27 maio 2007

PONCHO DE CROCHET COM GOLA - AMARELO CLARO





Olá, amiga (o)!

Esse Poncho é outra peça pela qual sou apaixonada.  Abaixo  tem foto com alguns passos para você. 

Inicie pelo decote, fazendo 64 correntinhas (essa medida é a do gráfico e pela quantidade significa que ele foi tecido com fio bem grosso e agulha também grossa). Siga os passos que estão do lado direito da foto abaixo ou o gráfico.
Depois de pronto, faça as duas partes da gola. Cada uma delas tem 32 pontos. Se você multiplicar 32 x 2 = 64, que é o numero de correntes do decote. Faça a partir dos pontos do decote. Eu faria essa gola inteiriça e não em duas partes. Vai dos seu gosto. Fica aqui a sugestão.  
Depois junte a quantidade de fios que quiser para a franja e corte-os no tamanho da sua preferência. Eu sempre uso a capa de um CD para enrolar os fios e para que fiquem todos do mesmo tamanho. Faço um por um, como mostro no meu xale marrom.

No ponto fantasia do poncho, as listras são formadas por pontos altos em relevo, que é o ponto alto pegando pela frente.   Na golinha azul que postei dias atrás tem esse ponto em relevo fazendo listras.
Para fazer o cordão torcido veja o post  http://falandodecrochet.blogspot.com/2010/01/cordao-torcido-cordao-torcaide.html .  O pingente faça seguindos os passos dos que fiz no meu xale marrom  http://falandodecrochet.blogspot.com/2007/04/meu-xale-de-crochet-marron.html .




Atualizado em 10 de jan 2011...

Respondendo a e-mail:

Olá, Shirley!

Essa medida do início dos trabalhos varia de acordo com as medidas da pessoa que vai usá-la, da linha a ser tecida e da agulha a ser utilizada.

Sugiro que pegue um fio qualquer e tire a medida da sua gola. Em frente a um espelho vá colocando-o e quando chegar na altura do decote corte-o ou marque-o. Em seguida tire a medida ou já faça o seu fio de correntes iniciais na mesma medida. Depois que fizer a primeira carreira meça novamente... Se suas correntes forem feitas apertadas, depois da primeira corrente a medida diminuira... Para evitar que isso ocorra, faça o fio de correntes maior  e vá fazendo a primeira carreira até chegar na medida que você quer. Depois corte e arremate o fio que sobrar . Ok?


Bons Crochês!

Abraços com carinho,

13 comentários:

  1. Dear Sonia,

    Wow...fantastic... This poncho is so stylish... Thank you for sharing..

    hugs,
    thata

    ResponderExcluir
  2. Acho este poncho maravilhoso, tentei fazer ele o ano passado, mas acredita que não conseguí? Na verdade não entendí bem a receita...quem sabe tento novamente. Adoro seu blog, bjs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei apaixonada por este poncho. Salvei a receita. Um dia, faço... Beijos e bênçãos, Clau.

    ResponderExcluir
  4. gostaria de receber a receita. meu email: magdababy2@gmail.com
    achei lindo e gostaria de fazer.
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, sou apaixonada por croche, adorei esse ponche amarelo claro com gola. Gostaria de fazê-lo. Seria possível enviar o grafico dele, por e mail? Desde já agradeço.
    Meu e-mail é: neidespizzo@hotmail.com.
    Abraços Neide.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Sonia, gostaria de receber a receita por e-mail percidioaless@yahoo.com.br, se tiver sem gola tb queria ok?!
    Muito lindo seu trabalho
    Abs
    Alessandra

    ResponderExcluir
  7. ola Sonia
    trabalhos maravilhosos vc tem, e eu ando em crise com o crochet novamente...rs e a procura de um poncho, sei q este post é antigo e eu nao tenho blog, mais gostaria q vc me enviasse um email , por favor , pq neste caso do amarelo, se eu fizer somente as 64 correntinhas, so vai entrar na cabeça de um baby, rs, portanto, como sou adulta , grande, digo, fortinha, rs, eu devo dobrar a receita???
    meu email crivoisfo@yahoo.com.br
    grato
    Shirley

    ResponderExcluir
  8. Olá, Shirley!
    Essa medida do início dos trabalhos varia de acordo com as medidas da pessoa que vai usá-la, linha, agulha.
    Sugiro que pegue um fio qualquer e tire a medida da sua gola. Em frente a um espelho vá colocando-a e quando chegar na altura do decote corte-a ou marque-a. Em seguida tire a medida ou já faça o seu fio de correntes iniciais na mesma medida. Depois que fizer a primeira carreira meça novamente... Se suas correntes forem feitas apertadas, depois da primeira corrente a medida diminuira... Para evitar isso faça o fio de correntes maior e vá fazendo a primeira carreira até chegar na medida que você quer. Depois corte e arremate o fio que sobrar . Ok?
    Bons Crochets!

    ResponderExcluir
  9. Oi sonia
    obrigado pela resposta...
    estou distante , vivo nos EUA.. e nao fazia crochet a muito tempo, mais o frio tá grande aqui e é uma boa opçao pra matar o tempo..rs...eu gosto muito de ponchos, e percebi q se eu dobrar ospontos, ou seja, invez de 64 128 vai ficar legal pra mim...vc teria noçao de qto eu gastaria de lá? eu comprei uma linda, linha softee baby BERNAT na cor goiaba, cada novelo tem aproximadamente 140 g/ 5.oz eu comprei dois,, (totalmente sem noçao)..rs...ela é fofinha d 4mmm e to usando agulha de 5 pq é a unica q eu tenho..rs..rs...o que vc me sugere.. valeu pelas dicas
    beijocas e um ano maravilhoso pra vc e sua familia
    Shirley

    ResponderExcluir
  10. Olá, Shirley!
    Sinto em não poder te ajudar. Essa linda parece maravilhosa... Eu já vi na net por diversas vezes, mas não tenho noção de quanto gastaria. Aqui no Brasil, nas lojas onde compramos eles nos orientam e normalmente dá certo. Veja onde comprou e se possível compre a mais porque se mudar lote a cor dá diferença. Ok?
    Beijos,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir

Amiga, se inscreva, para receber por e-mail o aviso do meu agradecimento ao seu comentário ou a minha resposta a sua pergunta. A caixinha fica do lado direito, da parte de baixo, da caixa de comentário... Assim poderemos interagir mais... Beijos

A V I S O



A T E N Ç Ã O!
A V I S O:
Todos os projetos que aqui posto são GRATUITO (FREE). Se você gostar, você pode copiar e tecer peças iguais as minhas. Pode também vendê-las e postá-las nos seus blogs ou espaços da web. Peço em contrapartida referencia ao meu blog e link para o meu post que originou a peça tecida por você. Leia maiores detalhes a seguir...
SOBRE OS MEUS DIREITOS AUTORAIS E CONCESSÕES:
  1. AUTORIZO post dos vídeos de minha autoria... Caso queira postá-los em seus blogs ou nas suas demais páginas da net, fique a vontade... Eles estão disponíveis , desde que você faça referencia ao meu blog e um link explicito para o post a que ele pertence.
  2. AUTORIZO ainda o post de apenas uma FOTO da PEÇA, de cada post, DESDE QUE seja apenas para ilustrar alguma referência que você esteja fazendo ao meu blog ou a alguma matéria da minha autoria. Não se esqueça de fazer um link explicito para meu blog e para post da referida foto...
  3. NÃO AUTORIZO postar fotos dos meus desenhos manuais de gráficos... Post a foto da peça pronta e faça um link explicito para a matéria do meu gráfico... E não diretamente a URL ou link do gráfico ou PAP... Quando se faz um link diretamente para a foto do gráfico isso impossibilita que a sua leitora conheça o meu blog, o que me prejudica financeiramente, tendo em vista que ganho pelo conteúdo, clicks e visitas no meu blog...
  4. NÃO AUTORIZO postar meus gráficos sobre fotos. Pelos mesmo motivos expostos no item 3...
  5. NÃO AUTORIZO postar meus passo-a-passo. Também pelos mesmos motivos anteriormente citados...
  6. NÃO AUTORIZO fazer vídeos das minhas peças seguindo os meus gráficos e PAP...
  7. NÃO AUTORIZO postar meus posts... Isso se chama PLAGIO.. Esse é o máximo dos abusos... Copiar um post inteiro é totalmente inaceitável. Citar uma frase é aceitável, desde que você esteja escrevendo sobre o assunto. Coloque-a entre aspas com o nome e link do blog de forma explicita... Não faça links obscuros...
  8. Em CONTRAPARTIDA peço um link para a matéria da foto que você postar e também que me avise para que eu possa comentá-los.
Conto com a sua compreensão...
Atenciosamente,
Sônia Maria

LINK-ME

TWITTER-TWEET

DIGITE O QUE ESTÁ PROCURANDO AQUI NO BLOG

Carregando...

TODOS OS MARCADORES