05 outubro 2012

BOLERINHO DE CROCHE ESCAMA DE PEIXE

Olá, amiga(o)!

Há bastante tempo eu queria tecer esse BOLERO DE CROCHÊ. O que me inspirou é no PONTO CROCODILO (CROCODILE CROCHET STITCH) e na cor grafite. Procurei pela net sua receita ou gráfico completos, mas não encontrei. Encontrei, sim, várias formas de se tecer a carreira de base e um esquema com dicas no http://www.liveinternet.ru/users/shickoma/post241920987/. A partir dele, teci o meu e fiz o seu esquema. 

Ele ficou diferente, do que me inspirou,  nos seguintes itens:
  1. O ponto eu teci com ele virado para o lado direito. Isso o deixou com cara de PONTO PÉTALAS e não de ESCAMAS. Quando ele é tecido com o avesso  para cima, as bordas ficam mais viradas para baixo e o faz parecer com escamas. Daí o nome PONTO ESCAMADO, PONTO ESCAMA, PONTO ESCAMA DE PEIXE, PONTO CROCODILO (CROCODILE CROCHET STITCH)  PONTO JACARÉ, PONTO CASCATA ETC. O meu se parece mais com PÉTALAS. Não sou a favor de mudar nomes de pontos, no entanto, nesse caso o ponto também foi mudado; 
  2. Teci o meu com Ponto Alto (pa) e o da inspiração é em Ponto Alto Duplo (pad);
  3. Teci mais colunas e carreiras (carr) de pétalas (escamas), devido ao fio ser mais fino;
  4. No tamanho, pois esse é para menina de 2 a 3 anos. 
Ainda vou tecer mais alguns bolerinhos como este. O próximo tecerei com o ponto pelo avesso para que você  possa comparar.

Para quem ainda não conhece esse ponto, esse é um PONTO DE CROCHÊ SOBREPOSTO, isso porque ele é tecido sobre uma tela de pontos, que é a sua base. Ele fica na vertical sobre o ponto. Muitas pessoas confundem ponto relevo com ponto sobreposto. O sobreposto fica na vertical sobre os pontos de base, já os pontos relevo ficam na horizontal sobre a base apenas formando um relevo. Se formos comparar com a crosta terrestre, o relevo são morros. Já os sobrepostos são picos.

Esse Ponto é conhecido como:
  1. PONTO CROCODILO - Nos Estados Unidos da América ele é chamado de CROCODILE CROCHET STITCH;
  2. PONTO JACARÉ - Vi em alguns blogs Brasileiros;
  3. PONTO CASCATA - É como a nossa querida Prof Elaine, do blog ELAINE CROCHÊ,  o chama;
  4. PONTO ESCAMA;
  5. PONTO ESCAMADO;
  6. PONTO ESCAMA DE PEIXE - Na Russia ele é chamado de aрыбьей чешуи в вязании крючком);
  7. PONTO PETALADO; 
  8. PONTO PÉTALA.
Fiz um  ESQUEMA de como tecê-lo:

ESQUEMA de cada CARREIRA com a quantidade de ESCAMAS:

Esse BOLERO DE CROCHÊ NO PONTO ESCAMA DE PEIXES é tecido da barra para o decote, ou seja, de baixo para cima...

Para as estrangeiras tabela dos pontos com tradução:

    TAMANHO: 

    • Meninas de 3 a 4 anos.

    A menina da foto é Ana Luisa, minha sobrinha neta. Ela tem 3 anos completos. O bolerinho ficou folgadinho pra ela. Acredito que ela poderá usá-lo até completar 4 anos...

    MATERIAL NECESSÁRIO:
    LEGENDA:

    Carreira (carr); 
    Escamas (esc);
    Correntinha (corr). 

    •   1ª Carr = Contém 22 Esc;
    •   2ª Carr = 22 Esc; 
    •   3ª Carr = 22 Esc; 
    •   4ª Carr = 22 Esc; 
    •   5ª Carr =   5 Esc + 46 Corr + 10 Esc + 46 Corr + 5 Esc;
    •   6ª Carr =   5 Esc +   6  Esc  + 10 Esc +   6  Esc  + 5 Esc; 
    •   7ª Carr = 32 Esc;
    •   8ª Carr = 30 Esc;
    •   9ª Carr = 30 Esc;
    • 10ª Carr = 28 Esc;
    • 11ª Carr = 28 Esc;
    • 12ª Carr = 26 Esc;
    • 13ª Carr = 26 Esc;
    • 14ª Carr = 24 Esc;
    • 15ª Carr = 24 Esc;
    • 16ª Carr = 16 Esc.

    PASSO-A-PASSO DO BOLERINHO DE CROCHE ESCAMA DE PEIXE:

    BASE: 
    Inicie tecendo um fio contendo 170 Correntinhas (corr).

    Nas fotos a seguir veja os detalhes da 5ª Carreira (carr) e início da 6ª Carreira (carr), onde iniciamos a manga. Clique na foto 2 vezes para ampliá-la...

    Mais de perto, um pouquinho...

    Na próxima foto, a manga depois de pronta.

    ATENÇÃO! 

    Os GRÁFICOS desse bolerinho, veja seguindo o link http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2012/10/grafico-do-bolerinho-de-croche-ponto.html

    O PASSO-A-PASSO ESCRITO e com algumas fotos veja no:
    http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2012/10/passo-passo-do-bolerinho-de-croche.html.

    Assim que possível atualizarei esse post com o passo-a-passo escrito e assim que possível farei um vídeo dele e de um para adulto.

    E por falar em adulto, caso você queira tecer um como esse e para um manequim diferente do que teci, altere as medidas do esquema que fiz, que dá certinho...

    Amiga, o que você acha desse mesmo ponto em um gorro? Eu adorei... Veja as sugestões nos links a seguir:  
    Vídeos de como tecer um gorrinho, veja nos seguintes links:
    1. Vídeo 1/7: http://www.youtube.com/watch?v=2ebo8Rqgy4g 
    2. Vídeo 2/7: http://www.youtube.com/watch?v=9TFgk8X9L7o&feature=relmfu
    3. Vídeo 3/7: http://www.youtube.com/watch?v=whVDNOFmRtA&feature=relmfu
    4. Vídeo 4/7: http://www.youtube.com/watch?v=0Cc_7Wco7Tc&feature=relmfu
    5. Vídeo 5/7: http://www.youtube.com/watch?v=05KvRkeapZk&feature=relmfu
    6. Vídeo 6/7: http://www.youtube.com/watch?v=9CTrC1UMyrQ&feature=relmfu
    7. Vídeo 7/7: http://www.youtube.com/watch?v=Jp7G50VIcXY&feature=relmfu   

    LEITORAS QUE TECERAM ESSE BOLERINHO:

    • 11 MAI 2013 - Leonor, do blog TODOS OS PONTOS, teceu um bolerinho branco... Confira no seu blog! http://leonor-todosospontos.blogspot.com.br/2013/05/trabalho-concluido.html;
    • 26 JUN 2013 - Lilian Silveira, teceu um Bolerinho, igual a este, para a sua filhinha Anna Júlia que tem 2 anos. Ela usou lã Pinguim Bambino, quase 2 novelos e agulha nº 2,  por seus pontos serem muito apertados, ela usa agulha um pouco mais grossa que a indicada pelo fabricante; 

    • 27 AGO 2013 - Claudia Duarte, também teceu um Bolerinho igual a este;
    BONS CROCHÊS!

    Abraços com carinho,

    176 comentários:

    1. Respostas
      1. Que bom que você gostou, Mónica! Muito Obrigada pelo carinho!
        Beijos

        Excluir
    2. Respostas
      1. Muito Obrigada, pelo carinho e amizade Silvana!
        Beijos

        Excluir
    3. Respostas
      1. Lucia, a peça que me inspirou é na cor grafite e para adulto... No grafite ela fica ainda mais bonita... Vou procurar o link do blog para adicionar aqui no post.
        Beijos

        Excluir
    4. Que lindo!!!!! Mas lindo mesmo é ver você fazendo essas pecinhas incríveis pra sua netinha... Parabéns Sonia.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Carla, muito obrigada pelo seu carinho! É uma delícia ser avó, amiga!
        Beijos

        Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vera Inês, você viu o que fiz, amiga!? Estou triste... Abri para moderar os comentários pendentes e abri sem ver os comentários publicados... Cliquei automaticamente na primeira tecla e deletei seu Comentário, pode? Me desculpe amiga, mas como já tinha lindo e sei que foi só elogios, te agradeço de coração e peço mil desculpas pela confusão...
        Beijos no seu coração

        Excluir
    6. LINDO DEMAIS,PARABENS,,VOU ESPERAR O VIDEO PARA APRENDER A FAZER,UM ABRAÇO MARINA

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Marina, hoje postarei o gráfico sobre foto que ainda vou fazer e se der o passo-a-passo escrito... Semana que vem, farei o vídeo.
        Beijos

        Excluir
    7. Gostaria muito de fazer um desse, mas para adulto.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Me aguarde, amiga! A peça que me inspirou é grafite e para adulto... É simplesmente maravilhoso! Hoje atualizarei o post com mais detalhes... Vou fazer um gráfico sobre foto e semana que vem o vídeo.
        Beijos

        Excluir
    8. Muito lindo! Também vou tentar fazer para a milha filha de 7 anos.
      Beijinhos

      ResponderExcluir
    9. Muito lindo! Aguardo pelo vídeo para aprender a fazer pois quero fazer para a minha filha de 7 anos.

      1. Que bom que você gostou e vai tecê-lo Cristina! Assim que possível farei o vídeo sim.
        Beijos

        Excluir
    10. esta muito lindo gostaria muito fazer um mas pra uma menina de 6 anos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vou detalhar mais essa receita... Para aumentar basta que você substitua naquele esquema que fiz as medidas (da pessoa para quem você vai tecer):
        1º Altura da cava até a barra do bolerinho;
        2ª Medida de busto, que é tirada contornando o corpo da pessoa nessa região;
        2º Medida do contorno da cava, um pouquinho mais larga;
        3º Altura da manga raglan, que vai do decote até a altura da manga;
        4º Media do contorno do decote.
        Assim você vai tecendo e aumentando as carreiras e escamas de acordo com as medidas que você retirou...
        Não se esqueça de me avisar quando postar... Vou adorar ver o seu trabalho e anotar aqui no blog que você o teceu, fazendo um link para o seu blog.
        Beijos

        Excluir
    11. Respostas
      1. Maria Isabel muito obrigada, pelo seu carinho e amizade! Adorei os G+1.
        Beijos

        Excluir
    12. Oi Sonia
      maravilhoso,muito fofo.
      Amo essa sua generosidade
      bjs
      Rosa
      ;-)

      ResponderExcluir
    13. LINDÍSSIMO!
      OBRIGADA PELA SUA GENEROSIDADE EM COMPARTILHAR!
      VERA LUZIA

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vera Luzia, muito obrigada pelo seu carinho e amizade!
        Beijos

        Excluir
    14. Parabéns. Ficou lindo de+ Só que eu não entendí muito bem como é o começo do trabalho. Faz-se um casado de base e depois esse ponto dentro dos buraquinhos da tal tela?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Zini, hoje postarei mais detalhes, mas resumindo:
        1 - Uma carreira de ida com a tela composta de 2 Pontos Altos e 2 Correntinhas,
        2 - Uma carreira de volta com o Ponto Escama sobre ela.
        3 - Depois outra carreira de tela pegando dentro das escamas e entre elas...
        Já, já, posto o gráfico sobre foto dele, ok?
        Beijos

        Excluir
    15. Sonia Maria
      Ficou lindo ! Visual maravilhoso ! Parabéns amiga !
      Beijo
      Miriam Nakutis

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Miriam, que bom que você gostou! Me lembrei das suas peças para fotografia de bebês recem nascidos...
        Beijos

        Excluir
    16. qué hermoso felicitaciones y gracias por el paso a paso un beso !!!!!

      ResponderExcluir
    17. Qué hermoso Sonia felicitaciones y gracias por el paso a paso !!!!
      un beso hasta pronto!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito Obrigada pelo seu carinho e amizade, Graciela!
        Beijos

        Excluir
    18. artesanatobynelly.blogspot.comsábado, 6 de outubro de 2012 10:19:00 BRT

      AI Soninha vc continua impecavel na transmissão de receitas,gráficos tornando bem mais fácil pra quem quiser fazer ou aprender.To retornando e continuando tendo vc e a Elaine como como meus gurus do croche,Abração carinhoso da Nelly.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Seja muito bem-vinda, amiga! Nelly, muito obrigada pelo seu carinho e amizade!
        Beijos

        Excluir
    19. ola
      seus trabalho deixam-me sempre com "agua na boca"... claro apetece fazer eles todos.
      é sempre um bom momento vir ao seu blog.
      beijinhos
      Virginia

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom saber que você gosta do meu blog Virginia! Muito Obrigada pelo carinho e amizade!
        Beijos

        Excluir
    20. Sonia amiga linda ,adoro seus trabalhos são sempre lindos ,esse ficou show,desejo um final de semana maravilhoso cheios de benças,mega bjus
      http://blogdasonhagleide.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amém, Gleide! Pra você também tudo de bom neste final de semana... Muito Obrigada pelo carinho e amizade!
        Beijos

        Excluir
    21. Habia visto el punto muchas veces pero no había encontrado un proyecto tan lindo!!!
      Bjks,
      Maru

      ResponderExcluir
    22. Olà Sônia,
      ENCANTADOR!!!!!! uma verdadeira fofura! de facto jà vi esse bolero para adulto (sem gràfico)e guardei na gavetinha "projetos" esse ponto é mesmo muito lindo, e suas explicações sempre 5*
      Bom domingo.Celeste

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Celeste, fiz o mesmo que vocêa, amiga! Arquivei e fui adiando, adiando, até que não aguentei mais e o teci a meu modo, mesmo. Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho!
        Beijos

        Excluir
    23. Sônia, obrigada pelo post. Vou torcer para vc fazer um vídeo com explicações. Quem for vesti-lo vai ficar uma verdadeira ¨sereia¨. Bom final de semana.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Terezinha, minha filha trouxe uma filmadora nova pra mim, com tripé e tudo mais... Agora é aprender a lidar com a danadinha. 2ª Feira começo :-))) Fiz um teste e gostei das imagens...
        Beijos

        Excluir
    24. Olá querida, tudo bem com você?
      Estou passando pra te parabenizar, pois seus trabalhos são simplesmente perfeitos e lindos!
      Não vejo a hora de você postar o vídeo, pois quero faz~e-lo para minha sobrinha e para minha filha, e tenho mais facilidade em acompanhar vídeos do que as receitas por escrito.
      Abraços, Mariana.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mariana, me aguarde! Acredito que na semana que vem consigo filmar e postar. Beijos

        Excluir
    25. Ola sonia! esta adoravel!
      ja ha bastante tempo que estava a fazer um igual mas em azul, o problema é que não acertava com os aumentos.
      Vou seguir a sua receita e ver se é desta que o bolerinho sai!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amiga, as reduções são chatinhas mesmo. É preciso controlar numero de pontos para que no final da carreira não falte pétala. Vai dar certo sim. Tente e me fale.
        Beijos

        Excluir
    26. sonia es precioso, te ha quedado divino, dulce y ohhh, es lindísimo, felicidades.Besitos

      http://silvia-artesaniadelsur.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Silvia, que bom que você gostou! Muito Obrigada, pela atenção e carinho!
        Beijos

        Excluir
    27. Olá amiga linda.Nossa que trabalho lindoooo. menina é muito bonito é maravilhoso. Vc está de parabéns...Bjimmmm

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito Obrigada pelo seu carinho e amizade, Inês!
        Beijos

        Excluir
    28. Respostas
      1. Muito Obrigada pela atenção e carinho, Andrea Perorazio!
        Beijos

        Excluir
    29. Olá,
      Sônia, você sempre compartilhando pontos diferenciados.
      Já tinha visto na internet, mas nunca me atrevi a fazer... Pra dizer: me acomodei nos pontos tradicionais e adoro fazer o filê.
      Quem sabe aprendo com você!?

      1. Patrícia eu também adoro tecer o crochê filé. Devido ao blog é que me aventuro no mundo dos pontos. Vou torcer para você aprender... É muito bom quando olhamos para o resultado final... Vale a apena. Tente e depóis me fale.
        Beijos

        Excluir
    30. Oi Sônia,
      Lindo ponto!
      Sempre nós trazendo coisas diferentes.
      Adorei, vou tentar fazer.
      Beijo
      Izabel

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom, Izabel! Não se esqueça de me avisar quando postar. Quero muito ver o seu e anotar aqui no blog que você o teceu, amiga!
        Beijos

        Excluir
    31. Oi Sonia, sou Regina Fitzgerald, mor no Arizona, sigo teu blog direto, ja fiz varias pecas... Muito obrigada, agora estou louca pra fazer esse bolerinho pra uma netinha que vai nascer.
      Deus te abencoe muito por compartilhar e ensinar tantas coias maravilhosas!
      Beijinho!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom Re! Adorei saber que você gosta do meu blog e que já fez várias peças. Vi que você tem um blog para venda de materiais para Bijoux. Já tive um blog de bijoux, que por inexperiência deletei. Depois disso fiquei só com o crochê. Adorei saber que posso encontrar no seu blog peças interessantes como as que vi. Muito Obrigada, pelo seu carinho e atenção!
        Beijos

        Excluir
    32. Ola Sonia, sou Regina Fitzgerald, moro no Arizona e sou seguidora do seu blog. Ja fiz varias pecas e agora estou louca pra fazer esse bolerinho. Muito obrigada e Deus te abencoe muito por compartilhar e ensinar tantas coisas maravilhosas!
      Beijinho!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Regina, que os anjos digam amém, amiga!
        Agora sei o porque das peças interessantes :-)) Já estou seguindo seu blog também. Quem sabe volto a fazer bijoux e passo a ser sua cliente, não é mesmo... Se possível fotografe e me mande as fotos das peças que você tecer. Vou adorar anotar aqui no blog que você as teceu e fazer um link para elas. Se você não as posta em alguma pagina da web, e se me autorizar, posto no meu álbum do PICASA que só tem peças das leitoras e faço o link par ao blog. Assim poderemos conhecer os seus trabalhos...
        Beijos

        Excluir
    33. Muito fofo esse bolerinho, adoro*

      Mas queria fazer uma sugestão... o blog está com demasiados elementos... Cliquei para fazer comentário e tive dificuldade em achar a caixa para fazer comentarios que abriu...
      Não sei se dá para vc organizar de outra forma, criar uma página (dentro desta) onde vc coloque as informações que tem aqui em baixo na página... algo de género.

      beijo,

      1. Natty, realmente meu blog está com muitos links das peças que teci. Preciso criar paginas no topo do blog mas ainda não priorizei isso. Quanto a caixa de comentários, esse é um problema que o blogger ainda não conseguiu solucionar. Quando optamos por essa caixa de comentários que nos permite responder logo abaixo do comentários da amiga e que permite a ela sinalizar para receber a resposta por email, a caixa está abrindo acima da linha de abertura do blog. É preciso subir a tela para encontrá-la... Eu mantenho essa caixa porque ela nos permite interagir mais com as amigas leitoras... Estou na torcida para que o blogger resolva isso logo...
        Muito Obrigada pela sugestão! As criticas construtivas são muito importantes para o nosso crescimento.
        Beijos

        Excluir
    34. obrigada por tanta generosidade,adorei este ponto,vou faze-lo bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lourdes, que bom que você vai tecê-lo! Me avise quando publicar seu trabalho. Vou adorar vê-lo e anotar aqui no blog que você o teceu... Muito Obrigada pela sua atenção e carinho!
        Beijos

        Excluir
    35. Teus trabalhos me deixam sem palavras, mas ainda assim arrisco uma, fabulosos!!
      Obrigada!
      Beijocas
      Bell

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bell, Muito Obrigada pela sua amizade, atenção e carinho! Sua palavra me emocionou, amiga! Beijos

        Excluir
    36. Lindo ponto. Vou guardar com carinho todas as suas explicações. Fiquei imaginando ele em uma saia pra menina... Ainda vai demorar chegar netinhas por aqui (isso se chegar menina...rsrs), mas vou guardar mesmo assim, quem sabe né? Obrigada mais uma vez por compartilhar.
      Bjs
      Mara

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mara vi dois Casulo (saco de dormir) com esse ponto que ficaria lindo para bebezinhas. Os links estão no final do meu post. Existem várias peças para meninas que ficaria lindo. Em uma saia acredito que ficaria pesado. É preciso testar para ver... Se você tecer me avise quando postar e me dê a sua opinião... Vou adorar anotar aqui no blog e fazer um link para o seu blog... Assim outras amigas terão mão uma possibilidade para tecer... Vou aguardar notícias suas :-)))
        Beijos

        Excluir
    37. Sônia querida,

      O ponto é muito bonito, como disse a amiga a cima, assim que vi pensei em uma saia para princesa.

      E eu que pensei que tinha que fazer toda a base primeiro e depois o ponto. Que vergonha, hehe.

      Sônia, como se chama essa pecinha que você usa para limitar os pontos? Procurei no armarinho mas a atendente não sabia o que era.

      Um grande beijo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mell, são ANEIS MARCADORES DE CARREIRAS. Eles são vendidos para marcar carreiras de tricô. Eu gosto mais da marca Clover. Já comprei de outras marcas e não gostei. Eles não são tão lisinhos quanto os da marca Clover. Você pode comprar pela net. Eu já comprei do Bazar Horizonte e eles foram muito corretos comigo. Siga o link e veja http://www.bazarhorizonte.com.br/octopus/?sid=56&m=H&mi=DTL&cg=14496
        Beijos

        Excluir
      2. Obrigada pela dica querida Sônia.

        Um grande beijo.

        Excluir
    38. Muito lindo Sônia... obrigada por compartilhar.
      Quero fazer pra minha bebê de 1 ano, mas com linha... será que uso 2 fios de Anne? Ou qual linha vc indica agora para o verão? Bjokas

      Amei,amei demais...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tatá, que bom que você vai tecer um... Quanto a linha, o bolerinho que me inspirou é tecido com linha. O que você acha de usar o a Linha Bella da Pingouin? Eu acho que o ponto fica mais bonito e definido do que tecendo com dois fios. Eu prefiro... Faça duas amostras: Uma com dois fios e outra com a linha bela e depois me conte a sua opinião. Vou ficar feliz em saber.
        Beijos

        Excluir

    39. Ya no puede estar más lindo! Es precioso!
      Y tú, una verdadera artista!
      Recibe mis felicitaciones y mi abrazo!
      Teresa

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Teresa, Muito Obrigada, pela sua atenção e carinho!
        Beijos

        Excluir
    40. Oi Sônia!!
      Que gracinha este bolerinho! É mesmo um doce!
      Obrigado pela receita eu adorei!
      Bjinhos!

      1. Que bom que você gostou, Marcia! Muito Obrigada, pela atenção e carinho!
        Beijos

        Excluir
    41. realmente bello intentare hacerlo para SOFIA mi nieta de un año gracias por compartir tus proyectos SONIA eres maravillosa

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que notícia boa, Mercedes! Quando terminar, tire uma foto e me encaminhe por e-mail. Vou adorar ver o seu Bolerinho e anotar aqui no blog que você o teceu, ok?
        Beijos

        Excluir
    42. que bello trabajo SONIA gracias por compartir tratare de hacerlo para SOFIA mi nieta de un año

      ResponderExcluir

    43. Lindo!!!
      Sábado às 00:13 · Curtir

      ResponderExcluir
    44. Marina Melara, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 18:25:00 BRT

      Esta hermoso!!!
      Sábado às 00:50 · Curtir

      ResponderExcluir
    45. Maria Arlete Leite Roberto, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 18:25:00 BRT

      Lindo, me da receita amiga
      Sábado às 02:01 · Curtir

      ResponderExcluir
    46. Gabriela Beus, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 18:26:00 BRT

      Arrasou como sempre amiga!!!! Muito lindo!!!
      Sábado às 08:24 · Curtir

      ResponderExcluir
    47. Benícia Prado, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 18:27:00 BRT

      Maravilhoso!! beijos
      Sábado às 16:50 · Curtir

      ResponderExcluir

    48. Lindo demais
      há 33 minutos · Curtir

      ResponderExcluir
    49. Jussilande Lima Feliciano, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 18:37:00 BRT

      Seus trabalhos são de muito bom gosto!
      Sábado às 09:36 · Curtir

      ResponderExcluir
    50. Kika Oliveira, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 18:38:00 BRT

      Amei.
      Sábado às 00:07 · Curtir

      ResponderExcluir
    51. Elisabete Betina, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 18:38:00 BRT

      Lindo!
      Sábado às 00:57 · Curtir

      ResponderExcluir
    52. Márcia Camacho Varoni, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 18:39:00 BRT

      Maravilhoso . . .
      Sábado às 08:49 · Curtir

      ResponderExcluir
    53. Jaquelin Naupay, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 18:39:00 BRT

      Hermoso pero como son los puntos puede explicar bien
      Ver tradução
      Sábado às 10:42 · Curtir

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Postei ontem os gráficos e algumas dicas no meu blog. Siga o link e veja: http://falandodecrochet.blogspot.com.br/2012/10/grafico-do-bolerinho-de-croche-ponto.html
        Caso você não goste de trabalhar com gráficos, me aguarde que farei o passo-a-passo escrito e depois um vídeo, ok?
        Beijos

        Excluir
    54. Não consigo comentar nada pra ti pelo face,pois lá se ver apenas cutir ou compartilhar. Amo seus trabalhos sou sua fâ.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Josemar não sei o que está acontecendo. Fiz um post e realmente ninguem comentou. Talvez seja um problema do próprio Facebook. Beijos

        Excluir
    55. Deuzinha Potenciano, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 19:54:00 BRT

      Lindo!!!
      5 de Outubro às 23:28 · Curtir

      ResponderExcluir
    56. Lidia Silva Santos, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 19:54:00 BRT

      Que sonho de peça linda parabéns, estou tentando decifrar a receita aqui.kkkl,muito lindo msmo.
      5 de Outubro às 23:29 · Curtir

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lidia, amanhã vou postar o passo-a-passo escrito... Se não conseguir passe por lá amanhã, ok? Beijos

        Excluir
    57. Conceição G. Campos, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 19:55:00 BRT

      Lindo demais!
      5 de Outubro às 23:30 · Curtir

      ResponderExcluir
    58. Marlene F R Pires, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 19:56:00 BRT

      Muito fofo!!! bjos
      5 de Outubro às 23:31 · Curtir

      ResponderExcluir
    59. Sandra Morelli, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 19:56:00 BRT

      Prá variar: M A R A V I L H O S O!!!!! Adorei o ponto...já foi p/ minha lista!!! bj
      5 de Outubro às 23:33 · Curtir

      ResponderExcluir
    60. Maria Clara Costa, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 19:56:00 BRT

      Sonia ficou lindo demais .
      5 de Outubro às 23:42 · Curtir

      ResponderExcluir
    61. Carolina Lisboa, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 19:58:00 BRT

      Sonia es una obra de arte muchas felicdades
      Ver tradução
      5 de Outubro às 23:44 · Curtir

      ResponderExcluir
    62. Vera Inês Lichtscheidl, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 19:59:00 BRT

      Está lindo,Sonia.
      5 de Outubro às 23:52 · Curtir

      ResponderExcluir
    63. Teresa Fuentes, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 20:00:00 BRT

      Gracias por compartir tanta belleza.
      Ver tradução
      Sábado às 00:07 · Curtir

      ResponderExcluir
    64. Antonia López Rufino Miranda, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 20:01:00 BRT

      Lindíssimo, parabéns!
      Sábado às 00:24 · Curtir

      ResponderExcluir

    65. Muito lindo!
      Sábado às 00:30 · Curtir

      ResponderExcluir
    66. Regina Duarte, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 20:02:00 BRT

      Lindissimo...fofo..bj
      Sábado às 00:35 · Curtir

      ResponderExcluir
    67. Eliane Silva, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 20:02:00 BRT

      BELISSIMO!!!!
      Sábado às 01:41 · Curtir

      ResponderExcluir
    68. Sandra Laureano Laureano, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 20:04:00 BRT

      Oi!!! Sonia Maria!!! Amei o teu Blog! Como faço para segui-lo, no meu Blog! http://feelingandthougths.blogspot.com// Obrigada! Espero retorno! bjus
      Sábado às 04:16

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sandra Laureano Laureano, você quer é colocar um Blogrool no seu blog? Se for acompanhe o link . Se não for me fale que vou te ajudar... http://dicasparaconfigurarseublog.blogspot.com.br/2009/06/24-de-novembro-de-2008-alo-sandra-cunha.html Beijos

        Excluir
    69. Bárbara Mello, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 20:04:00 BRT

      PERFEITO!
      ME APAIXONEI SONINHA!!!!!
      Sábado às 10:14 via celular · Curtir

      ResponderExcluir
    70. Rosemary Do Amaral, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 20:05:00 BRT

      Teus trabalhos são lindos fofuras.Abraços.
      Domingo às 22:12 · Curtir

      ResponderExcluir
    71. Marcia Sonia Leite Pinheiro, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:25:00 BRT

      Muito lindooooo
      Sábado às 10:17 · Curtir

      ResponderExcluir
    72. Crys Monteiro, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:26:00 BRT

      Sempre generosa. O melhor blog de crochê que há. Sempre quis fazer algo com o ponto crocodilo e agora ficou fácil. Obrigada Sônia querida
      Sábado às 10:33 · Curtir

      ResponderExcluir
    73. Sandra Silva, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:27:00 BRT

      Lindo.. adorei!
      Sábado às 10:34 · Curtir · 1

      ResponderExcluir
    74. Taís Amparo, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:28:00 BRT

      Qual é o programa que vc faz esses gráficos/estou precisando fazer gráficos mas não encontro programa pra fazer.
      Sábado às 10:36 · Curtir · 2

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Taís Amparo, o programa que uso para fazer meus gráficos é o paint... É bastante trabalhoso, mas o resultado compensa. Bjs

        Excluir
    75. Elena Loayza Brañez, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:28:00 BRT

      Lindo y gracias por compartir...
      Sábado às 10:38 · Curtir

      ResponderExcluir
    76. Eni Gagliardi, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:32:00 BRT

      Lindo D+++++++++..
      Sábado às 00:07 · Curtir

      ResponderExcluir
    77. Juliana Ferraz, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:32:00 BRT

      Perfeito!
      Sábado às 00:14 · Curtir

      ResponderExcluir
    78. Sandra Navarro, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:34:00 BRT

      Que lindo!!
      Sábado às 00:14 · Curtir

      ResponderExcluir

    79. Nossaaa que lindo...queria fazer pra minha netinha!!!! Sonia Maria, Tem algum vídeo que ensina esse ponto??
      Sábado às 00:23 · Curtir

      ResponderExcluir
    80. Gilda Vacanti, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:35:00 BRT

      Maravilhoso!
      Sábado às 00:23 · Curtir

      ResponderExcluir
    81. María Cristina Vera Miranda, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:36:00 BRT

      SONIA MARIA TE QUEDO BELLISIMO.
      Sábado às 00:38 · Curtir

      ResponderExcluir
    82. Regina Célia Maciel, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:36:00 BRT

      Lindo amiga,parabéns!Bjs.
      Sábado às 01:05 · Curtir

      ResponderExcluir

    83. Maravilhoso!!!!
      Sábado às 02:39 · Curtir

      ResponderExcluir
    84. Sergia Zanovello, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:37:00 BRT

      Brava molto bello
      Sábado às 02:49 · Curtir

      ResponderExcluir
    85. Cecilia Pereira, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:38:00 BRT

      Tá uma graça.......lindo.....
      Sábado às 06:33 · Curtir

      ResponderExcluir
    86. Nancy Alvarenga, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:38:00 BRT

      Lindo como sempre são as suas criações/obras de arte, ja compartilhei quero ver se consigo kkkkkkkkkk, bjs.
      Sábado às 07:40 · Curtir

      ResponderExcluir
    87. Jonia Cristina Braga Ataides, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:39:00 BRT

      Maravilhoso! Que ponto lindo! Parabéns Sonia Maria! Vc é muito caprichosa e sempre nos mostra trabalhos lindos!
      Sábado às 07:41 · Curtir

      ResponderExcluir
    88. Itamar Ferreira Pimenta, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:39:00 BRT

      Que coisa + linda, Sonia Maria, vc é simplesmente 10!!! bjssssss, bom dia!!!!!!!!!!1
      Sábado às 07:49 · Curtir

      ResponderExcluir

    89. Que lindo.
      Sábado às 08:12 · Curtir

      ResponderExcluir
    90. Florimar Marinho, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:40:00 BRT

      Lindo!!!!
      Sábado às 08:34 · Curtir

      ResponderExcluir

    91. LINDO DEMAIS,PARABÉNS Sonia Maria.
      Sábado às 09:10 · Curtir

      ResponderExcluir
    92. Rosilene Carneiro, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:41:00 BRT

      Q lindo como sempre,esse ponto eu ñ conheço mas vou aprender c/ vc,bjs e obrigada por + esse trabalho.
      Sábado às 09:13 · Curtir

      ResponderExcluir
    93. Neusa Baptista, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:41:00 BRT

      Generosidade em compartilhar, obrigada, lindo!
      Sábado às 09:22 · Curtir

      ResponderExcluir
    94. Miriam Nakutis, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:42:00 BRT

      Visual maravilhoso !
      Sábado às 09:39 · Curtir

      ResponderExcluir
    95. Regina Gonçalves Oliveira, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:43:00 BRT

      Lindo como todos seus trabalhos
      Sábado às 10:12 · Curtir

      ResponderExcluir

    96. Que gracinha.
      Sábado às 11:54 · Curtir

      ResponderExcluir
    97. Guilaine Yao, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:44:00 BRT

      Trop joliiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
      Sábado às 13:46 · Curtir

      ResponderExcluir
    98. Selma Gualter, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:44:00 BRT

      Muito lindo,parabéns pelo belo trabalho.
      Bjssss
      Sábado às 15:10 · Curtir

      ResponderExcluir

    99. Soninha, a criatividade é sua marca registrada. Ficou maravilhoso e seu bom gosto escolheu uma cor linda!!! Que demais.......
      Sábado às 17:07 · Curtir

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Meri Pessoa, não é criatividade minha não, amiga! Vi um na net que me encantou. Ele não tinha gráfico e nem receita... Procurei por toda a net e nada encontrei... Daí resolvi fazer o meu a semelhança daquele... Beijos no seu coração e muito obrigada pelo seu carinho...

        Excluir

    100. Nossa Sonia Maria, ficou muito lindo. Parabéns por compartilhar conosco... bjs
      Sábado às 17:10 · Curtir

      ResponderExcluir
    101. Irene Magalhaes Bastos, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:45:00 BRT

      Obrigada,amiga...por mais uma obra de arte!
      Sábado às 18:13 · Curtir

      ResponderExcluir
    102. Marcia Paludi, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:46:00 BRT

      Lindo lindo D + Parabéns
      Sábado às 19:08 · Curtir

      ResponderExcluir
    103. Luciene Izidoro, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:46:00 BRT

      Ficou maravilhoso, hoje teci um casaquinho branco com sua receita, ficou lindo!
      Domingo às 00:19 · Curtir

      ResponderExcluir
    104. Susana Campos Maia, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:47:00 BRT

      Lindo cunhada, como tudo que vc faz....
      Domingo às 13:34 · Curtir

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Susana, minha cunhadinha querida, adorei seu comentário! Beijos pra você e pro meu irmão...
        há 6 minutos

        Excluir
    105. Luz Henríquez, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:47:00 BRT

      Que coisa mais linda Sonia Maria!!! beleza mesmo. Parabens.
      Domingo às 16:49 · Curtir

      ResponderExcluir
    106. Neusa Lofego, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:48:00 BRT

      Que lindo!!!!!!!!!!!!
      Domingo às 16:49 · Curtir

      ResponderExcluir
    107. Vera Maria Almeida, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 21:48:00 BRT

      Muito fofo!!!!
      Domingo às 19:42 · Curtir

      ResponderExcluir
    108. Lidia Nancy Guerrero Soto, disse no Facebook:terça-feira, 9 de outubro de 2012 22:29:00 BRT

      Muy lindo trabajo, Sonia María.
      há 2 minutos · Curtir

      ResponderExcluir
    109. Muy bonito y delicado Sonia, como todo lo que haces!!
      Abrazos.
      AnaCuadriello

      ResponderExcluir
    110. Olá, sou sua seguidora e tenho um blog também, inspirado em todos os blogs que viajo vendo croches, eu consegui depois de quebrar muito a cabeça com um gráfico antigo que ñ tinha como saber trabalhar o início e não tinha o fim, ai depois de um tempo fora do ar venho te visitar e vejo que vc fez um lindo gráfico kkkkkkkkk,adoreiiii a sua gentileza de nos ensinar direito, muito lindo o seu trabalho, muito obrigada linda.As fotos estão no meu Blog
      Abraços

      ResponderExcluir
    111. Isso não é um simples PAP. É UM ESPETÁCULO DE PAP!!!!!!!
      Soninha vc é d+++ como sempre!!!
      Bejão."-"

      ResponderExcluir
    112. Olá Sônia. Me apaixonei pelo seu blog. Eu sou brasileira mas moro no norte da Finlândia e os projetos que você posta são o meu remédio para a escuridão do inverno. Eu fui perseverante e consegui tecer o bolerinho (ficou perfeito. o PAP é excelente) e a árvore de Natal. Essa eu já dei de presente. O bolerinho vai pro meu amorzinho que é a minha sobrinha linda. Eu me inspiro no quanto os seus projetos misturam técnicas e resultam em peças realmente únicas. Abraços, Carolina

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Carolina, estou feliz por saber que faço companhia pra você no invernoa... Adoro frio... Gostaria muito de ver os seus trabalhos e anotar aqui no blog. Se publicar me avise...
        Muito Obrigada pelo seu carinho!
        Beijos

        Excluir
    113. Olá Sônia, tudo bem?
      Visito muito o seu blog e adoro seu trabalho.
      Faço diversas peças que você publica. E ficam todas lindas, como as suas.
      Visite meu blog para dar uma olhadinha no meu trabalho.

      Beijos e um feliz ano novo!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Kika, fui no seu blog... Seus trabalhos estão lindos! Já estou te seguindo... Sempre que publicar alguma pela me avise. vou adorar ver e anotar aqui, ok? Beijos

        Excluir
    114. Olá Soninha!!!
      Compartilhei essa postagem lá no blog!
      http://finocrochet.blogspot.com.br/2013/07/sonia-maria-bolerinho-de-croche-escama.html
      Beijos no <3

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Barbara, obrigada por respeitar e compartilhar os meus trabalhos de forma correta... Fui no seu blog, vi e comentei... Obrigada por me avisar também. Beijos

        Excluir
    115. Bom dia Sonia !
      Lindo seu trabalho parabéns!
      bjos
      http://cicacrocheetrico.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Maria Ciça, estou feliz por saber que você gostou... Sua opinião é muito importante pra mim... Muito Obrigada pelo seu carinho e atenção!