26 julho 2014

GOLINHA E GORRINHO DE CROCHET

 Olá, amiga (o)!

Estou republicando essa Golinha e esse Gorrinho que foram postados originalmente em 15 AGO 2007. São peças que não saem de moda... Fizeram e ainda fazem muito sucesso até hoje...

Nossa!!! Já estou até sem graça de postar mais GOLINHAS DE CROCHÊ PONTA ABACAXI e GORROS DE CROCHÊ BARRA LEQUES de crochê... Mas, é o que ando fazendo... Por aqui a febre das golinhas (Rose / Elaine e Sandra Coatti) ainda não passou. Até hoje estou fazendo golinhas ... E ainda vou fazer mais 4 conjuntos  :-))) 
Essa vai para a Renata, amiga da minha sobrinha, que mora em Uberlândia-MG.

GORRO DE CROCHÊ:

DICA...

PASSO-A-PASSO DA GOLINHA DE CROCHÊ PONTA ABACAXI:

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Lã Família da Pingouin;
  • Agulha para Crochê 3 mm;
  • Tesourinha e Agulha de Tapeceiro, para o arremate.

Essa Golinha de Crochet é feita em duas partes:
    • Primeiro você faz a metade dela. 
    • Depois, a partir da base da 1ª metade, você faz a outra parte.

1ª PARTE :
  • BASE:
    • Faça 3 correntinhas;

  • 1ª CARREIRA:
    • Faça 1 ponto alto e prenda na primeira correntinha; -
      • Você acabou de fazer a primeira argolinha que é o inicio da base da nossa Golinha; 

    • Agora repita o procedimento anterior fazendo 3 correntinhas +
    • 1 ponto alto e prendendo-o na primeira dessas 3 ultimas correntinhas, até completar 5 argolas que será a base da nossa golinha. 

  • 2ª CARREIRA
    • Faça 3 correntinhas pra subir;
    • Faça 3 pontos altos, 2 correntinhas e mais 3 pontos altos, dentro da primeira argola das cinco .

    • Faça um ponto alto e prenda na segunda argola, das cinco.

  • Repita esse procedimento até o final das 5 argolas.
  • Como iniciamos com 3 correntinhas e mais 3 pontos altos agora no final temos que fazer 4 pontos altos.

  • 2ª CARREIRA:
    • Faça 3 correntinhas para subir e ela será o nosso primeiro ponto alto;
    • Faça mais 2 pontos altos, 2 correntinhas e mais 3 pontos altos;
    • Faça um ponto alto pegando por baixo do ponto alto da carreira anterior.
    • Você começou a formar aquela lista de trancinhas que fica em alto relevo;

    • Ao final dessa carreira você já poderá visualizar as listas de trancinhas se formando:

  • 3ª CARREIRA:
    • Repita os procedimentos da carreira anterior, só que agora quando você for fazer o ponto alto, você vai pegar por cima, dando continuidade à formação da listra de trancinhas.

  • 4ª a 23ª CARREIRAS:
    • Agora é só repetir os procedimentos até completar 23 carreiras ou o cumprimento da metade da sua golinha, que você pode fazer, de acordo com o seu gosto, mais curta ou mais cumprida...

24ª CARREIRA (ou a que atingiu o cumprimento da sua golinha):
Agora vamos fazer o vão para passar a outra ponta da Golinha.

  • Faça 3 pontos baixíssimos até o vão do lequinho ;
  • Faça 3 correntinhas, 2 pontos altos, 2 correntinhas e 3 pontos altos;
  • Faça e 3 correntinhas no ar, para formar o vão;
  • Faça 3 pontos altos no vão do lequinho, 2 correntinhas e mais 3 pontos altos.

25ª CARREIRA

  • Faça 3 pontos baixíssimos, até o vão do lequinho;
  • Faça outro lequinho ( conjunto de 3 pontos altos, 2 correntinhas e 3 pontos altos);
  • Faça 6 pontos altos nas correntinhas do vão;
  • Faça outro lequinho.

26ª CARREIRA

  • Faça 3 pontos baixíssimos ;
  • Faça um lequinho;
  • Faça 1 ponto alto, prendendo na base do primeiro ponto alto da carreira anterior, e uma correntinha;
  • Faça mais 5 conjuntos de pontos altos e correntinha;
  • Faça mais um lequinho.

27ª CARREIRA

  • Faça 3 pontos baixíssimos;
  • Faça um lequinho;
  • Faça 3 correntinhas e prenda no primeiro ponto alto;
  • Faça mais 3 correntinha e prenda no outro ponto alto. Você acabou de fazer um arquinho.
  • Faça mais 4 arquinhos, prendendo o ultimo no ultimo ponto alto.
  • Faça 3 correntinhas;
  • Faça mais um lequinho.

28 ª CARREIRA

  • Faça 3 pontos baixíssimos;
  • Faça um lequinho no vão do leque anterior;
  • Faça 3 correntinhas e prenda no primeiro arco da carreira anterior;
  • Faça mais 3 arcos de 3 correntinhas. Você vai ficar com 4 arcos no total.
  • Faça mais 3 correntinhas;
  • Faça mais um lequinho.

29ª, 30ª e 31ª CARREIRAS

  • Repita os procedimentos da 28ª carreira. 
    • Observe que os arcos vão diminuindo.
  • Na 31ª carreira você fará apenas um arco devido a essa diminuição.

32ª CARREIRA

  • Faça 3 pontos baixíssimos;
  • Faça mais um lequinho;
  • Faça 3 correntinhas e prenda no meio do arquinho;
  • Faça mais 3 correntinhas;
  • Faça mais um lequinho.

33ª CARREIRA

  • Faça 3 pontos baixíssimos;
  • Faça um ponto alto prendendo-o no 3º ponto alto da ponta do lequinho;
  • Faça mais 2 pontos altos, 2 correntinhas e 3 pontos altos;
  • Finalize com um ponto baixíssimo. Está pronta a primeira parte da nossa gola.

34ª CARREIRA (PONTA DO ABACAXI).

  • Faça como na foto abaixo... Não se esqueça de clicar na foto para ampliar.

  • 2ª PARTE

A 1ª carreira, que é a das argolinhas, será a base para 2ª parte.

  • Faça 3 argolinhas na primeira argola da base da nossa golinha para começar a segunda parte. 
  • Siga todos os procedimentos da outra parte a partir da 2ª carreira.

Para visualizar o gráfico melhor click na sua imagem.

O gráfico da rosa veja abaixo:

QUEM FEZ ESSE GORRINHO, FLOR E/OU GOLINHA DE CROCHÊ:
BONS CROCHÊS!

Abraços com carinho,

36 comentários:

  1. Sonia !!! está lindo seu conjunto....
    Amiga deixei um mimo para você no meu blog...
    Um beijão Cieli

    ResponderExcluir
  2. Sônia, eu preciso tentar esse gorro! Beijos, amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente que você vai conseguir! Se tiver alguma dificuldade fale comigo que vou te orientando daqui, ok? Beijos

      Excluir
  3. Ola Amiga!
    Esta muito legal este travalho!
    Voy tentar fazerlo algum día.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Sonia! Você me emocionou com suas palavras...eu bem que tento..queria colocar passo a passo, receitas, essas coisas, mas não tenho conseguido conciliar trabalho na escola, trabalho no ateliê, flickr, filhos e marido, e blog!!!! Mas eu vou tentando!!!! Beijos no coração!
    Elô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é fácil, Elô! Mas você tem sido brilhante... Parabéns! Beijos

      Excluir
  5. Oi Sonia
    Parabéns ficou lindinho o seu conjunto!!!!
    Tenho um premio pra vc no meu blog, pode passar lá.
    Un beijo e boa noite
    Miva

    ResponderExcluir
  6. Tô tentando fazer o gorro, mas a barra ta ficando meio embabadada....buáá, onde será que estou errando? rs Ela é em ponto alto duplo também???
    beijos, querida!
    Elô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Elô! Reveja os pontos que teceu com os que indico. Ela é sim em Ponto Alto Duplo e não é a altura do ponto que está embabadando sua barra. Você deve estar tecendo correntinhas a mais. Reveja o seu trabalho e depois me fale, ok? Beijos

      Excluir
  7. Oi, Sônia!
    Lindo conjunto... parabéns! A cor é linda, né?
    Sônia, qual lã você usou pra fazer? Minha mãe quer uma golinha, mais eu ainda não fiz.
    Muito obrigada!
    Beijos,
    Van

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gosto e vai tecê-la pra sua mãe, Van! Usei a lã pingouin, mas ela é um pouco áspera. Procure uma na mesma espessura e que seja mais macia. Assim o carinho na mãe vai ser mais gostoso :) Beijos

      Excluir
  8. Sônia, vou lotar seus coments!!! Consegui! Depois eu posto pra vc ver!
    beijooooo!
    Elô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Que notícia boa!!! Não se preocupe... Faça quantos comentários precisar e quiser... Será sempre um prazer falar com você, Beijos

      Excluir
  9. Oieee!!!

    LINDOOOS!!!
    A Renata vai adorar!!!
    Um encanto de conjuntinho!
    Parabéns!

    Vim agradecer a visita e o carinho e desejar
    Um Ótimo Fim Semana para Você!
    Bjss
    Rose

    ResponderExcluir
  10. bom, eu não sou nem crocheteira e nem tricoteira, mas adoro as duas artes, e seus trabalhos são simplesmente maravilhosos, que dom maravilhoso Deus te deu, passo no seu blog toda semana e não canso de admirar seu trabalho, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu carinho e atenção, Claudia! Saiba que é um prazer te receber aqui. Venha sempre que quiser e puder... Beijos

      Excluir
  11. Olá Sônia!
    Adorei este conjunto,tudo muito lindo.Parabéns.
    Estou acompanhando seu blog.
    Dê uma passadinha em meu simples cantinho.
    bjos

    http://arteslene.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo convite, Leninha! Irei sim conhecer seu blog. Me aguarde... Beijos

      Excluir
  12. de Mara Silveira
    para FALANDO DE CROCHET
    data 11 de agosto de 2010 12:40

    Fla vó lindaaaaaaaaaaaaaa...rs
    Soninha, seguindo o seu PAP apoveitei meus dias de férias....rs e cosnegui fazer
    a tal sonhada golinha abacaxi, claro que acompanhada do vídeo da Elaine,..rs

    Pergunto: Pq a minha golinha seguindo o mesmo nùmero de ptos e de carreira
    ficou pequena, usei a mesma lã e a mesma agulha....rs
    Acabei presenteando a filha de cuma colega que no domingo
    completou 12 anos....
    Não entendo pq tudo meu fica diferente
    Mas o que importa é que fiquei muito feliz e orgulhosa....rs
    Brigada sempre de coração por nos ensinar com seus PAPS
    Bjão

    Ah! aproveitei tb o resto de um barbante cru, marca LINA nº 08) e
    fiz um tapetinho redondo todo em meio pto alto
    outra pergunta: Pq é notório a minha emenda? se vc olhar na foto verá
    que todo mundo sabe onde eu começava o trabalho
    e vejo seus trabalhos não tem nem como ver aonde começa
    (sempre faço 03 corr. pra começar pegando em pto bximo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa, Mara Silveira! Que bom saber que nossos posts são uteis...
      Respondendo a sua pergunta:
      1 - Você disse que teceu acompanhando o vídeo da Elaine. Se você usou o mesmo fio e agulha, que ela indicou, e sua gola ficou menor é porque seu ponto é mais justo que o dela. Nunca uma peça que eu, você ou a Elaine teçamos, mesmo seguindo a mesma receita será igual. Cada uma coloca uma tensão no fio e isso influencia no tamanho do ponto e consequentemente no tamanho da peça. Por isso sempre indico seguir as medidas, ok?
      2 - Você disse que suas emendas em trabalhos circulares ficam notórias. Veja minhas dicas para que suas emendas fiquem praticamente imperceptíveis:
      http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2013/09/como-tecer-o-croche-circular-com.html
      Beijos

      Excluir
  13. Sônia, bom dia!
    Fiz o modelo desses gorro para doação ao projeto Tricoteiras Solidárias. Está no meu blog.
    http://cantinhodapatiasai.blogspot.com
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber, Pati! Obrigada por me avisar... Com certeza ficou lindo!!! Beijos

      Excluir
  14. Oi Sonia, fiz um tapete seguindo suas orientações
    meu blog: http://ateliedameiroca.blogspot.com/
    Ai tbm tem uma touquinha que fiz com suas orientações
    Obrigada!
    Bj
    Meire Cortês
    http://ateliedameiroca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire,
      Seu gorrinho ficou maravilhoso!
      Acabei de anotar nos posts dele que você os teceu e fiz links para o seu blog.
      Muito Obrigada, pelo link atencioso!
      Abraços com carinho,
      Sônia Maria
      4 de fevereiro de 2012 19:02
      Com carinho,
      Sônia Maria

      Excluir
  15. Oi Sonia.
    Estava doida tentando achar esse gorro, que fiz vários ano passado para doação num asilo aqui na região, e havia pedido a receita.
    Mãos à obra!
    Obrigada!

    1. Que boa notícia, Sirlene! Quando postar me avise por favor. Quero muito ver os seus, anotar aqui no blog que você os teceu e fazer um link para o seu blog, ok?
      Os antigos estão postados? Comecei a anotar recentemente, mas sempre que encontro os antigos anoto aqui. Se você tiver mais algum trabalho que fez inspirada nos meus me repasse o link aque vou adorar. Beijos

      Excluir
  16. Meus parabéns,muito bem explicado e lindamente seus trabalhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz por saber que você gostou... Muito Obrigada pela atenção e carinho! Beijos

      Excluir
  17. Beautiful set,thanks for the diagrams!!!
    I follow you,I'm back,I'm sorry-blog problem.
    Have a nice evening,greeting.