Pular para o conteúdo principal

JOGO AMERICANO DE CROCHÊ - MOTIVO ARVORE DE NATAL


Publicado em: 25/11/2008 as 17:37
Atualizado em : 11/11/2015

Olá, amiga (o)!

Hoje quero te mostrar o meu JOGO AMERICANO EM CROCHÊ ARVORE DE NATAL. O CROCHÊ é JACQUARD tecido com o Ponto Alto Duplo (pad). 

O  CROCHÊ JACQUARD é lindo. Normalmente ele é tecido em Pontos Baixos e usando a técnica de CONDUÇÃO DE FIOS. No entanto, quando tecemos com pontos maiores e fios mais grossos essa técnica se torna praticamente inviável, porque os fios conduzidos ficam aparentes e a base dos pontos muito grossas. Eu, particularmente, não gosto desse efeito. Acho que o tecido do crochê fica grosseiro, o que deprecia o trabalho. Quando tecemos usando a técnica da linha em espera o trabalho fica mais bonito e com acabamento melhor, valorizando assim a nossa peça de crochê. Esse é o meu pensamento. Mas, se você quer uma peça mais rustica teça conduzindo os fios.





MATERIAL NECESSÁRIO:
Linha Bella da Pingouin (teci 2 fios juntos) nas cores:
Cor 314 = Vermelho;
Cor 4 = Natural (que substituiu o branco) e
Cor 611 = Verde Azeitona.
Agulha para Crochê 3 mm;
Tesourinha e 
Agulha de Tapeceiro para o arremate.
A linha dourada que usei para bordar as estrelas , foto a seguir, não sei o nome e nem a marca. A usava para pendurar pingentes em árvore de natal.



MEDIDA:
51 cm de largura por
38 cm de altura.
Estou pensando em fazer 4 individuais vermelho e natural (sem a árvore), para intercalar com os 4 com motivo de natal. O que você acha?


GRÁFICO:




LEGENDA: 

Do 1º ao 28º Quadradinho: X = 3 Pontos Altos Duplos (pad). 
O 29º X tem 1 Ponto a mais (o ponto que fecha o bloco de pontos) = 4 Pontos:
29 x 3 = 87 + 1 = 88 Pontos (pt).
Exemplificando:28 x 3 = 84 Pontos (pt)84 + 4 Pontos (pt) do ultimo = 88 Pontos (pt).
BASE:
29 blocos de 3 Pontos Altos Duplos (pad) + 1 Ponto, no último bloco. 
29 x 3 = 87 + 1 = 88 Pontos (pt) = 88 Correntinhas (corr).
Portanto, com a linha Vermelha, teça um Fio Base contendo 88 Correntinhas (corr).
1ª CARREIRA:


Para virar e iniciar essa Carreira (carr), teça, apenas, 1 Ponto Baixo (pb) + 2 Correntinhas (corr). Estranhou? Teça 3 Correntinhas (corr). Só não teça 4 Correntinhas (corr). Da forma tradicional o seu trabalho ficará com aqueles espaços entre pontos nas bordas laterais. Esses 3 primeiros pontos se equivalem a 1 Ponto Alto Duplo (pad), neste trabalho.

2ª CARREIRA:






3ª CARREIRA:





Nessa carreira iniciamos o caule da árvore de natal.

4ª CARREIRA:



5ª CARREIRA:




6ª CARREIRA:




7ª CARREIRA:

8ª CARREIRA:

9ª CARREIRA:

10ª CARREIRA:

11ª CARREIRA:

12ª CARREIRA:

13ª CARREIRA:

14ª CARREIRA:

15ª CARREIRA:

16ª CARREIRA:

17ª CARREIRA:

18ª CARREIRA:

19ª CARREIRA:

20ª CARREIRA:

21ª CARREIRA:

22ª CARREIRA:

23ª CARREIRA:

24ª CARREIRA:

25ª CARREIRA:


Veja nos vídeos a seguir como tecer tanto com a Técnica de Fios em Espera, quanto com a Técnica de Condução de Fios...


1º VÍDEO:



2º VÍDEO:





VÍDEO DE COMO INICIAR UMA NOVA CARREIRA TROCANDO DE CORES: 






VÍDEO DE COMO ARREMATAR AS PONTAS:






Veja como ficou o JOGO AMERICANO DE CROCHÊ, com o aparelho de Jantar .



Esse mesmo modelo pode se usado para tecer um tapete. Para isso basta que substitua a linha pelo barbante. Com certeza ficará maior e lindo. Ele pode ser feito em uma cor mais apropriada para tapetes. Vai do seu gosto. Fica aqui a minha sugestão.



*O gráfico a seguir, divulgado anteriormente, contem um erro. Coloquei Ponto Alto Triplo (pat) ao invés de Ponto Alto Duplo (pad):




BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

Sônia Maria

Comentários

  1. ohh. I see...Christmas time is coming...
    Kisses barbara

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia!
    Fezs falta sim, e muita. Mas a gente sabe que quando vc dá um sumicinho é porque está preparando alguma novidade, então a gente fica aqui de canto de olho só esperando, na maior ansiedade. O jogo americano é lindo, super alegre, valeu o trabalhão. Adorei tb a sugestão para tapete. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir
  3. Oi minha Amiga "Sumida"...
    Vc fez muita falta, viu!!!!
    Mas ainda bem, que foi por uma boa causa... como é bom poder cuidar da nossa mãezinha... deve ter saido muito crochê nestes dias..rkkksrsr
    Amiga, ficou maravilhoso... parece ser um pouco trabalhoso, mas vale a pena!
    Grande abraço.. fiquem sempre no colo de Jesus.
    Edilene Brasilia DF

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sônia!
    Que bom que tudo está bem e sua mãe se recuperou rapidamente. A presença da mãe é sempre uma bênção para os filhos.
    Valeu o capricho. O joguinho ficou muito bonito.
    Tb estou um tanto afastada do blog e visitas reduzidas em virtude da presença dos filhos em casa. O Leonardo tirou férias e emendada ao recesso forense só volta a trabalhar em janeiro. Mas sempre que der dou uma corridinha aqui para ver as novidades e matar as saudades.
    Paz e luz ao coração.
    Abraços carinhosos.
    Dô.

    ResponderExcluir
  5. Olá.Nossa muito lindo esse jogo americano.Imagina a ceia com eles.Adorei.beijos.

    ResponderExcluir
  6. OI SÓNIA QUE LINDO FICOU SEU JOGO,EU GOSTEI IMENSO E QUE BOM TER NOSSA MAMÃ POR PERTO NÉ,ATÉ ME APERTA O CORAÇÃO POR ESTAR TÃO LONGE DA MINHA,
    AMIGA SOU DA OPINIÃO QUE FAÇA 4 LISOS E 4 COM MOTIVOS IRÁ FICAR LINDA SUA MESA,BEIJOS E TENHA UMA NOITE LINDA.

    ResponderExcluir
  7. OI SONIA, boa noite. Se voce fez falta? E como fez! Eu não sei se fa te falei, mas seu blog é simplesmente SENSACIONAL. Seus trabalhos são lindos, e suas explicações sobre internet são ótimas para novatas como eu.
    BEIJOS, BEIJOS E MUITOS BEIJOS, para voce, sua familia e para a mamãe.
    MIRIAM REGINA

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga
    Nossa...quanta animação por aqui: levanta o nosso astral e dá uma vontade de crochetar também!
    Fica com Deus
    Beijãooooo

    ResponderExcluir
  9. Querida, tb andei sumida, meu pc pifou, queimou a fonte rsrsr
    Ele não aguentou o tranco
    Tb senti saudades e passo aqui e encontro esse joguinho lindo!!!
    Que bom, paparico de mãe é tudo e vc e eu somos previlegiadas, pois ainda temos a nossa. A minha vem pro Natal. Com isso ficarei mais sumidinha, voltarei com a corda toda em Janeiro
    Espero que vc tenha um Natal e um fim de ano esplendido sunto aos seus
    Mil bjs da amiga
    Inez Barbosa

    ResponderExcluir
  10. Oi Sônia
    Que lindo!!!Ficou muito showw!!
    Saudades também amiga!!
    Um beijão!!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  11. Oi Sonia... ficou muito lindo seu jogo americano as cores lindas numa combinaçao maravilhosa!!! valeu a pena o trabalho!!!!! abraços.. denise-maringa pr

    ResponderExcluir
  12. Hay quedoo super bonitooo¡¡ me encantaa es un hermoso detalle para tener una mesa super navideña¡¡ ^^

    ResponderExcluir
  13. Olá Sônia,ficou lindo o jogo americano sua casa vai ficar linda para o Natal,muita saúde para sua mãe e um grande beijo para vc. Maria da Conceição

    ResponderExcluir
  14. Oi Sônia, ficou muito bonito, eu tive trabalho também com um pegador de urso, quase desisti,rs
    A cor crú combina com todas as cores, melhor que o branco (que dependendo do trabalho, fica muito chapado)eu costuro macacões de nenê, e as peças feitas em crú com qualquer cor colorida, fica linda...
    Já aconteceu também de eu colocar fotos com peça meio amassada, pressa para postar,rsrs
    Mas não esquenta não, dá para ver que ficou muito bonito...beijos
    Beth

    ResponderExcluir
  15. Olá querida!! E como você faz falta!!! Espero que esteja tudo bem com sua mãe!! É bom ser mimada né? Rsrsrs
    Seu jogo americano natalino ficou chique demais, maravilhoso, imagino o trabalho que deu!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá amiga,
    Adorei seu jogo americano é tão giro ver que o espirito natalício entranhou no croché de corpo e alma.
    Aqui por Portugal, pelo menos na minha família, não estou habituada a dedicar tanto empenho no Natal.
    Fazemos presépio, montamos a árvore e trocamos presentes... mais nada.
    Mas achei seu joguinho tão lindo que estava capaz de experimentar e fazer um paninho para minha cómoda do hall de entrada.

    Jinho enorme

    ResponderExcluir
  17. Oi Sônia!
    Fez falta sim, mas nós perdoamos, sua causa foi justa!
    Dengo de mãe é tudibom mesmo.
    Temos mais é que aproveitar.
    Que bom que foi tudo bem com a cirurgia dela.
    Amei seu trabalho, que lindo esse jogo americano.
    Já entrei no clima de natal,pelo menos no blog, rs,rs, rs, depois venha me visitar e dizer se gostou de minha decoração.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  18. Olá Sônia,
    Estes trabalhos são absolutamente maravilhosos!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  19. Ola querida amiga!!!!!

    Fez falta e MUIIIIIITA, viu!!!!! ...rs
    Que lindo esse jogo americano...adorei a ideia... pricipalmente porque adoro ornamentar a casa nessa epoca...podemos abusar,ne? Ficou maravilhoso, adorei.
    Bjos carinhosos
    simoninha
    recanto das borboletas

    ResponderExcluir
  20. Olá Amiga Querida...
    Que Saudades....
    Obrigada pela visita e pelo carinho com a minha saude eu fico muito Feliz por ter a sua Amizade
    Adorei as novidades que Lindas Estou aqui encantada com o joguinho Americano motivo Natal que Lindo...Adorei
    PARABENS
    Que bom que sua mãe esta bem....
    Amiga como é gostoso carinho de mãe né...
    BOA SEMANINHA
    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  21. Sonia Maria
    Que bom que você voltou e está tudo bem. Estava preocupada.
    Até meio amassadinho ficou lindo (rs)
    Beijos
    Miriam Nakutis

    ResponderExcluir
  22. Olá Sónia!!!
    Ficou lindo... ao vivo não sei, mas o que se vê está lindíssimo.

    Beijinho

    Rosie

    ResponderExcluir
  23. Olá Sônia!
    Ficou maravilhoso na foto, imagina ao vivo então.Lindo! Bjs.Ju

    ResponderExcluir
  24. Olá, amiga, vc sempre faz falta, sim! O jogo americano ficou lindo e de muito bom gosto, com tudo q vc faz, é claro! Beijos pra mamãe coruja, é bom, né?
    Abraços com laçadas,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  25. Uma graça! Se é assim na foto, pessoalmente deve estar lindérrimo!

    Beijos!
    Carolina

    ResponderExcluir
  26. É muito gostoso curtir a presença de mãe, espero que ela tenha se recuperado da cirúrgia. Ficou muito lindo seu trabalho, valeu a pena fazer e desmanchar várias vezes.
    Deus te abençoe.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Oi Sonia tambem estava com saudades. Lindo seu jogo como todos seus trabalhos. Amei o tapete da Dani.
    Bjs
    Denise

    ResponderExcluir
  28. Oi Sonia
    Obrigada pelos elogios ao anjo..acho que vou fazer um curso de perucas....Seu jogo ficou bonito sim..mas deixa de ser preguicosa e faz as 8 com o desenho....brincadeira....vai ficar melhor da forma que vc falou. O ponto alto e mais dificil pra esconder a linha.Bjs Heloisa Reis

    ResponderExcluir
  29. OLá Sonia Maria!

    Com certeza fez falta,está lindoooo
    seu trabalho como todos os outros.
    Uma semana abençoada e proveitosa.
    Bjks.....

    ResponderExcluir
  30. Oi Sônia...
    Fico feliz por sua mãe ter melhorado e com certeza estará perto de vc por muitos e muito natais...
    Seu jogo ficou maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
    Parabéns e continue fazendo as amigas felizes...é muito bom entrar aqui e admirar o seu trabalho!
    beijocas amiga e dê um beijão na sua mãezinha por mim!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  31. Good morning honey..
    I think this doily is lovely !!! Soo beautiful and cute.
    Have a nice day.
    with my kisses.
    Lady Hands.

    ResponderExcluir
  32. Ficou lindo seu jogo americano! Muito colorido,como eu
    gosto!

    Bjs,
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  33. Olá Formiguinhaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Que coisa boa, ter a mamãe por perto... eu já não tenho a minha desde meus quase 6 anos de idade, mas quero poder estar com meus filhotes por muito tempo, poder "mimá-los"... rsss
    Lindo o motivo para jogo americano...
    gde bjo e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  34. Olá amiga!!Você sempre faz falta,adoro a sua criatividade ficou lindo o jogo americano,parabéns!!Você como uma mulher curiosa e inteligente saberia me dizer o que é o tal "freeform",como se faz,de onde vem?Já vi em várias bolsas e em outros trabalhos pela net, tentei pesquizar mas não encontrei nada,se você souber ensina essa desenformada que vos fala por gentileza!! Beijão que DEUS te abençôe sempre.

    ResponderExcluir
  35. Oi,Sonia
    Bom saber que transcorreu tudo bem na cirurgia da sua mae.
    É mãe e mãe sempre acha que fomos crianças mesmo depois de sermos maes ou termos casado.
    Adoro qdo minha me mina deste jeito.

    Abraços,

    Morena Rosa
    Franca/Sp

    ResponderExcluir
  36. Que bom que retornou!! Sentia muita falta quando olhava no cantinho esquerdo do meu blog e não via nenhuma postagem sua atualizada.
    Não me atrevo a fazer esse jogo americano. É lindo demais, mas é demais pra uma loura...
    Quanto ao gráfico, como tirei do picasa, tem que salvar em imagens e aproximar. Um grande abraço, Claudia.

    ResponderExcluir
  37. Oi, Sônia!
    Obrigada por responder!
    A moça que criou meu blog não trabalha mais com isso... e acabei perdendo o contato.
    Vou procurar alguém que saiba mexer nesse "troço"! :o)
    Obrigada!
    Beijos,
    Van

    ResponderExcluir
  38. Super Bacano! èh q vc esmera mt no crochê para a casa, eu amoo seus trabalhos de morte rsrs

    Beijo
    Natty*

    ResponderExcluir
  39. ola sonia
    bonito trabalho....como esta o seu marido??
    beijinho*

    ResponderExcluir
  40. Oi Sônia
    Amiga uma ótima sexta!!!
    Hoje estou com tempo!!!
    Bjão pra você e sua família!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  41. Olá, Sônia! Vc não me conhece, mas eu visito todos os dias o seu blog para me deliciar nas coisas lindas que vc faz! Amei esse joguinho que vc fez..é muito delicado e de bom gosto...sei que já faz dias que vc postou a almofada feita com seu ponto, mas quero dizer mesmo que atrasada que ficou lindo demais! Estou fazendo um tapete que usa seu ponto, assim que terminá-lo envio uma foto para vc ver. Bjos e parabéns por esse blog tão lindo que vc tem!

    Com carinho...Carol

    ResponderExcluir
  42. Olá amiga tudo bom??
    Ficou lindo!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  43. Ola Sonia,
    Seu jogo americano ficou lindo...Bom fim de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  44. Olá Sónia!
    Adorei seu jogo amaricano...dessas mãos só saiem coisas lindas.
    Imagino quantos miminhos recebeu da mãezinha...desejo que por muitos anos a tenha por perto.
    Como vai o seu amorzinho Roberto?
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Mifá

    ResponderExcluir
  45. Olá Sónia!
    Adorei seu jogo amaricano...dessas mãos só saiem coisas lindas.
    Imagino quantos miminhos recebeu da mãezinha...desejo que por muitos anos a tenha por perto.
    Como vai o seu amorzinho Roberto?
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Mifá

    ResponderExcluir
  46. Olá amiguinha, não achei nada amarrotado, pelo contrário, achei muiito lindo, super bem feito, bem sua cara, fazer coisas lindas e perfeitas parabéns!!! Beijossssssssssssssssssssssssss mil e bom final de semana

    ResponderExcluir
  47. Oi Sônia ficou uma graça o seu jogo americano, vou pegar a receita e quem sabe faça para o próximo natal. Adoro suas idéias todas de muito bom gosto.

    Beijos e fique com Deus

    ResponderExcluir
  48. gostei muito do joguinho!Gostaria muito de fazer alguma coisa especial para o natal, mas nunca tenho nada diferente, por falte de tempo.Boa semana, beijos!

    ResponderExcluir
  49. Ola amiga!
    Ainda essa manhã pensava em vc de como estava sentindo sua falta,fico feliz em saber que tudo esta bem com sua mãe e que vc ja esta de volta para alegrar nossas vidas com palavras e artes maravilhosas.
    Que vc tenha uma linda semana cheia de flores e alegrias.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  50. A propósito...o joguinho americano ficou lindo e na minha opnião diversificar com outros lisos será uma ótima opção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  51. Prazer em "revê-la" querida! Adorei o jogo americano, ficou lindíssimo! Tenha uma ótima semana amiga! Beijos!
    Ps: estou levando o seu link.

    ResponderExcluir
  52. OLÁ SONIA, BOA NOITE!!!

    AMEI PASSEAR EM SEU BLOG, TUDO MUITO LINDO, ORGANIZADO E FEITO COM MUITO AMOR E CARINHO PARA TODOS NÓS.
    PARABÉNS!!!
    QUE DEUS TE CUBRA DE BENÇÃOS.
    BEIJO

    ResponderExcluir
  53. Hola Sonia! Te invito a mi nuevo blog de crochet. Te espero!

    ResponderExcluir
  54. Boa noite amiga!
    Lindo trabalho.
    E o natal já está perto de novo,rs.
    Tantos projetos para fazer antes do natal....
    Obrigada por compartilhar e pela aula.
    E obrigada pela sua visita ao meu cantinho.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou, amiga! Obrigada pelo carinho e atenção, Márcia! Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU CROCHE

Olá, amiga (o)! Hoje quero falar com você sobre dois importantes assuntos: 1. COMO CALCULAR O PREÇO DA SUA PEÇA DE CROCHÊ  e   2. CAMPANHA PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHOS DAS CROCHETEIRAS, TRICOTEIRAS E ARTESÃS EM GERAL. Preliminarmente, vale ressaltar que não faço crochê para venda, exatamente porque   o nosso trabalho artístico não é devidamente valorizado.  Acho absurdamente barato o que se cobra e o que se paga pelas peças de croché.  No entanto, como a minha formação é em Administração de Empresas, posso te dar algumas dicas de como calcular um preço justo para a sua peça. Então, vamos lá!!! I - COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DO SEU  CROCHÊ São vários os itens que devemos levar em consideração quando vamos calcular o preço de venda de uma peça de crochê...  Vamos primeiramente calcular o seu PREÇO DE CUSTO e depois o PREÇO PARA VENDA . PREÇO DE CUSTO: 1 - CALCULE SEU TEMPO DE TRABALHO: Para encontrar esse tempo faça o

CASAQUINHO DE CROCHE PARA BEBE PONTOS ALTOS

Olá, amiga (o)! Fiz mais um  CASAQUINHO DE CROCHÊ,  para Isabela.  Minha filha adorou! Atente para os detalhes dos ombros. Ele não é em linha reta. É perpendicular. Assim ele fica com o caimento  certo no corpo. Para tecê-lo usei uma lã mais grossa do que as que uso normalmente em roupinhas para bebê. Isabela já tem 9 meses... Por esse motivo usei uma lã normal e mais grossa. MATERIAL NECESSÁRIO: Lã  D'PRIMERA  da  COATS  - 100% acrílico - Cor 894; Agulha de crochê Clover 5,5 mm; Tesourinha e  Agulha de tapeceiro, para o arremate. Veja o GRÁFICO DO CASAQUINHO PARA BEBE 9 MESES GRÁFICO MANGA CASAQUINHO DE CROCHÊ BEBE 9 MESES Depois das peças prontas, costure os ombros e as mangas ... Para o acabamento final faça: 1. Uma carreira de Pontos Baixos (pb) pelo avesso, como ele ficou em toda peça. 2. Uma carreira de Pontos Altos Relevos (par) pegando pela Frente (parf). 3. Para finalizar pregue os botões e    Para abot

GORRO DE CROCHE PARA BEBE COM TABELA DE MEDIDA E GRÁFICO

Olá, amiga (o)! Hoje quero te mostrar esse GORRINHO DE CROCHÊ  que fiz para Isabela, minha netinha, que chegará até 18 de agosto próximo.  Eu o  fiz para compor com a  Capinha de Crochê Isabela    postada no dia 17 de MAR próximo passado  .   Eu o queria muito simples porque a capa já tem muitas informações.  Inicialmente fiz apenas com PONTO ALTO e   MEIO PONTO SEGREDO, que você poderá ver nas fotos abaixo. Na execução do gorro, quando for executar os aumentos de pontos, prime por iniciar o Ponto Alto em "V",  inserindo a agulha sempre no primeiro Ponto Alto do "V" da carreira anterior.  Tecendo assim você cria esse efeito catavento na malha do seu crochê e seus aumentos ficam em perfeita simetria. Observe as fotos acima e abaixo. Veja como esse efeito é bem mais bonito do que pontos de aumentos aleatórios. Gostei do Gorro simples, no entanto para usar com a capa ele pedia algo a mais. Desmanchei 2 carreiras e fiz o bico com os leques da ca