COMO TECER O PONTO ALTO EM RELEVO

Olá, amiga(o)!

Se você é iniciante no CROCHÊ e ainda não sabe como fazer um PONTO ALTO EM RELEVO e um PONTO BAIXO EM RELEVO, venha comigo que vou te mostra o quanto é simples tecê-los...

PONTO ALTO EM RELEVO, e os demais, podem ser tecidos de duas formas:

1 - Pegando o ponto pela frente:  

2 - Pegando o ponto por trás: 

1 - PASSO-A-PASSO DE COMO TECER O PONTO ALTO EM RELEVO PEGANDO PELA FRENTE

1º PASSO:
1 - Lace a linha;
2 - Insira a agulha entre os dois pontos da Carreira anterior;
3 - Passe-a por baixo do ponto e pegue a linha. 
4 Sua agulha ficará com 3 pontos, como pode ser visto na próxima foto. 

2º PASSO:
1 - Lace a linha novamente;
2 - Solte 2 dos 3 pontos que estão na agulha.
3 - Sua agulha ficará  com 2 pontos,como pode ser visto na próxima foto.

3º PASSO:
1 - Lace a linha novamente e solte os 2 pontos restantes da agulha.

Assim ficará o seu Ponto Alto em Relevo Pegando pela Frente...

2 - PASSO-A-PASSO DE COMO TECER O PONTO ALTO EM RELEVO PEGANDO POR TRÁS OU PELO AVESSO

1º PASSO:
1 - Lace a linha; 
2 - Por trás, insira a agulha entre os dois pontos da Carreira anterior;
3 - Passe-a por trás do ponto e pesque a linha. 
4 - Sua agulha ficará com 3 pontos, como pode ser visto na próxima foto. 
2º PASSO:
1 - Lace a linha novamente;
2 - Solte 2 dos 3 pontos que estão na agulha. 
3 - Sua agulha ficará  com 2 pontos,como pode ser visto na próxima foto.
3º PASSO:
1 - Lace a linha novamente e solte os 2 pontos restantes da agulha.

Assim ficará o seu Ponto Alto em Relevo Pegando por trás ou pelo avesso, visto pelo lado que ele foi tecido... 
A seguir foto com as duas formas de tecê-lo com PAP. Clique na foto para ampliá-la...

Agora que você já sabe como tecer o Ponto Alto em Relevo (par), saiba que usando essa mesma técnica, você pode tecer também: 

Os Pontos Baixos (pb), os Meio Pontos Altos (mpa), os Pontos Alongados, os Dentados, os Duplos, os Triplos, os Quádruplos, os Quíntuplos... Enfim, uma variedade de pontos.

É com a técnica dos PONTOS EM RELEVO que tecemos o PONTO BARRA NO CROCHÊ. Ele pode ser tecido com qualquer um dos Pontos Básicos do Crochê. A seguir você verá o Ponto Barra tecido com Pontos Baixos e também com Pontos Altos:

PONTO BARRA TECIDO COM O PONTO ALTO EM RELEVO: 

Veja também COMO TECER PONTO BARRA COM O PONTO BAIXO EM RELEVO: 
Para essa próxima barra teci Pontos Baixos em Relevo intercalados por Pontos Baixos. Veja como ficou delicada! Esse post veja .

Para se tecer o Ponto Baixo em Relevo muda-se apenas o ponto básico, a técnica é a mesma, como já te disse antes, confira!

Outras peças tecidas com Pontos em Relevo:

GOLINHA DE CROCHÊ NO PONTO BARRA: Nessa peça fui tecendo um Ponto Alto (pa) e um Ponto Alto em Relevo (par);
SUPORTE PARA LINHAS, onde uma CAPA DE CROCHÊ cobre uma GARRAFA PET:  
Nessa peça teci o PONTO DE CROCHÊ CESTARIA OU PONTO VIME, utilizando para isso também a técnica do Ponto em Relevo (par). Dessa vez 3 pontos tecidos pegando por cima  e logo em seguida 3 pontos pegando por baixo, ou pelo avesso. Alternando sempre em todas as carreiras... Assim vai se forma esse ponto fantasia lindo. 
Na GOLINHA DE CROCHE CASTOR a seguir eu também usei o Ponto em Relevo para tecer listras.

Na GOLINHA DE CROCHE PONTA ABACAXI, foto a seguir, também temos listras em relevo.

No GORRO DE CROCHÊ com barra em forma de leques separados por pontos relevos...
 BONS CROCHÉS!

Abraços com carinho,

Sônia Maria
Falando de Crochet

Comentários

  1. I like all.But, the blue one is very cute.Loves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, esta é a percepção selectiva :)
      Sonia, acho que porque você pode aprender Português, para que eu possa falar com você se você pudesse fazer lá, e você aprende a me crochê! abraços para você!

      Excluir
    2. Sonia, the post before this, I want to say 'thanks to you I will learn Portuguese':)But now I think I couldn't say correct, sorry.But really want to learn Portuguese and Spanish.Lots of love lovely dear lady.

      Excluir
  2. Oi
    Sônia Maria
    Depois de uma explicação dessa, não tem como não aprender, eu que sempre tive dúvidas, valeu muito!!
    Obrigada por compartilhar conosco!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ohhhhh Sonia muito obrigada....gracias!!!!!!

    Todo esta bien explicado y lindo!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga,
    Suas golinhas são lindas, perfeitas!
    Marie

    ResponderExcluir
  5. Olá Sonia,
    Muito obrigada pelas explicações!
    Parabéns pelo dia do artesão!
    Beijos,
    Carla.
    http://www.criandoartescarla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei! A explicação ta fantástica!
    Obrigada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. sonia maria
      como sempre maravilhosa
      vc tem muita didatica
      que deus sempre te proteja

      Excluir
    2. sonia maria
      como sempre aseus ensinamantos sao maravilhosos
      vc tem muita didadica
      que deus te proteja

      Excluir
    3. Amém, amiga!
      E muito obrigada pela atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  8. obrigada pelas explicações ,vç é muito generosa bjosssss.

    ResponderExcluir
  9. Olá Sônia!!!

    Que explicação maravilhosa!!!!

    Heeeeeeeeeeeee......Feliz Dia do Artesão!!!

    Bjks

    Sonia

    ResponderExcluir
  10. Sua explicação foi ótima !! Já vou indicar para minhas amigas

    ResponderExcluir
  11. Gracias Sonia por tus explicaciones!!!
    un beso ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá, Sonia, amei tudo mas, essas golinhas,que fofas! Você não existe, Deus a abençoe. Bjssssss.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sonia, amei tudo mas, essas golinhas,que fofas! Você não existe, Deus a abençoe. Bjssssss.

    ResponderExcluir
  14. Sonia, como sempre seus trabalhos são sensacionais e sua boa-vontade em transmitir seus conhecimentos é fantástica. Obrigada e sucesso, sempre.

    ResponderExcluir
  15. Sonia, como sempre seus trabalhos são sensacionais e sua boa-vontade em transmitir seus conhecimentos é fantástica. Obrigada e sucesso, sempre.

    ResponderExcluir
  16. Sonia, como sempre seus trabalhos são sensacionais e sua boa-vontade em transmitir seus conhecimentos é fantástica. Obrigada e sucesso, sempre. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Merci Sônia Maria, pour tous tes pas à pas qui explique super bien. J'ai beaucoup appris juste à regarder tes shémas.

    KimGala

    ResponderExcluir
  18. Valeu a dica! Já fiz alguns trabalhos com este ponto, mas é sempre bom se aperfeiçoar mais um pouco. Beijos Sônia!

    ResponderExcluir
  19. Hola sonia, felicidades sus trabajos son muy hermoso. Bendisiones

    ResponderExcluir
  20. Olá Sonia , estou te seguindo a pouco tempo. Seus trabalhos são maravilhosos e suas explicações excelentes. Faço um pouquinho de croche mas não sei interpretar receitas por gráficos pois não sei o nome dos pontos e com esta sua postagem muito me esclareceu. Obrigada, receba o meu carinho e reconhecimento pelo lindo gesto de doação que encontramos em seu blog.Elenice

    ResponderExcluir
  21. PAULA
    Suas postagens são maravilhosas, uma mais bonita que outra. Sem falhar que são sempre inovadoras. Obrigada sinceramente por tudo. Que Deus te proteja muitoooooo!.
    Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Paula! Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  22. Olá Sônia! Estou simplesmente encantada com seu blog!!!
    Eu aprendi a fazer crochê aos 6 anos de idade com minha irmã, que fazia coisas lindas. Mas fazia alguma coisinha pra mim sem muita frequência. Eis que 24 anos depois fico grávida de uma menina, e com o auxílio da internet me apaixono loucamente pelo crochê e vivo fazendo casaquinhos, sapatinhos, mantas, etc.
    Não sei como não te encontrei antes rsrs!!!
    Muitíssimo obrigada por compartilhar dicas tão preciosas para um bom acabamento dos trabalhos (coisa que eu não sei fazer muito bem ainda)!
    Que Deus te ilumine sempre!
    Um abraço
    Karole

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que agora nos encontramos, Karole! Estou feliz em saber da sua paixão pelo crochê e pelas roupinhas de bebê.
      Muito Obrigada, pela sua amizade, atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  23. OLA SÔNIA!
    ADMIRO A PESSOA QUE VOCE É, VIVENDO SEMPRE A GRANDE MATEMÁTICA DE DEUS:

    ResponderExcluir
  24. Oi Sônia!
    Tudo bem minha amiga!
    Vim matar a saudade!
    tem muito tempo que não venho aqui e me culpo por isto!!!
    seus trabalhos são fantástcos, suas aulas nem se fala, vc é tudo de bom amiga!

    parabéns pelos blogs e parabéns pela sua gentileza de sempre!!!

    Obrigada amiga!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, tem tempo mesmo, amiga! Estava com saudades de você... Muito obrigada pela sua atenção e carinho!
      Beijos

      Excluir
  25. Olá Sonia , estou te seguindo ha pouco tempo,mais já sou sua fã. Que delicadeza, você tem um dom especial, para fazer e para dar. Seus trabalhos são maravilhosos e suas explicações excelentes. Faço um pouco de croche, aprendi os primeiros passos ainda menina, e muitos anos depois, me vejo apaixonada por naperons, paninhos de pratos,e fico imaginando como você tem paciência para fazer esses lindos trabalhos. Fico muito feliz, quando eu abro meu email e vejo algo vindo de você.Deus te abençoi e te proteja.Um grande abraço.

    1. Amém, Luiza Elena!
      Estou feliz por saber... Muito Obrigada, pela atenção e carinho!
      Beijos no seu coração

      Excluir
  26. Sônia boa noite que Deus posso abençoa-la constantemente lhe dando sabedoria e perfeição, comosempre têm lhe dado obrigada pela explicação.

    Um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  27. Sônia, passando para agradecer tudo que posta para nós, fico admirada e ENCANTADA. Você faz com que cada dia mais goste de tecer pois nos facilita muito com seus trabalhos. OBRIGADA menina que colha lindas semente que sempre esta semeando em seu blog, beijosssssssssss <3 <3 <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Vânia Montes! Estou muito feliz por saber... Muito Obrigada por me dar esse retorno, amiga!
      Beijos

      Excluir
  28. Olá Sônia, em primeiro lugar gostaria de dizer que você é uma pessoa abençoada por dividir tudo isso conosco, muito obrigada. São trabalhos lindos. E também gostaria de tirar uma dúvida que estou em um casaquinho de crochet que gostaria de fazer para minha filha, posso te mandar a foto? meu email dandanstore@hotmail.com. Grata Rosiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosiane, muito obrigada pelo seu carinho! Pode sim me mandar a foto e a duvida que tentarei te ajudar. Beijos