28 setembro 2012

BOLERINHO DE CROCHÊ PONTO PALITO

Olá, amiga(o)!

Esse é o BOLERINHO DE CROCHÊ em PONTO PALITOque teci para a bonequinha da Ana Luisa. O Ponto Palito é também conhecido como PONTO PASSA FITA. Isso porque ele é o ponto ideal para se passar fitas, como fiz no decote dessa peça.

PASSO-A-PASSO BOLERINHO DE CROCHÊ PALA ARREDONDADA 

Esse Bolero tem Carreiras de Pontos Passa Fita e no entanto o iniciei com uma Carreira de Pontos Altos, na qual passei a fita. Isso porque essa fita mede apenas 7 mm e passa com facilidade entre eles. Para facilitar o seu trabalho use uma agulha grossa de tapeceiro para passar a fita. Vá controlando a fita para que ela não fique torcida, ok? Caso prefira inicie seu bolerinho com carreira de Ponto Palito ou substitua a fita por um botão.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Lã super bebê da Cisne;
  • Agulha para Crochê 2,75 mm;
  • Fita de cetim ou botão para o abotoamento;
  • Agulha de tapeceiro e tesourinha para o arremate.

MEDIDAS:

  • Frente = 20 cm
  • Altura da Cava = 11 cm
  • Altura da Frente = 12 cm
  • Altura do Ombro + a Manga = 9 cm
  • Pescoço / Decote = 20 cm
  • Altura da cava a barra do bolero = 3 cm
  • Contorno do braço = 16 cm
  • Largura total da barra = 39 cm.
LEGENDAS DO PASSO-A-PASSO A SEGUIR:

  • O = Correntinha (corr);
  • V = Ponto Alto em "V" (pv)= 2 Pontos altos em um mesmo ponto de base;
  • I = Ponto Alto (pa).
BASE: (OOOO...OOOOO) = 40 
  • Teça um Fio com 40 Correntinhas (Corr). Esse fio será a base para o decote do bolerinho;
1ª CARREIRA (carr): (VIVIV.....IVIVI) = 
  • Teça na 1ª Correntinha (corr), a contar da agulha:
    • 1 Ponto Alto Inicial (pai) + 1 Ponto Alto (pa), formando assim o primeiro Ponto Alto em "V";
  • Na próxima  Correntinha (corr), teça:
    •  1 Ponto Alto (pa) 
  • Em seguida teça:
    •  1 Ponto Alto em "V" (pav)
  • E assim sucessivamente até o final da carreira, totalizando assim  40 Pontos (pts). No entanto, se contarmos os 2 Pontos do Ponto Altos em "V" separadamente, teremos 61 Pontos (pts).
2ª CARREIRA (carr): (IIOIO.....IOIOII) = Essa carreira é composta de Pontos Altos Palitos ou Ponto Passa-Fita e Correntinhas (corr) entre eles.
  • 1 Ponto Alto (pa) em cada um dos 3  Pontos Altos (pa) da carreira anterior +
  • 1 Correntinha (corr);
  • Pule um ponto de base e no próximo ponto teça 
  • 1 Ponto Alto (pa) +
  • 1 Correntinha (corr) 
  • e assim sucessivamente até o final da Carreira (carr).
3ª CARREIRA (carr)Composta de Pontos Altos (pa) 
  • 1 Ponto Alto (pa) em cada um dos 3  Pontos Altos (pa) da carreira anterior + 
  • A partir daqui teça sempre 1 Ponto Alto (pa) em cada um dos intervalos e 
  • 1 Ponto Alto em "V", em cada um dos Pontos Altos (pa) que representam o palito.
  • No final  Ponto Alto (pa).
4ª CARREIRA (carr): Composta de Pontos Palitos ou Passa-Fita;
  • Teça essa Carreira (carr) da mesma forma que você teceu a 2ª Carreira (carr), sem fazer aumentos .
5ª CARREIRA (carr)Composta de Pontos Altos (pa)
  • Nessa Carreira (carr) teça apenas Pontos Altos (pa), sem fazer aumentos.  
6ª CARREIRA (carr): Composta de Pontos Palitos ou Passa-Fita

  • Teça essa Carreira (carr) da mesma forma que você teceu a 2ª Carreira (carr), sem fazer aumentos. 
7ª CARREIRA (carr): Composta de Pontos Altos (pa) 

  • Nessa Carreira (carr) teça apenas Pontos Altos (pa), sem fazer aumentos.  
8ª CARREIRA (carr): Composta de Pontos Palitos ou Passa-Fita

  • Teça essa Carreira (carr) da mesma forma que você teceu a 2ª Carreira (carr), sem fazer aumentos.
9ª CARREIRA (carr): Composta de Pontos Altos (pa) 

  • Nessa Carreira (carr) teça apenas Pontos Altos (pa), sem fazer aumentos.  
10ª CARREIRA (carr): Composta de Pontos Palitos ou Passa-Fita

  • Teça essa Carreira (carr) da mesma forma que você teceu a  2ª Carreira (carr), sem fazer aumentos.
11ª CARREIRA (carr): Composta de Pontos Altos (pa)

  • Teça 20 Pontos Altos (pa), sendo um em cada um dos pontos da carreira anterior;
  • 3 Correntinhas (corr);
  • Pule 12 espaços, compostos de 23 Pontos (pts);
  • Teça 41 Pontos Altos (pa), em cada um dos próximos 20 espaços;
  • 3 Correntinhas (corr);
  • Pule 12 espaços, compostos de 23 Pontos (pts);
  • Teça 20 Pontos Altos (pa), em cada um dos pontos dos próximos 9 espaços.
12ª CARREIRA (carr): Composta de Pontos Palitos ou Passa-Fita
  • Teça essa Carreira (carr) da mesma forma que você teceu a 2ª Carreira (carr), sem fazer aumentos.
13ª CARREIRA (carr): Composta de Pontos Altos (pa) 

  • Nessa Carreira (carr) teça apenas Pontos Altos (pa), sem fazer aumentos.  
14ª CARREIRA (carr): Composta de Pontos Palitos ou Passa-Fita
  • Teça essa Carreira (carr) da mesma forma que você teceu a 2ª Carreira (carr), sem fazer aumentos.
Depois de pronto corte e arremate os fios. Pregue um botão ou passe a fita de cetim de 2 em 2 Pontos altos da 1ª Carreira do Decote, que no caso é de pontos altos.

A seguir detalhe da cava...

Veja como ficou as costas...

Se você gostou e quiser tecer um bolerinho desse mesmo modelo para um bebê ou um adulto, basta aumentar as medidas de acordo com o manequim ou medida da pessoa.

CUIDADOS:
Sempre que tecer uma peça, preste atenção as  instruções, do fabricante do fio. Se você faz crochê para venda, instrua a sua cliente quanto a lavagem correta da sua peça. Normalmente ela vem impressa nos rótulos dos novelos. No caso desse fio que teci a recomendação é:
  1. Lavar a mão;
  2. Proibido usar lavadora e secadora rotativa;
  3. Não passar a ferro;
  4. Permitido lavar a seco em lavanderia com solvente específico (hidrocarboneto ou       percloroetileno).   
QUEM TAMBÉM TECEU ESSAS PEÇAS OU ALGUMA OUTRA INSPIRADA NESSA:

BONS CROCHÊS!

50 comentários:

  1. Respostas
    1. Minha Querida Professora voce não esqueceu das bonecas...vc é muito especial PEÇO EM MINHAS ORAÇÕES todos os dias p/ que DEUS ABENÇÕE grandemente sua vida e dos seus vc é muito importante p/ mim como aprendo com voce....bjs

      Excluir
    2. Que os anjos digam amém, amiga!
      Saiba que você também é muito importante pra mim... O que seria de mim e desse blog sem as minhas amigas leitoras? Eu já teria desistido e o blog por consequência não existiria mais...
      Nadir, muito obrigada pela sua amizade e carinho!
      Beijos

      Excluir
  2. Lindo e delicado, dá para imaginar uma linda menina dentro dele.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bete eu também gostei desse bolerinho. Acabei de comprar uma boneca para vesti-lo e postar aqui. Se puder venha ver como ficou, ok? Beijos

      Excluir
  3. http://hemamalenacositas.blogspot.com.es/...me gusta mucho .y ya sabes ......lo voy a hacer en cuanto tenga un ratito gracias por compartir..y enseñarnos tanto.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o fizer, me avise quando postar Helena! Quero muito ver o seu... Beijos
      Muito Obrigada, pelo seu carinho!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá,minha inspiração.
    Vi um trailer de um filme onde uma cozinheira fazia todas as receitas de um livro em um determinado tempo.
    Tenho a pretensão de fazer 50 receitas suas até junho/2013. Conforme forem ficando prontos eu vou postando para o seu aval. Estipulei essa quantidade porque, graças a Deus tem chegado encomendas regularmente, faço mais trabalhos à maquina pra revender mas o seu croche me inspirou. Serão os trabalho mais fáceis mas quero terminar com algo muito especial e um pouco mais difícil. Deus cuide dos meus tendões para que eu possa realizar essa nova meta. Um abraço.
    PS: vou começar com esse bolerinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, esse filme deve ser lindo, amiga! Estou muito feliz por saber que você fará várias das minhas peças.... Vou aguardar notícias suas, amiga!
      Muito obrigada pelo seu carinho!
      Beijos

      Excluir
    2. filme Julia e Julie. Queria ter mais tempo para crochetar

      Excluir
    3. Crochetar é maravilhoso, amiga! Eu também fiquei muitos anos sem tempo para crochetar... Voltei depois de aposentada.
      Beijos

      Excluir
  5. Bom dia amiga,muito lindo,gostei,parabéns e obrigado por compartilhar conosco.Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loide, muito obrigada pela sua amizade e carinho!
      Beijos

      Excluir
  6. Respostas
    1. Que bom saber, Nancy! Muito obrigada pela sua amizade e carinho!
      Beijos

      Excluir
  7. Sonia Maria, gracias por su amor que usted le tiene al crochet y por ello lo comparte con aquellas que lo amamos. Esta precioso el bolero, lo planeo hacer para una sobrina nieta. ¿ Pero si fuera varon, tambien se lo podria hacer pero con un color como azul, azul marino, etc.? Espero su gentil respuesta y DEUS COMO DICEN USTEDES EN PORTUGUES la CUIDE, LA PROTEJA TANTO A USTED COMO A SU FAMILIA, ESPECIALMENTE A SU NIETA. UN FUERTE ABRAZO, DESDE ECUADOR. PATRICIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Patrícia Mata! Faça na cor azul, alongue no cumprimento que daí ele vira um coletinho, próprio para meninos... Ele vai ficar lindo no azul marinho...
      Beijos

      Excluir
  8. Bom dia Sônia!!!
    Que fofura de bolero...só fazendo um desse pra guardar pra neta....nem encomendou ainda, mas já vou me antecipar....hehehehe....
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Marlene! Faça mesmo, amiga!
      Muito obrigada pela sua amizade e carinho!
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Sônia, estou passando para dar os parabéns a vovó babona, acertei, querida?!
    Ficou um encanto. Um afetuoso abraço da Wal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, amiga! Aprendi com a Nélia, de Portugual... Lá dizem assim... Achei que veio a calhar, porque ficamos realmente babando de amor pelos netos :-))) Muito obrigada pela sua amizade e carinho!
      Beijos

      Excluir
  10. Respostas
    1. Muito obrigada pela sua amizade e carinho, amiga!
      Beijos

      Excluir
  11. ola amiga , que lindo amei , que DEUS te abençoe sempre , e obrigada por nos ensinar mais esta peça, que DEUS te abençoe bjs
    zilda regina mineira de BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, amiga Zilda! Muito obrigada pela sua amizade e carinho!
      Beijos

      Excluir
  12. Olà Sônia,
    ora cà està o toque final, o bolerinho ficou lindo......
    Bom fim de semana.
    Celeste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celeste, muito obrigada pela sua amizade e carinho!
      Beijos

      Excluir
  13. Que fofura, Sônia!
    Adorei!
    Muito obrigada pela receita!

    1. Fabiana, muito obrigada pela sua amizade e carinho!
      Beijos

      Excluir
  14. Ana Luisa ficará muito feliz vendo a bonequinha dela linda.
    Já fiz muita roupinha de tricô e crochê para bonecas, primeiro para as minhas e depois para as das minhas filhas. Aliás, aprendi a fazer crochê e tricô por causa das minhas bonecas. Ótimas recordações!!!
    Seu trabalho é sempre perfeito.
    Beijos e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Gladys! Assim espero :-))) Que linda sua historia, amiga! Muito obrigada pela sua amizade e carinho!
      Beijos

      Excluir
  15. great !
    Greetings from Poland :D
    Katarzyna

    www.sajuki.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. merhaba elıne sağlık yelek çok guzel olmuş

    ResponderExcluir
  17. Sonia, não tenho mais palavras para descrever o que sinto quando recebo seus e-mails. É uma soma de tudo que já está escrito, é maravilhoso tudo que você faz. A sua dedicação o seu carinho conosco, nos transmitindo o que sabe. Deus a abençoe sempre e a sua família também por ter essa pessoa iluminada que é você. abraços, Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Priscila! Estou comovida com o seu agradecimento, amiga! Muito Obrigada pelo seu carinho e amizade!
      Beijos

      Excluir
  18. lindo bolerinho amiga, desculpa não ter te visitado mais, mas minha mãe está precisando de cuidados especiais cujo meu tempo é curto. Abraços e obrigada por compartilhares. Acho demais teu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pela sua mãe, amiga! Sei do problema dela e o quanto ela deve estar dependente da família... Como já comentei com você anteriormente tivemos um caso na família. Peço a Deus, nesse momento, que abençoe a todos da sua família e lhes dê forças para atravessar essa fase dificílima da vida de vocês.
      Beijos no seu coração

      Excluir
  19. Sonia, obrigada por ter passado no meu blog mesmo quando apenas tinha a introdução.
    Hoje a noite postei uns pegadores de panelas que fiz inspirados no seu pegador de panelas do papai noel. Inseri um link para o post do pegador de panelas e outro para o seu blog.
    Quando quiser passe lá para ver.
    http://crochet-da-migacha.blogspot.pt/
    Muito obrigada e continuação de bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, que boa notícia! Vou lá no seu blog ver o seu pegador, anotar aqui no blog que você o teceu e fazer um link para o seu blog.
      Beijos

      Excluir
  20. Meu blog é pequenino
    Mas adora festejar!
    Vamos logo, sem rodeio
    Do sorteio participar?

    Vem comemorar comigo o 6º aniversário do "Artesanato By Michele".
    Sua presença me deixará muito feliz!

    ResponderExcluir
  21. Querida. Concluí dois modelos deste bolerinho, que amei fazer, e postei no meu blog artescoracaoemflor.blogspot.com. Obrigada por trabalhos tão lindos e acessíveis. Bjs e saúde pra sua mãe. Diná Souza/RJ/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Fui no seu blog e vi as maravilhas que você teceu... Adorei, amiga! Anotei aqui no blog e fiz link para o seu blog.
      Diná, graças a Deus a mamãe já está ótima! Muito Obrigada pela sua atenção e carinho!