18 novembro 2009

ALFINETEIRO DE CROCHE XADREZ / PONTO XADREZ / PONTO CORRENTE SOBREPOSTO /CROCHET / DANTEL

Olá, amiga(o)!

Que bom, receber você!   É sempre um prazer tê-la(o) por aqui.

Vamos ao Crochê!

Hoje quero te mostrar esse ALFINETEIRO DE CROCHÊ XADREZ.  Eu o fiz para compor com o agulheiro de crochê listrado que te mostrei ontem. Na verdade fiz um joguinho de AGULHEIRO DE CROCHÊ LISTRADO, ALFINETEIRO XADREZ e CAPA DE CROCHÊ LISTRADA, para SUPORTE DE LINHA,  de GARRAFA PET, já que a onda mundial é reciclar e nós não podemos deixar de dar a nossa contribuição. Amanhã te mostrarei a capa para para o suporte de linha.

Ele é todo em crochê file de pontos altos e vãos com o ponto corrente ao ar. Veja na ultima foto o gráfico. Me esqueci de tirar fotos antes de fazer o ponto corrente sobreposto. O PONTO CORRENTE SOBREPOSTO é também chamado de PONTO BAIXÍSSIMO SOBREPOSTO. A primeira vista, ele parece complicado, mas na realidade é bem simples. O único cuidado que se deve ter é, quando for fazer o Ponto Baixíssimo Sobreposto, não apertar muito os pontos para não enrugar o seu trabalho. 

Nessa tela você também pode passar fios ou fitas ao invés de fazer as correntes nos vãos. Você pode também variar o formato da tela e fazer listrado ou xadrez como quiser.

PASSO-A-PASSO DO ALFINETEIRO DE CROCHÊ

MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Linha Anne, em 3 cores;
  • Agulha para Crochê 1,75 mm. 

TECENDO O QUADRADO EM PONTO XADREZ:  
Este trabalho é tecido com Pontos Altos (pa), Correntinhas (corr) e Ponto Corrente Sobreposto, no ar, formando janelinhas, na vertical. Essas janelinhas, no final do trabalho, serão preenchidas com Ponto Corrente (corr), também na vertical.
BASE:
  • Faça 39 Correntinhas (corr). Esse é o fio base para a nossa 1ª Carreira.

1ª CARREIRA:
  • Faça 3 Correntinhas (corr), que consideraremos como o nosso 1º Ponto Alto (corr);
  • Faça 1 Ponto Alto (pa), inserindo a agulha no ponto de nº 38;
  • Agora estaremos com 2 Pontos Altos (pa);
  • Faça mais 5 Pontos Altos (pa) , completando assim,um grupo de 7 Pontos Altos (pa);
  • Agora faça 1 Correntinha (corr);
  • Faça 1 Ponto Alto (pa), pulando 1 Correntinha (corr) na base do seu crochê;
  • Faça mais 1 Ponto Alto (pa); completando assim um grupo de 2 Pontos Altos (pa);
  • Faça 1 Correntinha (corr);
  • Faça um Ponto Alto (pa) , pulando 1 Correntinha (corr) na base do seu crochê (a 1ª janelinha esta pronta)
  • Faça mais 1 Ponto Alto (pa), formando assim um grupo de 2 Pontos Altos (pa);
  • Faça 1 Correntinha (corr); 1 Ponto Alto (pa), mais 1 Ponto Alto (pa)  outra Correntinha (corr), 
  • 1 Ponto Alto (pa), e assim sucessivamente, até o final das 39 Correntinhas (corr);

2ª CARREIRA:
  • Faça 3 Correntinhas (corr)  para subir , essas contaremos como o nosso 1º Ponto Alto (pa) da 2ª carreira.
    • Repita os Pontos (pts) da Carreira (carr) anterior. 
    • As cores do seu quadrado ficam ao seu gosto...
    • Não se esqueça de trocar de linha...
    • Está pronto o nosso quadrado .
  • O seu quadrado tem algumas listras em buraquinhos (os vãos das Correntinhas (corr))... 
  • Nesses vãos você vai fazer o Ponto Corrente Sobreposto ou Ponto Baixíssimo Sobreposto:
    • Coloque a linha do lado de baixo do quadrado;
    • Enfie a agulha de crochê pelo lado de cima e pesque a linha;
    • Insira a agulha no próximo vão e pesque a linha novamente;
    • E assim sucessivamente...
    • Não aperte o ponto para não franzir o trabalho.
  • Se você encontrar dificuldade em fazer o Ponto Corrente com a Agulha de Crochê, não tem problema, borde com uma Agulha para Bordado o PONTO CADEIA
  • Feito isso, está pronto o nosso SQUARE DE CROCHÊ XADREZ...
  • Arremate todas as pontas de linha, com agulha de tapeceiro, de forma que fiquem invisíveis. Agora vamos fazer a sua moldura.

MOLDURA DO XADREZ: 
  • Depois do quadrado xadrez pronto,
  • Faça uma moldura em torno dele em Pontos Altos (pa);
  • Na proporção de 1 Ponto Alto (pa) pra cada Ponto Alto (pa).
  • Quando vc chegar no lado que o Ponto Alto (pa) esta deitado ou na horizontal, faça:
    • 1 Ponto Alto (pa) no início dele , 
    • 1 Ponto Alto (pa) no vão dele e 
    • 1 Ponto Alto (pa) no final dele.
      • Então ficamos com 3 Pontos Altos (pa) para cada Ponto Alto (pa) deitado ou na horizontal.
  • Concluído a moldura esta pronta a nossa parte da frente do no agulheiro.

QUADRADO DE CROCHET DO FUNDO DO AGULHEIRO: 
  • Faça um quadrado na cor do verde escuro todo no Ponto Alto (pa) e sem as janelinhas, idêntico ao quadrado xadrez.
  • Agora já estamos com os nossos 2 quadradinhos prontos e já podemos montar o nosso agulheiro .

ALMOFADA DE TECIDO: 
  • Faça uma almofadinha de tecido, um pouquinho maior que o tamanho dos quadrados, para o crochet ficar certinho.
  • Recheie com fibra para almofada .

MONTANDO O AGULHEIRO: 
  • Coloque os quadrados avesso com avesso ;
  • Feche-os com Ponto Baixo (pb) 3 lados dos quadrados, iniciando em um dos cantos;
  • Coloque a almofada de tecido dentro dos quadradinhos e continue fechando-os.
    • Estamos com nossa almofada pronta;
    • Agora vamos fazer a sua alcinha.

ALÇA DO AGULHEIRO:
  • Faça 27 Correntinhas (corr) duas vezes e cubra-as com Pontos Baixos (pb), de fora a fora.
    • Esta pronto, o nosso agulheiro xadrez .
Postei o gráfico, para você que gosta de trabalhar com gráficos... Tentei, de todas as formas, tornar o seu trabalho o mais simples possível. 

BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

8 comentários:

  1. adorei......... xadrez é lindo... muito obrigada por dividir essa receita conosco.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  2. Hola Sonia..!!
    Que lindo...!! y super fácil..!!
    Besos

    ResponderExcluir
  3. Olá,Sonia!
    Lindinho...e a explicação está excelente,obrigada.
    Um beijo,Nena

    ResponderExcluir
  4. OI,SÔNIA!!!!
    QUE LINDO FICOU O PORTA ALFINETE!
    ADOREI E VOU SALVAR O PASSO A PASSO,VOU TENTAR FAZER.
    ALIAS,NÃO É DE HOJE QUE SONHO EM FAZER UM TRABALHO SEU,MAS....ACHO ELES TÃO COMPLICADOS,NÃO SOU TÃO BOA NO CROCHÊ,VOCÊ SIM É FERA.
    ADMIRO TODOS SEUS TRABALHOS E TE PROMETO QUE ESTE E A GALINHA QUE TAMBÉM SALVEI,VOU FAZER E LHE CHAMO PARA DAR SUA OPINIÃO rsrsrsrs.....

    BEIJOS NO CORAÇÃO,
    MÔNICA BEATRIZ.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sonia tudo ok? Lindo o alfineteiro e as cores combinaram bem, gostei também da arvore de natal em ponto zig-zag.Sonia gostaria de tirar uma dúvida com voçe.Referente a assinatura nos trabalhos, será que pode ser feito depois da foto já estar postada no blog? Ou tem que ser feita a assinatura antes?Aguardo uma resposta sua quando puder.Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Sonia, abri seu blog e me apaixonei pelo pegador de panela papai noel (o das veloas estrelinhas) mas não consigo faze-lo já tentei um monte e vezes, por favor me ajude, ele é sobreposto ( a barba e o cabelo ) ou é feito tudo junto faz uma cor e corta faz outra e corta de novo.Obrigada e parabens seus trabalhos são maravilhosos e seus comentários dão alegria de vviver.beijossssssssssss
    Marli

    ResponderExcluir
  7. Sonia Pavilanis dubinevies para mim 19/11/09
    Imagens não exibidas
    Exibir imagens abaixo - Sempre exibir imagens de soniapavilanisdubinevies@gmail.com
    Oi chara adoro receber suas novidades.
    Muito muito obrigada!!!!!!
    bjokas