14 maio 2009

MINI XALE VANILHA DE CROCHE (Small crochet shawl) ( DANTEL )

Olá, amiga(o)! 

Fiz esse MINI XALE DE CROCHE, para compor com a minha blusa de crochê que postei anteriormente http://falandodecrochet.blogspot.com/2009/05/blusa-de-crochet-sem-manga.html .

Gostei do efeito dele, curto e com franjas.
GRÁFICO REDUZIDO DE COMO TECÊ-LO:

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Linha Anne
  • Agulha 1,75 mm
MEDIDA:
  • 130 cm de largura

PASSO-A-PASSO MINI XALE DE CROCHE

BASE:
  • Teça um FIO de Correntinhas (corr), maior que 130 cm. Isso porque quando tecemos a 1ª Carreira (carr) ele encolhe a medida. O numero de correntinhas deve ser múltiplo de 9 + 1. 
    • Sugiro que teça Correntinhas (corr) a mais, devido as repetições necessárias para tecer a sua segunda carreira... O que sobrar depois você desmanha e arremata.  
1ª CARREIRA:  
Nessa carreira teceremos alças de 3 Correntinhas (corr). A quantidade de alças devem ser em numero múltiplo de 3.
  • Inicie tecendo 3 Correntinhas (corr) para inciar essa Carreira (carr)  +
  • 1 Ponto Baixo (pb) na 7ª Correntinha (corr), contando a partir da agulha. Assim formamos nossa primeira alça;
  • Teça outras 3 Correntinhas (corr) +
  • Pule 2 Correntinhas (corr) do Fio Base
  • Fixe-as com 1 Ponto Baixo (pb) na 3ª Correntinhas (corr) do Fio Base.
  • Continue tecendo alças de 3  Correntinhas (corr)  até o tamanho que queira o seu xale ou mini xale, lembrando-se de que elas devem ser em numero múltiplo de 3. 
  • Para a última Alça de teça  apenas 1 Correntinha (corr) + 1 Meio Ponto Alto (mpa). Essa forma diferente é para propiciar o início da próxima carreira.
2ª CARREIRA:
  • Gire o trabalho e teça 2 Correntinhas (corr) +
  • 3 Pontos altos na segunda Alça (veja no gráfico) +
  • 2 Correntinhas (corr) +
  • 1 Ponto Baixo (pb) na terceira Alça +
  •  2 Correntinhas (corr) + 
  • 3 Pontos altos na próxima Alça 
  • assim sucessivamente até o final da Carreira (carr)... Lembrando que o final da carreira será igual ao início dela. Atenção! No final você deve substituir as 2 Correntinhas (corr) por 1 Meio Ponto Alto (mpa).para mEIO 
3ª CARREIRA:
  • Teça da mesma forma que teceu a 1ª Carreira (carr)...
4ª CARREIRA:
  • Teça da mesma forma que teceu a 2ª Carreira (carr)...
DEMAIS CARREIRAS:
  • Continue tecendo dessa forma, sempre reduzindo um conjunto de pontos de cada lado... Assim seu formato vai afunilando e formando o triangulo que é a forma desse xale.
ÚLTIMA CARREIRA:
  • Teça 3 Correntinhas (corr) e finalize fixando-as na Alça da Carreira anterior  com 1 Ponto Baixíssimo (pbx).

PINGENTES PARA A FRANJA:

  • Use uma caixa de CD como molde e apoio para fazer os Pingentes. Enrole quantas voltas de fios forem necessários para compor os pingentes. 
  • Depois disso, corte esse fios, apenas em um dos seus lados, separando-os em grupos  suficientes para que o seu Pingente não fique nem fino e nem grosso demais... 
  • Seguindo os passos da foto abaixo, aplique os conjuntos de fios, nos vãos entre os pontos das laterais do bico do xale, formando os pingentes...

Veja como ele fica nas costas.  

37 comentários:

  1. Olá, Sonia Mª,este xale ficou lindo; vc vai arrasar quando usar com aquela blusa linda tb, parabéns!
    Bom conhecer outra blogueira, não? Bom encontro pra vcs.
    Abraços,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Oi Sônia...
    Muito bonitinho seu conjunto! Mas teu xale não está tão mini assim, fiz um bem menor! hehe
    E boa sorte no encontro com a Norminha, tomara que desta vez dê tudo certo!
    Beijões
    Míriam

    ResponderExcluir
  3. Olá Sonia!!!

    Você tem mãos de fada.
    Esse xale ficou lindo, e será uma combinação mais que perfeita com a sua blusinha.

    Abraços: Regina

    ResponderExcluir
  4. Lindo...
    Um charme...
    Beijocas e bom fim de semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, amiga! Pra você também tudo de bom. Beijos

      Excluir
  5. Se gostei? eu não gostei, adoreiiiii está mesmo lindo se xailinho
    Que bom ter uma visita de uma blogueirinha de crochê aproveite para lhe dar um beijinho meu, que tenho uma tarde super feliz.
    Beijinhos
    Aldora

    ResponderExcluir
  6. OLÁ AMIGA

    Qualquer hora dessas, o sol vai deixar de brilhar...
    Mas isso não importa, a lua brilhará dia e noite...
    Qualquer dia desses, as estrelas vão cair...
    Mas ninguém precisa ter medo,
    o oceano as receberá em suas águas...
    Algumas coisas costumam acontecer na hora errada,
    outras coisas acontecem na hora exata.
    A sublimidade do ser humano,
    é capaz de tornar as coisas perfeitas...
    A paz interior de cada um,
    e o desejo de busca,
    influenciam o encontro...
    Mesmo que o encontro seja virtual,
    ou imaginário. (Seria a mesma coisa?)
    Sei que pode se tornar real,
    por causa da sublimidade e da paz interior,
    e da busca de felicidade que cada ser tem dentro de si.
    Busco sem medo...
    Encontro com medo...
    Sinto, com desejo...
    Às vezes correr o risco de não encontrar,
    é melhor do que nem tentar procurar.
    Busquei e te encontrei!
    Ou foi você que me encontrou???
    Bom, o que importa é que o destino é amigo dos homens,
    e os homens são amigos entre si...
    Mesmo que o destino se torne nosso inimigo,
    nós jamais poderemos fazer o mesmo,
    devemos continuar nos amando...
    Os amigos se amam. Os verdadeiros...
    As estrelas nem vão mais cair,
    nem o céu deixará de ter o brilho do sol,
    nem as coisas erradas irão acontecer.
    Por que o amor e a amizade são maiores,
    e dominam o coração e o espaço.
    A busca foi verdadeira
    e o verdadeiro sentido dessa busca...
    é você,
    que veio para ficar...
    Desejo um bom fim de semana.
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  7. Olá querida

    Lindinho este mini xale, parabéns. A Norminha é um encanto, mande lembranças minhas para ela. Eu estou sumida, muito enjôo e sono também. Já comecei meu pré-natal.

    Bjs Elaine

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sônia!
    Parabéns pelos seus trabalhos de croche. Você é uma pessoa admirável, obrigada pelos gráficos,
    os pap!s e etc. Gostaria muito de executar aquele cachecol preto que você fez para sua filha há algum tempo atrás, sei que você postou o gráfico, mas não sei por onde começar. Será que você pode me ajudar? Obrigada. Helen - email ivansm@globo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sonia, um charme seu xale, a cor é nuito chic tb parabens.bjs. Marilene

    ResponderExcluir
  10. Suas peças são maravilhosas, vc tem idéias íncriveis...obrigada por nos inspirar tanto assim!! beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Ficou muito lindo o xaile e a blusinha tambem, é tao dificil fazer elas assentar bem mas vc conseguiu!
    Beijos
    Natty

    PS: gostei muito do acabamento do decote contrastando com o ponto fantasia.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Meu nome é Débora, criei um blog essa semana!ainda está pequenino, mas vou deixa-lo lindão!!! eu adoro visitar blogs de artesanato e culinaria, e gosto mto do seu...seus trabalhos são mto bonitos.!!! se puder me fazer uma visitinha, ficarei mto feliz! bjs e bom fim de semana!!!!!

    ResponderExcluir
  13. çok çok güzel yapmış şal bi harika bu mevimde kullanmakda çok uygun bence bahar ayında akşamdn blkonda çayınızı yudumlarken üşüyen omuzlar için :))))))))

    ResponderExcluir
  14. Olá amiga Sônia!

    Nosso encontro foi só satisfação! Obrigada pela atenção e carinho de voces. Esperamos em breve,podermos retribuir!
    Quanto ao casório, deu tudo certo para a viagem de voces ? Aqui em SPaulo está um friozinho gostoso...rs...
    Bjo nos coração de voces!
    Norminha

    ResponderExcluir
  15. Olá Sônia!que maravilha receber os amigos,é muito gratificante...mas falando sobre o xale ficou lindo formou um conjunto muito bonito e ficou ainda mais chique,vai arrasar. Beijos Maria da Conceição

    ResponderExcluir
  16. O xale é um acessório que eu adoro,de ver e usar.Tá lindo amiga!!
    Bem feitinho,como sempre!!!Beijos!!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  17. Boa noite,gostei muito desse xale,achei ele na hora certa,preciso fazer um xale de lã na cor preta para minha sogra(ex).Nunca fiz um xale e nem tenho ideias de como fazer.
    Pode me dar umas explicações.
    Tipo com quantos pts iniciar,a largura,precisa ser maior que o seu.Eu comprei 4 novelos de 100 grs do fio Pluma da Linea Itália.Por favor me ajuda.
    Bjs

    loidebacarim@gmail.com
    loidebacarimtricoecroche.blogspot.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loide, acabei de fazer e postar, Gráfico e Passo-a-passo de como tecê-lo. Não será por isso que você não tecerá esse xale. Se tiver alguma duvida é só postar aqui, que procurarei te ajudar. Depois quero ver seu xale, OK? Quando postar me avise, por favor... Assim poderei anotar aqui no blog que você o teceu e fazer um link par ao seu blog também.
      Beijos e Bons Crochês!

      Excluir
    2. Bom dia amiga,desculpe pela demora em responder,mas estou com problemas para resolver e fico muito esquecida,mas agradeço de coração a sua ajuda e o seu prazer em ensinar,em retribuir o que vc sabe.Deus abençoe por tudo que vc é e por tudo que faz para nós.O pap está maravilhoso,vou fazer e depois com certeza vc será a primeira a ve lo.Bjus.

      Excluir
    3. Amém, Loide! Não tem porque se desculpar... Entendo perfeitamente os seus motivos... Vou aguardar notícias suas. Beijos no seu coração

      Excluir
  18. Buenas tardes, que lindo chal y sobre todo el punto, agregado a los flecos, se ve elegante y sencillo.

    Besos.

    ResponderExcluir
  19. Loide Bacarim, escreveu via Google+sexta-feira, 21 de setembro de 2012 21:29:00 BRT

    Muito lindo,o pap está perfeito.Vou fazer um e te mostrarei.Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você vai tecê-lo, Loide!
      Você vai adorar... Vou aguardar notícias suas...
      Beijos

      Excluir
  20. Lindo eu gosto muito de usar estes xales,a cor é linda também. Beijos querida Sônia Maria.

    ResponderExcluir
  21. Sonia, fui fazer o xale e me deparei com um erro, logo na terceira carreira, que não conseguia corrigir. Contei as alças diversas vezes para ver se estava correto, vi se não tinha pulado nenhum ponto e depois de quebrar a cabeça (ainda bem que minha cabeça é matemática), descobri que as alças devem ser múltiplo de 3, mas ímpar! Então fica a dica pra quem for fazer! Mesmo assim valeu! Obrigada! Beijos, Adriana