Pular para o conteúdo principal

CORDÃO TORCIDO (CORDÃO TORÇAIDE)








Olá, amiga(o)!

Hoje quero te mostrar o PASSO-A-PASSO de COMO FAZER UM CORDÃO TORCIDO ou CORDÃO TORÇAIDE. O que me motivou a fazê-lo foi um e-mail que recebi de uma querida leitora, a Lilian Lopes.    Então vamos lá!
1 - Corte quantos fios de linha quiser, 4 vezes o tamanho  desejado para o seu CORDÃO DE FIOS TORCIDOS. Eu cortei 4 fios.


2 - Dobre esses fios pela metade e dê um nó nas pontas, formando um grande aro e prenda o lado desse nó a um ponto fixo (maçaneta, cabide fixo, gancho...). Estique os fios até ficarem bem tensos. 




3 - Introduza um lápis ou lapiseira no lado oposto ao nó do aro. 


4 - Torça firmemente, os fios...  

... até que comecem a torcerem sobre si mesmo, formando alguns caroços.




A dica é torcer bem durante sua execução. Assim seu CORDÃO TORCIDO ficará mais bonito.
5 - Retire o CORDÃO TORCIDO do ponto de apoio.  Não se preocupe se ele ficar com a torção assimétrica.

6 - Faça o 2º nó na ponta que já tem um nó.


7 -  Para uniformizar o torcido, introduza o dedo na ponta sem nó e puxe firmemente. Assim o torcido ficará simétrico.

8 - Apare as pontas do PINGENTE formado na ponta do CORDÃO TORCIDO.


9 - Faça o 3º nó na ponta que serviu de apoio para você torcer seu cordão. Corte os fios ao meio e os acerte (Veja na foto abaixo). Assim estará pronto o nosso segundo pingente. 



Está pronto o nosso CORDÃO TORCIDO ou TORÇAIDE DE FIOS.

Esse cordão é muito prático e bonito. Usando menos fios na sua confecção, podemos usá-lo para amarrar roupinhas de bebê. Usando mais fios ele ficará mais grosso e será ideal para alça de bolsa e braçadeiras de cortinas. Ele é muito usado, também, para ajustar golas, cinturas, punhos. Como passa-fitas fica muito charmoso. Em bijoux é excelente como base de colares, onde podemos pendurar flores, folhas, pedras  etc.

Desejo que sua semana seja linda e proveitosa.

Veja o vídeo que fiz dele...




Abraços com carinho, 

Sônia Maria

Comentários

  1. Boa noite!!! Adorei o passo a passo, há muito que queria aprender. Muito obrigado por compartilhar conosco.
    Bjs
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sônia vc é uma querida viu?
    Muito obrigada, o pap ficou ótimo vou fazer agora.
    Bjo grande e ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo PAP, eu sempre quis aprender a fazer esses cordões, muito obrigado mesmo, vc me ajudou muito.

    Beijos
    *Daiane

    ResponderExcluir
  4. Oi Sônia.

    Muito legal seu blog. Quando tenho alguma dúvida, adivinhe ondo vou espiar?
    Sua receitas são ótimas, bem explicadas e muito bem feitas.
    Sou sua fâ.
    Beijos
    Regina

    ResponderExcluir
  5. Oi Sônia, ficou muito lindo o cordão!! Obrigada pelo pap!!
    bjOs e uma boa semaninha!!!

    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Olá Sônia, há muito tempo que queria um PAP desse cordão, agora achei!!
    Vou fazer logo,logo!

    Beijos e ótima semana

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  7. Oi,Sônia
    adorei!! esse cordão.
    Gostaria de agradecer por sua simpatia em responder minha duvida sobre como fazer o gráfico. Já tentei, não é facil, mas fica muito bom. Tenho que treinar muuuito.Abraços

    ResponderExcluir
  8. Outro dia mesmo estava querendo fazer um e não sabia como.
    Obrigada, adorei.

    Abraços.

    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Oi Sônia,
    estou sempre de olho no seu blog, adoro tudo que vc faz.
    Até que enfim aprendi fazer este cordãozinho, graças a vc.
    Obrigada e continue sempre simpática como vc é.
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá Sônia!esse cordão é muito fácil,mas tem muita gente que não sabe como fazê-lo,por isso sua ideia foi de grande valia.quero agradece-la por esses quadradinhos de crochê...estão lindos e podem ser usados em vários trabalhos.Beijos Maria da Conceição

    ResponderExcluir
  11. Sônia
    Eu deixei de fazer várias peças por causa deste cordão, aliás, fazia e enfeitava de outro jeito, sem ele, agora, ficou mais fácil.Vou guardar com carinho este pap, eu acho lindo trabalhos com este cordão de enfeite.Obrigado!!
    Beijo!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  12. Sônia
    Bom dia

    Adorei a idéia do cordão torcido !
    Vou tentar fazer !

    Obrigada pela sugestão !

    Bjos

    Karen

    ResponderExcluir
  13. Olá Sônia, adorei o PAP deste cordão, sempre quiz fazê-lo mas nunca deu certo! Valeu, amiga! Beijocas e um bom fim de semana com bons crochets, é claro! Helena Carneiro.

    ResponderExcluir
  14. günaydınnnnnnnnn,burda saat 08.20

    nasılsa uyanınca okuyacaksınız bu mesajı,sevgiler...

    ResponderExcluir
  15. Nossa é tão dificil e tão simples ao mesmo tempo...obrigada pela dica. bjus

    ResponderExcluir
  16. Oi! Sonia Maria! Tenho acompanhado seu blog! M A R A V I L H O S O! aprendi muitas técnicas que não sabia, e essa do cordão foi ótima! Obrigado por ter-nos dedicado seu precioso tempo!!!!

    ResponderExcluir
  17. Julieta Saglauskas

    Olá Sônia Maria!

    Eu queria lembrar ou encontrar como fazer o cordão torcido, eu sabia que havia um jeito que não fosse tricotado ou crochetado, mas não me lembrava; então procurei no google e encontrei seu blog, com as minuciosas explicações.

    Agradeço muito, você me ajudou. Estou fazendo uma pantufa de tricô e vou colocar o cordão torcido para amarrar.

    Um abraço,

    Julieta.

    ResponderExcluir
  18. Tenho lido tantos lugares quanto os amantes do blogger , mas este número é de fato uma peça exigente da escrita, mantê-lo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

PONTO DE CROCHE TORCIDO (Crochet Twist Stitch)

Publicação: 21 de fevereiro de 2015 às 18:56 Atualização: 21 de julho de 2017  Olá, amiga(o)! Hoje quero te mostrar, através de um vídeo, grafico e passo-a-passo, como tecer o PONTO TORCIDO NO CROCHÊ  ( Crochet Twist Stitch). O fiz atendendo a um pedido da nossa querida amiga Norminha, do blog OFICINA DO BARRADO . A primeira vista ele se parece com um ponto cruzado... No entanto ele é totalmente diferente. VÍDEO DE COMO TECÊ-LO:   GRÁFICO DE COMO TECÊ-LO: PASSO-A-PASSO  COM FOTOS :  Clique na foto para ampliá-la. PASSO-A-PASSO ESCRITO : Esse é um Ponto Múltiplo de 4. O que significa isso? Significa que ele é composto de 4 Pontos e que para tecê-lo você deverá ter uma base de numero múltiplo de 4, ou seja tecer um fio Base de Correntinhas que seja múltiplo de 4.  Observe na foto a seguir que, entre as Carreiras de Pontos Torcidos tem uma Carreira de Pontos Baixos (pb). Observe também na foto a seguir te mostro duas opções de

LINKS DE CROCHÊ e COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS.

Olá, amiga (o)! São dois ,  os assuntos de hoje: 1. DICAS DE COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS   e 2. LINK DE UM SITE AMERICANO que tem, inclusive, tabela de pontos com suas descrições. 3. LINK PONTOS RUSSOS / INGLES. ASSUNTO 1: DICAS DE COMO TRADUZIR RECEITAS DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS. De nada adianta encontrar receitas de crochê em inglês sem saber traduzi-las. Se você tem essa dificuldade, com as minhas dicas abaixo, você vai ver que os seus problemas acabaram. É tudo muito simples!  Você faz uma parte e o Tradutor do Google faz o restante.  Para traduzir textos  use o  GOOGLE    . Copie o texto e cole na caixa de"texto original"  da  página do Google.    No texto que você colou, onde tiver uma abreviação  de ponto de crochet em Inglês ( ou qualquer outra língua) já traduza, você mesma,  o nome dele para o Português . O Google não traduz termos técnicos... Em seguida escolha o idioma e click em Traduzir. 

TAPETE DE CROCHE QUADRICULADO COM PONTOS ALTOS RELEVO

Olá, amiga(o)! Teci mais esse tapete para a casa da minha norinha e do meu filho. Gostei muito do seu efeito final.  A Barra ficou muito simples. Ainda pretendo mudá-la.. . GRÁFICO E PASSO-A-PASSO COM FOTOS DO PONTOS ALTOS RELEVO QUADRICULADO: MATERIAL NECESSÁRIO: Barbante nº 8; Agulha para Crochê 5,5 mm; Agulha de Tapeceiro e Tesourinha para o arremate.  GRÁFICO: MAIS 3 OPÇÕES DE PONTOS SIMILARES AO QUE USEI: COMO TECER O PONTO ALTO ALONGADO EM RELEVO QUADRICULADO : Primeiramente, vamos aprender a tecer o Ponto (pt) para depois irmos para o PAP (passo-a-passo). Observe no gráfico que o Ponto (pt) indicado para ficar em relevo é o Ponto Alto (pa). Iniciei assim... No entanto, percebi que ele estava curto, por isso usei o  Ponto Alto Alongado (paa) , que nada mais é que um Ponto Alto (pa) acrescido de 1 Correntinha (corr) na sua base.  Se você ainda não conhece o Ponto Alto Alongado   (paa), siga o link e veja