e com LISTRAS MULTICOLORIDAS (GRANNY CROCHET STITCH IN A STRAIGHT LINE).

Esse é um trabalho que ainda está em andamento (Work in progress). Hoje, quero falar com você, apenas, sobre o seu processo de criação.
Sabemos que, a escolha acertada do fio e a combinação harmônica das cores,  é que determinará o seu sucesso ou não, de uma peça.  

Os fios mesclados e os mais sofisticadosharmonizam  melhor em peças mais simples, sem muitos detalhes e de pontos menos elaborados. O mesmo princípio serve para o uso de fios em várias cores

Se as cores são excessivas, mesmo com fios simples, como é esse caso, precisamos nos conter nas escolhas dos pontos. 

Diante de tudo isso e das explosão de cores dos meus novelos, optei por um modelo simples e no PONTO GRANNY, muito comum nos "Quadradinhos de crochê da Vovó" (Granny Square). O teci da forma que você pode ver desenhado na foto a seguir. Sem correntinha entre os BLOCOS DE PONTOS ALTOS, para que seu ponto não ficasse muito vazado.. 



Na foto acima não desenhei o início da manta... Para tecer esse ponto siga o gráfico da foto abaixo...




Separei os fios por cores, depois dentro de cada cor, ordenei os novelos do tom mais escuro, para o de tom mais claro. Durante esse processo, quando algumas cores não se harmonizam, entre si, como eu gostaria, senti uma enorme vontade de comprar mais algumas cores, para ornar melhor. No entanto, me contive e resolvi tecer com as que tinha aqui, senão mais alguns novelos ainda sobrariam. Estou me mantendo firme e quero ir assim até o fim. 

Depois dos fios, mais ou menos organizado, decidi então tecer   CARREIRAS, de uma mesma COR, mas em QUATRO TONS, e dentro do possível, em degradê. 

De uma forma que os pontos fossem se entrelaçando, como se fossem dentes de uma engrenagem e consequentemente suas cores se encaixando. Tentando também dar a  mesma distancia entre as cores. Distancia essa, medida pelas carreiras e cores.


Mesmo assim, com todo esse esforço, algumas vezes, ainda me atrapalhei. Vez  e outra, teci uma cor onde não devia... 5 carreiras, ao invés de 4, e até conclui uma carreira com outra cor ou tom quando o novelo daquela cor acabava... Isso tudo porque estou determinada a tecer essa coberta com os novelos que tenho aqui... 



São tantas as mantas e tabelas de cores que encontramos na net, nos ensinando a trabalhar, de forma harmônica, com as cores,  que confesso, fiquei em duvida se começava ou não essa manta.  Optei por começar porque decidi dar um fim no meu estoque, para poder comprar melhor e sem culpa. 


Uma coisa é você, tecer uma peça de várias cores, harmonizando suas cores e tons. Outra  é pegar os fios que temos em casa e tentar dar a eles um melhor destino. Não é fácil... Por isso você vai ver todo tipo de combinação de cor. Não se assuste... Não pense que não sei combinar cores. Sei, sim... Até sofro ao usá-las assim, sem muito critério... Fico com dó de ficar perdendo meu tempo em uma peça que vá ficar feia e que vai incomodar a quem for usá-la. Uma peça grande, demorada como essa, para se tecer, é preciso ser pensada para que as pessoas possam usá-la com prazer.

Esse estilo sem nenhuma harmonia não recomendo, a não ser que você, como eu, também tenha muito fios para aproveitar. 

O correto é  comprar os fios nas cores e tons que harmonizam entre si, sem misturar cores frias com cores quentes, como fiz. 

Tenha muita atenção ao escolher a cor ou as cores de uma peça que você vai tecer. Para escolher a cor de uma manta é necessário analisar principalmente o ambiente, onde essa manta vai ser usada. 
Uma manta com a penas uma cor e em tons degradê, fica mais fina e harmoniza melhor em mais ambientes. 
Já uma manta como essa que estou tecendo, vai melhor em ambientes rústicos,  brancos ou muito claros. 

Sabe quando a gente acha bonito, compra, mas quando vai usar sente que não ficou bem...  E daí a peça fica encostada e sem uso. Com certeza isso é resultado de uma má escolha de cores ou  modelo.  Portanto, planeje bem as cores, fios e modelo de pontos a serem usadas, antes de comprá-los...




Ela já está bem grandinha... Meu balde já está ficando pequeno pra ela.

ATUALIZANDO... 

Terminei a manta... Veja a MANTA DE CROCHE GRANNY pronta.

Quer saber a história do Ponto Granny no Crochê? Siga o link 👈, vale a pena.

Se você gosta desse ponto e de peças coloridas, visite ATTIC 24, um site inspirador. Sua autora, Lucy, tece peças coloridas de muito bom gosto. Vale a pena passar por lá e conferir. 

Se você quer aproveitar sobras de fios veja que lindas peças a Joana do blog AGULHAS E PINCEIS teceu:
Tapete em Croche de sobras de Barbante
Conjunto de Tapetes em Croche para Cozinha.

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

Sônia Maria
Falando de Crochet

Comentários

  1. Sônia, está ficando linda!
    Bjos e boa noite!
    Pati Asai
    www.cantinhodapatiasai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei das cores vivas e às vezes contrastantes!
    Bjs
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Muito legal. Também fiz duas colchas de solteiro com os restinhos das lãs que eu tinha, mas eu não me contive e acabei comprando alguns novelos para dar uma "combinada" melhor nas cores rsrsrrs. Só não usei o ponto grany e sim somente pontos altos.
    Mas vamos ser honestas, estes trabalhos grandes a gente precisa intercalar com outros menores, por que são cansativos né???? Ou só eu penso assim?? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, essa também é solteiro. Adoro peças com ponto alto... Amiga, agora que estou do meio para o fim dessa coberta, as cores já estão se complicando e a vontade de comprar aumentando... No entanto, vou resistir amiga... Essa é uma questão de honra mesmo... Quero dar cabo dessas lãs.
      Você tem razão... É cansativo mesmo. Eu sempre dou uma paradinha e teço uma peça menor para dar um tempo e até para ter o que postar no blog :)
      Beijos

      Excluir
  4. Qué preciosa combinación de colores,Sonia!
    y siempre tan bien explicado! Gracias!
    Cariños ♥

    ResponderExcluir
  5. Adorei o ponto, bem fechado.
    A manta está ficando linda!
    Obrigada pelo gráfico.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Olá,Sonia!
    Bela sugestão para reaproveitar fios.Está linda sua combinação de cores.
    Bjo,Nena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Nena! Reaproveitas fios que sobram é necessário. Muito Obrigada pelo carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  7. Tenho certeza absoluta que o resultado final ficará maravilhoso... e eu gostei das cores combinadas desta forma. bjins

    ResponderExcluir
  8. Oi Sônia bom dia querida!!!
    Nossa que manta linda, eu amo essa combinação de cores em degradê.
    Não sabia qu esse ponto tinha esse nome, cada vez mais a gente aprende com vc. Obrigada!!
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, Marlene! Que bom que você gostou. Fiz um post sobre esse ponto. Adoro tecê-lo!
      Beijos

      Excluir
  9. Bom dia Sonia, está ficando muito bonita sua manta, eu sou apaixonada por colorido,estou separando umas lãs para fazer uma para mim, com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia, Sidney! Me avise quando publicar a sua, ok? Quero anotar aqui no blog e fazer um link para o seu.
      Beijos

      Excluir
  10. Muito linda! E a explicação muito útil para neófitas como eu. Obrigada.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  11. Muito bonita e esta armonia de tons está muito bem,também estou a fazer uma do mesmo género mas só com duas cores,também está a ficar bonita é para condizer com as cores do quarto da minha menina!

    Beijo,

    olga temudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olga, com certeza a sua deve estar ficando linda... Apenas 2 cores fica muito lindo também. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  12. Nossa Sônia, eu achei que está ficando linda a manta. Bom eu gosto de trabalhos assim, embora não seja fá de peças muito coloridas, esse tipo de trabalho me agrada muito.

    Engraçado que essa semana eu estava mexendo nos meus fios e pensando no que deveria comprar para tecer as peças que tenho em mente. Aí me deparei com aquele monte de sobras de barbante ocupando um espaço precioso. Não tive dúvida, peguei todos, por sorte a grande maioria era da mesma grossura, e estou tecendo um tapete com as sobras. Está todo colorido, mas eu estou amando.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mell, seu tapete vai ficar lindo com certeza.
      Não é qualquer ambiente que aceita uma peça como essa que estou tecendo. Por isso, estou tecendo uma coberta. Só para usar durante a noite e depois guardar. Essa peça, não vai dar nem para ficar no pé da cama da minha neta. Suas cores não harmonizam com as dos quarto dela... Essas peças muito coloridas ficam bem em ambientes muito claros ou sem cor alguma. Ficam bem, também, em casas de decoração mais rustica... Ainda quero tecer uma coberta com menos cor para minha neta... Se lembra da que teci para a mãe dela... Foi num amarelo bem clarinho, tipo baunilha... Uma cor que vai em qualquer ambiente...
      Beijos

      Excluir
  13. Sonia,estou gostando muito.acho que vc está sabendo mesclar bem as cores.Abraço grande,
    VERA INÊS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo carinho, Vera Inês! Estou me esforçando, mas tem hora que não tem jeito mesmo... Vamos ver como vai ficar no final, amiga... Tomara que toda essa mistura de cores fique bem... É trabalhoso... Precisa valer a pena.
      Beijos

      Excluir
  14. Olá Sônia Maria!
    Sou fã há muito tempo de seus blogs, sempre uma referência
    de técnica e bom gosto. Toda pesquisa em suas páginas resultam
    em deliciosa aprendizagem, pois além da simpatia, do conhecimento e da didática, tem um talento enorme para expressar os sentimentos.
    Sempre leio você silenciosamente, mas hoje essa matéria me fez parar
    para elogiar e agradecer seu belo trabalho. É de grande delicadeza o
    momento de criação como você o descreve, com suas escolhas, limites, o amor que está contido nele. Obrigada!
    Bia Alessi.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia Alessi, fiquei emocionada com o seu comentário. Pra mim o momento da criação de uma peça é muito importante. É dali que tudo se cria... Adorei saber que você foi sensível a isso. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  15. Amei,amei todas as cores e quem sabe não faço uma também.
    Beijos...Lia Torres
    http://ateliecasaepresentes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia, Lia Torres! Quando publicar a sua me avise. Quero muito vê-la e anotar aqui no blog que você a teceu inspirada nessa. Beijos

      Excluir
  16. Bom dia Sônia! A Manta está ficando linda, o seu esforço por combinar as cores está sendo bem sucedido. Essa manta é como a nossa vida, as vezes temos que tecê-la com a lã que temos senão poderíamos desperdiçar algo lindo como essa manta que você está fazendo. Um grande abraço e muita felicidade para você e seus amados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, adorei a sua sabia comparação da lã com a nossa vida... Na vida é realmente assim... Estamos sempre querendo algo a mais e mais bonito. No entanto na maioria das vezes o que temos é o suficiente... Precisamos enxergar mais com o coração... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção!
      Beijos

      Excluir
  17. Está maravilhosa querida Sonia justamente buscava algo semelhante pois quero fazer uma manta solteiro para a cama do meu filho e vim uma combinação na escala de cinzas que gamei. Obrigada pelas suas dicas e conselhos sempre serão muito bem vindos. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia, a escolha das cores é muito importante. Precisamos analisar principalmente o ambiente onde essa manta vai ser usada. Uma manta com a penas uma cor e em tons degradê fica mais fina e harmoniza melhor em mais ambientes. Gosto muito das mantas com tons do cinzaa. Ficam chic... Muito Obrigada pela sua atenção e carinho, !
      Beijos

      Excluir
  18. Oi minha flor Sônia!
    Boa tarde amiga!

    Agradeço sua visita ao blog e seus elogios, pois quando isso acontece eu fico me achando amigaaa. Elogios vindo de vc, eu me sinto sabe?
    Amiga, sabia que eu aprendi agora que este ponto se chama Granny?
    Nunca soube..eu sempre falo pontos bloquinhos...mal informada eu estou hein?

    Parabéns amiga, tá ficando linda e o que eu admiro demais em seu trabalho e que acho fundamental é o seu capricho amigaaaaaaaa, que capricho!

    Parabéns sempre e sucesso sempre!
    Beijos e fique com Deus flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, você não está mal informada não, amiga... Por aqui ele é conhecido como bloquinhos mesmo...
      Depois que li seu comentário e de várias outras, corrigi o início do meu post. Gosto tanto da expressão carinhosa do granny (avó ou vovó) que já nem uso mais o termo bloquinhos, mesmo porque o termo bloquinhos podemos usar para vários outros tipos de pontos. Já o Granny foi criado na Velha América, quando a nossa ainda não tinha nem sido descoberta... Você me fez lembrar do meu marido. Ele me disse que quem diz carro hidramático é velho, os mais novos dizem carro automático. Sabe qual a diferença? Nenhuma... O engenheiro que o criou chamou de automático. A Chevrolet comprou a patente e mudou o nome para hidramático. Hoje, depois de muitos anos resolveram chamar de automático novamente. Pode?
      O mesmo ocorre com o nome desse ponto que, por aqui, passou a ser chamado de "bloquinhos", nome esse que não diz nada do ponto. Bloquinhos pode ser de qualquer ponto e de qualquer jeito. Por isso estou chamando-o do seu nome original que é ponto da avó ou vovó (Granny Stitch).
      Não estou mudando o nome do ponto e nem inventando nome para o ponto, como disse uma amiga nossa, indiretamente, em um blog. Estou sim chamando-o pelo seu nome original. Fiz um post explicando melhor sobre o Ponto Granny. Depois veja e me diz o que achou, ok?
      Muito Obrigada pela atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  19. Oi Sonia, você também tentando dar fim nas sobrinhas? Já cheguei a conclusão que não tem jeito não, é a gente tecendo e elas brotando na prateleira. Dia destes uma blogueira comentou no meu blog que desconfia que elas se procriam durante a noite. Também estou desconfiada. Eu estou sempre na luta para dar fim nelas, por enquanto elas estão vencendo, de goleada. Só que eu náo elaboro muito a peça não, já tentei fazer isso mas era um sofrimento! Agora uso a técnica de pegar a sobra mais próxima. No momento estou formando uma grande bola com todas as sobras, de todas as cores e todos os tipos. Depois que atingir um tamanho que eu ache que vai dar para tecer uma manta vou começar, e seja o que Deus quizer. Na verdade esses são os trabalhos que mais gosto de fazer, acho que ficam com um ar de avó mesmo, porque avó pra mim significa carinho e aconchego e essas mantas ficam com esse jeito. Bj
    Joana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, acho que seu amiga tem razão... Meus fios andam se procriando mesmo... O pior é que são os que menos gosto :)))
      Adorei seus tapetes de sobras de barbante. Inclusive adicionei no final desse post sugestão para te visitarem.
      Beijos

      Excluir
  20. Olá Sônia Maria! Tudo bem?
    Adorei esta manta listrada, as cores ficaram ótimas.
    Estou mandando um lindo sapatinho que peguei no seu blog. Espero que goste.

    http://feitoamaekika.blogspot.com.br/2013/05/sapatinhos-para-bebe.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kika, fui no seu blog e vi o quanto ficaram lindos seus sapatinhos e também a manta de flores delicadas. Perdão pela demora, amiga! aVou anotar agora aqui no blog que você os teceu e fazer um link para o seu blog. Beijos

      Excluir
  21. Que linda manta, gracias por la explicación, los colores me encantan!!!!!

    Abrazos!!!!

    ResponderExcluir
  22. SOnia
    è realmente uma saga aproveitar os restos de fios em trabalhos grandes como este, chega uma hora que fica dificil mesmo, mas mesmo assim, você está de parabéns. Eu e minha mãe fizemos 1 de solteiro com restos que tinha aqui (e ainda tenho), mas como queria que ficassem vistosas, tive que combrar mais lã pois eram de grannuy squares, então já viu o trabalhão que deu, e no fim continuo com restos, uma hora com calma vou ver o que resolvo com o resto dos restos ....rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivani, estou resistindo bravamente... Ainda vai sobrar muitas lãs. Acho que vai dar para tecer mais uma... Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga! Beijos

      Excluir
  23. Com certeza vai ficar muito bonita,tú tens muito bom gosto para a combinação das cores e o intuito foi aproveitar os restos de lá,assim que vai ficar maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá Sônia Maria
    A sua manta está LINDA!!! Mesmo como eu gosto... assim feita meio à toa nas cores... para gastar os fios que temos em casa, mas PERFEITA!
    A mim, depois do trabalho concluído, ainda sobram fios!...
    Beijos da
    Teresinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresinha, já estou aquase terminando e o estoque de fios parece que nem foi mexido... Quando terminar essa vou logo iniciar outra. Muito Obrigada pelo carinho, amiga!
      Beijos

      Excluir
  25. Concordo sobre as cores mas este lindo trabalho, qualquer "principiante", ou neófita, como bem disse a colega, pode fazer. Vc, como sempre, descobre e nos traz a beleza das coisas simples! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  26. Está ficando linda Sonia, dá até vontade de fazer também.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  27. Oi Sônia tudo bem? Lindo trabalho com cores...a netinha vai amar. Olha só não sei se vc conhece o https://kuler.adobe.com , é um site para saber as cores que devemos combinar, tem tambem o Color Palette http://bighugelabs.com/colors.php , os dois ajudam muito na hora da escolha das cores. Bjo Sônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a dica, Adriana!
      Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  28. Oi, Sonia.
    Sempre vejo seus trabalhos, que são lindos, bem elaborados e muito bem explicados.
    Obrigada pela tarefa generosa de auxiliar tantas crocheteiras.
    Deus a abençoe muito por isso.
    Essa manta etá ficando linda, pois acho que foste muito feliz na escolha das cores.
    Como não sou tão prática no crochê, fiquei sem saber como vc faz a primeira carreira, se não tem correntinhas para separar. Inicia tudo em ponto alto corrido?
    Bjos da
    Elisabeth Portes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Elisabeth Portes!
      A Base é um fio de correntinhas sim... Depois já vamos tecendo o Ponto Vovó. Foi bom você perguntar. Assim pude atualizar o post e colocar o gráfico com a base.
      Esse ponto optei por não ter correntinhas separado. Assim ele fica mais fechadinho e próprio para cobertas.
      Fiz, também, um post, depois deste aqui, falando tudo sobre o Ponto Granny.
      Muito Obrigada pela sua atenção e carinho, amiga!
      Beijos

      Excluir
  29. Você é a minha inspiração para fazer croche, sua manta está ficando um espetáculo, como tudo que vc faz. Vou retomar meus 50 trabalhos copiando Sonia Maria, parei porque tive problemas serios nos tendões mas já estou bem, por enquanto to fazendo umas toucas de bichinhos mas vou reserva uma hora por dia só para vc. bj e muito obrigada por nos premiar com seus trabalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, estou muito feliz por saber que sou sua inspiração... Quando terminar e postar me avise. Quero muito ver os seus trabalhos e anotar aqui no blog que você os teceu, Ok? Cida, eu já tive muitos problemas de tendinite. Depois que aprendi a não apertar a agulha tudo mudou. Tente crochetar sem colocar força na agulha. Pegue de forma que ela apenas não caia. Assim seus problemas acabarão. Muito Obrigada pela sua atenção e carinho, amiga!
      Beijos

      Excluir
  30. oi Sonia
    que lindeza pura
    adoro este crochetar este ponto
    e nem sabia que tina este nome chiqeu
    o croche é uma das viagnes ao mundo imaginario
    esta lindissima
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, escrevi mais obre esse ponto no próximo post. Passe por lá e veja amiga... Eu também adoro crochetá-lo.
      Beijos

      Excluir
  31. Oi Sônia Maria, hoje consegui entrar amiga. Essa manta vai ficar linda e vc me deu uma excelente idéia pois também tenho um estoque de fios, vou ver se consigo fazer como você, tecer alguma coisa sem comprar mais fios !!! Obrigada amiga por sempre ensinar e dar dicas importantes para nós. Beijos !!
    Inez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inez, faça isso amiga! Estou amando tecer essa manta. Muito Obrigada pelo carinho, amiga!
      Beijos

      Excluir
  32. Boa Noite Sônia!Amei a manta.Lindas cores!Bjs

    ResponderExcluir
  33. Muito linda, Sônia Mª, parabéns!!!!!!!

    Abraços,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  34. Linda e bem original .Obrigado por dividir.
    Maysa

    ResponderExcluir
  35. Sônia, td que vem de vc é simplesmente fantástico: talento, verdade, carinho e doação. Obrigada. Bjsssss.

    ResponderExcluir
  36. Olha que show de cores! Vai ficar linda!! Gostei muito deste efeito que deste nas listras! Muito linda que já está ficando! Fico aqui imaginando seu estoque de fios,rsrs coisa boa!!
    Um beijo e obrigado pelas dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia já estou quase terminando e o estoque parece que nem foi mechido, amiga :) Farei outras... Muito Obrigada pelo carinho, amiga!
      Beijos

      Excluir

  37. Como vai, minha querida? eu estou em um dilema, comecei fazer um bolero com a lã verde oliva e agora não encontro, mais da mesma cor pra terminar, pode me dizer onde encontro?
    Aurea Regina
    16 mai (5 dias atrás)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aurea, tente na internet. Procure pelo fio e cor. Se não encontrar, tente no site da fabrica do fio. Talvez eles tenham o controle pra quem vendem e possam te ajudar.
      Bjs

      Excluir
  38. Oi,querida Sônia Maria.Adorei ,aliás como todos os seus trabalhos. Parabéns e que o SENHOR JESUS continue te abençoando.Um beijo no seu coração. Aydee
    17 mai (4 dias atrás)

    ResponderExcluir
  39. Carmosina Teixeira de Paula Pignattiterça-feira, 21 de maio de 2013 às 15:08:00 BRT

    Bela combinação de cores.Gostei muito!
    Carmosina
    16 mai (5 dias atrás)

    ResponderExcluir
  40. Sua colcha está ficando linda, gostei da combinação de cores, com certeza sua neta vai amar! Já copiei a ideia! Abraço
    Penha
    16 mai (5 dias atrás)

    ResponderExcluir

  41. Linda manta, obrigada pela dica, bjos
    Ismenia
    16 mai (5 dias atrás)

    ResponderExcluir

  42. Sonia, como é bom ter uma amiga com tantas qualidades e que passe tantas coisas produtivas,
    Parabéns a vces, que continue sempre com esta cumplicidade.
    Hoje fui em um loja comprar rendas, me deparei com o novelos de lã da circulo, FLORAL, não resisti e comprei dois novelos, pensando em fazer coletinhos para minhas netinhas de 2 e 4 anos inclompletos, comprei na cor rosa porque são apaixonadas por essa cor.
    como ela (lã) é toda de florzinha, não sei como fazer esse coletinho,
    vce tem receitinha paso a passo para este tipo de lã?
    Se já tiver me passe onde encontrar que procuro no site.
    Muito obrigada pela atenção.
    "Dai ao nosso coração sabedoria"
    abraço
    Elisabete
    13 mai (8 dias atrás)

    ResponderExcluir
  43. Oi menina,
    Não sou crocheteira, porém, me mudei para Porto Alegre a pouco tempo e resolvi aproveitar o frio que anda fazendo para tentar fazer uma manta em crochet. Estou escandalizada com a qualidade de seu Blogue e, claro, de seu trabalho. Que carinho menina...
    Vou tentar produzir algo digno de mostrar e te envio uma foto.
    Muito obrigada!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu encantada em saber, amiga! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
    2. Oi menina,
      Acabo de postar umas fotos do início da minha manta no Face. Fui te visitar e não encontrei uma forma de te deixar um recadinho, seguir ou curtir. Como sou "esperta" para essas coisas de Face, depois volto lá e encontro um jeito. Estou atrapalhada agora, amanhã entro no Blogue e faço um post como se deve. Aí volto para te deixar o link, o do Face é este:

      http://www.facebook.com/pages/Cia-Carinho-em-N%C3%B3s/128644947306450?ref=hl

      Beijo grande querida.

      Excluir
    3. Vou lá ver, amiga! Quando postar no blog me avise... Beijos

      Excluir
    4. Oi menina,
      Acabo de postar no Blogue...
      http://carinhoemnos.blogspot.com.br/2013/06/manta-de-crochet.html
      Beijo querida

      Excluir
    5. Oi querida, tudo bem?
      Eu fiz o post lá no Blogue, quando puder, dê uma passadinha por lá.
      Beijo e muito obrigada querida

      http://carinhoemnos.blogspot.com.br/2013/06/manta-de-crochet.html

      Excluir
    6. Fui lá no seu blog e vi o quanto está ficando linda a sua manta. Já anotei aqui nesse post que você a está tecendo. Quando terminar me avise. Quero vê-la apronta. Beijos

      Excluir
    7. Oi menina Sônia,
      Então, sou conhecida como Carinho em Nós mesmo... Por causa do Patchwork, também me chamam de Pano, Paninho ou Pano de Detalhes. Não assino meus posts com meu nome... Até minhas clientes me chamam das formas já citadas, porém, como você é uma querida, e me perguntou, te conto que me chamo Maria, Maria Aparecida.
      Beijo menina Sônia. Cuide-se muito...
      Maria

      Excluir
    8. Muito Obrigada, Maria Aparecida! Eu também tenho Maria no nome. Somos quase xaras :) Coloquei seu nome na anotação que fiz no rodapé desse post. Beijos

      Excluir
  44. Sonia querida!
    Li todas as explicações e quantas dicas, quantas informações ! Você é um presente no nosso meio "crochesistíco". Eu acho que você deveria divulgar o seu trabalho junto a alguma empresa, pois, pra mim, está no nível da Vitória Quintal, que se apresenta pelo Brasil nas lojas e que se apresenta nas telinhas...
    Deus lhe pague! Vou guardar suas dicas para combinar cores e como usar as peças prontas... Parabéns, LINDO TRABALHO !
    Bj.
    Vovó Baísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baisa, você é uma amiga muito querida... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  45. Sônia você é a culpa,rs...culpada por eu ficar louca e tentar fazer um cobertor/manta com restos de lã ...ai,ui meu dedimho indicador,só que me empolguei tanto que acabei fazendo apenas o ponto alto e esquecendo de vir novamente aqui no seu cantinho e olhar esse ponto fantasia,bom fica para um próximo trabalhinho,rs...e uma perguntinha vou postar essa minha obra lá no meu cantinho,a pergunta é posso colocar uma foto do seu balde com a manta e deixar link para o seu blog avisando que tem pap da manta,vou ficar agradecida,mas se não for possível tudo bem,bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sentindo uma culpa muito gostosa... Com certeza você adorou tecê-laa... Tanto é que nem parou, não é mesmo? A dor no dedinho indicador é característica . Quanto a postar a foto do balde e fazer o link, pode sim... Será um prazer... Vou lá ver sua manta e comentar...
      Beijos

      Excluir

  46. Sônia, estou achando muito bonita.Obrigada pelas orientações.Bjs Dinah

    ResponderExcluir
  47. Oi Sonia.
    Adoro o seu trabalho.
    Estou iniciando o crochet e visito sempre seu blog.
    Vc já terminou esta manta? Deve ter ficado linda.
    Uma pergunta este ponto(trabalho todo em ponto alto), na minha opnião, consome muita linha. Isso procede ou não?
    Mais uma coisa como escolha um fio adequado para as colchas e mantas. Queria fazer uma colcha para minha tia, mas não sei qual fio posso utilizar para que a colcha fique bonita mas não fique muito cara. Obrigada. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Flavia! Você me propiciou melhorar meu post. Acrescentei no final desse post a informação de que terminei e postei a manta. Informei também o link de um post que fiz sobre o ponto granny.
      Quanto a gastar mais fios quando tece com Pontos Altos, você esta enganada. Se você tecer um quadrado 10 x 10 cm, pontos altos e outro da mesma medida de Meio Ponto verá que isso não é verdade. Agora se tecer um mesmo quadrado de Croche filé, verá que o quadrado de Pontos Altos Sólidos gastou mais fios... Então depende do ponto que você escolher. Quanto mais rendado menos fio vc gasta.
      A lã que acho mais em conta é a Superbebê da Cisne. Gosto muito dela. É fina se quiser mais grossa use dois fios. Abraço pra vc também. Bjs

      Excluir
  48. Parabéns, muito lindo seus trabalhos, não me canso de olhar, faço crochê há 20 anos, comecei fazendo como terapia para largar o cigarro, e desde então faço até hoje, gosto muito, parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gosta dos meus trabalhos! Estou muito feliz por isso... Muito Obrigada pela sua atenção e carinho! Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

LINKS DE CROCHÊ e COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS.

Olá, amiga (o)! São dois ,  os assuntos de hoje: 1. DICAS DE COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS   e 2. LINK DE UM SITE AMERICANO que tem, inclusive, tabela de pontos com suas descrições. 3. LINK PONTOS RUSSOS / INGLES. ASSUNTO 1: DICAS DE COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS. De nada adianta encontrar receitas de crochê em inglês sem saber traduzi-las. Se você tem essa dificuldade, com as minhas dicas abaixo, você vai ver que os seus problemas acabaram. É tudo muito simples!  Você faz uma parte e o Tradutor do Google faz o restante.  Para traduzir textos  use o  GOOGLE    . Copie o texto e cole na caixa de"texto original"  da  página do Google.    No texto que você colou, onde tiver uma abreviação  de ponto de crochet em Inglês ( ou qualquer outra língua) já traduza, você mesma,  o nome dele para o Português . O Google não traduz termos técnicos... Em seguida escolha o idioma e click em Traduzir.