Pular para o conteúdo principal

BARRADINHO DE CROCHE - PANO DE PRATO/COPA (CROCHÊ, CROCHÉ, CROCHET)



Olá, amiga (o)!

Mais um PANO DE PRATO ou PANO DE COPA, como preferir chamar, com BARRA DE CROCHÊ.

Eu o fiz bem simples  para não ter dó de usar,pode? :) Eu também tenho a mania de ir reservando, reservando, até não ter mais jeito, quando a peça é muito elaborada :) Quando é mais simples, uso sem dó... Não gosto de barras, muito largas, para panos de copa. Acho bonitas e tudo mais, mas elas não são práticas... Estragam mais rápido e também incomodam quando vamos enxugar alguma louça.

Para tecer essa barrinha me inspirei em um que a Norminha postou, no seu Blog PONTO PRESO 1. Mudei alguns pontinhos. Veja o gráfico do dela e veja o meu. Tem pouca diferença, mas tem.  



Estou repondo meus panos de prato. Os que estou usando já estão bem surrados.  Sabe quando não tem mais jeito? Você tem parar tudo, que esta fazendo, e tomar uma providência? Foi isso que fiz... Parei o casaquinho da netinha, um tapete pra filha, aquela minha colcha para cama que até hoje não terminei... E estou aqui a barrar... Já barrei alguns e vou barrar mais e mais... Devagarzinho vou te mostrando,  um a um.

Serão barradinhos bem simples, porem alegres. Estabeleci como meta "primeira" dar um toque  colorido na nossa cozinha. Gosto de tudo muito branquinho. Resolvi sair dessa mesmice e provocar alguns... ÓÓÓHHH!!!!  HUUUUUUMMM!!!!  :)


Agora vem o inverno e com ele dias mais cinzentos e poucas flores... Portanto  é época de florir nos meus panos de prato. Não será devido a estação do ano, que minha casa não terá cores e flores, não é mesmo? Já estou me encarregando disso. Você que está sempre por aqui já percebeu, não é mesmo? Te mostrei alguns bicos de crochê bem branquinhos. Em compensação... Agora estou te mostrando cada um mais colorido do que o outro (risos). E pode esperar que vem mais :)


Abaixo o GRÁFICO SOBRE FOTO do BICO DE CROCHÊ, especialmente para você, caso queira fazê-lo. 



PASSO-A-PASSO ESCRITO DO BARRADO DE CROCHE:

MATERIAL NECESSÁRIO:
Linha Anne nas cores verde e azul;
Agulha para Crochê 1,75 mm
Tesourinha e agulha para o arremate.

Esse barradinho é tecido em 4 Carreiras (carr).

PONTOS UTILIZADOS:
Correntinha (corr);
Ponto Baixo (pb);
Ponto Baixíssimo (pbx); 
Ponto Alto (pa);
Ponto Alto Triplo (pat)

1ª CARREIRA (carr): Linha Azul
Na primeira carreira teceremos esse Fio de Leques, que correspondem as pétalas da flor, da mesma forma que está no gráfico abaixo, da seguinte forma:





4 Correntinhas (corr), para iniciar;
Na 4ª Correntinhas (corr), contadas a partir da agulha, teça:
 6 Pontos Altos (pa), na primeira das 4 Correntinhas (corr);
Teça 3 Correntinhas (corr);
Na 3ª Correntinhas (corr), contadas a partir da agulha, teça:
6 Pontos Altos (pa);
Teça quantos Leques precisar para atingir o tamanho do seu barrado.



2ª CARREIRA (carr): Linha Verde




Com 1 Ponto Baixíssimo (pbx), fixe a linha verde,  no ultimo Pontos Altos (pa) da pétala que está do avesso.
Teça 5 Correntinhas (corr) e 
Com 1 Ponto Baixo (pb), fixe-as,  no 1º Pontos Altos (pa).
Teça mais 2 Correntinhas (corr) e 
Em seguida, Ponto Alto Triplo (pat) com Duas Bases (fixe-uma das bases do Ponto Alto Triplo (pat) no buraquinho da base da pétala. Solte apenas uma das laçadas. Dê outra laçada e insira a agulha no outro buraquinho da próxima pétala. Conclua o ponto soltando as laçadas uma a uma).
Teça 2 Correntinhas (corr) e fixe-as com 1 Ponto Baixo (pb) na ponta da próxima pétala, como na foto... E assim sucessivamente até chegar no final. Para finalizar faça o último ponto, 1 Ponto Alto Triplo (pat).





3ª CARREIRA (carr): Linha Verde



Correntinhas (corr) para voltar;
1 Ponto Baixo (pb) sobre o Ponto Alto Triplo (pat),
1 Ponto Baixo (pb) sobre a Correntinhas (corr)  e +
1 Ponto Baixo (pb) sobre o Ponto Baixo (pb) da ponta do Leque;
Correntinhas (corr) e
pule 2 Correntinhas (corr), da Carreira anterior;
1 Ponto Baixo (pb) sobre o Ponto Alto Triplo (pat) de duas bases;
2 Correntinhas (corr)...
E e assim sucessivamente, até o final da Carreira (carr).

4ª CARREIRA (carr): Linha Verde



Correntinhas (corr), para voltar ;
1 Ponto Alto (pa), sobre o próximo Ponto Baixo (pb), da Carreira anterior +
1 Ponto Alto (pa), sobre o outro Ponto Baixo (pb), da Carreira anterior ; 
Correntinhas (corr) e 
Pule 2 Correntinhas (corr), da Carreira anterior;
1 Ponto Alto (pa), sobre o Ponto Baixo (pb) seguinte 
E assim sucessivamente, até o final do Barradinho.



Amiga, só tenho tido um probleminha....  Quando vou postar meus barradinhos, como agora, fico toda intimidada, diante das belezas que vejo por aí. Não é Norminha???? Sempre que penso em barrados, penso em Norminha.  Barrar é o seu ponto forte.  Se você esta pensando em Barrados , passe por lá. Ela, sim, é uma expert na arte de barrar. Se você não a conhece, não sabe o que esta perdendo, seu blog é o PONTO PRESO .  Passe por lá e confira... Você vai adorar, o que vai ver, e ela vai adorar te receber.



QUEM TAMBÉM FEZ ESSE BARRADINHO:

Juliana Noronha, do blog A FLAUTA MÁGICA ARTESANATO;
Marilene Di Iorio, uma amiga do Facebook

BONS CROCHÊS!
Abraços com carinho,

Sônia Maria
Falando de Crochet

Comentários

  1. Olá Sônia
    Vc está fazendo uma bela coleção de panos de copa!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  2. Olá Sônia!
    Xiii... estou em falta com voce! Aguente as pontas que vou postar uns barradinhos alegrinhos e simples que falei para voce! É que estou com a "munheca" dolorida... rs... fiz coletinhos demais! kkkk... e não sou profissional na área!
    Obrigadão por toda essa referência... O segrêdo de tudo isso, é o "AMOR" que tenho ao fazê-los; Sou eu e o "Zazon" dos temperos! kkkk
    Bjão amiga! Fica em Paz!Boa madrugada!
    Norminha

    ResponderExcluir
  3. Sônia muito obrigada pelo carinho.Rsrsr você tem uma lista grande de croches a fazer rsrsrsrs!Os barrados estão lindos ! Colorido é muito bom!
    Beijos
    Josi

    ResponderExcluir
  4. merhaba çok şık ve zarıf oya paylaşımna teşekkürler

    ResponderExcluir
  5. Querida,

    Que mãos lindas e abençoadas, adoro ver seus trabalhos, me inspiram tanto......

    Cris
    www.oscrochesdacristina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sônia, Os panos de copas estão lindos, todos bem delicados, as cores também são de bom gosto, tenha uma otima quinta, bjs.LU

    ResponderExcluir
  7. Sônia, cada pano mais lindo que o outro...tomara que tenha muitos para fazer só assim vou copiando suas idéias..rsrsr

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. OLA. Bem esta lindo maravilhoso. vou tentar fazer ,depois digo-lhe como ficou. Obrigada por partilhar com o mundo suas coisinhas maravilhosas. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sônia,

    Tô de boca aberta. Tudo o que você faz é tão caprichado.
    Adorei este barradinho.

    Bjo
    Tica

    ResponderExcluir
  10. ola amiga e professora ,desculpe te chamar de amiga mais me sinto sua amiga tb ,acho que vou te acompanhar e fazer panos de pratos para mim tb ,claro que nao tao lindos mais vou tentar ,que DEUS te abençoe por tudo e por mais esta aula bjs ......
    zilda regina ,mineira de BH
    oliveiraalvespinto53@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sônia,
    mais que delicado e lindo esse barradinho, gostei das cores também...uma hora dessas deixo tudo de lado e faço que nem você, vou providenciar panos novos que os que fiz a um ano atrás (quando mudei de apto.)já estão velhinhos, rss, também fico com pena de usar...tão branquinhos e fofinhos, já bordei muitos em ponto cruz, agora prefiro assim, só com barradinhos.
    Conheço a Norminha, seus barrados são mesmo demais de lindos, rss.
    Beijos amiga.
    Rose.

    ResponderExcluir
  12. Realmente os barrados da Norminha são lindos. Mas voçe tem razão se a gente faz muito bonito da pena de usar, dai só pra enfeitar, mas o seu está bonito Sonia. Simples ou não acho que o importante é fazer. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi Sônia, amei, está lindo, adoro esta cor, olha estou só com um pc novamente, me dei mal amiga, quando ia pensar em poder passar mais tempo aqui na net o outro pc pifa,..mas tudo bem, é a vida, beijão!!Márcia

    ResponderExcluir
  14. ¡¡¡PRECIOSA! Me gusta Mucho color y La Puntilla El leer Ha Puesto. Lo que tenemos que estar ya en la cocina, stemmata bellas Cosas en contra. Besitos

    ResponderExcluir
  15. Visitar este blog é sempre um prazer, e não há porque se intimidar, a beleza não é só luxo e glamour, a simplicidade traz grande beleza também.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Que lindo barrado Sô..
    tenho uns paninhos pra por em dia e acho q vou aproveitar a idéia!
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Sónia Maria Fiquei apaixonada por este barradinho acho que vou largar o que estou a fazer, porque a comichão para fazer isto está nas minhas mãos não aguento muitos dias sem ver se serei capaz de fazer uma coisa tão linda. Obrigada por ensinar.
    Obrigada pela sua visita eu ando sem postar porque tenho ido ver uma pessoa muito chegada ao hospital e o tempo que resta não é muito.
    Boa semana para si e familia
    Beijinhos
    Aldora

    ResponderExcluir
  18. Olá Amiga e minha Professora, aprendo mto c/ voce, quase todos meus barradinhos é da tua aula ABENÇOADA, MUITO OBRIGADA POR NOS ENSINAR..., quero um favor estava eu fazendo o bico c/ flor amarela mesclada, cheguei na flor mas não estou encontrando no blog me ajude a terminar..obrigada e beijos sua admiradora Nadir, nadirsbonifacio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Benedita Aparecida dos Santos Moraes para mim 8 abr

    Párabens Sonia Maria,seus trabalhos são lindos, enchem os nossos olhos. Gostaria de pedir um pap, pois não sei ler o grafico. desde já obrigada um abraço de sua admiradora .

    Benedita

    ResponderExcluir
  20. Oi Sonia,parabéns por seus trabalhos,sou sua fã,moro em florianópolis,não deixo um dia sequer de olhar seu maravilhoso blog,com ele tenho feito maravilhas,estou quase me aposentando,agora só fico fazendo trabalhos manuais.PARABÉNS MAIS UMA VEZ.Sua fã n1. YARA PICKLER.

    ResponderExcluir
  21. Amei, já estou levando o gráfico e farei hj mesmo!
    Obrigada, seus trabalhos são extremamente "maravilindos"!!!!
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, esse entrou para a contagem dos 50 trabalhos que quero terminar seus. Adorei fazer.bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

LINKS DE CROCHÊ e COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS.

Olá, amiga (o)! São dois ,  os assuntos de hoje: 1. DICAS DE COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS   e 2. LINK DE UM SITE AMERICANO que tem, inclusive, tabela de pontos com suas descrições. 3. LINK PONTOS RUSSOS / INGLES. ASSUNTO 1: DICAS DE COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS. De nada adianta encontrar receitas de crochê em inglês sem saber traduzi-las. Se você tem essa dificuldade, com as minhas dicas abaixo, você vai ver que os seus problemas acabaram. É tudo muito simples!  Você faz uma parte e o Tradutor do Google faz o restante.  Para traduzir textos  use o  GOOGLE    . Copie o texto e cole na caixa de"texto original"  da  página do Google.    No texto que você colou, onde tiver uma abreviação  de ponto de crochet em Inglês ( ou qualquer outra língua) já traduza, você mesma,  o nome dele para o Português . O Google não traduz termos técnicos... Em seguida escolha o idioma e click em Traduzir.