17 dezembro 2014

QUADRADINHO DE CROCHÊ 5 FLORES

Postado: 27 de maio de 2007
Atualizado: 19 de dezembro de 2014

Olá, amiga(o)!

Ficou interessante esse QUADRADINHO DE CROCHÊ (CROCHET SQUARE) com FLORES DE CROCHÊ aplicadas. 

O square é muito simples. Todo no Ponto Granny, que adoro tecer. Gosto tanto desse ponto que fiz um post sobre ele. Se você não teve a oportunidade de ver:

PASSO-A-PASSO ESCRITO E GRÁFICO DO SQUARE:

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Lã Família
  • Agulha para crochê recomendada pelo fabricante.
  • Agulha de tapeceiro e tesourinha para os arremates. 

Esse Square é tecido em 2 Passos...

1º PASSO: 
  • Tecer o square.
    • Siga o gráfico ou o passo-a-passo escrito.

GRÁFICO DO QUADRADINHO DA VOVÓ (CROCHET SQUARE GRANNY):

PASSO-A-PASSO ESCRITO:

1ª CARREIRA:
  • Faça um Circulo Mágico ou
    • Teça um circulo com:
      • 5 Correntinhas (corr) e feche com 
      • 1 Ponto Baixíssimo (pbx);
  • Teça 3 Correntinhas (corr) para subir e iniciar a Carreira. Essas  Correntinhas (corr) serão o nosso 1º Ponto Alto (pa). 
  • Teça mais 2 Pontos Altos (pa). Ficamos então com um bloco de 3 Pontos Altos (pa);
  • Teça 3 Correntinhas (corr). Essas 3 Correntinhas (corr) formarão um dos cantos do nosso square. 
  • Teça mais 3 Pontos Altos (pa) e assim sucessivamente até formar 4 bloquinhos de 3 Pontos Altos (pa) cada um e separados por 3 Correntinhas (corr) cada um deles.

    • Está pronta a nossa primeira Carreira e base do nosso square.
2ª CARREIRA:
  • Teça 5 Correntinhas (corr) para subir e virar. 3 dessas Correntinhas (corr) será o nosso ultimo Ponto Alto (pa) do final dessa Carreira. As 2 Correntinhas (corr) restantes comporão o  arco de apoio para a próxima Carreira.
  • Pule 3 Pontos Altos (pa) da Carreira anterior e faça 3 Pontos Altos (pa) no Arco do canto do square.
  • Teça 3 Correntinhas (corr) para continuar formando o canto e faça mais 3 Pontos Altos (pa) nesse mesmo arco. Ficamos então com 3 Pontos Altos (pa), 3 Correntinhas (corr) e mais 3 Pontos Altos (pa) dentro desse arco do canto.
  • Teça 2 Correntinhas (corr) , pule 3 Pontos Altos (pa) e faça 3 Pontos Altos (pa), 3 Correntinhas (corr), 3 Pontos Altos (pa) dentro do arco do canto do square. 
  • E assim sucessivamente até fechar essa carreira.
3ª CARREIRA:
  • Teça 3 Correntinhas (corr) para subir e repita os procedimentos da Carreira anterior, lembrando sempre que as Correntinhas (corr) dos intervalos dos Blocos de Pontos são sempre 3 nos cantos e duas no restante do square.
4ª A 10ª CARREIRA:

  • Repita os mesmos procedimentos das carreiras anteriores inclusive quanto a troca do fio, alternando os tons de verde.
2º PASSO 
Tecer e aplicar as Flores para aplicar no square....

  • Teça 5 flores avulsas, sendo 1 maior e 4 menores, seguindo os gráficos que estão ao lado da flor em cada uma das fotos:
    • Gráfico da Flor Maior (com duas carreiras de pétalas):

  • ATENÇÃO! 
  • Depois das flores prontas eu teça PONTOS BAIXÍSSIMOS SOBREPOSTOS (pbs) em cada um dos pontos de cada uma das pétalas. 

  • Depois disso,aplique a Flor maior no centro do square, da mesma forma que está na foto a seguir...

  • A seguir, teça as 4 Flores menores:

  • Para isso siga o GRÁFICO, que está do lado direito da foto. Essa flor é        igual a Flor maior até a primeira carreira.

    • Depois das flores prontas eu teça PONTOS BAIXÍSSIMOS SOBREPOSTOS (pbs) em cada um dos pontos de cada uma das pétalas. 
    • Depois das 4 Flores menores prontas, as distribua simetricamente nos cantos do square e aplique-as, costurando com agulha de tapeceiro.

    • ATENÇÃO!
      • Tenha capricho ao fazer as aplicações, para que  não apareça sinal da lã do lado do avesso. O avesso perfeito é aquele que ao visualizarmos não encontramos nenhum vestígio da aplicação. Veja na foto a seguir como os pontos não aparecem pelo lado do avesso... 

    Desenhei esse Square em maio de 2007, especialmente para a Valéria Araújo, amiga do Grupo de Crochê Trama Mágica. Na época estávamos participando de uma brincadeira que se chama "Manta da Amizade". Ela consiste na troca de square entre as amigas. Cada uma das amigas tinha que tecer 5 squares para cada uma das participantes. Assim cada uma de nós teríamos uma manta composta de squares tecidos por cada uma das amigas participantes da brincadeira. 

    Cada uma tinha a prerrogativa de escolher o fio e a cor dos squares que iria receber. Ela preferiu squares em lã e em tons de verde. 

    Estou aproveitando o friozinho e adiantando a confecção dos mesmos. Quando esquenta aqui em Goiânia, fica quase impossível trabalhar com lã. 

    Com esses Squares podemos tecer inúmeras peças: 
    • Com o Square + simples, que é um clássico do Crochê, podemos tecer:
    • Com o Square de 1 Flor de Crochê, menor que o desse post, mais precisamente no tamanho da flor, eu faria:
    • Com o Square com 1 Flor de Crochê, grande igual ao desse post:
      • Eu o forraria, com um outro square de crochê sólido, e faria:
        • Pegador de Panelas, com alça ou
        • Suporte para travessas ou panelas.
    • Com o Square com 5 Flores de Crochê:
      • Eu faria as mesmas peças que citei no item anterior.
    Você viu as Flores abaixo das flores de crochê? São os Crisântemos da cor de laranja que ganhei do Roberto... Adoro essas flores! Veja no link a seguir o significado da Flor Crisântemo: 

    Defina a peça que você queira tecer, escolha os fios nas cores da sua preferência e Bons Crochês! 
    Sônia Maria
    www.falandodecrochet.blogspot.com

    82 comentários:

    1. ***VOCÊ NÃO MERECE UMA FLOR,

      MAS SIM TODAS AS FLORES!!

      TENHA UMA OTIMA SEMANA.

      BEIJOS FÁTIMA**

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada pela flores Fátima! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Uma ótima semana pra você também! Beijos

        Excluir
    2. Olá Sónia,

      O square está lindo... assim como todos os seus trabalhos.

      Beijinhos e óptima semana.

      Paula Almeida

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada pelo carinho e atenção, Paula Almeida! Uma ótima semana pra você também. Beijos

        Excluir
    3. Oi, Soninha
      Trabalhou bastante estes dias, hein?
      Esse vou copiar, com certeza. Fácil e de efeito.
      Boa semana, querida.

      1. Tenho crochetado bastante, Eliana! Que bom que você gostou, amiga! Uma ótima semana pra você também, amiga! Beijos

        Excluir
    4. Olá Sônia
      Tudo lindo,como sempre!
      Bjss e uma boa semana.
      Nilda

      ResponderExcluir
    5. menina seu blog é maravilhoso!!!!!!
      parabens!!!!!
      adorei tudo !!!!!!!!!!!!!!!!!
      bjim da ká...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou, Karine! Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    6. Ola amiga Sonia....
      How are you?I hope you are better.
      Have a good time and be happy.. Kisses and hugs for you..

      ResponderExcluir
    7. que lindeza
      me apaixonei... amo o verde...
      tu és muito criativa... estão muito lindas as tuas obras
      um grande beijo queridona.
      Babi

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu também adoro verde, Babi! Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    8. oi Sônia, tá perfeito teu square, aliás tudo que você faz é irretocável....parabéns,
      tenha uma adorável semana, e dê uma espiadinha na minha nova postagem..

      1. Que bom que você gostou, Eliana! Saiba que sua opinição é muito importante pra mim. Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    9. ola
      seu blog é maravilhoso
      gostei de tudo
      queria pegar a receita da blusa de trico com mangas de croche, não consegui
      será que estou fazendo algo errado
      será que poderia me ajuda
      obrigada
      bjus
      lu
      lma@wnet.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lu, que bom que você gosta do meu blog!
        Te mandarei email sobre o assunto, Lu!
        Beijos

        Excluir
    10. Oi Sonia!!!!
      Seu blig é absurdamente Minnnnndo.
      P A R A B E N S !!!!!!!!!!
      Beijos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada Edilamar! Estou feliz por saber que você acha meu blog lindo! Muito Obrigada! Beijos

        Excluir
    11. Olá Sonia.
      Obrigada pelas visitaS e pelo carinho, fiquei muito feliz.
      Adorei esse square, principalmente a cor......maravilhosa.
      "Amigos são como o vento: às vezes perto, outras longe, mas eternos em nossos corações."
      Tenha uma linda semana.
      Beijo grande em seu coração.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Linda mensagem, Rosely! Adorei!
        Amiga obrigada pelo carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    12. Ola Sonia que flores mais lindas e a cor entao nem se fala...beijos

      ResponderExcluir
    13. Sônia,

      Que lindo esse square, imagina uma colcha feita com eles.
      Vim te desejar uma semana cheia de realizações e muita paz!
      Beijão amiga!
      Lecy

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lecy, estou feliz por você ter gostado! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    14. Oi Amiga
      Que Lindo Square...um Mimo...Adorei as cores....
      PARABENS
      OBRIGADA pela receita
      TENHA UMA LINDA SEMANA
      Bjs
      Andrea

      ResponderExcluir
    15. Olá Sonia, nossa passei horas olhando seu blog, fiquei até sem fôlego de tanta coisa linda que vi. Parabéns e sucesso pra ti.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou, amiga! Saiba que sua opinião é muito importante pra mim. Beijos

        Excluir
    16. Oi Sônia...

      Seu blog está sempre lindo!!!

      Parabéns!!!

      1. Obrigada, Maria Ju! Estou muito feliz por saber que você gosta do meu blog. Beijos

        Excluir
    17. Olá amiga, quanta novidade linda no seu blog, olha fui convidada a participar de uma brincadeira e deixei um convipara voc~e no meu blog, passa lá, beijos.Ivone

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ivone, muito obrigada pelo convite, carinho e atenção! Irei sim te fazer uma visita. Beijos

        Excluir
    18. Como sempre fico maravilhada com teu blog!Abraços.

      ResponderExcluir
    19. Ola, Obrigada pela visita carinhosa ... adoro o seu blog tambem... tudo muitolindo, parabens!!!!
      Bjs
      Iona

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Iona Loyola, que bom saber que você gosta do meu blog! Muito Obrigada pela sua amizade, carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    20. Hi Sonia! I just wanted to say I LOVE your BLOG and it was your BLOG that made me want to have a BLOG of my own. I love to look at all the pictures and I get lots of ideas from them. I visit here every day. Your BLOG is listed on mine as a favorite. I wish you well...HUGS!

      Sandytoo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sandy, I'm glad that inspired you to create your blog. It is very good to know that you visit my blog every day. Good thing he's one of your favorites. I will visit your blog and join you. Hugs

        Excluir
    21. Oi Amiga
      ., . - . - , _ , .
      .) ` - . .> ' `(
      / . . . .`\ . . \ Vim te oferecer uma rosa
      |. . . . . |. . .|
      . \ . . . ./ . ./
      .. `=(\ /.=` toda perfumada
      .... `-;`.-'
      ......`)( ... , para aromatizar
      ....... || _.-'|
      ........|| \_,/o seu Final de Semana...
      ........|| .*´¨)
      ¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
      (¸.•´ (¸.•` *
      *´¨) мιℓ вєιנoѕ♥*♥
      ¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
      (¸.•´ (¸.•` **♥*♥

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jenny, muito obrigada pelo seu carinho, atenção, amizade e companhia! Beijos

        Excluir
    22. adorei as cores que vc usou nesse square pode me mandar o nunero das cores ? desde já fico muito obrigada,adoro seu blog,beijos

      angelapassini@fasternet.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Angela, repassarei para você via email, como pediu. Muito obrigada pelo seu carinho, atenção e amizade! Beijos

        Excluir
    23. Gostei muito deste square, a manta vai ficar linda!!!!!
      Obrigada pela visita.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    24. hi sonia, beautiful work!!! :o)
      very pretty as always.

      ResponderExcluir
    25. Boa noite Sonia,
      Seu blog é maravilhoso... amei

      Tenha uma otima semana

      Beijos
      Sandra Cristina

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amiga, muito obrigada pelo seu carinho, atenção, amizade e companhia! Beijos

        Excluir
    26. Sonia, está genial! Me gusta mucho el diseño y el color...

      ResponderExcluir
    27. Olá, Amiga.

      Adoro seu Blog.
      Que lindo este square.
      Muito bom gosto.

      Bjs.
      Tica

      ResponderExcluir
    28. Que lindo Sônia,parabéns!
      Amei,a cor é linda.
      Convido vc à visitar meu blog,http://reginaceliartesanatos.blogspot.com
      Desde já agradeço.Bjs.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito Obrigada pelo carinho e convite, Regina Celia! Irei sim te visitar! Beijos

        Excluir
    29. Olá Sónia
      Seu blog lindo como sempre.
      E quanto áquele assunto, conseguiste resolver sem sair?
      Desejo tudo de bom e, continua
      Bjs
      Nela

      ResponderExcluir
    30. ***OS ANJOS EXISTEM MAS ALGUMAS

      VEZES,NÃO POSSUEM ASAS E NESSE

      INSTANTE PASSAMOS A CHAMA-LOS

      DE

      *** AMIGOS ***

      TENHA UM OTIMO FIM DE SEMANA.

      BEIJOS ***FÁTIMA***

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que linda mensagem, Fátima! Amiga, muito obrigada pelo seu carinho, atenção, amizade e companhia! Beijos

        Excluir
    31. Passei para lhe desejar um ótimo final de semana.
      Seu blog está lindo.
      Bj.
      Sandra.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amiga, muito obrigada pelo seu carinho, atenção, amizade e companhia! Um ótimo final de semana para você também. Beijos

        Excluir
    32. você que é uma mulher especial, tenha um fim de semana especialmente lindo...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Eliana querida! Um final de semana especial pra você também! Beijos

        Excluir
    33. olá sonia
      obrigada pela visita
      na bolsa usei lã mollet
      comprei 3 nv,mas gastei uns 2/5
      tenha um ótimo FDS!

      1. Muito Obrigada pela informação, Andrea!
        Um ótimo final de semna pra você também!
        Beijos

        Excluir
    34. olá.
      Que lindo esse trabalho!
      Estou passando para desejar uma semaninha cheia de muitas alegrias, sucessos e realizações.
      Beijinhos em seu coração.
      Edna Araújo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada querida! Desejo o mesmo pra você, amiga!
        Edna Araújo, muito obrigada pelo seu carinho, atenção, amizade e companhia!
        Beijos

        Excluir
    35. Respostas
      1. Feliz Natal para você, também, Nercy! Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    36. Olá Sonia! Amei seu quadradinho,as cores ficaram bem casadas.Amei tudo bjsss

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que você gostou, Adenis! Estou feliz por saber... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção! Beijos

        Excluir
    37. 20 de dez (Há 8 dias)
      Menina Sônia Maria mais uma vez agradeço se lembrar de mim e de me enviar os seus trabalhos acompanhados de todas as explicações. Isso é muito bom. Aproveito para lhe desejar um Feliz Natal para si e para a sua familia e amigos. Espero continuar a receber noticias suas
      Beijinhos
      Rosa

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada pela sua companhia, carinho e atenção, Rosa Martins!
        2014 foi um bom ano... Que venha 2015 com muitos crochês para nos alegrar!
        Boas Festas e Feliz Ano Novo!
        Beijos

        Excluir
    38. 19 de dez (Há 9 dias)

      Sônia, acompanho seu trabalho e acho vc maravilhosa!! Apesar de fazer pouco crochê de vez em quando recorro as sua explicações. Ontem minha filha pediu pra fazer essa caminha pro gato dela, mas não sei como fazer. Vc poderia me dar uma luz para que eu possa fazer esse mimo pra ela.
      Bj. Elza
      Aqui está o link em filandês.
      http://www.eilentein.com/2012/05/pesa.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Materiais:
        fios de tapete / fio malha
        Agulha para Crochê: 8 mm

        Medida:
        37 centímetros x 37 centímetros de largura e 20 cm de altura
        Medida da porta de entrada:
        15 cm de largura e 11 cm de altura

        Base:
        3 ponto corrente, 1 ponto baixíssimo para fechar o circulo

        1ª Carreira: 8 Pontos Baixos na cadeia de partida

        2ª Carreira: * 2 Pontos Baixos em um 1 ponto * repetir todo a carreira = 16

        3ª Carreira: * 1 Pontos Baixos, 1 ponto baixo em um ponto * repetir toda a carreira = 24

        4ª Carreira: * 2 Pontos Baixos, 2 Pontos Baixos em um ponto * repetir toda a carreira = 32

        5ª Carreira: 1 Pontos Baixos em um ponto, repita toda a carreira (= rodada sem Aumento)

        6ª Carreira: * 2 Pontos Baixos, 2 Pontos Baixos em um ponto * repetir toda a rodada até que haja 2 pt esquerda. Crochet 1 pb, 2 pb em um pt = 43

        7ª Carreira: 1 Pontos Baixos em um ponto, repetir toda carreira

        8ª Carreira: * 2 Pontos Baixos, 2 Pontos Baixos em um ponto * repetir toda a carreira, crochet 1 ponto = 57

        9ª Carreira: 1 Pontos Baixos em um ponto, repetir toda a carreira

        10ª Carreira: * 2 Pontos Baixos, 2 Pontos Baixos em um ponto * repetir toda a carreira = 76

        11ª Carreira:1 Pontos Baixos em umpt, repetir toda a carreira

        12ª Carreira:* 4 Pontos Baixos, 2 Pontos Baixos em um ponto * repetir todo o carreira, crochet 1 sc = 91 rnds

        13-16ª Carreiras: 1 Pontos Baixos em um ponto, repetir toda carreira

        17ª Carreira: * 5 Pontos Baixos, 2 Pontos Baixos em um ponto * repetir todo a carreira, crochet 1 ponto baixo = 106

        18ª Carreira: 1 Pontos Baixos em um ponto, repetir toda a carreira entrada do ninho:

        19ª Carreira: continuar crochê 1 Pontos Baixos em um ponto, cerca de metade da carreira. Cortar o fio (deixar uma pequena cauda para terminá-lo) e ignorar a 10 pontos. Continue o crochê com crochês individuais.

        20ª Carreira: continuar crochê: Pontos Baixos em r um, até que você esteja cerca de 5 pontos baixos a partir do ponto onde você corta o fio da última vez. Agora prenda a ponta doo fio da última carreira, puxando o fio sobre a borda da forma que quando você faz o último 5 pontos baixos, as caudas estadias dentro dos pontos. Em seguida, corte o fio de novo, pule a 10 pontos e começar a confeccionar a partir do mesmo ponto que você fez da última carreira (prender a ponta fio novamente, deixando a ponta do fio dentro dos pontos).

        21-25ª Carreiras:: continuar, até que a entrada é de 7 carreira de alta . !
        NOTA: Seja garantir que o seu início e término dos pontos exatamente no mesmo ponto que você fez da última carreira, Assim que a entrada não começar a aumentar.

        26ª Carreira: na oitava carreira continuar crochê 1 ponto baixo em um ponto, em seguida, fazer 8 correntinhas sobre a entrada. Continue 1 ponto baixo em um ponto até que no final da carreira.

        27ª Carreira: 1 Pontos Baixos em um ponto, repita todo a carreira. Acima da entrada, 8 Pontos Baixos em torno das 8 correntinhas.

        28-30ª Carreiras: 1 Pontos Baixos em um ponto, repetir toda carreira

        31ª Carreira: * 4 Pontos Baixos, diminuição saltando um ponto * repetir toda a carreira

        32-33ª Carreira: 1 Pontos Baixos em um ponto, repetir toda carreira

        34ª Carreira: * 3 Pontos Baixos, diminuição saltando um ponto * repetir a toda carreira

        35ª Carreira: 1 Pontos Baixos em um ponto, repetir toda a carreira

        36-37ª Carreira: * 3 Pontos Baixos, queda de pular 1 ponto * repetir toda a carreira

        38-39ª Carreira: * 2 Pontos Baixos, diminuição saltando um ponto * repetir toda a carreira

        40-41ª Carreira: * 1 Pontos Baixos, diminuição saltando um ponto * repetir toda a carreira cortar o fio ( ou se o orifício ainda é muito grande, continuar diminuições saltando um ou dois pontos). arremate.

        Terminar a entrada: Ponto baixo em torno da entrada, fazer duas carreiras na entrada para ficar mais forte.

        Excluir
    39. Muito obrigada , ´pelos seus trabalhos maravilhosos que me enviou durante este ano, que Deus te ilumine cada vez mais , e que tenha um ano novo cheio de paz, alegria e saúde e Feliz Ano Novo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sonia, muito obrigada pelo seu carinho, atenção, amizade e companhia! Desejo a você família um Ano Novo repleto de Felicidades,Saúde, Prosperidades, Paz e Amor! Beijos