06 junho 2007

CACHECOL DE CROCHE CASTANHO PONTO TELA

Olá, amiga (o)!

Terminei, ontem à noite, o meu CACHECOL DE CROCHÊ CASTANHO. Eu o fiz da forma mais simples. Ele é todo no PONTO REDE OU TELAPara brincar um pouco fiz uma Broche Flor, também muito simples. Espero que Goste...

PASSO-A-PASSO DO CACHECOL DE CROCHÊ CASTANHO NO PONTO REDE OU TELA

MATERIAL:
  • 3 novelos de lã Coats / Corrente / D'Primera / 40 g / 100% acrílico;
  • Agulha para Crochê 3 mm;
  • Agulha de tapeceiro e Tesourinha, para o arremate.
MEDIDA:
  • CACHECOL: 
    • Largura = 20 cm 
    • Comprimento = 1,60 m.  
  • FRANJA: 
    • Pronta = 11 cm. 
Esse Cachecol é tecido em 3 Etapas:
  • 1ª Etapa = Cachecol;
  • 2ª Etapa = Franja.  
  • 3ª Etapa = Flor de Crochê e a Base Circular para o Broche.
1ª ETAPA:
Tecer o  Cachecol...
  • BASE: (OOOO......)
    • para um Fio Base de + ou - 20 cm de comprimento, teça 41 Correntinhas (corr)  +
  • 1ª CARREIRA  (TTºTºTºTº.....TºTºTºTT)
    • Correntinhas (corr) para subir e iniciar a Carreira (carr). Considere essas 3 Correntinhas (corr) como o 1º Ponto Alto (pa);
    • 1 Ponto Alto (pa) na 41ª Correntinha (corr);
    • Faça uma Correntinha (corr), no ar; 
    • Pule 1 Correntinhas (corr), do Fio de Base, e teça 1 Ponto Alto (pa)Você formou a 1ª janelinha da nossa Grade de Crochê
    • Continue fazendo 1 Correntinha (corr), no ar, pulando 1 Correntinha (corr), do Fio Base, e tecendo 1 Ponto Alto (pa), na próxima Correntinha (corr), do Fio de Base, até a última Correntinha (corr), do Fio Base;
    • Nas 2 ultimas Correntinhas (corr) teça 2 pontos, sendo 1 em cada uma delas.
      • Esta pronta a 1ª Carreira (carr). 
      • Ela ficou com 2 Pontos Altos de cada lado e 19 janelinhas.
    • Se você achou que ficou muito largo , não se esqueça que pode diminuir os pontos. 
      • O motivo desse Ponto (pt) é composto de 2 Pontos (pt)  por isso diminua de 2 em 2 Pontos (pt), para não dar diferença nas janelinhas e Pontos Altos das laterais.
  • 2ª E DEMAIS CARREIRAS (TTºTºTºTº.....TºTºTºTT)
    • Faça 3 Correntinhas (corr), para subir e iniciar a carreira (carr);
    • Repita os procedimentos da Carreira (carr) anterior, até que o Cachecol atinja 1,60 m, de comprimento.
      • Está pronto o nosso cachecol.
        • Agora vamos fazer a franja.
2ª ETAPA: 
Fazer as Franjas...

  • PASSO A PASSO DA FRANJA DE FIOS:
    • Pegue a capa de um CD para medida medida. 
    • Enrole a lã na capa do CD. São 3 fios para cada franja - Se você quiser uma franja com 11 cm depois de pronta, enrole na vertical, ou na parte menor do CD. Se quiser maior enrole na parte maior do CD, na horizontal;
    • Depois de enrolados corte com uma tesourinha na parte de baixo. Você vai ficar com um fio de 26 cm , se fez na vertical ou de 29 cm se você fez na horizontal;
    • Separe os fios em grupos de 3 frios, cada um; 
    • Dobre os 3 fios ao meio ;
    • Com a agulha de crochet introduza os fios dobrados na primeira janelinha; 
    • Passe as 6 pontas nesse gancho. Esta pronta a nossa primeira franja com 6 pontas.
    • Repita o procedimento em todas janelinhas das pontas do seu Cachecol.
      • Esta pronta a nossa franja.
3ª ETAPA:
Tecer a  FLOR DE CROCHÊ e o CIRCULO DE CROCHÊ, para a BASE do BROCHE.
O GRÁFICO e PASSO-A-PASSO de como tecê-los veja no link a seguir:

QUEM TAMBÉM FEZ ESSE CACHECOL...

24 comentários:

  1. Sônia
    Lindo!!!Adorei a côr...vou esperar o passo a passo.
    Bjss
    Nilda

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bonito, gostei muito da cor é básico e dá para usar com tudo.
    Beijos e tudo de bom para você.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sonia
    Bonito o cachecol! A cor é neutra e combina com tudo.
    Bom feriado.
    bjs
    Cirlei

    ResponderExcluir
  4. Oi Sônia.
    Amei o cachecol,ficou lindo.Parabéns!Bjs e um bom feriado pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sonia,
    Ficou lindo essa cor, basica e chique... a foto ficou bem feita tambem, parece de revista!
    Conheco bastante lugares sim aonde vendem las e linhas, me diz o que tipo de material esta procurando e te indicarei os lugares, vc pode ate dar o meu telefone e quem sabe podemos nos encontrar. Me cobre depois para eu nao esquecer ok? Soho eh maravihoso de se ficar, nao?
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Amiga.

    Que bom gosto na escolha da cor.
    Ficou Show!
    Que lã vc usou?
    Beijos.
    Tica

    ResponderExcluir
  7. lindo demais, parabéns pelo capricho na produçaõ das fotos,
    bom gosto é tudo..
    um beijão...

    ResponderExcluir
  8. Lindo,amiga....
    Muito lindo mesmo.....
    Beijos....sandra Coatti

    ResponderExcluir
  9. Seu blog é sempre tal lugar do divertimento a visitar. Você afixa sempre os testes padrões os mais bonitos! Hugs, Mini

    ResponderExcluir
  10. Olá !!
    vc é

    __00000000000000____
    _000000000000000____
    0000________________
    0000________________ A
    _000000000000000____
    _0000000000000000___ amizade
    ______________0000__
    ______________0000__ é a
    _0000000000000000___
    _000000000000000____ pagina

    __0000______0000___
    ___0000______0000___ mais
    ___0000______0000___
    ___00000000000000___ linda da
    ___00000000000000___
    ___00000000000000___ vida.
    ___0000______0000___
    ___0000______0000___ Tudo
    ___0000______0000___
    ______00000000______
    _____0000000000_____ acontece,
    ____00000__00000____
    ___00000____00000___ mas
    __00000______00000__
    __00000______00000__ bons
    __00000______00000__
    ___00000____00000___ amigos
    ____00000__00000____
    _____0000000000_____
    ______00000000______ a
    _000____________000_
    _000_____00_____000_ gente
    _000____0000____000_
    __000__000000__000__ nunca
    ___000_000000_000___
    ____000000000000____ esquece!!!
    Tenha um lindo Final de semana.
    Beijo grande em seu coração.

    ResponderExcluir
  11. Me encanto todo tu blog!!!!!! Todos los trabajos....son espectaculares!!!
    Ya lo agregue a mis link.
    Y te invito a visitar mi blog
    Un beso muy grande
    :)

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,muito chic,tanto quanto a artesã.
    Bjos,Nena

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sônia Maria!!
    Lindo seu cachecol, e lindíssimo seu blog.
    Tenho uns gorros aqui, vou mandar prá campanha- já participei dela, através de outro grupo, com a Veralu coordenando.
    Temos mais é que incentivar esse tipo de iniciativa. Quando eu fizer de novo alguma campanha- ano passado fiz um para a Apae de Rancharia- sP- vou pedir ajuda pra vc, tá? bjks, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  14. Olá Sónia! venho retribuir sua visita...e ver as suas coisas bonitas, está uma maravilha esse cachecol...por aqui não se pode pensar no frio, dado que estamos em época quentissima, é ao contrário de vocês aí.
    Um beijinho e volte sempre, fico muito feliz.

    ResponderExcluir
  15. Oi!!
    adorei o cachecol, a cor combina com tudo... e esse detalhe do broche flor, arrasou!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Menina....adorei...e a minha cor preferida....ta de parabens ....
    bjs
    e tenha um otimo final de semana
    http://jpzarur.blog.uol.com.br
    Dulce
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Adorei o cachecol, a flôr está uma delicia.
    As cores do cachecol com gorro em baixo são lindas, este tambem devia ficar bem diferente em outros tons.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Alik

    ResponderExcluir
  18. SONIA,
    EU ADOOOOOOOOOOREI
    É UM SHOW!!!!!
    JÁ FIQUEI TENDO UMAS IDÉIAS...
    RSRSRSRS
    BJS,
    ELISANGELA MARCIA
    WWW.VICIADAEMCROCHET.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  19. Oi Sônia, como sempre recorro ao seu blog para os meus crochês, estou tentando fazer uma Topiaria, e ao pesquisar pela internet vi que ela é feita com flores de feltro, como não tenho feltro e minha praia é o crochê, lembrei dessa sua flor, que visualmente é igual a flor de feltro que colocam na topiaria, então minha idéia é trocar as flores de feltro pelas de crochê, o que vc acha? Daí tenho uma dúvida quanto a flor, depois de tecê-la, não sei como prendê-la tipo como costurá-la para ficar certinha, você pode me ensinar? E qual o lado que fica pra fora na hora de enrolar, o avesso dos pontos baixos que é o lado certo dos pontos altos da outra carreira, ou o contrário? Aguardo sua ajuda, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaise, com certeza sua Topiaria ficará linda!!!
      Quanto a forma de montar a flor, vá enrolando a tira de crochê que você teceu e depois costure, com uma agulha de mão, o fundo da tira, onde tem o fio de correntinha como base. Assim ficará perfeita. Depois é só colar na sua bola.
      Se a tecer me avise quando postar... Vou adorar ver seu trabalho, anotar aqui no blog que você o teceu e fazer um link para o seu blog.
      Beijos

      Excluir
  20. Sônia Maria. Pedimos desculpas Por termos postado suas fotos na pagina Ritajussara do face e do blog Pois essas Paginas foram Feitas Para experiência de Uma futura Loja, Mas a Mesma Será Retirada do ar Assim que Possivel Pois as Propietaria não esta mais viva, e devido as senhas não tivemos a oportunidade retiralas, suas fotos foram colocadas lá devida a beleza de seu trabalho, e os creditos não foram devidos a sua pessoa por não terem acessado mais as paginas, pedimos desculpas e assim que possivel faremos uma retratação nas paginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magaiver,
      Agradeço muitíssimo sua atenção. Peço desculpas pelo inconveniente... Não sabia do Falecimento dela. Aceite os meus sinceros pesames... Fique com Deus!