07 outubro 2010

PONTO ALTO ALONGADO COM VÍDEO E GRÁFICO - PONTO DA MANTA ISABELA

VÍDEO E GRÁFICO DO PONTO ALTO ALONGADO OU PONTO ALTO EXTENDIDO...

Atualizando...

Olá, amiga!

Algumas leitoras têm me perguntado se esse ponto é igual ao ponto que pega na carreira anterior... Esse ponto alto é o PONTO ALTO ALONGADO por uma correntinha na sua base... O outro se chama PONTO ALTO DENTADO.  

ATENÇÃO!

O PONTO ALTO ALONGADO é diferente do PONTO ALTO DENTADO

Olá, amiga (o)!

Você se lembra do PONTO ALTO ALONGADO (paa)?

Eu o ví pela primeira vez no blog da nossa querida amiga Nélia, o MAGIA DO CROCHET. Com Nélia também aprendi a tecê-lo... Me apaixonei pelo seu efeito.

Depois que postei essa manta, recebi vários questionamentos de como fazer o PONTO ALTO ALONGADO... Devido a minha correria não tive como responder de pronto às amigas. Hoje tomei coragem e fiz um vídeo e o gráfico da manta.

O PONTO ALTO ALONGADO (paa) é também conhecido como PONTO ALTO EXTENDIDO.

Essa manta é tecida com uma carreira de ponto alto alongado e outra de ponto baixo...

Observe que no gráfico o Ponto Alto alongado aparece com uma bolinha na base. Essa bolinha representa o Ponto Corrente (corr) que  alonga e diferencia o Ponto Alongado do Ponto Alto (pa).

Com ele teci:
  1. O 1º post dessa Manta veja no link a seguir: http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/08/manta-de-croche-para-bebe-crochet-baby.html 
  2. Fiz um sapatinho de croche  lindo... Se quiser ver todo post acesse o link a seguir:  http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/05/sapatinho-de-croche-para-bebe-crochet.html 
  3. Fiz também um colete de croche lindo ...  Para ver sua matéria completa click no link a seguir: http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/05/colete-de-croche-para-bebe.html   .
  4. E também o gorro de croche a seguir... Que  pode ser visto no http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/07/gorro-de-croche-para-bebe-ponto-alto.html .
BONS CROCHETS! 

65 comentários:

  1. Olá querida amiga Sônia,estou encantada com a sua netinha é muito linda! mas tenho o coração partido de tanta tristeza perdi no dia 03 recente minha filha querida que me deu tres lindos netos num acidente de carro brutal,estou tentando me reerguer pelo choque...mas eu sei que a vida continua e que meus netos precisam de mim; vou orando e pedindo a Deus que me dê consolo para aliviar meu coração.Bjos e Deus abençoe a Isabela e toda a família.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sonia Maria, passei para dizer que te gosto muito, mas ao ver foto de sua netinha, ohhhhhh
    que coisa mais lindaaaaaaaa. Que o SR a abençoe.
    Abraço apertado da amiga
    Elizabeth

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei saber o nome deste ponto. Eu ja fazia , mas tinha como nome Falso ponto alto duplo, que foi minha mãe que me ensinou.Parabens pela sua netinha . Um bjo e muito obrigado pelas dicas . Adoro seu blog

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia!!!

    Olá Sônia td bem? espero que sim..pois bem adorei o vídeo que vc fez ensinando esse ponto (PONTO ALTO ALONGADO)do crochê p/ nós blogueiras, pois ficou excelente ñ tem como ñ saber fazê-lo..Deus Abençoe por compartilhar seu talento para conosco...bjsss....

    ResponderExcluir
  5. Muito legal e bem explicado o video, parabéns pela linda princezinha, que Deus de muita saude e paz a toda familia que recebeu esse lindo presente de Deus que é a Isabella.Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. HOLA ME ENCANTO .. GRACIAS POR LA EXPLICACIÓN...

    ResponderExcluir
  7. Oi Sônia!
    Sua neta está cada dia mais linda!
    Só vi em seu, trabalho um casaquinho que vc
    fez p/ a Isa,depois na manta e fiquei super
    curiosa.Bom pesquisei no seu blog aprendi e agora só faço o pto a.alongado.
    Na realidade eu tinha uma birra c/p.a.comum,não
    ficava feliz c/ o resultado final,o vão apesar
    de estreito entre os ptos não me deixava contente.
    DEpois q descobri o pa along.,só tenho feito ele
    pricipalmente na gola Doce Inverno da Marcia do
    blog amocroche.
    Não vejo a hora de minhas noras engravidarem,p/
    fazer alguns dos seus trabalhos postados da sua
    netinhas.
    Deus abençoe voces abundantemente.
    bjs
    Silvia Regina

    ResponderExcluir
  8. Oi Sonia,

    Adorei seu blog sempre coisas e ensinamentos tudo muito lindo de muito bom gosto.
    Sou brasileira mais a 4 anos estou em Budapeste e o que mais me diverti são osBlogs maravilhosos como o seu de crochet e atualmente tambem os origamis.
    Esta flor que esta de fundo no seu blog e linda adoro fazer flores voce ja passou a receitinha para as amigas.
    Um abraço e obrigada por voce existir.

    Mirthes Brennauer

    ResponderExcluir
  9. ola amiga e professora muito obrigada pela aula amei estava doida para saber como fazer depois que vi a mantinha que vc fez , sua netinha e uma princesinha e la e linda demais imagino como esta a vovo coruja , e a mamae , curta bem e uma fase deliciosa eu trnho duas e amo de paixao , e que nosso bom DEUS abençoe esta linda princesinha e a vc tb bjs e muito obrigada pelas suas aulas bjssssssss
    zilda regina mineira de BH
    oliveiraalvespinto53@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Sonia,
    gostei muito do seu vídeo. Alias, eu gosto de muitas coisas no seu blog. Vou tentar fazer alguma peça com o ponto alto alongado. Ainda não tenho tanta habilidade para fazer alguma coisa com seu ponto, mas um dia chego lá. Também amei o patinho, esse vou fazer com certeza.
    Quero aproveitar o ensejo e desejar tudo de muito bom pra sua netinha e pra vocês todos. Ela é fofíssima. Um grande abraço.
    Ana Paula
    Croche Cantos de Casa

    ResponderExcluir
  11. Passei por aqui para ver o vídeo do ponto alto alongado, simplesmente amei sua explicação é valiozíssima, seu vídeo ficou muito bom. Parabéns!
    P.S.: A neta é um mimo, linda demais.

    ResponderExcluir
  12. Olá Sónia!
    Estive ausente por isso quero pedir desculpa por só hoje ter vindo aqui...e mal sabia o que iria ver: uma bébé liiiiiinnnnda!!! PARABÉNS por esta netinha tão bonita. Apetece pegar ao colinho!
    Os trabalhos maravilhosos que a vovó fez brilham muito mais perto da sua princesinha.
    Que sejam todos muito felizes e tenham muita saúde.
    Beijos
    Teresinha

    ResponderExcluir
  13. de ivonete izidoro
    para FALANDO DE CROCHET
    data 6 de outubro de 2010 07:07

    Ola amiga sua neta estar linda parabens, o bigada de sempre lembrar de mim mandando sempre choche eu adoro e faço tudo que vc manda beijossssss no seu coraçao

    ResponderExcluir
  14. de Rosalina Maria
    para FALANDO DE CROCHET
    data 6 de outubro de 2010 05:42

    Querida Sonia!
    Muito Obrigada pela sua atencao em mandar noticias dos seus Lindos Croches, admiro muito a maneira tao natural que voce usa para ensinar e como é tudo tao limpo, organizado mesmo. Parabens Sonia! Como nao tenho muito tempo livre para o croche que tanto amo, tenho um bebe, casa para cuidar e trabalho fora, mas o meu croche tem lugar especial, por isso tudo é que venho te agradecer a tua especial atencao, vc me faz sentir especial, acredito que todas as pessoas que tenham contato com vc sentem o mesmo.
    Muito Obrigada Querida! Voce é muito querida.
    Parabens pela sua Linda Netinha! Isabela é mesmo uma princesa.
    Felicidades a voce e sua familia.
    bjs
    Rosalina

    ResponderExcluir
  15. O xaile ficou lindissimo.Adorei.Mas gostar,gostar é dessa princesinha,q.é a coisa+fofa q.já vi.É 1 autêntica bonequinha.PARABÉNS e Bjos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Sua netinha está lindissima! Parabéns!
    E obrigado de coração por compartinhar seus conhecimentos conosco. Vc é uma das minhas grandes inspiradoras! Sou sua fã incondicional!
    Deus continue te abençoando sempre!

    ResponderExcluir
  17. de ladygris65
    para FalandodeCrochet
    data 6 de outubro de 2010 14:49
    assunto Comentário pendente sobre "CROCHE - PONTO ALTO ALONGADO"

    ladygris65 fez um comentário sobre CROCHE - PONTO ALTO ALONGADO:

    hola, me encantan todos tus trabajos, estoy suscrita a tu blog y me encanta que estes subiendo videos.
    felicidades por tus creaciones

    ResponderExcluir
  18. Adorei o vídeo, já tinha feito este ponto, acompanhando a receita da Nélia, mas não tinha percebido que era o mesmo pto. da manta ,obrigada por ensinar para nós o passo a passo. Abraços.
    p.s.: a Izabela está linda!!! Parabéns.

    ResponderExcluir
  19. Oi Sônia
    Que fofa de brinco!!!
    Sônia adorei seu vídeo, muito obrigado por disponibilizar e fazer ele pra nós, e esperamos mais vídeos também!!! São segredinhos que sem ver como faz fica difícil mesmo! Está perfeito!!
    Não continuei um trabalho que tinha aqui com meio ponto segredo e agora como já parei com ele não lembro, eu teria que procurar em seu blog para achar o gráfico, isso se não anotei seu link, e adoraria ter ele em vídeo.(uma dica para o próximo vídeo), se puder fazer vou adorar.
    Beijão!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  20. Oi Sonia, minha mãe aprendeu a fazer trico e crochê em Portugal, apesar dela ser brasileira, ela foi para Portugal com 2 anos e voltou de lá só depois de casada, com 3 filhos e minha irmã na barriga, eu nasci no Brasil. E quando minha mãe me ensinou a fazer crochê, ela me ensinou a fazer oi ponto alto da forma como você faz o ponto alto alongado, acho que na Europa é assim mesmo. Eu só vim aprender a fazer o ponto alto como você faz depois que passei a acompanhar o blog da nossa amiga Elaine. Amei sua manta e como peças simples e delicadas sem muitos frufru (rs) ficam mais encantadoras e lindas né??
    Parabéns e sempre estou te acompanhando viu??
    Essa é um pouco da minha história sobre como aprendi a fazer crochê.
    Bjs e fica com Deus

    ResponderExcluir
  21. Hola ,Sonia Maria .
    Adoro sus trabajos me parecen tan finos y delicados ,siempre visito su blog el cual conoci a traves del blog de nuestra profe Elaine..¡Felicidades por el nacimiento de la bella nietecita!,esta lindisima esa foto con la mantica del patico es toda una dulzura .Estoy encantada ademas por el video mostrado sobre el punto alongado ,a mi particularmente me gusta mucho aprender los puntos o seguir las piezas por videos muchas gracias .Cariños .Yayi

    ResponderExcluir
  22. Olá Sonia querida, tudo de bom a voçe sua neta é linda, fofa obrigado por nos ensinar esse ponto alto alongado com o vídeo ficou mais fácil ainda.Que Deus a abençõe e lhe de muita saúde, paz e muitas idéias. Peguei umas encomendas de sapatinhos e casaquinhos para bebe. Voçe fez muito se fizer algum seu te aviso e claro dou seus créditos. Um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  23. Obrigada ,Sônia pelas dicas que vc. tem me enviado.Elas tem sido muito uteis, e por causa de pessoas desprendidas como vc. é que a gente continua na estrada.Visito sempre o seu blog.Abraços, Belkina

    ResponderExcluir
  24. Oi, você viu que seu blog foi citado na Revista que sai no Jornal Agora de SP?
    Tenho foto dela aqui.
    Abraços, Carla.

    ResponderExcluir
  25. Olá Sônia, me chamo Tatiane, e sempre acompanho o seu blog, acho tudo muito lindo, adoro crochê e tricô, e me inspiro em alguns dos seus posts, fazia um tempão que eu queria criar um blog para postar alguns dos meus trabalhos, e finalmente o criei, vou deixar o endereço aqui, se tiver um tempinho, dá uma passadinha lá.

    http://coisasqueadoro-tati.blogspot.com/

    Um abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  26. Ola Sonia,

    Sou mega fã do seu blog! Adoro fazer crochê e sempre acesso o blog para ver os passo-a-passo :-)

    Adorei a flor branca que está na foto do cabeçalho dele - você tem essa receita?

    bjs,

    Lu
    ==========================
    Luciana R. A. Marques
    http://br.linkedin.com/in/lumarques

    ResponderExcluir
  27. Sônia, amiga, preciso de sua ajuda, queria fazer um pap de uma coisa hiper legal que descobri mas não sei direito como fazer...pode me ajudar??? Tava outro dia procurando por protetores de agulha para evitar a lesão, mas é dificil de achar e quando achamos é caro, então como tbem trabalho com E.V.A, descobri uma forma de usa-lo em nosso favor e criei um protetor hiper facil de fazer, super macio e firme ao mesmo tempo, fora que muuuuuuuuuiiitttoooooo barato mesmo, então queria dividir isso com nossas amigas, vc pode me ajudar?
    Meu e-mail é:
    rebeca.belo@hotmail.com
    Meu blog:
    ateliezytka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá Sónia!
    Mas que mimo, que fofura essa netinha IZABELA!!
    Quanto á manta está o que eu chamo SIMPLES, MAS MUITO FINA!
    A história do ponto alto alongado, achei interessante, pois eu tenho 63 anos e aprendi o ponto alto, desde muito pequena, ser esse alongado, e só quando há 3 anos e pico, comecei a ver "receitas" de peças feitas por ARTESÃS desse lado do Oceano, é que fiquei a saber que afinal o m/ponto alto era diferente do vosso, e agora cheguei à conclusão deste outro nome!
    Já vi também que a Izabela tem UM ENXOVAL E TANTO! PARABÉNS À VÓVÓ SÔNIA!
    Já agora, se fôr possível, gostava de saber se me podias dar a medida da MANTINHA, tá?
    Obrigada, c/bjinhos e carinho da
    Avó Ana

    ResponderExcluir
  29. Querida amiga...boa noite!
    Primeiramente, parabéns pela Belinha...rsrsrs(tenho uma filha com o mesmo nome...e é assim q a chamamos) q DEUS a abençõe e ilumine o seu caminho.
    Obrigada por dividir conosco o dom q DEUS lhe deu. Mãos abençoadas.
    Bjs,
    alsace@bol.com.br

    ResponderExcluir
  30. Sonia,

    Que legal, meu ponto alto era assim, depois mudei para o normal, mas acho esse mais bonito. Já estou inscriota,
    bjs
    Este comentário requer sua aprovação. Para aprová-lo ou rejeitá-lo, visite sua página decomentários.

    Brisalea

    ResponderExcluir
  31. De: Simone Moreno
    domingo, 17 de outubro de 2010 6:23:07
    Para: mim
    Oi Sônia, tudo bem? Eu estava pesquisando pela net umas dicas de croche e vi que vc é "fera".
    Sou de Brasília, meu nome é Simone e tô precisando de umas dicas para unir motivos em croche no formato de rosetas. Será que podes me enviar algo?
    Te agradeço imensamente!

    ResponderExcluir
  32. receitas de croche‏

    Bom dia Sonia Maria:

    Sou uma senhora de 72 anos, com alguns problemas de saude que me impedem de fazer o que mais gosto: trico. Como APRENDI ARTES DOMESTICAS QUANDO ADOLESCENTE ESTUDEI EM COLÉGIO RELIGIOSO, PARTI PARA O CROCHE QUE AINDA POSSO FAZER.

    ENTRETANTO QUERIDA, NÃO SÃO TODAS AS PEÇAS QUE CONSIGO FAZER; COMO SOU UMA "INTERNAUTA VELHA"(NÃO UMA VELHA INTERNAUTA), SOU BEM LIMITADA NA WEB; NÃO SEI COMO ENTRAR EM BLOGS POR ISSO O E-MAIL.

    SE VC. PUDER ENVIAR-ME UMA RECEITA DE GORRO DE LÃ DE ESPESSURA MÉDIA (FEMININO ADULTO) E UM CHAPEU COM O MESMO TIPO DE LÃ, TAMBÉM FEMININO ADULTO, FICAR-LHE-IA ETERNAMENTE GRATA.

    AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE E DESEJO_LHE MUITO SUCESSO.

    CEILA BARIONI GRANJA

    ResponderExcluir
  33. carmen hevia para mim
    18 out (1 dia atrás)

    Gracias Sonia María.
    Tú que eres amiga de Elaine, le podrías pedir que nos enseñe el punto "Turco", con el cual tú hiciste un "puxa sacos, Navidad"?, ya que creo que más fácil será entenderlo con un video. O, quizás, tú misma lo puedes hacer.
    Es sólo una petición, no una obligación.
    Nuevamente gracias por toda tu generosidad y entrega.
    Un abrazo, Krmyna

    ResponderExcluir
  34. Olá Sonia,
    Parabéns sua netinha é linda! No mês de junh.te enviei um e-mail para
    saber como fazia o ponto alto alongado. Abrindo seu blog vi que fez
    vários videos sobre pontos alongados. Ficou excelente, e muito bem
    explicado. Entendi. Eu, só fazia o ponto alto comum assim, mas depois
    me informaram que estava errado .Sem querer estava fazendo o alongado
    que até acho mais bonito do que o comum.
    Muito obrigado pelos vídeos.Sempre que puder coloque em video os PAP,
    pois para aprendiz fica muito fácil de assimilar.
    Felicidades para vc.e família.
    Abraços
    LUCIA

    ResponderExcluir
  35. Lucia
    Para Sonia Maria
    Olá Sonia,

    Parabéns sua netinha é linda! No mês de junh.te enviei um e-mail para saber como fazia o ponto alto alongado. Abrindo seu blog vi que fez
    vários videos sobre pontos alongados. Ficou excelente, e muito bem explicado. Entendi. Eu, só fazia o ponto alto comum assim, mas depois
    me informaram que estava errado .Sem querer estava fazendo o alongado que até acho mais bonito do que o comum.
    Muito obrigado pelos vídeos.Sempre que puder coloque em video os PAP,
    pois para aprendiz fica muito fácil de assimilar.
    Felicidades para vc.e família.
    Abraços
    LUCIA.

    ResponderExcluir
  36. Plinio e Sandra - grafico saida de prais
    Para Sonia
    Olá, Sônia; preciso de idéias de pontos em croche para saída de praia (sem mangas)
    Não gostaria que fossem em forma de quadradinhos. Gostaria de pontos bem abertos.
    Tentei de tdas as formas seu modelo na cor abóbora, mas não abre em detalhes.
    Será q poderia enviar por e-mail ?
    No aguardo,
    Sandra Kober

    ResponderExcluir
  37. Para
    Sonia...
    Acabei de ver as fotos da sua netinha.
    De fato, ela tá cada dia mais fofa.
    Em uma das fotos ela está com o sapatinho que vc fez, não é mesmo??
    Parabéns!!!!
    Que Deus a abençoe sempre.
    Tb quero cumprimentá-la pelos vídeos que postou.
    Ficaram bem didáticos...muito bom!!!!
    Gostei tb porque, ao ouvirmos a voz da pessoa, parece que ela se torna "mais real" dentro desse mundo virtual da internet.
    Por fim, parabéns tb por ter tido o blog citado na matéria do Jornal Agora.
    Vc merece....seu blog é tudo de bom.....feito com muito bom gosto!!!!!
    Beijo
    Sandra Morelli
    Jaguariúna - SP

    ResponderExcluir
  38. hebe sendon
    quiero agradecerte por tu ayuda,no sabia que existiera este punto. todo el material que me enviastes es bellisino. me faltan palabras para agradecer tu atencion hacia mi .tienes una pagina maravillosa,muchas,muchas gracias.

    ResponderExcluir
  39. Querida amiga

    Muitos parabéns pelo nascimento da netinha. Que Deus abençoe sempre a menina e a guarde e conceda tudo de bom para a bebé e seus pais e avós.

    Um abraço desde Aveiro – Portugal

    Maria da Graça Mendes

    ResponderExcluir
  40. Olá Sônia!

    O meu nome é Tânia e vivo em Portugal… tenho-me interessado pelo croché… em tempos a minha mãe começou a ensinar-me, mas na altura não achei tanta piada… e agora que já não a tenho sinto falta dos seus conhecimentos … descobri o seu blog, e acho tudo tão bonito… cada vez que vejo uma foto apetece-me fazer… só falta mesmo é a prática… J

    Não deixei um comentário, porque tinha de seleccionar uma peça… e é tão difícil… J

    Mando o mail, só mesmo manifestar o gosto que tenho em visitar o blog, e dizer que acho os seus trabalhos lindos e de muito bom gosto…

    Um beijinho e bons trabalhos.

    Tânia Guerreiro

    ResponderExcluir
  41. Olá Sônia! Peço desculpa, mas venho de novo fazer um pedido sobre a "COLCHINHA BRANCA C/PONTO ALTO ALONGADO". Tu dizias que irias ver a tua netinha num fim de semana seguinte, mas fiquei sem saber se já foste, ou se já me respondeste sobre o tamanho dela, e eu não tenha visto! Se puderes, agradeço me envies para o m/e-mail, que é: anamariabreda@gmail.com Obrigada e desculpa a insistência, mas estou a começar uma para uma conterrânea tua, que vive aqui no Algarve, e é para ela trazer a menina da Maternidade, e eu não sei muito bem, e ela também não me soube dizer, também! Um grande bjinho, da Avó Ana

    ResponderExcluir
  42. Querida Ana!
    Me desculpe a demora...
    A medida é de 112 X 112 cm. Sendo a barra com 5 cm de largura e o quadrado da manta com 92 x 92 cm.
    Bons Crochets!

  43. Date: Tue, 2 Nov 2010 18:20:22 +0100
    Subject: Apresentação e informação
    To: lacerda.sma@hotmail.com

    Olá Sônia Maria,

    há algum tempo estou seguindo o teu blog falandodecrochet, mas fiz a minha inscrição somente hoje. Como você pode perceber eu vivo na Itália. Depois longos, longuíssimos anos, voltei a crochetar em maio, quando nasceu a netinha do meu marido - Arianna. Redescobri o prazer de criar e o quanto serve de terapia. Já usei as tuas receitas e e gostaria de mandar as fotos para você. Onde posso mandar?
    Un bacione
    Cida

    ResponderExcluir
  44. Em 2 de novembro de 2010 18:40, Sonia Maria falandodecrochet.blogspot escreveu:

    Olá, Cida !
    Que alegria, Cida!
    Fico sempre muito feliz ao ver as peças feitas por minhas leitoras. Será um prazer vê-las. Pode mandar pro meu e-mail por favor. Estou aguardando ...
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria
    www.pontodecrochesoniamaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Cida Brasileira na Italia - Leitora blog
    Para Sonia Maria falandodecrochet.blogspot

    Bom dia, Sônia Maria!

    Gosto muito do teu blog, é uma fonte maravilhosa. Teus trabalhos têm uma qualidade impecável e são de bom-gosto.
    Estou te mandando o que fiz usando as receitas do teu blog - fique à vontade e use-as como quiser.
    O sapatinho "Isabela", foi transformado em botinha e o gorrinho "Iisabela" eu não fiz a última carreira e deixei o acabamento com os potos picô. Gostou?
    Gostaria de te indicar um site muito interessante, talvez já o conheces:
    www.mypicot.com
    Um beijo grande
    Cida

    ResponderExcluir
  46. ladygris65

    Comentário sobre o seu vídeo:
    CROCHE - PONTO ALTO ALONGADO (paa)

    hola, me encantan todos tus trabajos, estoy suscrita a tu blog y me encanta que estes subiendo videos.
    felicidades por tus creaciones

    ResponderExcluir
  47. Marisa Justo...

    No Facebook disse:

    " Sonia, sua explicação é maravilhosa, e o mais gostoso e mágico, é escutar a voz de quem se ama. Assisti duas vezes para te escutar.

    Bom isso não é? Beijo no coração, e parabéns pelo vídeo"

    ResponderExcluir
  48. Muito Obrigada, Marisa!
    Comecei bem minha semana. Estou muito feliz com o seu carinho.
    Uma semana mágica para você, amiga!

    ResponderExcluir
  49. No Facebook...
    Cida Matos disse:
    "Eu não sabia fazer. Em que tipo de trabalho a gente pode usá-lo? Sonia você é ótima explicando, imagem e som perfeitos! Parabéns!"

    ResponderExcluir
  50. Olá Sonia!

    Encontrei seu blog há pouco tempo quando estava procurando uma manta para fazer para meu sobrinho que vai nascer.

    Estou tentando fazer a manta marfim de ponto alto alongado (http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/08/manta-de-croche-para-bebe-crochet-baby.html), mas como sou crua em crochê, vou me virando como posso, rsrsrs, estou com uma dúvida no gráfico.

    É o seguinte:

    * entre as carreiras de ponto alto alongado eu faço uma carreira de ponto baixo?

    Fico grata pela ajuda e aproveito para parabenizá-la pelo blog e por todos os seus trabalhos.

    Beijos,

    Luanna Emmanuel

    ResponderExcluir
  51. Olá, Luana querida!
    Sim! Essa manta tem sempre uma carreira de ponto alto alongado e outra de ponto baixo. Depois me mande uma foto. Adoro ver os trabalhos da minhas queridas amigas e leitoras.
    Bons Croches!

    ResponderExcluir
  52. Ana Oliveira, disse no Facebook:

    "Suas maos sao uma preciosidade,nunca deviam morrer!!!Beijo!!"

    quinta às 20:11

    ResponderExcluir
  53. Regina Duarte, disse no Facebook:

    "Suas explicacoes sao de uma simplicidade maxima.Adorei,mas tb ja' fazia sem saber do nome.....Uma boa noite para quem prima pela competencia,simplicidade e criatividade."

    quinta às 21:24

    ResponderExcluir
  54. Olindinha Warken, disse no Facebook:

    " Adorei esta explicação.obrigada."

    sexta às 09:01

    ResponderExcluir
  55. Oioi Sonia tudo bem?? Meu nome é Natasha, eu sou iniciante no crochê, estava procurando umas dicas e encontrei o seu blog, e te parabenizo, ele éh maravilhoso!! E eu tenho uma duvida, e espero que você possa me ajudar, é em relação as linhas, se a linha que se usa para fazer trabalhos como jogo de banheiro é a mesma de um jogo de cozinha? E o que significa trabalho com fio dublo? Desde já muito obrigada. Tenha uma boa tarde e fique com Deus...

    ResponderExcluir
  56. Olá, Natasha!
    Os jogos de banheiro e de cozinha são, normalmente, tecidos no barbante. A numeração de barbante é a partir do nº 2 que é o mais fino. Eventualmente encontramos esses trabalhos tecidos com linha e em fio duplo. A expressão fio duplo quer dizer trabalhado com fio dobrado ou dois fios... Você pega dois novelos e junta o fio de um com o fio do outro e os tece juntos... Convém colocar cada um em um recipiente para não ficarem se enroscando...
    Já vi em sites russos novelos que já vêm com 7 fios enrolados, o que é muito prático. Em nosso país, pode ser que exista, no entanto, não é do meu conhecimento.
    Bons Crochés!
    Bjs

    ResponderExcluir
  57. Oi Sonia, vim visitar seu blog mais uma vez hoje, rs. Aproveitei pra ver esse video, e cheguei a conclusão que o meu ponto alto normal, é um ponto alto alongado, quando minha avó me ensinou a fazer crochê, ela me ensinou que o ponto alto é assim, puxando 3 vezes, igual o paa.
    E eu já reparei que todos os videos de croche que eu vejo na internet, no ponto alto as pessoas só puxam 2 vezes. Será que eu estou fazendo errado?

    1. Daniela, o que pode acontecer é alguma receita dar errado, caso o recomendado seja o ponto alto. O paa é maior que o ponto alto e quase do tamanho do ponto alto duplo.
      Sua avó era portuguesa? Aprendi esse ponto com a Nélia do Magia do Crochet. Algumas leitoras descendentes de portuguesas já comentaram aqui no blog que também aprenderam dessa forma... Beijos

      Excluir
    2. Ah sim, obrigada!
      Pior que não, ela é mineira mesmo, rs.
      Bem que eu ja percebi, o problema tbm é que meu ponto é meio apertado, quando eu faço um ponto alto como vocês ele fica muito pequeno sabe..
      Mais enfim, muito obrigada pela atenção.
      Bjs

      Excluir
    3. Obrigada digo eu pelo seu carinho... Beijos

      Excluir
  58. Sônia, muito obrigada pela aula do ponto alongado!
    Aprendi mais um pouco graças a sua generosidade.
    Agora vou pôr em prática o que aprendi,rs.
    Bjus e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, com certeza você vai adorar esse ponto... Ele fecha mais o tecido do crochê... Quando postar, se possível me avise... Vou adorar ver o resultado da sua experiência e anotar aqui no blog que você o teceu...