04 maio 2008

DICAS INTERESSANTES - PONTO BAIXO SOBRE CORDINHAS, BOLSAS DE PALHA, BORDADOS FELTRADOS, PONTO ALTO FALSO, MEIO PONTO ALTO FALSO, PB FALSO

Olá, amiga(o)!

Nas minhas andanças pela net encontrei um site bastante interessante e não poderia deixar de dividi-lo com vocês. No http://www.hamanaka.co.jp/ encontrei PAPs e vídeos muito bons. Veja no link abaixo o gráfico de um OVO FRITO DE CROCHÊ : http://www.hamanaka.co.jp/make/eco_tawashi/pdf/MedamayakiEcoTawashi.pdf .
Ainda não sei para que serve esses croches. Ocroche em forma de ovo frito de crochê podemos transformá-lo num bucha de pia, aplicando uma bucha especial no seu avesso e bem embaixo da gema.
Veja graficos de buchinhas de pia em croche, além de muito lindinhas,  ecologicamente corretas nod links:

http://www.hamanaka.co.jp/make/eco_tawashi/pdf/N596tx.pdf .
http://www.hamanaka.co.jp/make/eco_tawashi/pdf/N592tx.pdf .

Você pode também conferir um lindo individual de croche em squares, com grafico e tudo mais no http://www.hamanaka.co.jp/make/motif/pdf/coaster&teamat.pdf .

Você, também, pode ver trabalhos com TEARES REDONDOS  no http://www.hamanaka.co.jp/goods/knit_tool/mil_mil/top_make02.html . 
BORDADOS FELTRADOS com lãs, antes de serem fiadas, você pode aprender a fazer no http://www.hamanaka.co.jp/goods/craft/felting/howto.html  e http://www.hamanaka.co.jp/goods/craft/felting/howto02.html .
Aprenda também a fazer lindas maçãs e pêras feltradas no http://www.hamanaka.co.jp/goods/craft/felting/make_mascot.html . 
Lá também encontrei idéias lindas para a execução de bichinhos feltrados :
http://www.hamanaka.co.jp/goods/craft/felting/kit_mascot.html .
Achei interessantíssimo um vídeo que ensina a cobrir cordinhas com com croché em PONTO BAIXO:
http://www.hamanaka.co.jp/movie/index.html . É sem duvida nenhuma uma excelente técnica para fazermos fundos de bolsas, bolsas, suporte para travessas, suporte para pratos, jogos americanos e tapetes.
Veja, ainda o PAP de como fazer bolsas, cestos, etc. http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/ratan_pack.html . São bastantes interessante!
Essas peças nos inspiram a usar jornais, sacolas plásticas, cordinhas, palha, etc, indo de encontro com a ideia de ajudar o nosso planeta, reciclando vários materiais que fatalmente seriam jogados no lixo.
Para acessar o pdf escolha a foto da bolsa ou cesto de sua preferência e veja logo abaixo da mesma a figurinha do pdf , em seguida clica nos números vermelhos, primeiro no 1 e depois nos demais. Para as que ainda não têm tanta facilidade passo a colocar os links das paginas que achei mais interessantes. Vejam as 4 páginas de PAPs de uma bolsa :
http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-146-1.pdf http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-146-2.pdf http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-146-3.pdf http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-146-4.pdf .
Tem ,também, cestinhos bastante simpáticos e de grande valia, podendo também nos servir como apoio para os nossos trabalhos artesanais:
http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-152-1.pdf http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-152-2.pdf http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-152-3.pdf .
Uma  sacola/cesta me parece excelente para se fazer feira de verduras e legumes, você encontra seus  PAPs nos:
http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-150-1.pdf http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-150-2.pdf http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-150-3.pdf http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-150-4.pdf .
Cestinhas excelentes para se levar a mesa com quitandas, pães ou o que preferir você aprende a fazer no:
http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-154-1osibori.pdf http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-154-2osibori.pdf http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-154-1puti.pdf http://www.hamanaka.co.jp/goods/spring_summer/ekocraft/pdf/360-154-2puti.pdf .
Veja também um PAP sobre Mosaicos no link a seguir: http://www.hamanaka.co.jp/goods/craft/mosaic/make.html .

Se você queiser aprender os primeiros passos do tricô, vejam as aulinhas preliminares nos links que estão abaixo da foto das duas agulhas. Achei super interessante a dica de se iniciar com duas agulhas. Assim o inicio do tricot não ficará mais apertadinho que o restante dele e não ficará deformado.

http://www.hamanaka.co.jp/kiso/tsukurime.html    ,

http://www.hamanaka.co.jp/kiso/uraami.html  .
No crochê usamos uma agulha de nº maior para fazermos as correntinhas e evitar esse problema . Podemos também usar para iniciar nossos trabalhos de croché, quando esses são em ponto alto, meio ponto alto ou ponto baixo, os PONTOS FALSOS (ponto alto falso, meio ponto alto falso e ponto baixo falso) . Nesse caso, se seu ponto não é muito apertadinho , o recomendado é iniciar com uma agulha com um numero menor que a que será usada no restante do trabalho. Fiz uma manta para a minha filha iniciando com o Ponto Alto Falso. No seu PAP apresento os demais pontos falsos. Você poderá vê-los acessando AQUI! 

Bons Crochês, Bons Tricôs, enfim... Bons Trabalhos!

Abraços com carinho,

Sônia Maria

47 comentários:

  1. Oi Sônia! Obrigado por você compartilhar essas novidades conosco. Tenha um lindo fim de semana, bjos...
    http://rlymacristal.zip.net/
    blog cristal

    ResponderExcluir
  2. Sonia
    Olá!
    Adorei tudo!
    Eu com esse tipo de agulha não me adaptei.me doia muito mais a mão.
    Eu ganhei junto com uma linhas, as que eu ganhei são alemãs.
    A linha é ótima,mas a agulha guardei.
    Uma boa semana
    Abraços
    Majori

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga,passando para desejar uma linda semana cheia das bençãos de Deus....lindas bolsas muito lindo este ponto sonia maria...bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Sonia, adorei tudo e vou agora mesmo visitar este site que vc apresentou. Se vc conseguir informações sobre as agulhas passe pra mim tb, eu gostaria de comprá-las, beijos Edilene.

    ResponderExcluir
  5. Sonia,você é mesmo um amor!Dedica seu tempo pra se dedicar a este maravilhoso blog e dividir com a gente;principalmente comigo que não consigo fazer muita coisa num blog.
    Tenha uma ótima semana!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá Sóninha
    Quanto ao tear circular, faz um bonito trabalho, fiz muitos trabalhando com crianças.Usava esta técnica como prática pedagógica, reciclava os rolos de papel, para eu própria criar estes teares e colocar a criançada a fazer bolsinhas, eles adoravam usar e oferecer de presente.
    Foram 24 anos a trabalhar em ATL com crianças adoráveis.
    beijinhos da Guida

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sônia!
    Quantas idéias bacanas!!! Adorei o jogo americano de crochê! Como vc viu no meu blog, estou começando a me encantar com crochê agora... e seu blog é um incentivo e tanto!!!
    Beijinhos e obrigada por compartilhar tantas receitas!

    ResponderExcluir
  8. Olá Sónia!!!

    Adorei. Tem coisas muito interessantes neste seu post.

    Vou ser uma visitante assidua no seu Bloguinho.
    Parabéns.

    Beijos
    Susana

    ResponderExcluir
  9. Oi,amiga...
    Que dicas otimas,adorei!!!!!!
    Estou doida por um tear redondo,fui na 25 de março sabado e não achei......
    Obrigada pelo seu carinho e por sua amizade,uma otima semana,
    AMIGAS PARA SEMPRE.......Sandra Coatti

    ResponderExcluir
  10. Hola :)
    Qué lindos patrones! Muchas gracias :)

    Besiiiiiiiiiiiiitos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Sônia
    Ótimas dicas...obrigada por compartilhar com a gente!

  12. Querida amiga! Vc nem sabe como fiquei feliz com a sua visita... Que bom q vc gostou do meu blog, sou meio inesperiente no computador, mas aos poucos vou aprendendo. Já te linkei...
    Obrigado pelas dicas, vou tentar assinar as minhas postagens. Fique com DEUS. bj. Kátia.

    ResponderExcluir
  13. OI AMIGA ESTOU COM POUCO TEMPO MAS PASSEI PARA LHE DESEJAR UMA HOTIMA SEMANA.BEIJO.ASSIM QUE FIZER EU DIGO .

    ResponderExcluir
  14. Quanta coisa boa por aqui! Gosto muito!!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga. Que bom que vc e o Roberto agora estão só curtindo felicidade. Depois de tanto sufoco, vcs merecem tudo de bom. Estou muito feliz por vcs. Amei as dicas qu vc nos passou e muito obrigada pelo elogio. Mas, acho que não sou fotogênica, é a maior dificuldade eu tirar uma foto.
    Tenha uma linda semana!
    Bjs Kátia Moreira

    ResponderExcluir
  16. oi Sonia!
    Fiquei feliz por saber que seu esposo tá bem.
    Doro passar aqui, sempre tem uma dica , uma ajuda sugetão para nós.
    Obrigada por sempre dividir conosco essas dica.
    E felicidades pra vc e o Roberto tá?
    Que Deus ilimine os caminhos dos dois.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Olá Sônia!
    Qntas dicas maravilhosas!!
    Adorei! Vou visitar todos agora mesmo...Obrigada por dividir.
    Bjokas para vc e para o Roberto, tenham um linda semana!!
    :)Vilma

    ResponderExcluir
  18. ----:::!:::----
    #
    -""""- "j"
    * *---
    (_ @_.-"""""""

    Correio aereo a chegar para desejar feliz semana com muito carinho. Bjs

    ResponderExcluir
  19. oi, queridaaaaaaaaaaaaa!!!
    nossa!!! quantas novidades!!!!
    que bom!!!
    bjks pra vc

    ResponderExcluir
  20. Olá, Sônia!
    Muito obrigada pelas visitas e pelo carinho de seus comentários.
    Adorei as dicas!!! Vou guardar todas! Muito obrigada!
    Quanto à agulha, aqui em Campinas, encontrei uma mais "gordinha", mas com uma ponta somente. Tem apenas as mais finas (até, no máximo, 2.0mm) Se quiser, posso comprá-las para vc. Quando chegar em casa, vou procurar na internet (sei que vi em algum armarinho virtual...).
    Grande beijo,
    Debora

    ResponderExcluir
  21. Menina, quanta coisa boa.... muito legal tua iniciativa de compartilhar com a gente!
    Ah..e muito obrigada pela visita, vc é super bem vinda!!
    Bjos e boa semana!

    ResponderExcluir
  22. Oi Sônia, querida, obrigada pela visitinha. Vi seu comentário sobre as agulhas japonesas. Conheço alguém que as vende aqui na Inglaterra. Visite o site dela: www.yarnstick.co.uk. Seu nome é Lalana Cunningham. Ela não fala português, mas dá pra vc comprar online.

    Beijinho.

    Sandra

    ResponderExcluir
  23. Olá Sônia,
    Quanto tempo!
    Como vai você?
    Nossa, fiquei impressionada com o tanto de coisinhas bonitinhas que estou vendo por aqui.....faz tempo que não entro e nem atualizo o meu e acho que passarei meses pra olhar tudo o que tem feito. Adorei seus trabalhos e vou olhar todas as suas dicas.
    Um forte abraço e um beijo
    Iris

    ResponderExcluir
  24. Olá, Sônia! que maravilha, ha quanto tempo, não estou te cobrando é que quando as pessoas que agente gosta fica afastada por algum motivo faz uma falta enorme e vc faz muita falta... Tenho certeza que o Roberto está ótimo de saúde. Obrigada por tudo amiga... Desejo a vc e sua família uma semana DIVINA. Bjão

    ResponderExcluir
  25. Hello Sonia,

    Lovely the eggs, fruit and the sheeps end thanks for the Link.
    Kind regard,

    Sonnja, from the Netherlands
    Beertje Zonn

    ResponderExcluir
  26. Olá Amiga!
    É sempre um prazer fazer-lhe uma visita aprendemos sempre muito...
    Vou fazer a correcção que me indicou .
    Fico muito feliz pela recuperação do seu marido.
    Beijos com carinho
    Gina

    ResponderExcluir
  27. Minha querida amiga

    Que lindo trabalho,quantas sugestões maravilhosas, parabéns!!!
    Obrigada pelo teu carinho comigo, que bom saber da recuperaçãos do seu love, fico muito feliz, pois a sua alegria é a nossa alegria e sua felicidade nossa também.Aqui ainda com muita luta, mas, certa da vitória, pois, em tudo, somos mais que vencederos em Cristo Jesus.Deus continue voc abençoando com toda sorte de bençãos.
    Tenha um maravilhoso dia.
    Beijos carinhosos
    Salomé

    ResponderExcluir
  28. Oi Sônia, quanta dica legal! Obrigada pela visita! Espero que esteja tudo bem com vocês.
    Olha só, sobre as agulhas que você está querendo... eu ainda não vi por aqui, mas uma de nossas amigas, a Andrea do blog Maravilhas do Crochê trabalha com essas aguhas. Vejo sempre nas fotos que ela posta. Mas ela mora no Japão e por isso tem as agulhas. Quem sabe não tem como ela enviar ou até mesmo indicar um site? Boa sorte!
    Grande bjo pra vc!

    ResponderExcluir
  29. Olá amiga
    Obrigado pelas dicas e pelos sites.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Quanta novidade amiga!! Obrigada por compartilhar conosco essas maravilhas!! Grande beijo

    ResponderExcluir
  31. oI aMIGA! pASSA NO MEU BLOG TEM UM MIMO PRA VOCÊ, BJOS...

    ResponderExcluir
  32. Olá Sônia querida !!!
    Espero que esteja tudo indo muito bem com você, sua família e seu marido,que ele esteja caminhando a passos largos para a recuperação total.
    Parabéns amiga,você é mesmo muito versátil pois fiquei uns dias impossibilitada de vir aqui devido falta de conexão com speedy e hoje quase não dou conta de ver todas as novidades . Assim que meu tempo permitir pretendo ir em todos os lugares que voce está indicando. Tanta diversificação nas postagens, quanta novidade !!!!Tudo maravilhoso como sempre.
    Amiga , vou tentar encontrar essas agulhas prá você, quem sabe dou sorte , recordo-me vagamente de já as ter visto em algum lugar, vou em busca rrs...rrss.... cá prá nós amiga, eu tbm sou fã delas e pretendo adquiri-las.
    Tenha uma ótima semana e que ela seja imensamente abençoada.
    Beijossssssss
    Márcia

    ResponderExcluir
  33. Amiga querida, passa lá no meu blog que tem um mimo prá você e saiba que te ofereço com muito carinho.
    Beijossssssssss
    Márcia

    ResponderExcluir
  34. Oi Sônia,gostei muito da sua descoberta, pena que não estou podendo navegar como gostaria.Quanto ao problema das mãos ou dedo, eu tive um no polegar da mão direita. Passei 6 meses sem poder tocar na agulha.Imagine(minha vida parada)!Melhorei, aliás fiquei boa com aquelas bolas japonesas, conhece?.Só ficou um poquinho deformado.
    Quanto as agulhas vou lhe passar a foto de uma que comprei aqui, embora seja grossa, porém tem mais finas também.Acredito que sejam parecidas com as japonesas.Um abraço no maridão e um abração em você da Wal.
    PS: Depois de ler pode e deve excluir essa lenga lenga...

    ResponderExcluir
  35. Olá Sônia Maria!
    Há dias que, depois de entrar é muito difícil sair do seu blog!São tantos os links para espeitar!
    Obrigada por partilhar tudo! Uma maravilha!
    bjs
    Nélia

    ResponderExcluir
  36. Oi Sonia
    como sempre otimas dicas adorei todas
    obrigada por compartilhar
    beijos

    ResponderExcluir
  37. Olá Sônia Maria!
    Glória a Deus pela cura do seu marido.
    Estar aqui é sempre uma delícia, com tantas novidades maravilhosas.
    Abracinhos
    Sue

    ResponderExcluir
  38. Minha Lindinha!
    *********************************
    Fica sempre um pouco de perfume quando vc vêm me visitar.
    *********************************
    Receba meu bjinho no seu ♥.
    Aninha.
    *******
    Essa sua dedicação é puro Amor.

    ResponderExcluir
  39. Sonia.
    ADOREI...
    É sempre bom passar por aqui pois como já te falei aprendo sempre algo mais. Parabens, e que tenhas um lindo final de semana cheio de alegria e presentes...
    Dá uma passadinha lá no meu blog tem meu primeiro trabalho em lacres, eu gostei e você?
    NIRA

    http://niraartes.zip.net

    ResponderExcluir
  40. Olá,Sonia.Sobre as agulhas,veja a postagem de 05.04.08 deste blog: http://crochetbombom.blogspot.com/.Ela dá dicas sobre como comprar. Abraço, Salete Duarte

    ResponderExcluir
  41. Mãe,
    Que ao dar a benção da vida,
    entregou a sua...
    Que ao lutar por seus filhos,
    esqueceu-se de si mesma...
    Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios...
    Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito...
    Que ao receber injustiças,
    respondeu com seu amor...
    E que, ao relembrar o passado,
    só tem um pedido:
    DEUS, PROTEJA MEUS
    FILHOS, POR TODA
    A VIDA!
    Para você Sônia, um mais
    que merecido:
    Feliz Dia das Mães!
    Você merece!!!
    Bjokas no ♥
    :)Vilma

    ResponderExcluir
  42. olá amiga!
    desejo um Feliz Dia Das Mães
    que seja maravilhoso e abençoado por Deus!
    estou desejando assim,antecipado porque vou para minha mamãe e ficar ausente por uns dia beijux!

    Ruthy Nascimento

    ResponderExcluir
  43. Oi querida, como vai!
    Essas dicas são muito uteis, especialmente a do começo do tricot, faz todo o sentido!
    Um beijo e boa semana para si.

    ResponderExcluir
  44. Minha mãe já me ensinava fazer tricô com duas agulhas.. é ótima essa.. bjinhos

    ResponderExcluir
  45. ola sonia,adoro os seus trabalho,sou amadora mas gosto muito de croche ,tenho pouco tempo para fazer mas faço com tempo que tenho,gostei muito do ponto sonia mas não consigo a receita,vc pode me enviar,meu mail dercieliarodrigues@hotmail.combjsss

    ResponderExcluir
  46. OLÁ SÔNIA QUERIDA!

    AMEI CADA DETALHE DOS CESTOS E DAS BOLSAS DE PALHA!

    OBRIGADA POR DIVIDIR ESSE ACHADO NA NET CONOSCO!

    LINDO FINAL DE SEMANA PRA VOCE QUERIDA!

    BJOS.

    ResponderExcluir
  47. OLÁ SÔNIA VOCÊ É MARAVILHOSA!!!!!!
    SÓ QUE NÃO ENTENDI O COMEÇO DO TRABALHO DE PA FALSO. MEU E-MAIL É ericafigueiredo1@hotmail.com
    Muito OBRIGADA!!!!!!!!