19 março 2013

BOLSA DE CROCHE INFANTIL SQUARE GRANNY

Olá, amiga(o)!

Hoje quero te mostrar essa simples BOLSA DE CROCHÊ INFANTIL que teci para Isabela, nos dias que ela esteve aqui conosco. Os 2 Quadradinhos de Crochê (crochet square) eu já os tinha... Apenas os emendei... A seguir, teci, para o tampo, o início de um Xale de Crochê. Depois foi só tecer uma alça, também muito simples.

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Linha Anne, 100% algodão mercerizado, da Circulo;
  • Agulha para Crochê 2,00 mm;
  • Agulha de Tapeceiro e 
  • Tesourinha, para o arremate.
PASSO-A-PASSO:
  • Teça 2 Quadradinhos de Crochê (Crochet Square Granny).

  • Depois dos quadradinhos prontos emende-os, da seguinte forma:

    • Teça 3 Correntinhas (corr);
    • Retire a agulha da alça do crochê; 
    • Passe a Agulha sob a  Correntinha (corr) do intervalo, que fica entre os bloquinhos de 3 pontos;
    • Insira a agulha na a alça novamente e 
    • Volte com a agulha passando por baixo da Correntinha (corr). 
    • Teça 1 Ponto Baixo (pb) sobre a Correntinha (corr) do intervalo.
      Veja o gráfico sobre foto que fiz para te mostrar como se faz... Clique na foto para ampliá-la... 

  • Depois disso teça a TAMPA DA BOLSA, que nada mais é do que o início de um lindo xale  (Shawl). 

    • Sua receita gratuita e gráfico você pode ver, no site da LION BRAND, intitulado como SOUTH BAY SHAWLETTE. Seguindo o link  http://www.lionbrand.com/patterns/90489AD.html
    • Você pode encontrar também no RAVELRY um xale muito parecido com esse. Varias pessoas o teceram diminuindo apenas a quantidade de pontos altos nos intervalos e também a quantidade de correntinhas. A esse outro xale deram o nome de Elise Shawl. Dessa nova forma ele ficou mais fluido...  Não sei quem o criou primeiro deles. Como eu queria uma tampa como os pontos mais fechados, teci o da Lion Brand.

  • PASSO-A-PASSO ESCRITO DA TAMPA:
    • 1ª CARREIRA (Ida): 
      • Teça 7 Correntinhas (corr)  +
      • 1 Ponto Alto (pa) na 1ª Correntinha (corr);
      • 3 Correntinhas (corr) +
      • 1 Ponto Alto pegando também na 1ª Correntinha (corr).
    •  2ª CARREIRA(Volta):
      • Gire o trabalho e teça:
        • 3 Correntinhas (corr) +
        • 7 Correntinhas (corr)  sobre as 3 Correntinhas (corr)  do intervalo +
        • Ponto Alto (pa) sobre o Ponto alto da carreira anterior +
        • 7 Correntinhas (corr)  sobre as 3 Correntinhas (corr)  do próximo intervalo +
        • Ponto Alto (pa) sobre a 4ª Correntinha (corr) da carreira anterior.
    • 3ª CARREIRA (Ida): 
      • Gire o trabalho e teça:
        • Correntinhas (corr) + 1 Ponto Alto (pa) sobre o 1º Ponto alto+
        •  Correntinhas (corr) +
        • 1 Ponto Alto (pa) sobre o 4º Ponto Alto (pa) +
        • 1 Ponto Alto (pa) sobre o 5º Ponto Alto (pa) +
        • 1 Ponto Alto (pa) sobre o 6º Ponto Alto (pa) +
        • 1  Correntinha (corr) + 
        • 1 Ponto Alto (pa) sobre o 9º Ponto Alto (pa) +
        • 3  Correntinhas (corr) +
        • 1 Ponto Alto (pa) também sobre o 9º Ponto Alto (pa) +
        • 3  Correntinhas (corr) +
        • 1 Ponto Alto (pa) também sobre o 9º Ponto Alto (pa). 
        • Pule 2 Pontos Altos (pa).
        • No próximo teça:
          • 1 Ponto Alto (pa)  +
          • 1 Ponto Alto (pa) no seguinte +
          • 1 Ponto alto (pa) no próximo +
        • 1  Correntinha (corr) + 
        • No ultimo ponto (3 corr), teça:
          • 1 Ponto Alto (pa)  +
          • 3 Correntinhas (corr) +
          • 1 Ponto Alto (pa).  
    • 4ª CARREIRA:
      • 3 Correntinhas (corr) +
      • 7 Pontos Altos (pa), sobre as 3 Correntinhas do espaço +
      • 1  Correntinha (corr) +
      • 1 Ponto Alto sobre o 2º pa do bloco de 3 pa +
      • 1  Correntinha (corr) +
      • 7 Pontos Altos (pa), sobre as 3 Correntinhas do próximo espaço +
      • 1 Ponto Alto (pa) sobre o pa +
      • 7 Pontos Altos (pa), sobre as 3 Correntinhas do próximo espaço +
      • 1  Correntinha (corr) +
      • 1 Ponto Alto sobre o 2º pa do próximo bloco de 3 pa +
      • 1  Correntinha (corr) +
      • 7 Pontos Altos (pa), sobre as 3 Correntinhas do próximo espaço +
      • Ponto Alto (pa) sobre o ultimo pa.
    • 5ª a 8ª CARREIRAS:
      • Repita os mesmos procedimentos das carreiras anteriores... 
4. FINAL:
  • Teça um fio de Correntinhas (corr) do tamanho que você queira que fique a Alça da Bolsa
  • Depois disso, volte tecendo Pontos Baixíssimos (pbx) sobre o fio de  Correntinha (corr).
  • Com a agulha de tapeceiro, costure, com pontos sumidos, a alça nas laterais da bolsa.
  • Está pronta sua bolsinha. Se quiser você pode forrá-la.
  • Não coloquei botão, porque a Isabela ainda não completou 3 anos, e um botão seria muito perigoso. Peças menores que o diâmetro do canudo de papel, que é base para o rolo de papel higiênico, não é recomendado para crianças menores de 3 anos. 
Devido a diversidade de tipos de pontos, achei que ela ficou muito rebuscada. O ponto Granny colorido, sob a tampa da bolsa em Ponto Fantasia carregou um pouco, você não acha?  Prefiro as peças mais clean. 

Ela ficaria bem melhor se o corpo da bolsa fosse tecido em Pontos Altos (pa), Meio Pontos Altos (mpa), Pontos Baixos (px) ou no mínimo sem essa quantidade de  cores... 

Podemos e devemos brincar com as cores e também com os pontos, no entanto de uma forma que um não brigue com o outro.   

Eu a teci ciente e consciente de que não ficaria bem. No entanto os quadradinhos já estavam prontos e eu com pressa de agradar a Isabela. Por isso , não tive duvidas em aproveitá-los. 

Pensei algumas vezes antes de postar essa bolsa... Resolvi publicá-la para que fique apenas a ideia da bolsa...  O que mais importa é que a Isabela  amou essa bolsinha... Ela adora bolsinhas :) 

Amiga, abaixo algumas sugestões de matérias interessantes para quem é iniciante na arte de tecer o crochê. Lá contem vídeos bastante esclarecedores:

TECEU UMA BOLSA INSPIRADA NESSA:

BONS CROCHÊS!

78 comentários:

  1. Sencilla y muy fina. Me gusta mucho como a quedado.

    Un saludito!!

    ResponderExcluir
  2. C'est jolie merçi des explication bonne journée Marie-Claire (Belgique)

    ResponderExcluir
  3. De simple bolsa nada, una bolsa preciosa y finísima, ya he guardado la foto por si alguien la quiere,je,je

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, amiga!
    Que mais linda e delicada esta bolsinha! Adorei!!!
    Imagino sua princesinha desfilando com ela por aí. Um luxo!
    Beijinhos,

    1. Ela adorou a bolsinha, Cris! Muito Obrigada pelo carinho!
      Beijos

      Excluir
  5. Ficou uma graça a bolsinha! Quem é mestra sempre é... Um abraço!

    Lígia

    ResponderExcluir
  6. Hola Sonia!!!
    Hermosa tu bolsita de grannys , muchas gracias por visitar mi blog y dejarme tus comentarios, ayer fue imposible responder por correo tu visita, te dejo un beso enorme y nos seguimos leyendo ♥♥♥

    ResponderExcluir
  7. adorei esta bolsinha minha amiga e vou fazer para minha neta pois como a sua tb adora bolsa ,desde ja agradeço sua aulinha para nos bjs e que DEUS te abençoe muita e sua princesinha tb bjs♥

    zilda regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda Regina, que bom que você vai tecê-la! Sua netinha vai adorar com certeza... Quando terminar, se possível, me mande foto ou link de onde você postou. Vou adorar vê-la e anotar aqui no blog que você a teceu inspirada nessa.
      Beijos

      Excluir
  8. Amiga, a bolsa da sua princesa, é uma ternura.
    Como sempe e mais uma vez, um obrigada do coração por sempre nos presentear, com trabalhos e ideias maravilhosos

    ResponderExcluir
  9. Olá Sônia, boa tarde!
    Como sempre seus trabalhos são encantadores.
    Aproveito a oportunidade para falar que não sei por qual motivo e nem por quem tive uma postagem que fazia referência ao ponto baixo dobrado, de sua criação, denunciado. Na referida postagem eu mostrava um pegador de panelas que fiz, a partir do seu ponto, inclusive dizia isso na postagem e indicava o link do seu blog. Fiquei surpresa com o ocorrido, mas como fujo de problemas deste tipo, achei por bem excluir a postagem. Tenho certeza que tal denúncia não partiu de você, mas estou relatando o fato pois achei muito estranho. Com minha admiração,deixo um abraço e um Feliz Dia do Artesão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa com certeza não fui eu quem te denunciou...
      Minhas atitudes são ao contrário do que você disse: Eu adoro quando alguém tece algo que fiz e até peço que me avisem para que eu possa anotar aqui no blog que teceram e fazer link para o blog delas. O que não autorizo é postarem gráficos, passo-a-passo e posts completos meus... Inclusive já denunciei uns poucos blogs que não atenderam ao meu pedido para retirar a matéria. O que não é o seu caso.
      Vale esclarecer aqui que o ponto baixo dobrado não é de minha autoria. No primeiro post que fiz, citei o nome e link da pessoa que o postou. Conheci esse modelo de ponto ( HELENA'S POTHOLDER ) no site http://web.archive.org/web/20010424061938/www.spotfans.com/unplugged/spotfans/archives/980113/Cheryl/potholder.html . Sua autora é Cheril. Ela diz que esse ponto é desconhecido. Diz também que ela nunca o viu em nenhuma receita , revista ou livro de crochê. Diz ainda que ficaria muito triste se ele desaparecesse, por isso o dividiu conosco e eu estou aqui fazendo a minha parte para divulgá-lo. Ela pede apenas um link e que cite seu nome. Ela, como várias de nós, também aprendeu crochê com sua mãe e sua avó. Dentre os pontos aprendidos está esse ponto lindo. Ela fez um Pegador de panelas intitulado HELENA'S POTHOLDER, lindo. O nome Helena é uma homenagem que faz a uma amiga de sua avó. Que se entendi bem foi a que ensinou o ponto a família.
      Procure saber direitinho o que aconteceu. O Google ou o blogger não te informou de onde partiu a denuncia?
      Procurando pelo post do POTHOLDER, encontrei no blog http://blogs.thetucker.com/knit/2010/08/15/the-best-crocheted-potholder/ um comentário que diz que a tércnica para tecer esse ponto é muito antiga e conhecida. Que esse ponto ou técnica é conhecido por vários nomes, o mais antigo já encontrado é o ponto favo de mel, a partir do início de 1900. Outros nomes são ponto de Helena Potholder, o ponto dobro de espessura, o ponto da Sibéria, o Waffle Weave e crochê térmica.
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Sônia... tentei descobrir pelo link que o blogger me encaminhou na mensagem, mas não tive sucesso, diz que a página está suspensa... enfim, como disse anteriormente eu tinha certeza que não tinha partido de você, só resolvi falar pois sabia que você tinha um link para mostrar o trabalho e agora como eu exclui a postagem, ele não existe mais. Bjins e obrigada pelo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa Agrello, sinto muito pelo que ocorreu. Vou excluir seu link com pesar. Muito Obrigada, por me avisar... Beijos

      Excluir
  11. Oi Sônia!
    Uma graça esta bolsinha! Um amor!
    Trago notícias da manta da Nicole, hehe, ela já está usando!! Aqui o outono chegou com tudo!!! Já deixei recadinhos no seu blog mas descobri a uns dias que meu Mozzilla está com problemas e não publica mesmo, tenho sempre que entrar com outro navegador.
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a Nicole já está usando a manta Márcia! Acredito que ela vai poder usá-la pelo menos por uns 3 outonos e invernos, pelo tamanho que a teci...
      Que pena que perdi seus comentários. Eu já desisti de outros navegadores. Uso apenas o Google Chrome. Pra mim ele é o melhor... Aliás, se não me falha a memória, me recordo que foi você que me sugeriu usá-lo, não foi?
      Beijos

      Excluir
    2. Oi Sônia, foi sim, eu acho o Google Chrome o melhor até agora! Tenho muitos favoritos e pastinhas no mozilla, por isso ainda uso, mas uma hora tenho que ter mais tempo para transferir para o chrome. Acho até que dá para ser automático, não sei direito, mas uma hora largo de vez o Mozilla, hehe.
      Bom, estes seus vídeos da postagem são ótimos!!!
      Um beijo!!!

      Excluir
  12. Sônia, como sempre nos surpreendendo com criações lindas. Muito charmosa a bolsa da Srtª Isabela e como as cores escolhidas ficaram harmoniosas.
    Que Jesus abençoe e guarde você e toda sua linda família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Terezinha! Muito Obrigada pelo carinho, amiga... Fique com Deus você e sua família também.
      Beijos

      Excluir
  13. Sonia, Boa tarde
    Como sempre seus trabalhos são muito caprichosos. Independente da cor, feitio ou tipo de linha suas criações são de bom gosto e interessantes, são inspirações para mues trabalhos.
    Abraços
    Rosely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gosta dos meus trabalhos, Rosely! Te agradeço de coração seu carinho...
      Beijos

      Excluir
  14. Boa noite Sônia .... a bolsa ficou linda amiga, não achei rebuscada, gostei muito. Eu evito tecer c/ muitas cores por causa da emenda, preciso vir mais vezes aqui, sei que tem postagens ensinando quase tudo ah eu diria tudo..Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo carinho e atenção, Inez querida! Fique a vontade para ver as matérias. Foi bom você tocar nesse assunto. Vou adicionar um link nesse post. Beijos

      Excluir
  15. Boa noite Sônia, linda a bolsa !! Não achei rebuscada, gostei muito !! Se minhas netas virem estou perdida amiga, são quatro !! Evito tecer com várias cores por causa da emenda, mas sei que aqui vc ensina emendar, vc ensina tudo aqui amiga, aprendi muita coisa com voce, obrigada !! Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inez, atualizei o post colocando vários links de como trabalhar com fios de varias cores. Depois veja ok? Assim fica mais fácil pra você. Beijos

      Excluir
  16. Oi, amei a bolsa, mas tenho uma dúvida, que tipo de câmera fotográfica, tu usas, as fotos estão sempre lindas, tens alguma dica, sempre me atrapalho nas fotos mesmo com uma máquina de captura inteligente,beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta eu uso a câmera fotográfica semi-profissional NEX-5N da SONY. Eu estou gostando muito. Minha filha a comprou nos Estados Unidos pra mim. Na época, eu quis comprar uma lente mais potente mas fui informada na Sony de Brasília que essa não vem pro Brasil. Esse é um ponto negativo dela.
      Beijos

      Excluir
  17. Olá Sônia passei para te fazer uma visita, amei essa bolsa maravilhosa, como tudo que você faz não é mesmo, parabéns, bom faço um convite venha me visitar, bjus querida tenha uma boa noite e uma ótima quinta feira.
    http://crochesartesanatosvanda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelo convite, Vanda! Irei sim te fazer uma visita. Beijos e muito obrigada pela atenção.

      Excluir
  18. ola amiga voltei tem muita coisa bonita,linda que eu ainda não vi,vou ver agora.Licença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade, Rose Mari! E seja muito bem-vinda! Beijos

      Excluir
  19. Obrigada por ter ido no meu blog e ter virado seguidora - é uma honra! Saiba que o teu blog é o sonho de consumo do meu, tudo o que você faz é tão lindo, o blog é tão claro, bem explicado, chique demais. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, pra mim também é uma honra ter você como amiga e seguidora. Beijos

      Excluir
  20. Linda a bolsinha, amei. Obrigada por compartilhares estes trabalhos tão delicados. Beijos e mil abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose Mary, muito obrigada pela atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  21. Oi Sonia obrigada pela visita e comentario vindos de voce me deixam extremamente lisonjeada!!!
    Como sempre seus trabalhos lindissimos e seus pontinhos perfeitos adorei a bolsinha e obrigada por sempre compartilhar conosco.
    bjus

    ResponderExcluir
  22. Muito fofa! Usei o modelo da tampa pra bolsinha que fiz ^^

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucy, sua bolsinha ficou linda! Anotei aqui que você a teceu e fiz link para o seu blog. Beijos

      Excluir
  23. OI Sônia Maria
    Também achei muito boa, pois ela é super leve.Amo visitar sua página, pois éstou sempre aprendendo.
    bjs
    Bom domingo muito

    ResponderExcluir
  24. Oi Amiga...tudo bem ficou linda esta bolsinha um charme só...bjs e otimo domingo

    ResponderExcluir
  25. Oi sonia tudo bem...passando pra dar um a olhadinha e dar parabéns pelos trabalhos amiga,ficou linda essa bolsinha...
    otimo domingo pra vc bjs

    ResponderExcluir
  26. Muchas gracias por tu visita a mi blog, saludos desde México.

    ResponderExcluir
  27. Olá Sônia, como vai??

    Olha.. fiz uma encomenda com a sua ajuda.. ;))
    Dei uma passadinha rápida em seu blog e consegui fazer minha encomenda rapidinho...
    Dá uma olhadinha no meu blog e veja se gostou tá?
    http://marcinha.goering.com.br/2013/03/crucifixos-de-croche-encomenda-concluida.html

    Beijão e obrigada por ser essa pessoa maravilhosa que é..
    Marcinha

    ResponderExcluir
  28. Oi Sônia, linda a bolsinha para a princesa. Um beijinho para ela. Aproveito para lhe desejar uma Feliz Ressurreição com Cristo na esperança de uma vida menos corrida... Abração carinhoso da Wal

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Wal, muito obrigada e um feliz Pascoa pra você e sua família também! Darei sim, o seu beijo na Isabela. Muito obrigada pelo carinho! Beijos

      Excluir
  29. Olá minha querida vim te visitar e
    acabei ficando gostei daqui, o crochê
    é maravilhoso parabenizo quem sabe
    fazer eu nunca consegui aprender, e a
    bolsinha está divina elogios pra vc
    Deixo um abraço com carinho
    Rita

    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Rita! Estou muito feliz por saber... Beijos

      Excluir
  30. Como sempre muito bem detalhado. Impossível não conseguir fazer. Obrigada Sonia. Seu blog se tornou minha bíblia do crochê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber, Carla! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

      Excluir
  31. Ahhh tomei a liberdade de postar seu link no Meu Cantinho... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada por me avisar, Carla! Estou feliz em saber que você compartilhou meu post.
      Beijos

      Excluir
  32. UMA GRAÇA!
    VOU FAZER UMA PARA A MINHA NETA!

    BJS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou e vai tecê-lo... Se o postar em alguma de suas paginas, me mande o link, Ok? Vou adorar ver o seu e anotar aqui no blog que você o teceu. Beijos

      Excluir
  33. Solange Vieira Santos Mangelliquinta-feira, 4 de abril de 2013 20:38:00 BRT

    Solange Vieira Santos Mangelli, via Gmail: 1 abr (3 dias atrás) para mim

    Sônia
    É um prazer ver seus trabalhos, cada um mais lindo q o outro,Vc tem mãos de fada, parabéns.
    Minha filha vai casar em fevereiro e queria muito dar de presente a ela e as amigas no dia do casamento ( final de festa ) estas lindas sapatilha de croche que sua mãe fez, é muito linda, eu já fiz vários sapatinhos como do bebê, só q adulto, mas não é isso q quero, a sapatilha vai ficar linda, um pouco mais decotada e com solado tipo ( chinelo de pantufa ) como de bailarina o enfeite eu colocaria só pra ter um toque meu, mesmo q pequeno. Gostaria de saber preço, tempo de confecção, pois teria que ser 100 pares. Ou se pode indicar outra pessoa, amiga sua. Desde já agradeço a atenção e carinho. Aguardo anciosa e resposta.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que você gosta dos meus trabalhos, Solange! Amiga, sinto dizer que não faço crochê para venda... Sempre indico a Professora Elaine, do blog www.elainecroche.blogspot.com Com certeza ela fará nas cores, fios e modelo que você escolher. Ela é responsável e sempre cumpre com os prazos combinados. Beijos

      Excluir
  34. Idelnice oliveira, via Gmail, 1 abr (3 dias atrás), para mim.

    Ola menina boa tarde sera que vc pode me mandar una gráficos de caminho de mesa se puder.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  35. Ana Regina Magnus, disse via Gmail em 25 de mar:quarta-feira, 3 de julho de 2013 10:55:00 BRT

    Muito linda! A Isabela deve ter ficado orgulhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, ela realmente gostou muito da bolsinha...
      Muito Obrigada pelo carinho e atenção, amiga!
      Beijos

      Excluir
  36. Ismenia Bonizzi Busatto, disse via Gmail em 21 de mar:quarta-feira, 3 de julho de 2013 10:57:00 BRT

    Boa tarde!!!
    Obrigada pela sua atenção
    Adorei
    bjos
    Ismenia

    ResponderExcluir
  37. Ana Andrade, disse via Gmail em 20 de mar:quarta-feira, 3 de julho de 2013 10:59:00 BRT

    Adorei, sua bolsinha.
    Beijinho grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Andrade, muito obrigada pela atenção e carinho!