25 outubro 2012

PASSO-A-PASSO do BOLERINHO DE CROCHÊ PONTO CROCODILO.

 Olá, amiga(o)!

Finalmente conseguir fazer o  

PASSO-A-PASSO do BOLERINHO DE CROCHÊ PONTO CROCODILO (CROCODILE CROCHET STITCH).

  • TAMANHO: 
    • Meninas de 3 a 4 anos.

A menina da foto é Ana Luisa, minha sobrinha neta. Ela tem 3 anos completos. O bolerinho ficou folgadinho pra ela. Acredito que ela poderá usá-lo até completar 4 anos...

  • MATERIAL NECESSÁRIO:

Antes do passo-a-passo quero falar com você sobre as informações mais importantes desse Bolerinho,  para que ao começar a tecer você não tenha dificuldades. 

  • SOBRE O PONTO:

    • A maioria das peças, com este ponto, encontradas na net, são tecidas com o lado do avesso, do ponto, virado pra cima. Ou seja, você olha as pétalas e vê que os pontos, que as compõem, estão do avesso... Eu o teci das duas formas e prefiro as pétalas com os pontos pelo lado direito, voltados para cima. Achei que ele fica mais  delicado. Caso você queira uma peça mais rustica, teça de forma que o ponto fique com o avesso voltado pra cima.
    • Como já te disse anteriormente esse ponto é também conhecido como:
      • PONTO CROCODILO - Nos Estados Unidos da América ele é chamado de de (CROCODILE CROCHET STITCH);
      • PONTO JACARÉ - Vi em alguns blogs Brasileiros;
      • PONTO CASCATA - É como a nossa querida Prof Elaine, do blog ELAINE CROCHÊ,  o chama;
      • PONTO ESCAMA;
      • PONTO ESCAMADO;
      • PONTO ESCAMA DE PEIXE - Na Russia ele é chamado de aрыбьей чешуи в вязании крючком);
      • PONTO PETALADO; 
      • PONTO PÉTALA.

  • SOBRE AS CARREIRAS DESTE PONTO:

    • O Ponto Crocodilo (CROCODILE CROCHET STITCH) é tecido em Carreiras Duplas, ou seja, em 2 PARTES. Cada uma das Carreiras Duplas é composta de 2 Carreiras simples, sendo uma Carreira de IDA e a outra uma Carreira de VOLTA. A Carreira de volta é tecida sobre a Carreira de Ida, por isso o Ponto Crocodilo é um Ponto Sobreposto:
      • 1ª PARTE:
        • CARREIRA DE IDA : Na Carreira de Ida, teceremos a tela, que na próxima carreira vai receber as Pétalas, ou seja, os Pontos Altos Sobrepostos. 
      • 2ª PARTE: 
        • CARREIRA DE VOLTANa Carreira de Volta, tecermos os Pontos Altos Sobrepostos, sobre os pontos da Carreira anterior, formando assim as Pétalas.

  • SOBRE O INÍCIO DOS TRABALHOS:
Este Bolerinho é tecido no sentido da barra para o decote, ou seja, de baixo para cima.

    Agora que o processo está bem claro, vamos ao PASSO-A-PASSO:

    • BASE:
    Para iniciar a Base do Bolerinho teça um fio com 170 Correntinhas.

    • 1ª CARREIRA: 
      • 1ª PARTE:
        • CARREIRA DE IDA DA 1ª CARREIRA:  Essa Carreira que vamos tecer será a carreira de base que, quando da volta, receberá os pontos equivalentes as pétalas.

          • Para iniciar essa carreira teça 3 Correntinhas a mais;
          • Na 4ª Correntinha teça 1 Ponto Alto +
          • 2 Correntinhas;
          • Pule 2 Correntinhas do fio Base;
          • Na 3ª Correntinha  do fio Base, teça 1 Ponto Alto;
          • Na 4ª Correntinha, teça + 1 Ponto Alto;
          • Continue tecendo dessa forma até o final do Fio Base de Correntinhas. O final dessa Carreira será com 2 Pontos Altos.
          • A seguir veja no gráfico o início da 1ª Carreira.

    • 1ª CARREIRA: 
     Essa Carreira é composta de 22 Pétalas. 
      • 2ª PARTE: 
        • CARREIRA DE VOLTA DA 1ª CARREIRA: Nessa Carreira teceremos as pétalas sobre a carreira que acabamos de tecer.
    Primeiramente vamos falar das Pétalas, para que você entenda como tecê-las.
    Na foto a seguir desenhei uma Meia Pétala e logo abaixo dela uma Pétala inteira:
    1. A Meia Pétala é a 1ª parte da pétala inteira. 
    2. Depois tem 1 Correntinha no ar e 
    3. Logo a seguir a outra metade da pétala,
    4. Completando assim uma Pétala completa.

    4. Observe, no gráfico a seguir, que a partir da 2ª Pétala todas elas são compostas de Pontos Altos.   
    5. Observe também que ela é presa apenas nos Pontos Altos onde tecemos as pétalas. 
    6. No GRÁFICO a seguir, a  Carreira de Ida está em preto. Já a Carreira de Volta está em Vermelho. 
    • 1ª PÉTALA: 

    Para tecer a  1ª PÉTALAgire  o trabalho e no Ponto Alto, da lateral, teça os primeiros pontos, que consideraremos como o primeiro dos 7 Pontos Altos, que comporão a primeira metade da Pétala: 
      • Ao invés das 3 tradicionais correntinhas, teça 1 Ponto Baixo, passando a Agulha entre os dois Pontos Altos, laçando a linha e tecendo 1 Ponto Baixo sobre o 1º Ponto Alto, a contar da agulha. Teça + 2 Correntinhas. Esses são os 3 pontos que se equivalem ao 1º Ponto Alto;  
      • Teça 6 Pontos Altos sobre o mesmo Ponto Alto da lateral +
      • 1 Correntinha no ar; 
      • Gire o trabalho 180º e teça, no próximo Ponto Alto de base, 7 Pontos Altos . Está pronta a primeira pétala.
    ATENÇÃO! Não prenda na carreira de base. Ela será presa quando você estiver tecendo a próxima carreira. Não estranhe por ela ficar solta nesse espaço;
    • 2ª PÉTALA E DEMAIS:
      • Para tecer a 2ª Pétala pule 2 Correntinhas + 2 Pontos Altos + 2 Correntinhas. Nos próximos 2 Pontos Altos, teça:
        • Pontos Altos + 
        • 1 Correntinha + 
        • 7 Pontos Altos .
      • Para tecer as demais pétalas, dessa Carreira, repita os procedimentos anteriores até o final da carreira.
    ---------------------------------------------------------------------------------------------

    • 2ª CARREIRA: 
    Atenção! A 1ª Carreira é mais recuada que a 2ª. Portanto não estranhe, é assim mesmo. Deixei de tecer os 2 pontos que viriam no início e final dela, para que as pontas da frente do bolerinho ficassem mais bonitas. Isso não afetará na quantidade de pétalas da segunda carreira. Elas têm a mesma quantidade de pétalas.
      •  PARTE:
        • CARREIRA DE IDA DA 2ª CARREIRA:
          • 6 Correntinhas  para subir e iniciar a carreira +
          • 2 Pontos Altos no centro da Pétala +
          • 2 Correntinhas  + 
          • 2 Pontos Altos no centro dos 2 Pontos Altos da Tela da Carreira anterior. Faça isso prendendo as pontos das Pétalas que estão soltas + 
          • 2 Correntinhas + 
          • E assim sucessivamente até o meio da ultima Pétala.
          • No final da carreira , depois das 2 Correntinhas, você teça apenas 1 Ponto Alto, isso porque você teceu apenas 1 ponto alto no início da carreira. 

      • 2ª PARTE: 
        • CARREIRA DE VOLTA DA 2ª CARREIRA (Composta de 22 Pétalas):
      Atenção! O início dessa pétala é diferente do início da 1ª Pétala que você teceu na 1ª Carreira. 
            • Para iniciar essa pétala, gire o trabalho e teça 7 Pontos Altos sobre o 1º Ponto Ponto Alto  dos Pontos altos que você teceu no centro da Pétala +
            • 1 Correntinha (corr) no ar; 
            • Gire o trabalho 180º e teça + 7 Pontos Altos, no próximo Ponto Alto,  Está pronta a primeira pétala.
      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 3ª e 4ª CARREIRAS: 
        • Repita os procedimentos da 2ª Carreira.

      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 5ª CARREIRA: 
      Nessa Carreira iniciaremos as cavas, portanto faremos, na região das cavas acréscimo de pontos (na carreira de ida) e pétalas (na carreira de volta). Na foto a seguir veja os detalhes da 5ª Carreira e início da 6ª Carreira, inicio das cavas. Clique na foto 2 vezes para ampliá-la...

        • 1ª PARTE:
          • CARREIRA DE IDA DA 5ª CARREIRA:
            • Teça normalmente até o final da 5ª pétala +
            • Em seguida teça 46 Correntinhas no ar, para a primeira cava,
            • Pule 1 Pétala;
            • Continue tecendo normalmente por mais 10 Pétalas;
            • Depois da 10ª Pétala teça novamente +
            • 46 Correntinhas para a próxima cava. 
            • Pule 1 Pétala;
            • Continue tecendo normalmente até o final da Carreira.
            • Não se esqueça de que o ultimo ponto é um Ponto Alto apenas. 
        • 2ª PARTE:
          • CARREIRA DE VOLTA DA 5ª CARREIRA: (Composta de 5 Pétalas  + 10 Pétalas  + 5 Pétalas, tecidas em grupos separados ): 
            • Teça o primeiro grupo de 5 Pétalas, corte o fio e arremate;
            • Pule a região da cava e teça +
            • 10 Pétalas;
            • Pule a outra região da cava e teça +
            • 5 Pétalas. 
      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 6ª CARREIRA:
      Essa Carreira é composta 32 Pétalas.

        • 1ª PARTE:
          • CARREIRA DE IDA DA 6ª CARREIRA: (Essa Carreira é em Ponto Tela ou rede):
            • Teça normalmente até o final da 5ª pétala +
            • No espaço referente as 46 Correntinhas teça 
            • 2 Correntinhas no ar, 
            • Pule 2 Correntinhas do fio de base. 
            • Na 3ª Correntinhas, do fio de base, teça 1 Ponto Alto;
            • Na próxima Correntinha teça + 1 Ponto Alto.  
            • Teça + 2 Correntinhas no Ar e assim sucessivamente até o final das 46 Correntinhas. No final desse espaço você terá 11 grupos de 2 Correntinhas + 2 Pontos Altos + 2 Correntinhas no final.
            • Depois disso continue tecendo normalmente na parte referente as costas.
            • Chegando nas próximas 46 Correntinhas, teça novamente mais 11 grupos de 2 Correntinhas  + 2 Pontos Altos + 2 Correntinhas  no final.
            • Em seguida volte a tecer normalmente a outra parte da frente.
        • 2ª PARTE:
          • CARREIRA DE VOLTA DA 6ª CARREIRA: 
          • Teça 5 Pétalas, na parte referente a frente +
          • 6  Pétalas,  na parte da cava + 
          • 10 Pétalas na parte das costas +   
          • 6  Pétalas, na parte da outra cava + 
          • 5 Pétalas, na outra parte da frente.
      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 7ª CARREIRA
      Repita os procedimentos da 6ª Carreira. 

      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 8ª CARREIRA: 
      Essa Carreira é composta de 30 Pétalas.
      Nessa Carreira iniciaremos as reduções de pontos (na carreira de  ida) e consequentemente redução do numero de pétalas (na carreira de volta).
      Para que você entenda bem essas reduções, observe o seguinte:1. Na carreira anterior temos 32 pétalas; 2. Para reduzir 1 Pétala precisamos reduzir 2 blocos de 1 Ponto Alto em "V" +  2. Correntinhas + 1 Ponto Alto (VººV). 3. Nessa carreira reduziremos 2 pétalas. 4. Se temos 32 pétalas na carreira anterior - 2 pétalas que   reduziremos = teremos então 30 Pétalas nessa Carreira.  (32 - 2 = 30).4. Essas reduções ocorrerão em 4 pontos do bolerinho, uma de cada lado da linda da manga raglan.

      Na foto a seguir desenhei o gráfico sobre a foto com a primeira das 4 reduções que faremos. Observe que reduzi 2 Pontos Altos em "V" para apenas 1 Ponto que é composto de 4 Pontos Altos Fechados Juntos. 
      Observe que, nessa carreira, preservei a largura da frente do Bolerinho e reduzi pontos apenas no início da manga. 

      Agora que você já entendeu o que faremos nessa carreira, vamos inciara a carreira:

        • 1ª PARTE:
          • CARREIRA DE IDA DA 8ª CARREIRA:
            • Inicie tecendo as 6 Correntinhas;
            • Em seguida teça 9 blocos de Pontos Altos em V, intercalados por duas correntinhas;
            • Teça agora os 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, da seguinte forma:
              • Insira a Agulha no próximo Ponto Alto em V e teça 1 Ponto Alto Duplo  sem finalizá-lo, deixando-o na agulha. Insira a Agulha novamente no mesmo lugar e teça outro Ponto Alto Duplo, sem finalizá-lo e deixe ele também na agulha. Repita esses 2 Pontos Altos Duplos no próximo Ponto Alto em V. Depois que estiverem os 4 pontos na agulha, lace a linha e  finalize-os.
            • Teça, 2 Correntinhas e continue tecendo pontos altos em v seguidos de 2 Correntinhas por 9 vezes 
            • Depois disso, faça a 2ª redução da mesma forma que fizemos a primeira.
            • Em seguida, teça por 19 vezes os Pontos Altos em V seguidos de 2 Correntinhas na parte referente as costas.
            • Em seguida, teça 9 Pontos Altos em V seguidos de 2 Correntinhas  na parte referente a 2ª manga.
            • Depois disso, faça a 2ª redução da mesma forma que fizemos as outras duas.
            • Em seguida, teça 9 blocos de Pontos Altos em V, intercalados por duas correntinhas;
            • Para finalizar a Carreira, teça 1 Pontos Alto na 3ª das 6 Correntinhas  da carreira anterior.
        • 2ª PARTE:
          • CARREIRA DE VOLTA DA 8ª CARREIRA: 
            • Teça 1 Carreira contendo 30 Pétalas.
      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 9ª CARREIRA:
      Essa carreira contem 30 Pétalas. Nessa Carreira não faremos reduções.

        • 1ª PARTE:
          • CARREIRA DE IDA DA 9ª CARREIRA:
            • Inicie tecendo as 6 Correntinhas;
            • Em seguida teça blocos de Pontos Altos em V, intercalados por duas correntinhas.
        • 2ª PARTE:
          • CARREIRA DE VOLTA DA 9ª CARREIRA (Composta de 30 Pétalas):
            • Teça 1 Carreira de Pétalas.
      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 10ª CARREIRA:
      Nessa Carreira reduziremos mais 2 Pétalas, portanto ela será composta de 28 Pétalas. 

        • 1ª PARTE:
          • CARREIRA DE IDA DA 10ª CARREIRA:
            • Inicie tecendo as 6 Correntinhas;
            • Em seguida teça 7 blocos de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas.
            • Faça uma redução contendo 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, sendo 2 deles com base em um dos Pontos Altos em V e os outros 2 com base no outro ponto Alto em V. 
            • Em seguida teça, 2 correntinhas +
            • 11 blocos de de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas;
            • Faça outra redução contendo 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, sendo 2 deles com base em um dos Pontos Altos em V e os outros 2 com base no outro ponto Alto em V. 
            • Em seguida teça, 2 correntinhas +
            • 15 blocos de de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas;
            • Faça outra redução contendo 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, sendo 2 deles com base em um dos Pontos Altos em V e os outros 2 com base no outro ponto Alto em V. 
            • Em seguida teça, 2 correntinhas +
            • 11 blocos de de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas;
            • Em seguida teça, 2 correntinhas +
            • Em seguida teça 7 blocos de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas.
            • Para finalizar a Carreira, teça 1 Pontos Alto na 3ª das 6 Correntinhas  da Carreira anterior
        • 2ª PARTE:
          • CARREIRA DE VOLTA DA 10ª CARREIRA 
          • Teça 1 Carreira contendo 28de Pétalas.

      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 11ª CARREIRA:
      • Essa carreira contem 28 Pétalas. Nessa Carreira não faremos reduções.

        • 1ª PARTE:
          • CARREIRA DE IDA DA 11ª CARREIRA:
            • Inicie tecendo as 6 Correntinhas;
            • Em seguida teça em toda Carreira blocos de Pontos Altos em V, intercalados por 2 Correntinhas.
            • Para finalizar teça um Ponto Alto apenas.
        • 2ª PARTE:
          • CARREIRA DE VOLTA DA 11ª CARREIRA: 
            • Teça uma Carreira contendo 28 Pétalas.
      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 12ª CARREIRA:
      Nessa Carreira reduziremos mais 2 Pétalas, portanto ela será composta de 26 Pétalas. 

        • 1ª PARTE:
          • CARREIRA DE IDA DA 12ª CARREIRA:
            • Inicie tecendo as 6 Correntinhas;
            • Em seguida, teça 7 blocos de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas.
            • Faça uma redução contendo 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, sendo 2 deles com base em um dos Pontos Altos em V e os outros 2 com base no outro ponto Alto em V. 
            • Em seguida, teça 2 correntinhas +
            • blocos de de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas;
            • Em seguida, teça 2 correntinhas.
            • Faça outra redução contendo 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, sendo 2 deles com base em um dos Pontos Altos em V e os outros 2 com base no outro ponto Alto em V. 
            • Em seguida teça, 2 correntinhas +
            • 15 blocos de de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas;
            • Em seguida, teça 2 correntinhas.
            • Faça uma redução contendo 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, sendo 2 deles com base em um dos Pontos Altos em V e os outros 2 com base no outro ponto Alto em V. 
            • Em seguida, teça 2 correntinhas +
            • 9 blocos de de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas;
            • Faça uma redução contendo 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, sendo 2 deles com base em um dos Pontos Altos em V e os outros 2 com base no outro ponto Alto em V. 
            • Em seguida, teça 2 correntinhas +
            • Em seguida, teça 7 blocos de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas.
            • Para finalizar a Carreira, teça 1 Pontos Alto na 3ª das 6 Correntinhas  da Carreira anterior
        • 2ª PARTE:
          • CARREIRA DE VOLTA DA 12ª CARREIRA:
            • Teça 1 Carreira contendo 26 de Pétalas.
      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 13ª CARREIRA:
      Essa Carreira é composta de 26 Pétalas. Portanto a quantidade de pétalas se mantem igual a da Carreira anterior. 

        • 1ª PARTE:
          • CARREIRA DE IDA DA 13ª CARREIRA:
            • Inicie tecendo as 6 Correntinhas;
            • Em seguida teça em toda Carreira blocos de Pontos Altos em V, intercalados por 2 Correntinhas.
            • Para finalizar teça um Ponto Alto apenas.
        • 2ª PARTE:
          • CARREIRA DE VOLTA DA 13ª CARREIRA:
            • Teça uma Carreira contendo 26 Pétalas.
      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 14ª CARREIRA:
      Nessa Carreira reduziremos mais 2 Pétalas, portanto ela será composta de 24 Pétalas.

        • 1ª PARTE:
          • CARREIRA DE IDA DA 14ª CARREIRA:
            • Inicie tecendo as 6 Correntinhas;
            • Em seguida, teça 5 blocos de Pontos Altos em V, intercalados por 2 Correntinhas.
            • Em seguida, teça 2 correntinhas +
            • Faça uma redução contendo 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, sendo 2 deles com base em um dos Pontos Altos em V e os outros 2 com base no outro ponto Alto em V. 
            • Em seguida, teça 2 correntinhas +
            • 10 blocos de de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas;
            • Em seguida, teça 2 correntinhas.
            • Faça outra redução contendo 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, sendo 2 deles com base em um dos Pontos Altos em V e os outros 2 com base no outro ponto Alto em V. 
            • Em seguida teça, 2 correntinhas +
            • 13 blocos de de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas;
            • Em seguida, teça 2 correntinhas.
            • Faça uma redução contendo 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, sendo 2 deles com base em um dos Pontos Altos em V e os outros 2 com base no outro ponto Alto em V. 
            • Em seguida, teça 2 correntinhas +
            • 10 blocos de de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas;
            • Faça uma redução contendo 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos, sendo 2 deles com base em um dos Pontos Altos em V e os outros 2 com base no outro ponto Alto em V. 
            • Em seguida, teça 2 correntinhas +
            • Em seguida, teça 5 blocos de Pontos Altos em V, intercalados por duas Correntinhas.
            • Para finalizar a Carreira, teça 1 Pontos Alto na 3ª das 6 Correntinhas  da Carreira anterior
        • 2ª PARTE:
          • CARREIRA DE VOLTA DA 14ª CARREIRA: 
            • Teça uma Carreira contendo 24 Pétalas. ATENÇÃO! Algumas Pétalas vão coincidir para serem tecidas sobre  2 dos 4 Pontos Altos Duplos Fechados Juntos nas  reduções.
      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 15ª CARREIRA:
      Essa Carreira é composta de  24 Pétalas. Portanto a quantidade de pétalas se mantem igual a da Carreira anterior. 

        • 1ª PARTE:
          • CARREIRA DE IDA DA 15ª CARREIRA:
            • Inicie tecendo as 6 Correntinhas;
            • Em seguida teça em toda Carreira blocos de Pontos Altos em V, intercalados por 2 Correntinhas.
            • Para finalizar teça um Ponto Alto apenas.
        • 2ª PARTE:
          • CARREIRA DE VOLTA DA 15ª CARREIRA: 
            • Teça uma Carreira contendo 24 Pétalas.
      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 16ª CARREIRA:
      Nessa Carreira reduziremos  8 Pétalas, portanto ela será composta de 16 Pétalas. Para isso teremos que fazer uma redução seguida da outra.

        • 1ª PARTE:
          • CARREIRA DE IDA DA 16ª CARREIRA:
            • Inicie tecendo as 6 Correntinhas;
            • Em seguida, comece as reduções seguidas uma das outras  até o final da carreira.  
            • Em seguida, teça 2 correntinhas +
            • Para finalizar teça 1 Ponto Alto.
        • 2ª PARTE:
          • CARREIRA DE VOLTA DA 16ª CARREIRA:Teça uma Carreira contendo 16 Pétalas.
            • Está quase pronto o Bolerinho...
      --------------------------------------------------------------------------------------------

      • 17ª CARREIRA

      Nessa Carreira vamos tecer uma Carreira de Pontos Baixos ao longo do decote e tecer uma casa para o Botão, igual a da foto a seguir. 
      • Iniciaremos tecendo a CASA PARA O BOTÃO:

      1. Inicie  tecendo uma Alça com 7 Correntinhas  +
      2. Prenda essa Alça, com 1 Ponto Baixo, no final da 3ª Pétala, pegando o ponto dela e o ponto alto da 1ª parte da carreira. Assim você formou uma alça;
      3. Volte tecendo 8 Pontos Baixos sobre a Alça.
      4. Em seguida continue tecendo Pontos Baixos em cada um dos pontos da carreira anterior, por todo o decote do bolerinho.
      5. Corte o fio deixando fio suficiente para pregar o botão. 
      6. Para finalizar pregue o Botão.

      Está pronto o Bolerinho de Crochê no Ponto Crocodilo ou Pétalas. Se o tecer não se esqueça de me avisar . Vou adorar ver o seu trabalho e anotar aqui no blog que você o teceu e se for o caso fazer um link para o seu blog ou pagina na web.

      LEITORAS QUE TECERAM ESSE BOLERINHO:

      1. 11 MAI 2013 - Leonor, do blog TODOS OS PONTOS, teceu um bolerinho branco... Confira no seu blog! http://leonor-todosospontos.blogspot.com.br/2013/05/trabalho-concluido.html;
      2. 26 JUN 2013 - Lilian Silveira, teceu um Bolerinho, igual a este, para a sua filhinha Anna Júlia; 
      3. 27 AGO 2013 - Claudia Duarte, também teceu um Bolerinho igual a este...

      BONS CROCHÊS!

      68 comentários:

      1. Respostas
        1. Profa. Sonia, maravilhoso esse passo-a-passo que vc criou desse bolero lindinho demais! Vc é realmente fenomenal!
          Sou apaixonada por seus trabalhos e aulas, que são sempre sensacionaise mto bem explicadas, por isso tou tomando a liberdade de
          sugerir,por favor e quando vc pudesse, um vídeo explicando como podemos fazer alguns barrados em crochê filet com detalhes nos bicos.
          Não encontro nenhum vídeo no youtube que pudesse me ajudar explicando como fazer e gostaria mto de fazer vários barrados lindos que existem em seu Blog.
          Aguardando ansiosa que um dia vc possa me atender, peço desculpas por ter aproveitado desse comentário para sugerir isso, mas espero que me compreenda.
          Mil beijocas e um excelente final de semana pra vc e sua família.

          Excluir
        2. Carliane, muito obrigada pela sugestão... Vou deixar registrado... No momento estou sem condição de fazer vídeos. A princípio era a máquina. Agora ganhei uma maquina nova, no entanto ainda não encontrei o seu programa para editar o vídeo. Assim que der começarei a fazer meus vídeos.
          Beijos

          Excluir
        3. Demorei mas terminei este seu lindo bolerinho . Obrigada ! Seus trabalhos são lindos!

          Excluir
        4. Claudia Duarte, que notícia boa!!! Quero muito ver o seu bolerinho... Se puder me repasse o link ou mande fotos para o meu e-mail. Beijos

          Excluir
      2. Sonia, sua explicação é excelente, parabéns, mas como eu havia dito, enho dificuldade em acompanhar.
        Quero fazer dois desse bolerinho, um para minha bebe e um pra minha sobrinha, mas consigo acompanhar melhor com vídeo, então pergunto, quando será postado o vidro?????
        Abraços!

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Mariana, não sei pra quando será o vídeo. Estou com problemas pra fazer vídeos. Fiz o passo-a-passo bem detalhadinho... Tente, acredito que você conseguirá. Viajo amanha, retorno domingo. Viajo novamente na segunda e só retorno daí a uns 10 dias mais ou menos.
          Beijos

          Excluir
      3. Obrigada, obrigada, obrigada pelo post Sonia María!! é muito chique o bolerinho nesse ponto, ¿para qué idade é?

        Abraco para voce

        María de la Luz
        maluen7@gmail.com

        ResponderExcluir
      4. que lindo bolero e obrigada pela dedicação ao fazero passo a passo ficou MARAVILHOSOOO
        bjus

        ResponderExcluir
      5. olá Sônia parabéns por mais um lindo trabalho,,ficou lindo.
        aproveito também para dizer que teci mais uma de suas receitas dessa vez foi o pegador de panelas do papai noel achei tão lindo obrigado por compartilhar suas receitas beijos..
        http://magiadotrico.blogspot.com.br/

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Tarciana,
          Anotei nos posts do PEGADOR DE PANELAS PAPAI NOEL que você o teceu e fiz link para o seu blog e para o seu post do pegador. Seu pegador ficou muito lindo. Muito Obrigada por me avisar.
          http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/10/pegador-de-panela-em-croche-papai-noel.html

      6. Olá amiga!estou a terminar uns projectos para avançar para este bolerinho! Está mesmo maravilhoso.
        Parabéns!

        ResponderExcluir
      7. Parabéns pelo seu PAP, é mesmo detalhado!Para mim é óptimo!

        ResponderExcluir
      8. Menina que ponto lindo!
        Assim que der vou sentar na frente do pc com agulha e linha pra tentar fazer.
        Obrigada por compartilhar, fiquei encantada.
        Beijos,

        Joyce

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Joyce, se o tecer me avise quando postar. Vou adorar ver o seu trabalho, anotar aqui no blog que você o teceu e fazer um link para o seu blog.
          Beijos

          Excluir
      9. Oi Sônia!
        Lindo, lindo! Obrigado pelo pap do bolerinho!!
        Este ponto é lindo!

        Beijo e um bom final de semana!
        Márcia

        ResponderExcluir
      10. Olá Sónia, muito obrigada pelo seu cuidado em explicar tudo!
        Bom fim de semana!
        Beijinhos de Portugal!
        Cristina

        ResponderExcluir
      11. Ola,SÔnia!
        Obrigado por compartilhar conosco este lindo ponto.Vou faze-lo!

        ResponderExcluir
      12. Oi amiga. Obrigada por seu carinho e pela resposta.Lá já voltou ao normal rsrsrsrsr...Seu blog tá maravilhoso...Bjimmmmm

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Que bom, Inês! Por aqui de vez em quando acontece isso mas depois tudo volta a ser como antes.
          Beijos

          Excluir
      13. Querida amiga, obrigada pela clareza da explicação do ponto, informando até TODOS os nomes dele. Só você Soninha para ter toda essa competência. Todos os elogios para você são poucos pois admiro o seu desprendimento em ensinar para nós essas técnicas que são verdadeiros tesouros para quem sabe valorizar. Tudo o que procuro a respeito de crochê, encontro aqui. As explicações que encontro em outras fontes raramente estão completas. Você é uma das pessoas que levam a sério o trabalho e o dizer de Cora Coralina que está escrito na abertura de sua página. Um beijo, OBRIGADA e parabéns pelo seu competente trabalho. Méri Pessoa.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Meri, muito obrigada pela sua atenção e carinho! São comentários como o seu que me movem a tentar me superar dia após dia. Estou muito feliz por saber...
          Beijos

          Excluir
      14. Ola querida,gostaria de saber se vai postar o video pois pra mim que não possuo muita experiencia fica mais facil.um grande bj.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Por agora não tenho como, amiga! Ganhei uma máquina nova mas ainda não encontrei o programa correlato para editar os vídeos.
          Beijos

          Excluir
      15. Ola,querida gostaria de saber se vai postar o vídeo pois pra mim que não possuo muita experiencia fica mais fácil.um grande abraço.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Por agora não tenho como, amiga! Ganhei uma filmadora nova mas ainda não encontrei o programa correlato para editar os vídeos.
          Beijos

          Excluir
        2. Olá Sônia,
          Obrigada pela sua visita.
          Realmente tenho andado meio sumida no blog, mas, sempre acompanhando esses trabalhos maravilhosos que você carinhosamente nos presenteia.
          Parabéns, parabéns e parabéns sempre!!!
          Beijos
          Lelê

          Excluir
        3. Que bom, que está tudo bem com você, Lelê!
          Muito Obrigada, pelo seu carinho!
          Beijos

          Excluir
      16. Olá Sônia,
        Tenho andado meio sumida no blog, mas, não deixo nunca de acompanhar esses trabalhos maravilhosos que você carinhosamente nos presenteia.
        Parabéns, parabéns e parabéns sempre, felicidades!
        Beijos,
        Lelê

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Que bom, que está tudo bem com você, Lelê!
          Muito Obrigada, pelo seu carinho!
          Beijos

          Excluir
      17. SÔNIA MARIA !
        Que beleza de trabalho.
        Olha , eu desafiei minha capacidade de crochetar e quando a minha netinha nasceu eu fiz um gorrinho para ela desse ponto, mas ficou pequeno, agora me animei a tentar a fazer esta beleza de casaquinho, já que domino um tiquinho só de Crochet.
        Muito grata por se lembrar de mim, me enviando esta receita.
        Meu esposo andou muito mal, ainda não esta bem, ele tem 77anos , anda com oscilação de pressão, o que e muito perigoso, mas Jesus Cristo maravilhoso , tem segurado o meu amorzinho.
        Deus abençoe você e sua família, netinha, todos ai.
        Abraços pra você
        Vozelinha

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Que bom que você gostou Vozelinha! Se o fizer me mande fotos. Vou adorar ver o seu e anotar aqui no blog que você o teceu. Desejo melhoras para o seu amor.
          Beijos

          Excluir
      18. SONIA Maria, adorei o seu trabalho. Gostaria de estar sempre em contato com vc.Estou aprendendo agora e mais para fazer doação aqui na minha cidade em Resende-RJ.O mundo precisa de pessoa igual a vc.que não tem medo de ensinar e passar o seu trabvalho.Pessoas competente nao tem medo de passar suas experiências. Muito Obrigada.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção, amiga!
          Beijos

          Excluir
      19. Hi Sonia, its been for a long time.
        I wonder how are you.
        I see, as always you published excellent works.
        Loves and hugs.

        ResponderExcluir

      20. Muy hermoso gracias, bendiciones

        26 out (5 dias atrás)

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho, amiga!
          Benças para você também

          Excluir

      21. Adorei o casaquinho de crochê. O ponto é divino. Será que você teria receita de uma regata de crochê mas teria que ser tamanho grande. Se tiver eu adoraria que você postasse.
        Grata
        Elizabeth

        26 out (5 dias atrás)

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Elizabet Ferrari, essa blusa é uma das que mais gosto. Veja se essa te agrada:
          http://falandodecrochet-graficos.blogspot.com.br/2007/04/blusa-de-croche-ramy.html
          Dificilmente você encontrará uma receita que dê certinho no seu tamanho. A mudança de fio, agulhas e até pressão dos pontos dá uma diferença enorme. Se você não sabe fazer aumentos, veja a matéria que fiz sobre esse assunto:
          http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2011/03/como-aumentar-ou-diminuir-um-graficos.html
          Beijos

          Excluir

      22. Obrigada amigona, vc é maravilhosa bjs Rita.

        26 out (5 dias atrás)

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Obrigada, digo eu, pela sua atenção e carinho, Rita!
          Beijos

          Excluir
      23. Olá, deve ser trabalhoso, mas fica lindo, muito fofo, bjos doces

        ResponderExcluir
      24. Olá Sônia, novamente fico admirada em ver pontos maravilhos e muito feliz em ver a sua dedicação em nos ensinar essa nobre arte do crochê. Já fiz um bolero com a sua ajuda e me atrevo a fazer esse bolero. Amo o seu trabalho e me encoraja cada vez mais em me desafiar a realizar novos trabalhos. Gostaria de fazer uma pergunta. Posso fazer esse ponto com uma linha mais fina, por exemplo a Monalisa?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Fer, muito obrigada pelo seu carinho e atenção... Podemos sim tecer, esse ponto, com fios mais finos. Lembre-se que devido a isso o ponto ficará menor. Para manter o mesmo tamanho das escamas é preciso aumentar o ponto e a quantidade deles em cada escama. Teste e depois me fale, Ok? Se não fizer isso elas vão ficar pequenas. Daí é só aumentar na medida do casaco. Aguardo notícias suas... Beijos

          Excluir
      25. Oi querida, obrigada pelas dicas mas eu acho melhor não me atrever em fazer com uma linha mais fina pelo motivo de não saber aumentar o tamanho do casaco. Então eu já comprei os novelos da lã Super Bebê e hoje ainda vou começar a fazê-lo. Minha filha tem 03 anos e estou ansiosa para ver o trabalho pronto. E outra coisa, o frio está chegando, então acredito que ela irá usar mais vezes se for feito de lã do que de linha. Qualquer dúvida eu peço socorro pra você ok? Bjos e Obrigada.

        ResponderExcluir
      26. Boa tarde Sonia!

        Passando paras te desejar uma semana abençoada e para dizer que amei esse "Bolerinho"... Um encanto.

        1. Boa tarde, Regina! Muito Obrigada pela atenção e carinho Beijos.

          Excluir
      27. Lindo,e bem explicado,parabéns!

        ResponderExcluir
      28. hola Sonia tienes para adulto PASSO-A-PASSO do BOLERINHO DE CROCHÊ PONTO CROCODILO.
        para tallas S o M ?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Tita, basta que você faça na medida de adulto. A primeira carreira da largura do corpo da pessoa. Depois vá tecendo até altura da cava. Em seguida faça a cava tambem na largura da medida da pessoa pra quem você está tecendo. Daí vá diminuindo os pontos, de acordo com o que te mostro, respeitando altura até o decote e também do decote até o final da manga. Beijos

          Excluir

      VEJA TAMBÉM:

      VEJA TAMBÉM: